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[DÚVIDA] Criando efeito de profundidade

5 participantes

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[DÚVIDA] Criando efeito de profundidade Empty [DÚVIDA] Criando efeito de profundidade

Mensagem por Adriano Heartless Qua 27 Nov 2013, 18:54

Fala galerinha makersmaniacos! o/

Bom essa semana eu comecei a etapa de construição de cenarios para meu projeto de plataformA, fiquei devendom de colocar umas imagens aqui pra galera dar sugestões. Criação de cenarios é uma coisa que não se ve muito por ai e tenhos muitas dúvidas, mas por enquanto venho com uma que aparentimente parece simples....


Bom, vou tentar explicar aqui com palavras o que seria esse "efeito de profundidade"
Em alguns jogos de plataforma por exemplo com cenarios que tem o oceano por exemplo (sabe o mar la atras, sonic é um bom exemplo!)
possuiem um sistema de background que quando o personagem vai subindo o cenario vai subindo de acordo com o personagem. é quase como um efeito  "parallax" para quem conhece mas de forma vertical.....acho que dessa maneira fica dificil de entender né, vou ver se coloco umas imagens aqui.


Bom temos nosso bonequinho e um mar lá no fundo....

[DÚVIDA] Criando efeito de profundidade _image_1_1


Agora vamos supor que ele tenha pulado as plataformas e ficou lá em cima.....o cenario de fundo acompanha ele e faz com que o mar fique sempre na altura do personagem!
[DÚVIDA] Criando efeito de profundidade _image_2_1



Bom com esse efeito existem outras alternativas....tipo cenarios que no fundo sobem conforme o perosnagem vai subindo e outros que decem quando ele sobre novamente....isso da um efeito de profundidade no cenario que mostra a posição dele diante do vasto fundo.
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Mensagem por AlexBosquin Qua 27 Nov 2013, 20:20

é só você criar um background com o nome que você desejar por exemplo:
back_mar

dai cria um obj:
exemplo: obj_mar

depois na room você vai na aba background:
em background0 seleciona o background que foi criado no caso o back_mar
(lembre-se de tirar esse background que você estava usando e põe esse novo
que criamos o back_mar)
depois desmarque a caixinha VISIBLE WHEN ROOM STARTS

agora no evento STEP do obj_mar:
Código:

background_x[0]=view_xview[0]
background_y[0]=view_yview[0]
lembre-se de que esse 0 é o numero do background la na room (background0)

esse código faz com que o background mar fica na mesma posição da view que vc ta usando!
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Mensagem por Kabeção Qua 27 Nov 2013, 22:23

Código:
background_x[n] = (view_xview/1.2);
background_y[n] = (view_yview/1.2);
O movimento do parallax é simplesmente a posição da camera dividida.
Quando maior a divisão mais lento o background se move, ou seja, o mar seria view_yview/1.2 e as nuvens view_yview/1.8, por exemplo.
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Mensagem por Adriano Heartless Qui 28 Nov 2013, 18:08

orrr é mesmo kkkk....não pensei nisso, era só "grudar" o cenario na tela ou então fazer o efeito parallax com o y >___< D'OH!
VLW gente pela ajuda =D
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Mensagem por david199 Qui 28 Nov 2013, 18:38

valeu galera!eu estava procurando exatamente isso ai vim aqui pra ver se era o que eu procurava esim!valeu por postar esse tópico @adriano heartles.e valeu ao alexbosquin me ajudou muito.
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Mensagem por cascavelo Sex 29 Nov 2013, 08:12


background_x[0]=view_xview[0] e background_y[0]=view_yview[0]
só funciona para fundos com movimento como o Kabeção informou, em um fundo parado vai haver pequenos "trancos" e o background dará uns pulinhos.

A única maneira de contornar isto é usar draw_background em um objeto com o depth ajustado para ficar abaixo de tudo (com um número positivo mais alto). Desta maneira ele fica parado, como deve ser.
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