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[pedido]melhoramento de sistema de colisao
3 participantes
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Página 1 de 1
[pedido]melhoramento de sistema de colisao
boa tarde!
estou tentando desenvolver um novo metodo de colisao, precisa e de resposta imediata.
em alguns motores de fisica, existe um complemento chamado "collision response" quando o objeto colide com a parede, esse colision response recebe as informacoes x,y para onde o objeto deve se mover p nao ficar dentro da parede, entendem?
estou fazendo algo parecido.
li um pouco de teoria de ejeçao e teoria de separar eixos, entao pude criar meu proprio sistema.
ate agora funciona, mas nao e perfeito.
eu detectei um bug de quando colide na quina da caixa ele entra dentro da parede.
se alguem puder concertar, ficarei grato.
nota, nao quero que usem loops, pois pretendo exportar o codigo para outra plataforma.
download: http://www.mobilefilehost.com/files/yI4X1390070752.html
estou tentando desenvolver um novo metodo de colisao, precisa e de resposta imediata.
em alguns motores de fisica, existe um complemento chamado "collision response" quando o objeto colide com a parede, esse colision response recebe as informacoes x,y para onde o objeto deve se mover p nao ficar dentro da parede, entendem?
estou fazendo algo parecido.
li um pouco de teoria de ejeçao e teoria de separar eixos, entao pude criar meu proprio sistema.
ate agora funciona, mas nao e perfeito.
eu detectei um bug de quando colide na quina da caixa ele entra dentro da parede.
se alguem puder concertar, ficarei grato.
nota, nao quero que usem loops, pois pretendo exportar o codigo para outra plataforma.
download: http://www.mobilefilehost.com/files/yI4X1390070752.html
Última edição por Jiraya em Sáb 18 Jan 2014, 16:56, editado 1 vez(es)
Re: [pedido]melhoramento de sistema de colisao
Download expirado!
Poe em outro local cara q p.. esse server ai.
Poe em outro local cara q p.. esse server ai.
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x 0 x 0 x 0
Re: [pedido]melhoramento de sistema de colisao
foi mal eu n verifiquei o link.
bom hospedei novamente.
http://www.mobilefilehost.com/files/yI4X1390070752.html
desde ja agradeço a quem puder ajudar
bom hospedei novamente.
http://www.mobilefilehost.com/files/yI4X1390070752.html
desde ja agradeço a quem puder ajudar
Re: [pedido]melhoramento de sistema de colisao
Eu fiz um debug e vi que quando ele entra na quina os valores de seno e cosseno ficam diferentes de 0, então, você precisa mover o objeto horizontalmente mesmo que o seno não seja 0 e verticalmente mesmo que o cosseno não seja 0. Foi só tirar o && e o else.
Aqui está: https://www.mediafire.com/?54ztsxch3ax8i8a
Aqui está: https://www.mediafire.com/?54ztsxch3ax8i8a
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [pedido]melhoramento de sistema de colisao
mt obg PedroX.
ja melhorou bastante.
n quero ser chato, mas ainda enrrosca em algumas plataformas, e descobri outro bug, se por exemplo o bloco controlavel for de tamanho 4x4 a colisao nao funciona.
isso significa q terei q descartar meu script e comecar outro?
creio q se persistir so iria gerar gambiarras ou n ?
ja melhorou bastante.
n quero ser chato, mas ainda enrrosca em algumas plataformas, e descobri outro bug, se por exemplo o bloco controlavel for de tamanho 4x4 a colisao nao funciona.
isso significa q terei q descartar meu script e comecar outro?
creio q se persistir so iria gerar gambiarras ou n ?
Re: [pedido]melhoramento de sistema de colisao
me perdoem o post duplo, nao consegui editar pelo celular.
bom so p avisar, consegui resolver meu problema.
criei um novo metodo de colisao.
espero que seja tao veloz qt o proprio game maker, ainda n testei p ver o limite de instancias...
mas o quem quiser esta aqui.
http://www.mobilefilehost.com/files/z2FFl1390198073.html
resolucao.
estava pensando na cinematica dos movimentos.
baseado nisso criei a seguinte logica/perguntas...
"pra onde o objeto vai se mover, colide com algo?"
"o objeto se move na vertical, horizontal ou ambos?"
entao retorna a resposta.
onde ele colidiu, com q objeto, e quais posicoes x e y o objeto deve tomar p n enroscar.
usei 3 loops for, p conseguir isso.
infelizmente creio q n seja possivel com apenas 1 loop =\
mas eu otimizei.
primeiro verifiquei com qual e o primeiro objeto com a ele colide, e salvei o index desse for, para usar como inicial nos dois loops seguintes, assim o loop continua como se fosse apenas 1.
poupando memoria e processo p assim uma veloz verificacao. ;)
esse sistema sera usado na minha framework.
bom so p avisar, consegui resolver meu problema.
criei um novo metodo de colisao.
espero que seja tao veloz qt o proprio game maker, ainda n testei p ver o limite de instancias...
mas o quem quiser esta aqui.
http://www.mobilefilehost.com/files/z2FFl1390198073.html
resolucao.
estava pensando na cinematica dos movimentos.
baseado nisso criei a seguinte logica/perguntas...
"pra onde o objeto vai se mover, colide com algo?"
"o objeto se move na vertical, horizontal ou ambos?"
entao retorna a resposta.
onde ele colidiu, com q objeto, e quais posicoes x e y o objeto deve tomar p n enroscar.
usei 3 loops for, p conseguir isso.
infelizmente creio q n seja possivel com apenas 1 loop =\
mas eu otimizei.
primeiro verifiquei com qual e o primeiro objeto com a ele colide, e salvei o index desse for, para usar como inicial nos dois loops seguintes, assim o loop continua como se fosse apenas 1.
poupando memoria e processo p assim uma veloz verificacao. ;)
esse sistema sera usado na minha framework.
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