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Criando auto- funções

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Criando auto- funções Empty Criando auto- funções

Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 14 Jan 2014, 15:08

Olá galera eu queria saber se existe um modo de tipo, vou direto ao assunto, eu queria fazer um personagem indo até um certo ponto e parasse para eu continuar um outro evento no jogo, mas tipo
eu queria fazer essa função sem precisar especificar diversas coisas com gambiarras, eu pensei então em fazer algo assim:

Código:

while Event < 20
{
Event+=1
personagem.x+=4

}

só que eu queria que ele fosse andando gradualmente até chegar nesse ponto só que ao invés disso, ele salta direto ao ponto final, eu antes usava if no step e funcionava direitinho, mas eu quero usar esse método para outras funções e não apenas para isso, se tiver como usar o while(ou outro codigo) para construir essa temática, seria para mim muito mais rápido e prático de fazer, existe como fazer isso?
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Criando auto- funções Empty Re: Criando auto- funções

Mensagem por PedroX Ter 14 Jan 2014, 15:39

Coloque screen_redraw() logo antes de terminar o while.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por Lukbebalduke Ter 14 Jan 2014, 15:40

Ele tem que andar de um ponto A a um ponto B é isso ? Se for isso, você poderia pegar a distancia do ponto A ao ponto B, e fazer algo do tipo

Código:
while event < distanciaABinicial {
event+=1;
speed=1;
} else {
speed=0;
}

Se foi isso o que eu entendi
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 14 Jan 2014, 16:17

Pimpi

Não se trata exatamente de apenas andar, tipo eu queria chamar uma função que ela parasse depois que alcançasse o

valor "X" dela tipo, eu aperto a "barra de espaço" ai o valor evento está em 0 ele vai correndo e quando chega em 50 por exemplo ele parasse sem a necessidade de o usar step, geralmente eu costumo usar alarm para ir chamando a função a cada 1 "step" enquanto o valor não alcançasse o objetivo x, e eu queria algo mais dinâmico que isso, todavia vou dar uma testada no seu código e vejo se posso usa-lo para isso ok.
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Mensagem por Lukbebalduke Ter 14 Jan 2014, 16:28

Certo, então nem teste meu código porque sera inútil nessa situação. O que o pedro falou pode ser útil , só que ficaria muito rápido, algo como um objeto se mover muita coisa em um step. No entanto o que voce pode fazer é novamente aquele negocio de pegar a distancia, algo como:

Código:
alarm[0] = point_distance(Ax,Ay,Bx,By);
speed = 1;

E ai no alarm 0

Código:
speed=0;

Fora isso nao vejo outra maneira de fazer ele chegar no lugar apenas com um pressed. De qualquer forma vou ficar pensando aqui vendo se encontro algo.
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Mensagem por Kabeção Ter 14 Jan 2014, 23:49

pinpi escreveu:Certo, então nem teste meu código porque sera inútil nessa situação. O que o pedro falou pode ser útil , só que ficaria muito rápido, algo como um objeto se mover muita coisa em um step. No entanto o que voce pode fazer é novamente aquele negocio de pegar a distancia, algo como:

Código:
alarm[0] = point_distance(Ax,Ay,Bx,By);
speed = 1;

E ai no alarm 0

Código:
speed=0;

Fora isso nao vejo outra maneira de fazer ele chegar no lugar apenas com um pressed. De qualquer forma vou ficar pensando aqui vendo se encontro algo.
Ótima ideia!


Eu faço de outra forma.
Código:
// no Create
xx = x;
yy = y;

// No Step
x += sign(xx-x)*velocidade;
y += sign(yy-y)*velocidade;

Assim basta definir xx e yy em qualquer parte do jogo um vez que eles vão automaticamente ate o ponto e param sem precisar mexer em qualquer outra coisa.
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