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Criando auto- funções
4 participantes
Página 1 de 1
Criando auto- funções
Olá galera eu queria saber se existe um modo de tipo, vou direto ao assunto, eu queria fazer um personagem indo até um certo ponto e parasse para eu continuar um outro evento no jogo, mas tipo
eu queria fazer essa função sem precisar especificar diversas coisas com gambiarras, eu pensei então em fazer algo assim:
só que eu queria que ele fosse andando gradualmente até chegar nesse ponto só que ao invés disso, ele salta direto ao ponto final, eu antes usava if no step e funcionava direitinho, mas eu quero usar esse método para outras funções e não apenas para isso, se tiver como usar o while(ou outro codigo) para construir essa temática, seria para mim muito mais rápido e prático de fazer, existe como fazer isso?
eu queria fazer essa função sem precisar especificar diversas coisas com gambiarras, eu pensei então em fazer algo assim:
- Código:
while Event < 20
{
Event+=1
personagem.x+=4
}
só que eu queria que ele fosse andando gradualmente até chegar nesse ponto só que ao invés disso, ele salta direto ao ponto final, eu antes usava if no step e funcionava direitinho, mas eu quero usar esse método para outras funções e não apenas para isso, se tiver como usar o while(ou outro codigo) para construir essa temática, seria para mim muito mais rápido e prático de fazer, existe como fazer isso?
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
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Re: Criando auto- funções
Coloque screen_redraw() logo antes de terminar o while.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Criando auto- funções
Ele tem que andar de um ponto A a um ponto B é isso ? Se for isso, você poderia pegar a distancia do ponto A ao ponto B, e fazer algo do tipo
Se foi isso o que eu entendi
- Código:
while event < distanciaABinicial {
event+=1;
speed=1;
} else {
speed=0;
}
Se foi isso o que eu entendi
Lukbebalduke- Games Ranking :
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Re: Criando auto- funções
Pimpi
Não se trata exatamente de apenas andar, tipo eu queria chamar uma função que ela parasse depois que alcançasse o
valor "X" dela tipo, eu aperto a "barra de espaço" ai o valor evento está em 0 ele vai correndo e quando chega em 50 por exemplo ele parasse sem a necessidade de o usar step, geralmente eu costumo usar alarm para ir chamando a função a cada 1 "step" enquanto o valor não alcançasse o objetivo x, e eu queria algo mais dinâmico que isso, todavia vou dar uma testada no seu código e vejo se posso usa-lo para isso ok.
Não se trata exatamente de apenas andar, tipo eu queria chamar uma função que ela parasse depois que alcançasse o
valor "X" dela tipo, eu aperto a "barra de espaço" ai o valor evento está em 0 ele vai correndo e quando chega em 50 por exemplo ele parasse sem a necessidade de o usar step, geralmente eu costumo usar alarm para ir chamando a função a cada 1 "step" enquanto o valor não alcançasse o objetivo x, e eu queria algo mais dinâmico que isso, todavia vou dar uma testada no seu código e vejo se posso usa-lo para isso ok.
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Re: Criando auto- funções
Certo, então nem teste meu código porque sera inútil nessa situação. O que o pedro falou pode ser útil , só que ficaria muito rápido, algo como um objeto se mover muita coisa em um step. No entanto o que voce pode fazer é novamente aquele negocio de pegar a distancia, algo como:
E ai no alarm 0
Fora isso nao vejo outra maneira de fazer ele chegar no lugar apenas com um pressed. De qualquer forma vou ficar pensando aqui vendo se encontro algo.
- Código:
alarm[0] = point_distance(Ax,Ay,Bx,By);
speed = 1;
E ai no alarm 0
- Código:
speed=0;
Fora isso nao vejo outra maneira de fazer ele chegar no lugar apenas com um pressed. De qualquer forma vou ficar pensando aqui vendo se encontro algo.
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Re: Criando auto- funções
Ótima ideia!pinpi escreveu:Certo, então nem teste meu código porque sera inútil nessa situação. O que o pedro falou pode ser útil , só que ficaria muito rápido, algo como um objeto se mover muita coisa em um step. No entanto o que voce pode fazer é novamente aquele negocio de pegar a distancia, algo como:
- Código:
alarm[0] = point_distance(Ax,Ay,Bx,By);
speed = 1;
E ai no alarm 0
- Código:
speed=0;
Fora isso nao vejo outra maneira de fazer ele chegar no lugar apenas com um pressed. De qualquer forma vou ficar pensando aqui vendo se encontro algo.
Eu faço de outra forma.
- Código:
// no Create
xx = x;
yy = y;
// No Step
x += sign(xx-x)*velocidade;
y += sign(yy-y)*velocidade;
Assim basta definir xx e yy em qualquer parte do jogo um vez que eles vão automaticamente ate o ponto e param sem precisar mexer em qualquer outra coisa.
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