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[Tutorial] Variáveis o que são?
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
O que achou do tutorial?
[Tutorial] Variáveis o que são?
Título: Variáveis o que são?
Versão do GM: Todas
Dificuldade: Fácil/Mediano
Créditos: PedroSilva, por ter me ensinado tudo o que eu sei sobre variáveis!
Sumário:
Introdução
Tipos de Variáveis
Variável tipo 1: Real
Variável tipo 2: String
Variável tipo 3: Boleano
Como usá-las
Finalizando
Bom galera, hj eu vou falar sobre variáveis, pra que servem, quais os tipos, como usalas, mas primeiramente eu queria dar todos os créditos ou PedroSilva por ter me ensinado tudo o que eu passarei para vocês, mas sem mais delongas vamos ao tutorial. Bom, variáveis são usadas para mostrar um valor, no qual vai estar sujeito há um objeto, ou há todos os objetos, pode indicar vida, resistência, poder, quantidade, nível e muito mais o que possa imaginar.
Existem três tipos de variáveis, são eles:Real, String, Boleano.
Cada um deles têm um objetivo (que vocês vão ver nas próximas três partes), o nome não vai influenciar no tipo ou valor, ou seja, você pode dar qualquer nome a ela, mas lembre-se, se o nome da variável for composto por mais de uma palavra deve-se junta-las com o sinal "_", ex:
seguindo essa regrinha básica já vai dar uma grande ajuda na criação dos seus jogos!
A variável "Real" é composta por um valor, ex:
ou seja, uma variável "Real" vai dar um número que vai significar sangue, vidas, nivel, tanto do inimigo quanto do personagem ou qualquer outro objeto.
A variável "String" vai nomear algo, ex:
então ela não tem segredo algum.
A variável do tipo "Boleano" vai indicar de as vaiáveis do tipo "Real" e "String" são verdadeiras ou falsas ex:
agora uma pergunta: Por que eu coloquei um "V" no final do nome da variável?
r: para diferenciar das outras variáveis quando ela for ativada. ex:
mas porque a letra "V"? não pode ser outra?
r:por que "V" é a inicial de "Variável", mas a letra não vai importar, só o que importa é que diferencie das vaiáveis "Real" e "String".
Para usalas é simples: geralmente você só vai precisar de dois eventos: Create e Step, mas caso queira que apareça na tela vai usar o evento Draw. vamos ver como usa-las:
no Create:
no Step:
Agora, se quer que quando você aperte um tecla e as variáveis apareçam na tela, basta substituir o step pelo draw event, e ao invés de usar o código
]if variaveld = false;
{
variaveld = true;
}
você vai substituir por:
Esses são esses os meios de usar variáveis.
Então é isso, espero que tenham gostado, caso eu tenha cometido algum erro comentem o que eu errei q eu consertarei!
Versão do GM: Todas
Dificuldade: Fácil/Mediano
Créditos: PedroSilva, por ter me ensinado tudo o que eu sei sobre variáveis!
Sumário:
Introdução
Tipos de Variáveis
Variável tipo 1: Real
Variável tipo 2: String
Variável tipo 3: Boleano
Como usá-las
Finalizando
Introdução
Bom galera, hj eu vou falar sobre variáveis, pra que servem, quais os tipos, como usalas, mas primeiramente eu queria dar todos os créditos ou PedroSilva por ter me ensinado tudo o que eu passarei para vocês, mas sem mais delongas vamos ao tutorial. Bom, variáveis são usadas para mostrar um valor, no qual vai estar sujeito há um objeto, ou há todos os objetos, pode indicar vida, resistência, poder, quantidade, nível e muito mais o que possa imaginar.
Tipos de Variáveis
Existem três tipos de variáveis, são eles:Real, String, Boleano.
Cada um deles têm um objetivo (que vocês vão ver nas próximas três partes), o nome não vai influenciar no tipo ou valor, ou seja, você pode dar qualquer nome a ela, mas lembre-se, se o nome da variável for composto por mais de uma palavra deve-se junta-las com o sinal "_", ex:
- Código:
vida_do_inimigo=10;
seguindo essa regrinha básica já vai dar uma grande ajuda na criação dos seus jogos!
Variável tipo 1: Real
A variável "Real" é composta por um valor, ex:
- Código:
nivel_do_inimigo=1;
ou seja, uma variável "Real" vai dar um número que vai significar sangue, vidas, nivel, tanto do inimigo quanto do personagem ou qualquer outro objeto.
Variável tipo 2: String
A variável "String" vai nomear algo, ex:
- Código:
nome_do_personagem=heroi;
então ela não tem segredo algum.
Variável tipo 3: Boleano
A variável do tipo "Boleano" vai indicar de as vaiáveis do tipo "Real" e "String" são verdadeiras ou falsas ex:
- Código:
Vida_do_inimigov=false
agora uma pergunta: Por que eu coloquei um "V" no final do nome da variável?
r: para diferenciar das outras variáveis quando ela for ativada. ex:
- Código:
if vida_do_inimigov=false
{
vida_do_inimigov = true//vida_do_inimigov se torna verdadeira
}
mas porque a letra "V"? não pode ser outra?
r:por que "V" é a inicial de "Variável", mas a letra não vai importar, só o que importa é que diferencie das vaiáveis "Real" e "String".
Como usá-las
Para usalas é simples: geralmente você só vai precisar de dois eventos: Create e Step, mas caso queira que apareça na tela vai usar o evento Draw. vamos ver como usa-las:
no Create:
- Código:
variavel = 100
variavelu = 100;
variaveld = false;
no Step:
- Código:
if variaveld = false;
{
variaveld = true;
}
Agora, se quer que quando você aperte um tecla e as variáveis apareçam na tela, basta substituir o step pelo draw event, e ao invés de usar o código
]if variaveld = false;
{
variaveld = true;
}
você vai substituir por:
- Código:
if variaveld = true//Se variaveld for verdadeira
{
draw_text(10,10,variavelp);//Desenha variavelu na posição x(10) e y(10)
}
if keyboard_check_pressed(vk_enter)//Se a tecla enter for pressionada
{
variaveld = true//variaveld se torna verdadeira
}
Esses são esses os meios de usar variáveis.
Finalizando
Então é isso, espero que tenham gostado, caso eu tenha cometido algum erro comentem o que eu errei q eu consertarei!
Obrigado
9155gabrielgap- Data de inscrição : 15/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 24
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Variáveis o que são?
É, você mostrou-se ser uma pessoa organizada. Pegou o que aprendeu dividiu por partes e explicou cada uma, parabéns pela iniciativa.
Mas vamos pontuar algumas correções:
STRINGS são variáveis de tipo texto, logo devem vir fechadas por apóstrofos simples 'Herói' ou duplos "Herói".
BOOLEANOS são indicadores de condição verdadeira/falsa. Logo não são relacionadas às STRINGS ou às REAIS, a menos que ambas estejam na mesma condição.
O resto do trecho de BOOLEANOS está muito confuso. Um dos pontos é esse:
O tamanho da letra não tem relação com diferenciação entre REAIS e STRINGS. E no teu exemplo usou apenas BOOLEANOS, logo a explicação foi infundada.
E por fim a parte de "como usá-las", você se embananou legal nessa parte.
Logo sugiro que leia algumas coisas sobre VARIÁVEIS:
https://gmbr.forumeiros.com/t5116-aula-2-introducao-em-gml-variaveis
https://gmbr.forumeiros.com/t15113-tutorial-variaveis
https://gmbr.forumeiros.com/t16498-game-maker-aula-4-variaveis
É tudo parte do aprendizado. Eu mesmo já fiz 3 ou 4 atualizações na minha aula pra adicionar e explicar de maneira melhor certos itens.
FLWS!
Mas vamos pontuar algumas correções:
9155gabrielgap escreveu:
- Código:
nome_do_personagem=heroi;
STRINGS são variáveis de tipo texto, logo devem vir fechadas por apóstrofos simples 'Herói' ou duplos "Herói".
9155gabrielgap escreveu:A variável do tipo "Boleano" vai indicar de as vaiáveis do tipo "Real" e "String" são verdadeiras ou falsas ex:
BOOLEANOS são indicadores de condição verdadeira/falsa. Logo não são relacionadas às STRINGS ou às REAIS, a menos que ambas estejam na mesma condição.
O resto do trecho de BOOLEANOS está muito confuso. Um dos pontos é esse:
9155gabrielgap escreveu:mas porque a letra "V"? não pode ser outra?
r:por que "V" é a inicial de "Variável", mas a letra não vai importar, só o que importa é que diferencie das vaiáveis "Real" e "String".
O tamanho da letra não tem relação com diferenciação entre REAIS e STRINGS. E no teu exemplo usou apenas BOOLEANOS, logo a explicação foi infundada.
E por fim a parte de "como usá-las", você se embananou legal nessa parte.
Logo sugiro que leia algumas coisas sobre VARIÁVEIS:
https://gmbr.forumeiros.com/t5116-aula-2-introducao-em-gml-variaveis
https://gmbr.forumeiros.com/t15113-tutorial-variaveis
https://gmbr.forumeiros.com/t16498-game-maker-aula-4-variaveis
É tudo parte do aprendizado. Eu mesmo já fiz 3 ou 4 atualizações na minha aula pra adicionar e explicar de maneira melhor certos itens.
FLWS!
Re: [Tutorial] Variáveis o que são?
muito obrigado por comentar, e pelas dicas
9155gabrielgap- Data de inscrição : 15/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 24
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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