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tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
Vou dar pequenas dicas simples sobre variaveis e outros comandos em codigo gml.
Toda programaçao de um jogo trabalha em cima de
variaveis, o programa checa a variavel e faz ou resulta alguma funçao ou açao.
toda programaçao exige uma estrutura fundamental para ser interpretada corretamente.
Estrutura basica de exe:
if variavel = valor { comando }
if : checador ou interpretador(sem ele nao sera executado nenhuma funçao)
variavel:pode ser uma variavel propria ou variaveis padroes
= : esta expressao define o valor de uma variavel
valor: aqui e inserido o valor da variavel exe: 0
{ e } :estas expressoes define o começo e o fim de um
comando dentro de uma variavel.
comando: onde e inserido algum comando ou funçao que
ficara dentro de uma variavel.
exes:
basicamente a linguagem de programaçao funciona
da seguinte forma: (perguntas e respostas)
// 1º a pergunta // // e depois:dentro a resposta//
Se eu tenho =1 ficha { posso jogar }
Se eu tenho =0 fichas{ nao posso jogar }
essa programaçao ficaria assim realmente em codigo gml:
ou em modo drag-and-drop(clicar e arrastar)
observaçao! essa e a mesma estrutura do codigo gml.
variable ou var = o nome ja diz ne" variavel"
varialvel e uma funçao que pode variar de acordo
com o seu valor.
Muitas vezes ocorrem erros nas engines ou jogos
porque, falta algo no codigo.
pode-se criar muitas variaveis e com varios nomes e varias funçoes.
voce pode criar uma variavel local [somente para o(a) proprio(a) instancia(objeto)]
ou criar uma varialvel global [ para todas as instancias ]
para criar uma var. local (basta criar um nome para ela e o valor inicial dela )
para criar uma var. global(a mesma coisa que a primeira so que voce deve sempre colocar ' global. ' antes da variavel)
Local= e recomendada para uma variavel que defina algo a
uma instancia especifica.
global= e recomendada para uma variavel que defina algo
a todas as instancias ou nenhuma instancia especifica.
Observaçao
as vezes acontece alguns erros de variaveis no game maker
porque voce cria uma variavel local especifica a
um objeto e quando ela e ativada em outro objeto acontece esse erro porque ela esta definida para aquele objeto somente.
EXEMPLOS DE VARIAVEIS:
Existe 3 tipos de definiçoes de valores de variaveis
por: numeros, afirmaçoes e por nomes.
Usando numeros:qualquer um
arma=0/definir por exe:o player nao poder atirar//
arma=1/definir por exe:agora o player poder atirar//
Usando afirmaçao:true e false( verdadeira, falsa )
chao=true/definir por exe:que o player esta sobre algum chao//
chao=false/definir por exe:que o player esta no ar //
Usando nomes:qualquer um
obs. sempre colocar aspas antes e depois do nome " "
//Estado//
player.estado="parado" /definir/por exe:sprite player_parado/
player.estado="noar" /definir/ por exe:sprite player_pulando//
//Lados//
player.lado="esquerdo"/definir/por exe:sprite player_esquerdo//
player.lado="direito"/definir/por exe:sprite player_direito//
Entendendo algumas expressoes basicas do Game Maker
Exemplo de uma combinaçao de variaveis e funçoes definindo algo a um objeto especifico:
essa programaçao acima significa que:
Se objeto jogador estiver no seu estado normal
e colidir com o objeto inimigo caindo na vertical ele destruira o inimigo caso contrario se ele colidir na horizontal ele morrera.
Bom! fico por aqui.
Falta muito ainda mas sabendo o basico
o resto fica mais fácil.
Espero que ajude em alguma duvidas que vcs tinham.
CREDITOS: Escrito por Fabio Gomes//
Toda programaçao de um jogo trabalha em cima de
variaveis, o programa checa a variavel e faz ou resulta alguma funçao ou açao.
toda programaçao exige uma estrutura fundamental para ser interpretada corretamente.
Estrutura basica de exe:
if variavel = valor { comando }
if : checador ou interpretador(sem ele nao sera executado nenhuma funçao)
variavel:pode ser uma variavel propria ou variaveis padroes
= : esta expressao define o valor de uma variavel
valor: aqui e inserido o valor da variavel exe: 0
{ e } :estas expressoes define o começo e o fim de um
comando dentro de uma variavel.
comando: onde e inserido algum comando ou funçao que
ficara dentro de uma variavel.
exes:
basicamente a linguagem de programaçao funciona
da seguinte forma: (perguntas e respostas)
// 1º a pergunta // // e depois:dentro a resposta//
Se eu tenho =1 ficha { posso jogar }
Se eu tenho =0 fichas{ nao posso jogar }
essa programaçao ficaria assim realmente em codigo gml:
if credito = 1 {room_goto(inicio) } if credito = 0 { game_end() } |
observaçao! essa e a mesma estrutura do codigo gml.
variable ou var = o nome ja diz ne" variavel"
varialvel e uma funçao que pode variar de acordo
com o seu valor.
Muitas vezes ocorrem erros nas engines ou jogos
porque, falta algo no codigo.
pode-se criar muitas variaveis e com varios nomes e varias funçoes.
voce pode criar uma variavel local [somente para o(a) proprio(a) instancia(objeto)]
ou criar uma varialvel global [ para todas as instancias ]
para criar uma var. local (basta criar um nome para ela e o valor inicial dela )
para criar uma var. global(a mesma coisa que a primeira so que voce deve sempre colocar ' global. ' antes da variavel)
Local= e recomendada para uma variavel que defina algo a
uma instancia especifica.
global= e recomendada para uma variavel que defina algo
a todas as instancias ou nenhuma instancia especifica.
Observaçao
as vezes acontece alguns erros de variaveis no game maker
porque voce cria uma variavel local especifica a
um objeto e quando ela e ativada em outro objeto acontece esse erro porque ela esta definida para aquele objeto somente.
EXEMPLOS DE VARIAVEIS:
Existe 3 tipos de definiçoes de valores de variaveis
por: numeros, afirmaçoes e por nomes.
Usando numeros:qualquer um
arma=0/definir por exe:o player nao poder atirar//
arma=1/definir por exe:agora o player poder atirar//
Usando afirmaçao:true e false( verdadeira, falsa )
chao=true/definir por exe:que o player esta sobre algum chao//
chao=false/definir por exe:que o player esta no ar //
Usando nomes:qualquer um
obs. sempre colocar aspas antes e depois do nome " "
//Estado//
player.estado="parado" /definir/por exe:sprite player_parado/
player.estado="noar" /definir/ por exe:sprite player_pulando//
//Lados//
player.lado="esquerdo"/definir/por exe:sprite player_esquerdo//
player.lado="direito"/definir/por exe:sprite player_direito//
Entendendo algumas expressoes basicas do Game Maker
if = se // usa-se pra checar alguma variavel ou funçao// not = nao// usa-se para acontecer o contrario de uma varialvel ou funçao// else=diferente//usa-se pra acontecer algo diferente dentro de uma variavel// and = e //usa-se para combinar variaveis ou funçoes// && = *o mesmo que and With= com//usa-se para definir uma instancia "objeto"// or= ou//usa-se para combinar variaveis e checar alguma funçao, se uma das variaveis estiver ativada. { = chave esquerda//usa-se pra definir o inicio de uma funçao que esta dentro de uma variavel // }=chave direita//usa-se pra definir que uma funçao esta dentro de uma variavel e encerra-la// |
if player_status="normal" and obj_player.vspeed > 0 and y < obj_enemy.y 8 { sound_play(enemy_dead) score+=10 with (obj_enemy) instance_destroy() } else//caso contrario acontecer diferente// { sound_play(player_dead) with (obj_player)instance_destroy() } |
Se objeto jogador estiver no seu estado normal
e colidir com o objeto inimigo caindo na vertical ele destruira o inimigo caso contrario se ele colidir na horizontal ele morrera.
Bom! fico por aqui.
Falta muito ainda mas sabendo o basico
o resto fica mais fácil.
Espero que ajude em alguma duvidas que vcs tinham.
CREDITOS: Escrito por Fabio Gomes//
Última edição por Fabião em Dom 21 Fev 2010, 20:30, editado 18 vez(es)
Fabião- Games Ranking :
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Data de inscrição : 06/07/2008
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Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
gostei,bem simples facil de se aprender sobre o GM, eu nao sabia para que servia a { e a } vc me ajudou e muito
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
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Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
Muitas vezes ocorrem erros nas engines ou jogos
porque, falta algo no codigo.
pode-se criar muitas variaveis e com varios nomes e varias funçoes.
voce pode criar uma variavel local [somente para o(a) proprio(a) instancia(objeto)]
ou criar uma varialvel global [ para todas as instancias ]
Isso é uma colocação muito importante mesmo. A maioria das perguntas feitas no tópico de programação são resolvidas com variáveis que ainda não haviam sido definidas.
Parabéns pelo tutorial Richard! Está muito bem explicado!
Convidad- Convidado
Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
Muito bom Richard, tu tá botando pra quebrar com seus tutoriais bem explicados hehe
Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
OW tenhu uma pergunta sobre o else!!!
num codigo assim:
if to_no_chao = true && pulando = true && direita = true
{
alguma_coisa = true
}else{ alguma_coisa = false}
o alguma_coisa seria setado para false
se ocorrese de ser: to_no_chao = false && pulando = false && direita = false
ou se so uma ou mais das variaveis fosse falsa??
rogerio PQ VC COLOCOU ISSO?!?!
num codigo assim:
if to_no_chao = true && pulando = true && direita = true
{
alguma_coisa = true
}else{ alguma_coisa = false}
o alguma_coisa seria setado para false
se ocorrese de ser: to_no_chao = false && pulando = false && direita = false
ou se so uma ou mais das variaveis fosse falsa??
rogerio PQ VC COLOCOU ISSO?!?!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
Cara , gostei do tuto , ;D
Continue assim , ajudando as pessoas necessitadas =D
Obrigado
Meus Projetos
Pokemon Pendant - Online Pokémon Game (3%)
Site:
Pokemon Pendant - Online Pokémon Game
Continue assim , ajudando as pessoas necessitadas =D
Obrigado
Meus Projetos
Pokemon Pendant - Online Pokémon Game (3%)
Site:
Pokemon Pendant - Online Pokémon Game
leocurvelo- Data de inscrição : 16/03/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 31
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
tuto muito bom
me ajudou muito vlw
me ajudou muito vlw
vitinho16- Data de inscrição : 26/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 8
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
Affs affs e affs esses noob não leem as regras... não param de revive tópico, esse é o primeiro revival deste noob, mas outro ja fora alertados e continuam reivendo, um mes é revival, 2 é flood, 1 ano é idiotice.
tata139- Data de inscrição : 11/08/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 1121
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
O ultimo lancamento deste topico foi em "leocurvelo o Seg 23 Mar 2009 - 20:54" como você mesmo pode observar. Então não tem 1 ano. E outra, fica chamando as pessoas de "noob" é um tanto ofensivo. Seja mais cordial com as pessoas, a trate-as como vc gostaria de ser tratado. E deixe a moderação para os moderadores.tata139 escreveu:Affs affs e affs esses noob não leem as regras... não param de revive tópico, esse é o primeiro revival deste noob, mas outro ja fora alertados e continuam reivendo, um mes é revival, 2 é flood, 1 ano é idiotice.
T+
Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
Acho que você nao é nenhum membro especial para falar deste jeito dele, tente ajudalo, em vez de sair chingando ele, pode ser que seja o primeiro fórum que ele participe!tata139 escreveu:Affs affs e affs esses noob não leem as regras... não param de revive tópico, esse é o primeiro revival deste noob, mas outro ja fora alertados e continuam reivendo, um mes é revival, 2 é flood, 1 ano é idiotice.
essas atitudes que deixam o fórum vazio, sabia?
edit-------------------------------------------------------------------------------------------
lembre-se tata139, você foi um dos membros que mais ressuscitou tópicos deste fórum ,apesar de ter melhorado
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1010
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
Vc é o CARA......................AJUDOO paca******
SasQuash- Data de inscrição : 26/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes
Sou novato nesse negócio de GM por isso não entendi muito mais parece bem explicado =)
Armaggerdon- Data de inscrição : 13/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
novato
ei desculpem,sou novo,e não sei mandar posts (hehe) e alguem me ajuda? mandem mensagens
Raul_Fã_de_Sonic- Data de inscrição : 13/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 14
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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