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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
IA Top Down estilo RPG e Shooter
4 participantes
Página 1 de 1
IA Top Down estilo RPG e Shooter
Testei TODAS as IA's que pude encontrar na GMBR, de IA top down(tanto para seguir e atirar no player quanto mover-se aleatóriamente).
Porém nenhuma delas parece funcionar no game maker studio(antigamente funcionavam perfeitamente no GM8).
Alguem pode me ajudar?
Porém nenhuma delas parece funcionar no game maker studio(antigamente funcionavam perfeitamente no GM8).
Alguem pode me ajudar?
peixoto- Games Ranking :
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Re: IA Top Down estilo RPG e Shooter
UP após 24hrs.
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Re: IA Top Down estilo RPG e Shooter
Qual parte você está tendo dificuldade? Ou é dificuldade pra ver por onde começar mesmo? É que eu posso escrever bastante por pouca coisa, mas não sou afim de fazer isso sobre vários assuntos que você não precisava, heheh
felipejoys- Data de inscrição : 29/12/2013
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Re: IA Top Down estilo RPG e Shooter
O problema é que parece que o GMS é incompativel com toda e qualquer engine(e tutorial) de IA top down que testei.
E preciso de 2 sistemas basicamente.Um de movimento aleatório top-down e outro de inimigo mirar para player segui-lo e atirar quando estiver a certa distancia(inclusive eu sabia fazer isso no GM 8, e estava fazendo meu projeto nele, mas agora com o GMS os mesmos códigos não funcionam).
E preciso de 2 sistemas basicamente.Um de movimento aleatório top-down e outro de inimigo mirar para player segui-lo e atirar quando estiver a certa distancia(inclusive eu sabia fazer isso no GM 8, e estava fazendo meu projeto nele, mas agora com o GMS os mesmos códigos não funcionam).
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Re: IA Top Down estilo RPG e Shooter
Você pode ser ultra específico? Posso bolar algo!
1) Como é o seu movimento? (Livre, grid, scroller e o que mais for relevante)
2) Que tipo de aleatoriedade você quer? Ande um pouco e pare e ande um pouco e pare, fique andando sem parar,
3) O tiro é na direção do player onde ele está na hora ou com previsão de movimento?
4) Se o player se afastar, o inimigo para de seguir?
5) É um tiro só?
6) O tiro said o centro do inimigo ou parte de um ponto afastado? (Como saindo do canhão de um tanque)
1) Como é o seu movimento? (Livre, grid, scroller e o que mais for relevante)
2) Que tipo de aleatoriedade você quer? Ande um pouco e pare e ande um pouco e pare, fique andando sem parar,
3) O tiro é na direção do player onde ele está na hora ou com previsão de movimento?
4) Se o player se afastar, o inimigo para de seguir?
5) É um tiro só?
6) O tiro said o centro do inimigo ou parte de um ponto afastado? (Como saindo do canhão de um tanque)
felipejoys- Data de inscrição : 29/12/2013
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Re: IA Top Down estilo RPG e Shooter
Movimento aleatório(de vez em quando anda, ou pode ser andando a cada x segundos).
Quando inimigo ve o player, ele gira em gireção ao player, anda na direção dele e atira.
Se o player sair de uma distancia X do inimigo, ele se afasta.
Se entre o inimigo e o player tiver um objeto sólido(ou pré-determinado no script) ele não percebe o player.
Os tiros serão infinitos, um tiro por segundo.
O tiro sai do meio ou um pouco afastado, enfrente ao inimigo, tanto faz.
Quando inimigo ve o player, ele gira em gireção ao player, anda na direção dele e atira.
Se o player sair de uma distancia X do inimigo, ele se afasta.
Se entre o inimigo e o player tiver um objeto sólido(ou pré-determinado no script) ele não percebe o player.
Os tiros serão infinitos, um tiro por segundo.
O tiro sai do meio ou um pouco afastado, enfrente ao inimigo, tanto faz.
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Re: IA Top Down estilo RPG e Shooter
Estão causando erros ou só não se movem de acordo?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: IA Top Down estilo RPG e Shooter
Simplesmente nada acontece.
Toda engine que testei(normalmente tinham compatibilidade com GM8) apesar de não dar erro(na maioria das vezes) não tinha nenhum efeito.
Toda engine que testei(normalmente tinham compatibilidade com GM8) apesar de não dar erro(na maioria das vezes) não tinha nenhum efeito.
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Re: IA Top Down estilo RPG e Shooter
Fiz uma aqui de cabeça ve se te ajuda:
Create
Alarm 0:
Alarm 1:
Step:
Deixo o resto com você.
Create
- Código:
///Variaveis
lado = choose("direita","esquerda","cima","baixo");//Lado para 4 direções
move = true;//Variavel que permite ele se mover
vel=2;//Velocidade
ando = 0;//Variavel para da uma pausa(paradinha)
image_index=0;
image_speed=0;
//Alarms
alarm[0] = 60;//2 Segundos para trocar o lado de andar
Alarm 0:
- Código:
///Troca lado
lado = choose("direita","esquerda","cima","baixo");//Escolhe um lado aleaotoriamente
alarm[0] = 60;//Troca de lado novamente apos 2 segundos
Alarm 1:
- Código:
move=true;//Variavel que faz ele se mover ou não
Step:
- Código:
///IA
if move = true//Se mover for true
{
if lado = "direita"
{x=x+vel; ando +=1;sprite_index=spr_direita;}//Anda para direita
if lado = "esquerda"
{x=x-vel; ando +=1;sprite_index=spr_esquerda;}//Anda para esquerda
if lado = "cima"
{y=y-vel; ando +=1;sprite_index=spr_cima;}//Anda para cima
if lado = "baixo"
{y=y+vel; ando +=1;sprite_index=spr_baixo;}//Anda para baixo
}
if ando = 300//Se anda for 300
{
ando = 0;//Anda se torna 0
move = false;//Fica parado
alarm[1] = choose(60,65,70,75,80,85,90);//Volta a andar em um certo tempo
}
Deixo o resto com você.
PedroSilva- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: IA Top Down estilo RPG e Shooter
Obrigado PedroSilva, o código funcionou.
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