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Ninja Woman meu primeiro projeto Versão Final

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Ninja Woman meu primeiro projeto Versão Final Empty Ninja Woman meu primeiro projeto Versão Final

Mensagem por arthur.emori Sáb 21 Dez 2013, 15:16

Nome: Ninja Woman

Criador: Arthur Emori

Plataforma: Game Maker 8.0 Pro

Gênero: plataforma/ aventura

esse é o primeiro jogo que posto aqui no fórum, já fiz outros antes, mas nenhum realmente bom para virar um projeto.
Meu objetivo é fazer um jogo que lembre um pouco o games velha guarda dos anos de dificuldade elevada (arcades rouba ficha), com toque de humor

Descrição:
História

Em um lugar dominados por clãs milenares conhecido como Terra Ninja, uma guerra se alastra para ver qual e o clã ninja mais poderoso de todos, mas desses clãs dois se destacaram: o clã Farukonburedo e o clã Waru e essa guerra segue ate os dias de hoje...
A história começa quando Ninja do Mal,líder do clã Waru sequestra o noivo de Ninja Woman, herdeira do clã Farukonburedo.
Agora ela deverá atravessar a Terra Ninja para salvar seu amado e provar de uma vez por todas qual é o clã mais poderoso!
Como devem ter percebido a história é uma paródia dos clichês de games dos anos 90,onde a história sempre é de uma namoradinha raptada, só que ás avessas já a mulher quem vai salvar o dia.

Gameplay

O jogo possui dois modos: Arcade e Casual, no modo Casual o contador de vidas é só de enfeite e não há um game over de fato, já no modo Arcade se as vidas acabarem o jogo recomeça
Quando se toma dano você fica invulnerável e transparente por um tempo, como nos games clássicos mesmo.
Ele segue o estilo plataforma básico: várias fases, no final tem um chefe, com plataformas flutuantes e móveis ao longo do caminho.
Você começa com 5 vidas e pode ganhar mais coletando 100 moedas, consguindo 50000 pontos ou pegando 1Up.
Você possui 4 quatro armas diferentes: a shuriken,que é a arma básica, a Kunai, que funciona como a shuriken, porém tem maior alcance e dano, a Bomba, que causa dano mais alto e a espada,que é a arma de curto alcance.
Porém fora a espada as armas não são infinitas e você deve quebrar caixas para ganhar munição.
As fases têm tempo também, caso o tempo acabe você morre.
O item colecionável é a moeda, pegando 100 ganha uma vida
No fim de cada fase tem uma contagem de pontos, eles vem de acordo com as moedas coletadas e o tempo que demorou para terminar.
O game possuí 6 fases cada uma com um chefe.
Uma coisa que esse jogo tem de diferente são as animações de game over, pois quando se morre, você não simplesmente cai e começa de novo, acontece uma animação diferente voltada para o humor(semelhante a Crash Bandicoot), por enquanto o jogo tem 9 animações, porém pretendo fazer mais.

Gráficos: os primeiros sprites eram de teste e bem feios, e depois de tentar refazer os sprites sem sucesso resolvi pegar recursos de sites especializados para usar como modelos

Trilha sonora: as músicas não são de minha autoria, elas foram retiradas do jogo Brave Fencer Musashi(PS1) e Final Fantasy(Snes)

Controles:
- Setas do teclado: Fazem seu personagem andar
-Letra A: Lança Bomba
-Letra S: Lança Kunai
-Letra D: Usa Espada
-Letra F: Lança Shuriken
-Seta para cima duas vezes: Pulo duplo
-Enter: Pausa o jogo


Imagens:

Ninja Woman meu primeiro projeto Versão Final Ninja_8_zps1379a5b0

Ninja Woman meu primeiro projeto Versão Final Ninja_9_zps52f3fd22

Ninja Woman meu primeiro projeto Versão Final Ninja_10_zps1fa970f6

Ninja Woman meu primeiro projeto Versão Final Ninja_11_zpsfffc0bb2

Ninja Woman meu primeiro projeto Versão Final Ninja_12_zps22000b1e

Download:

Versão 1.5.1
http://www.4shared.com/file/qyFu9Ns9ba/Ninja_Woman_151.html?

Curiosidades
-o jogo foi inspirado em Shinobi?
-o Ninja do Mal é basiado no Destruidor das tartarugas Ninja?
-as animações foram feitas no flash?
-a risada do Ninja do Mal foi gravada por mim usando edição de voz?

Agradecimentos especiais:
posso estar fazendo o jogo sozinho,mas li muitos tutoriais do forum antes de começar, então quero agradecer ao pessoal do forum que disponibiliza seus tutoriais muito bem explicados, obrigado aos tutoriais de SIGILOSO,Soul Limaloko,GMBR e Froidz


Última edição por arthur.emori em Dom 23 Fev 2014, 17:32, editado 15 vez(es)
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 21 Dez 2013, 18:25

Olha, eu joguei seu jogo e me agradou muito, tipo eu percebi que você colocou elementos que agradasse você e que ficasse divertido de fazer e isso conta muito por que o resultado saiu muito bom, o game play ficou divertido e meio engraçado, principalmente quando a personagem perde, noto que você pode melhorar é na mecânica do jogo, alguns inimigos se grudam nas paredes, tipo a movimentação da personagem, que está horrível o jeito que ela usa a espada, você deveria ter deixado os botoes de habilidades mais perto um do outro, veja só, você joga shuryken com "ESPAÇO" e usa a espada com "D", percebeu a distancia? o texto da história no inicio do jogo ficou desalinhado, quase no meio e quase saindo fora da tela, seria legal se a personagem se abaixasse, mas fiquei admirado que você conseguiu fazer um jogo desse apenas  com tutoriais, uma sugestão que te dou é não se preocupar com quantas fases você vai fazer, faça até você achar suficiente para você, senti que você tem futuro, se continuar assim muita coisa boa pode vir de você ainda, ok.

Edit: Apenas para completar, achei engraçado quando Aquele ninja aparece no inicio do jogo e começa a rir, pois passava a impressão que ele ia rir ao ritimo da musica de casamento, hehehe, senti a falta de um padre ali.

E outra coisa, na versão completa do jogo vê se tira a função de salvar e carregar nativa do game maker (f5 e f6) caso não saiba como se tira, é só ir em global game setting, selecione other e desmarque a penúltima caixa das opções que estão lá, assim você quem decide os pontos que o jogador poderá salvar.

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Mensagem por arthur.emori Sáb 21 Dez 2013, 19:29

valeu por pelo apoio cara! Sobre as mecânicas dos inimigos, tenho que dizer que Inteligencia Artificial não é meu forte, tanto que a variedade deles é bem pequena.
Já sobre a espada, ela é ruim de propósito, só a coloquei para caso a munição acabe você ainda tenha como quebrar as caixas.
E aquele Ninja Rindo é o vilão do jogo, o Ninja do Mal
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 21 Dez 2013, 21:10

Hum... Na verdade o problema dos inimigos estão nas mascaras de colisão, precisa deixar a opição "precise collision cheking" desmarcada, assim não terá tanto problema de se trancar nas paredes, já que você lê tutoriais, pesquise sobre mascaras de colisões, vai ajudar você a resolver certos bugs, outra coisa que notei enquanto jogava, crie paredes invidieis nas bordas do inicio e do fim da fase, para a personagem não poder deixar o plano do jogo, também nos chefões, pois aconteceu de quando cheguei no primeiro chefe, ele saiu da tela e não voltou mais, quando ela morre e vira anjo, crie um object especifico para isso, assim ela não fica pulando (a não ser que foi de proposito fazer isso)
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Mensagem por arthur.emori Seg 23 Dez 2013, 15:18

nova versão disponível! Tentei corrigir todos os problemas da primeira versão, espero ter funcionado
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Mensagem por makgamer Seg 23 Dez 2013, 20:45

Cara, a ideia do jogo esta muito legal, os sistemas do jogo são bons e tal, só que a movimentação do jogo é tristemente ruim, tente aprender mais sobre colisões, fora isso outro problema que vejo são os gráficos do game, que são bem ruins e.e, fora isso é a música do jogo ta legal, aquele inicio achei bem engraçado o vilão dançando, as formas como a ninja morre eu realmente gostei rsrs virar morcego, ficar amarrada no bumerangue etc, você deveria usar mais dos efeitos do jogo, a explosão da bomba poderia ser substituida pelo efeito de explosão e a fumaça que sai dos inimigos mortos poderia ser trocada pelo efeito "smoke up" fora isso quando eu caio na água e morro o jogo trava e sou obrigado a sair dele, é possível sair da tela, os inimigos travam na parede e bugam na água, o jogo tem que ser melhor programado
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Mensagem por arthur.emori Seg 23 Dez 2013, 22:08

bem, sobre travar na água eu testei e não aconteceu, mas resto é culpa minha, o problema é que não achei muita coisa coisa sobre colisão, na maior parte é sobre colocar uma mask no player, e isso eu já fiz, vou me focar mais nisso na próxima versão
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Mensagem por makgamer Seg 23 Dez 2013, 22:39

se quiser alguma ajuda me fale q eu tento resolver/tento te ensinar a resolver...
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Mensagem por arthur.emori Ter 24 Dez 2013, 11:08

vou disponibilizar minha engine então http://www.4shared.com/file/1mGxDZi4/ninjaa.html? talvez seja algum código meu quem esteja bugando os inimigos
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Mensagem por chicoweb Ter 24 Dez 2013, 14:26

Engraçado tá mesmo kkk.
Os gráficos que estão muito fracos achei muito pixelado nem da pra percebe a cabeça da ninja por exemplo, e quando pula tb embola o char todo.
Lembra sim de cara o shinobi.
A jogabilidade ta ruim tb, as colisoes, e comandos, por exemplo se apertar muito rapido o shuriken não sai. A ninja flutua se chega muito na ponta de um buraco.

Mas tá ficando bom o jogo cara, é só fazer os reajustes que todo mundo ta citando que vai ficar bacana.

Edit:
Esqueci de recomendar, tira o F5 e F6 isso deixou o jogo mole demais, apesar de eu não ter conseguido pular ali numa fase com o carrinho, (o obstaculo da foto la emcima). Mas eu joguei ate ali, nao jogo mais por falta de tempo.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 24 Dez 2013, 14:59

chicoweb: Concordo com o que você colocou na sua assinatura:" Quem pede ajuda deve estar pronto para ouvir Críticas!!!" , e uma coisa interessante, e que muita gente não se toca,é que quem critica um jogo, joga muito mais do quem só elogia quando um jogo ainda não está no ponto. pois os criticos acabam achando os erros e problemas que um jogo tem em conta disso.

arthur.emori: Não Arthur, não é a melhor ideia postar sua engine do seu projeto oficial, pelo fato dela ser difícil de ser compreendida por ser grande demais, uma ideia era criar uma engine do zero apenas com as coisas que você tem mais dificuldade em ajustar para a gente ver como você fez, com relação ao gráfico do qual a galera citou, realmente vai precisar de melhoras no futuro, mas por enquanto se foque mais no game play, assim que você for pegando as manhas você vê onde da para ir arrumando no gráfico, a tela de "game over" não ficou legal ,pois passa uma impressão sugestiva, você deve fazer com que os elementos no seu jogo passe uma impressão humorística e não apelativa, de acordo com o que o jogo que você está fazendo pede. notei melhora em algumas colisões e inimigos, da para melhorar como a galera disse
mas pelo menos teve alguns progressos aqui, outra coisa é o menu principal, coloque as sprites das letras com a opção "precise colision check desmarcada", assim o mouse irá atuar melhor nelas.
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Mensagem por makgamer Ter 24 Dez 2013, 15:12

http://www.4shared.com/file/sOVaVLIC/engine_plataforma.html
aqui uma engine que pode lhe ajudar arthur '-' boa sorte com seu projeto...
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Mensagem por arthur.emori Ter 24 Dez 2013, 17:53

chicoweb : sobre as shurikens não saírem rápido é proposital, pois eu não queria um jogo onde você enche a tela de tiro(como Contra por exemplo), então deixei um delay entre os disparos
JoaoVanBlizzard : também concordo com a frase, se eu não tivesse recibido críticas o projeto ia permanecer todo bugado até o fim.
Fiz uma engine só com o player e dois inimigos, um que persegue e outro que anda de um lado para o outro http://www.4shared.com/file/4LSoG01i/Cpia_de_ninjaa.html?
makgamer : obrigado pela engine, ajudou com movimentação do player
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 24 Dez 2013, 18:32

Agora ficou mais fácil entender sua engine, na garota eu não mexi em nada, mas nos ninjas eu tentei entender o que você tentou fazer e fiz o mesmo método de forma mais funcional, testa e vê o que acha, ok.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/98340250/C%C3%B3pia%20de%20ninjaa.gmk
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Mensagem por arthur.emori Qua 25 Dez 2013, 13:45

valeu pela engine JoaoVanBlizzard! acho que isso resolve o problema com as colisões, vou refazer os outros inimigos do jogo usando essa lógica
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Mensagem por arthur.emori Qua 25 Dez 2013, 22:47

nova versão disponível (Atualização de Natal Ninja Woman meu primeiro projeto Versão Final Icon_lol!)
A maior parte das mudanças foi na movimentação e sistema de dano mesmo
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Mensagem por arthur.emori Seg 30 Dez 2013, 15:06

mais uma versão disponível! não teve tantas mudanças assim pois tive muitas dúvidas sobre o que melhorar.
A maior mudança mesmo foi os gráficos
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Mensagem por arthur.emori Dom 26 Jan 2014, 23:20

demorou, mas agora trago a versão 1.4 do Ninja Woman! Faltam apenas alguns detalhes finais
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 27 Jan 2014, 00:21

Tive pouco tempo para jogar as outras versões, mas tentarei jogar essa, mas gostei da sua evolução e por estar dando continuidade ao game, quando eu jogar e achar alguma ideia boa para adiciona-lo, eu posto aqui, ok. Smile
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Mensagem por arthur.emori Seg 27 Jan 2014, 12:40

valeu cara! Essa ultima atualização demorou um pouco para sair, acho que estou perdendo um um pouco do gás, mas não quero abandonar o projeto logo agora
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