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Mensagem por PedroX Seg 02 Dez 2013, 14:26

Sem temas. Sem regras. Sem favoritos. Sem limites.

Em um mês estreará o novo formato de concursos da GMBR. A comunidade evoluiu muito, então os membros já se conhecem bastante e todos sabemos que somos capazes de muita coisa. Mas ninguém ainda foi capaz de criar um grande jogo com uma grande equipe. É nisso que você vai surpreender a todos.

A partir de Janeiro, todos os membros deverão estar preparados para mostrar seu talento. Não existe uma fórmula pra mostrar o talento, você terá que ser criativo, técnico, inusitado, impecável. Você não deixará dúvidas que o seu talento é merecedor de atenção.

Formate seu código, afie seu lápis, afine seu instrumento. 2014 será o ano em que você entrará pra uma equipe que, acredite, merece ter um cara da sua qualidade. Dentro dessa equipe, você criará laços de fraternidade, irá torcer e opinar por todos os outros membros.  Portanto, bole um nome pra equipe, uma logo, uma assinatura. Crie grupos e encontros fora da comunidade. Una-se ao seu grupo, assuma compromissos, cumpra, dedique-se, cobre resultados, exija qualidade, supere-se. Você não tem limites, seu time não tem limites. No final, ou a equipe vence, ou ninguém vence.

E não existem regras pra vencer. A equipe que criar o MELHOR JOGO vence. Não há critérios previstos pra avaliação. Não há avaliadores escolhidos. O futuro é incerto, a vitória pertence a quem  melhor se adaptar.

Você sempre quis criar um grande jogo? Essa é sua chance.

Calendário

Note que o calendário pode receber pequenas modificações.

01/01/2014
abertura do tópico para votação dos diretores

15/01/2014
fechamento do tópico e envio de convites para os 10 diretores mais votados

01/02/2014
abertura do tópico para apresentação de roteiristas
abertura do tópico com listagem de equipes (até então, apenas com os nomes dos diretores). O tópico será trancado e atualizado, por moderadores, a cada alteração de equipe.

15/02/2014
fechamento do tópico, abertura do tópico para diretores apontarem seus roteiristas escolhidos e cada um deles definir qual diretor prefere

01/03/2014
abertura do tópico para apresentação de desenhistas

15/03/2014
fechamento do tópico, abertura do tópico para diretores apontarem seus desenhistas escolhidos e cada um deles definir qual diretor prefere

01/04/2014
abertura do tópico para apresentação de sonoplastas

15/04/2014
fechamento do tópico, abertura do tópico para diretores apontarem seus sonoplastas escolhidos e cada um deles definir qual diretor prefere

01/05/2014
abertura do tópico para apresentação de programadores

15/05/2014
fechamento do tópico, abertura do tópico para diretores apontarem seus programadores escolhidos e cada um deles definir qual diretor prefere

01 a 30/06/2014
férias. Cada equipe usa o tempo como preferir.

01/07/2014
abertura do tópico para definição de roteirista. Os que não forem escolhidos ficam numa lista à parte, podendo ser chamados por outros diretores (portanto, o nome do diretor que o rejeitou fica atrelado a ele, pra não haver chance de pegar o cara de volta).

15/07/2014
abertura do tópico para os diretores chamarem um roteirista rejeitado para sua equipe

01/08/2014
abertura do tópico para definição de desenhista. Mesma coisa, o nome dos que não forem escolhidos fica à disposição.

15/08/2014
abertura do tópico para os diretores chamarem um desenhista rejeitado para sua equipe

01/09/2014
abertura do tópico para definição de sonoplasta. Mesma coisa.

15/09/2014
abertura do tópico para os diretores chamarem um desenhista rejeitado para sua equipe

01/10/2014
abertura do tópico para definição de programador. Mesma coisa.

15/10/2014
abertura do tópico para os diretores chamarem um programador rejeitado para sua equipe
- longo período sem atividades agendadas, para produção do game -

15/12/2014
abertura do tópico para entrega do jogo pronto

31/12/2014
fechamento do tópico para entrega do jogo

Estará em discussão interna a criação ou não de concursos menores. Em breve daremos mais informações.


Última edição por PedroX em Qui 30 Jan 2014, 17:22, editado 1 vez(es)

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Mensagem por glasdou Seg 02 Dez 2013, 23:41

WooooooW!! mega concurso GMBR
fazia tempo q procurava um concurso Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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Mensagem por kidox23 Dom 19 Jan 2014, 21:51

Daqui até lá irei cair no estudos e dar o melhor de min =D , vou ficando por aqui
Boa noite a todos

Atenciosamente grato a todos do forum
Abs.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 20 Jan 2014, 00:12

Fiquei com uma questão aqui, no caso os diretores irão eleger roteiristas, para quem é leigo no assunto, botaria na cabeça, o "roteirista quem vai criar a ideia o jogo, já que ele é o roteirista", a minha resposta seria, "não exatamente, o roteirista de games (que é o nosso caso ) tente a criar um enredo em cima do jogo proposto, será feito um GDD que eu acredito que o diretor venha a fazer, e o roteirista criará uma história inspirada no tema do jogo, apenas para esclarecer algumas pessoas que pensam que roteirista é criador de jogo, são duas coisas diferentes apesar de parecidas. tendo em vista minha enorme explicação , a minha duvida vem agora, a etapa dos roteiristas, os diretores devem apresentar o projeto antes de começar a competição para escolha de roteiristas para que eles vejam o projeto do diretor para tentar criar o enredo em cima disso?
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Mensagem por saim Seg 20 Jan 2014, 09:48

Sua colocação é muito boa. Realmente, os roteiristas criam o enredo, os diálogos, as cutscenes. Quem define como o jogo será, de forma geral, é o diretor. Mas isso não é regra, o que cada um faz na equipe é assunto da equipe. Em geral, espera-se que diretor e roteirista trabalhem assim.

No concurso, os roteiristas não devem se ater aos jogos propostos, porque eles não sabem se os diretores vão escolhe-los. O nome do concurso (caça-talentos) se deve ao fato de que cada artista vai se apresentar da forma que achar mais conveniente. Eles vão mostrar o talento que têm e os diretores vão escolher aqueles que acharem que se encaixam no jogo que tem em mente.

Na prática, será criado um tópico pros roteiristas se mostrar e eu suponho que cada roteirista vá apresentar um ou mais textos, explorando a narrativa. Sugiro usar o tipo de texto que usaria num jogo. Atenção à duração e complexidade dos diálogos, atenção à ordem de exposição das idéias, atenção à possibilidade de adaptar o texto a um jogo. Tudo isso é SUGESTÃO, se o cara quiser ser o novo Tolkien, porque não? Afinal, no final serão dois roteiristas, o diretor pode pegar um pra enlouquecer e outro pra adaptar a loucura a um formato jogável.

Enfim, mais uma vez, tudo é permitido.
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Mensagem por cascavelo Seg 20 Jan 2014, 11:05

Acho que agora comecei a entender o concurso, o único problema é a faltas de artistas gráficos no fórum.
Estou pensando em começar um curso online gratuito sobre design pra games 2d.
Seria por streaming e com chat em tempo real pro aluno tirar as dúvidas. Um vez por semana.

Os requisitos seriam:
- Uma boa conexão de internet.
- Alguns programas que teriam que estar instalados antes de iniciar.

Alguém estaria interessado em começar a primeira turma?
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Mensagem por willyruduit Seg 20 Jan 2014, 11:16

cascavelo escreveu: Acho que agora comecei a entender o concurso, o único problema é a faltas de artistas gráficos no fórum.
 Estou pensando em começar um curso online gratuito sobre design pra games 2d.
Seria por streaming e com chat em tempo real pro aluno tirar as dúvidas. Um vez por semana.

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Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 20 Jan 2014, 12:56

Saim escreveu:No concurso, os roteiristas não devem se ater aos jogos propostos, porque eles não sabem se os diretores vão escolhe-los.

Eu já teria uma ideia boa na fase dos roteiristas, que tal se colocássemos um ou mais tema para os roteiristas escolherem para ver como eles iriam conduzir esse roteiro, assim eles pegariam os roteiros que eles se identificavam melhor e desenvolviam uma história em cima do tema, pois de pouco adianta ele trazer um projeto bom feito por ele se na hora de eu dar um tema a ele, não conseguir desenvolver esse tema. por isso esses testes seriam importantes também.
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Mensagem por Brother27 Seg 20 Jan 2014, 13:21

Tem que ter concursos menores sim!
Eu, por exemplo, não vou querer participar desse GIGA ULTRA MEGA POWER HIPER concurso proposto por estar trabalhando em projetos próprios, além de ter um certo receio em colocar na mão de um grupo, que eu não escolhi nem tenho afinidade, o trabalho (vai que alguém desanima), mas se tivessem concursos de 1 semana, 15 dias, eu participaria, como já participei e me diverti bastante.
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Mensagem por kidox23 Seg 20 Jan 2014, 13:33

eu sei fazer sprites mais o problema é que ninguém tem o interesse em fazer um game mais diferente,eu estou com ideias bem interessantes em fazer games no estilo Rolling Thunder ou no estilo do Top gear,bom qualquer coisa estou por aqui.

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Mensagem por shatterhand2 Ter 21 Jan 2014, 02:36

Eu acho que 90% dos games feitos por aqui não necessitam de um roteirista. Esse cargo só existe em games grandes, centrados em histórias complexas.

Pacman não tinha roteirista, nem Super Mario Bros.
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Mensagem por Lighter Ter 21 Jan 2014, 02:55

shatterhand2 escreveu:Eu acho que 90% dos games feitos por aqui não necessitam de um roteirista. Esse cargo só existe em games grandes, centrados em histórias complexas.

Pacman não tinha roteirista, nem Super Mario Bros.

Até ai concordo, mas para manter uma melhor organização nas equipes e como é um concurso grande, acho melhor ter um membro roteirista na equipe, ou um idealista Very Happy  bounce 
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 21 Jan 2014, 13:00

shatterhand2 escreveu:Eu acho que 90% dos games feitos por aqui não necessitam de um roteirista. Esse cargo só existe em games grandes, centrados em histórias complexas.

Pacman não tinha roteirista, nem Super Mario Bros.

Eu gosto de criar roteiros para meus jogos mesmo que não sejam usados explicitamente, para eu ter no minimo uma noção do por que o personagem explora tal fase e o que ele está tentando fazer, creio eu que a maioria dos diretores pretendem criar jogos com enredo, acredito que poucos descartarão a ideia de ter um roteirista na equipe.
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Mensagem por cascavelo Ter 21 Jan 2014, 13:09

Eu preciso de um roteirista, tenho um projeto baseado na obra de HP Lovecraft e vou precisar de vários textos pra contar a história e envolver o jogador durante o jogo.
Quem gosta de escrever e curte horror dá uma estudada na obra dele (o que é bem prazeroso pra quem curte) e poderá se candidatar a vaga quando o projeto for exposto.
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Mensagem por shatterhand2 Ter 21 Jan 2014, 13:22

JoaoVanBlizzard escreveu:
shatterhand2 escreveu:Eu acho que 90% dos games feitos por aqui não necessitam de um roteirista. Esse cargo só existe em games grandes, centrados em histórias complexas.

Pacman não tinha roteirista, nem Super Mario Bros.

Eu gosto de criar roteiros para meus jogos mesmo que não sejam usados explicitamente, para eu ter no minimo uma noção do por que o personagem explora tal fase e o que ele está tentando fazer, creio eu que a maioria dos diretores pretendem criar jogos com enredo, acredito que poucos descartarão a ideia de ter  um roteirista na equipe.

Por que o Pacman come aquelas porrinhas dentro de um labirinto? E por que o labirinto está cheio de fantasmas?
Por que as peças do Tetris caem? Smile

Eu entendo seu ponto de vista, só estou dizendo que é desnecessário Smile Na verdade, eu vejo a ideia de começar a construir o game a partir da história um erro gigantesco em termos de game design.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 21 Jan 2014, 13:42

Por que o Pacman come aquelas porrinhas dentro de um labirinto? E por que o labirinto está cheio de fantasmas?
Por que as peças do Tetris caem? Smile

Sabe que o lance do pac-man é bem interessante,por que na década de 80 (nossa, to velho,kkk) fizeram um desenho animado do pacman com as mesmíssimas características do game, tinha até umas maquininhas com as pilulas que ele comia para poder comer os fantasmas e tudo mais, é interessante quando se vê um projeto sem roteiro gerar roteiros, uma vez eu ouvi falar que o autor do pacman criou esse jogo inspirado numa pizza, interessante que muitas inspirações estão na simplicidade e tentamos ir muitas vezes ao lado mais complexo, por causa da modernidade que vimos hoje em dia.

Só para não fugir do assunto original, percebi que o calendario ta muito amontoado, poderia ter uma separação entre um encargo e outro para facilitar a visualização de cada data para evitar enganos nas datas.
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Mensagem por PedroX Qui 30 Jan 2014, 17:40

Recentemente estive sem internet e então estive ausente (peço desculpas por não ter respondido as MPs de alguns membros). Mas quero dizer que o concurso ainda continua como antes. O prazo para se decidir sobre ser ou não um diretor está se esgotando. Aqueles que tinham dúvidas poderão postá-las aqui e elas serão respondidas em seguida, para que os outros possam consultar.

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Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 30 Jan 2014, 20:48

Teria como atualizar a lista de diretores para sabermos quem já aceitou o encargo?
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Mensagem por Rodrigo Santiago Seg 03 Fev 2014, 10:37

Neste concurso pode ter cargos duplos, como sonoplasta e roteirista, ou programador e spriter?
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Mensagem por PedroX Seg 03 Fev 2014, 16:45

Sim, as regras do concurso especificam que você pode ter mais de um cargo. Pode até ser em mais de uma equipe, desde que os diretores aceiteme e não seja o mesmo cargo.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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