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Problema no pulo em jogo 2D tipo megaman..
+3
alexgatimm
xxxAKIRAxxx
-Xita-
7 participantes
Página 1 de 1
Problema no pulo em jogo 2D tipo megaman..
Estou desenvolvendo meu primeiro jogo, tipo "castlevania", "megaman"...
criei um code para qnd acionar a tecla "Right" o personagem ir para direita alterando o sprite (Ex: de sprite_index = personagem_parado, para sprite_index = pensonagem_andando)
até aí tudo bem...
mas no pulo eu modifiquei para qnd precionada a tecla UP ele mudar para o sprite do personagem pulando, ele muda normalmente, mas qnd aperto o Right para avançar durante o salto, ele aciona o "personagem_andando"...
Ja tentei bastante na função "if, then, else" mas até então sem o resultado desejado. Como faço pra solucionar isso?
grato! ;D
criei um code para qnd acionar a tecla "Right" o personagem ir para direita alterando o sprite (Ex: de sprite_index = personagem_parado, para sprite_index = pensonagem_andando)
até aí tudo bem...
mas no pulo eu modifiquei para qnd precionada a tecla UP ele mudar para o sprite do personagem pulando, ele muda normalmente, mas qnd aperto o Right para avançar durante o salto, ele aciona o "personagem_andando"...
Ja tentei bastante na função "if, then, else" mas até então sem o resultado desejado. Como faço pra solucionar isso?
grato! ;D
-Xita-- Data de inscrição : 12/05/2009
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Re: Problema no pulo em jogo 2D tipo megaman..
cria uma variavel chamada "no_chao"
no STEP coloca isso.
no codigo q vc coloko pra muda o sprite vc usa.
if no_chao=true {image_index=pensonagem_andando}
isso resolve se vc entender.
qualquer coisa posta o codigo ai q eu arrumo pra vc.
no STEP coloca isso.
- Código:
if place_meeting(x,y+1,objeto_chao){no_chao=true}else{no_chao=false}
no codigo q vc coloko pra muda o sprite vc usa.
if no_chao=true {image_index=pensonagem_andando}
isso resolve se vc entender.
qualquer coisa posta o codigo ai q eu arrumo pra vc.
xxxAKIRAxxx- Data de inscrição : 04/02/2009
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Re: Problema no pulo em jogo 2D tipo megaman..
akira vc pode me explicar como fazer uma variavel?????
Re: Problema no pulo em jogo 2D tipo megaman..
oO... xxxAKIRAxxx Gostei da Fotu em
só que me parece familiar
e alex... é simples fazer uma variável
Abra um Objeto que você quer colocar a Variável... Clique em um EVENTO... EX:. Botão Pra esquerda... Colisão com algum personagem...
Olhe no lado direito da janela do objeto!!!... você verá umas abas.... Vai clicando nelas até achar um ícone que é uma folha branca... arraste a folha para o lado esquerdo...
abrirá um negócio para você escrever... Digite/Cole o Código que você quizer
é assim.. num intendeu ainda... pessa uma explicação melhor ... pode pedir
Keké Games
só que me parece familiar
e alex... é simples fazer uma variável
Abra um Objeto que você quer colocar a Variável... Clique em um EVENTO... EX:. Botão Pra esquerda... Colisão com algum personagem...
Olhe no lado direito da janela do objeto!!!... você verá umas abas.... Vai clicando nelas até achar um ícone que é uma folha branca... arraste a folha para o lado esquerdo...
abrirá um negócio para você escrever... Digite/Cole o Código que você quizer
é assim.. num intendeu ainda... pessa uma explicação melhor ... pode pedir
Keké Games
Re: Problema no pulo em jogo 2D tipo megaman..
Lembrando que também é possível fazer uma Variavel via GML.kekegames escreveu:oO... xxxAKIRAxxx Gostei da Fotu em
só que me parece familiar
e alex... é simples fazer uma variável
Abra um Objeto que você quer colocar a Variável... Clique em um EVENTO... EX:. Botão Pra esquerda... Colisão com algum personagem...
Olhe no lado direito da janela do objeto!!!... você verá umas abas.... Vai clicando nelas até achar um ícone que é uma folha branca... arraste a folha para o lado esquerdo...
abrirá um negócio para você escrever... Digite/Cole o Código que você quizer
é assim.. num intendeu ainda... pessa uma explicação melhor ... pode pedir
Keké Games
Nas ações, crie um evento "create",Na aba control, araste o icone com uma folha estampada, abrira uma janela de digitação de scripts, dai nomeie a sua variavel, e coloque o seu valor.
Exemplo:
atirando = false
pulando = false
parado = true
ou tambem da para colocar valores numéricos como:
Vida = 100
balas = 100
Entendeu alex?
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1010
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Re: Problema no pulo em jogo 2D tipo megaman..
kekegames isso eu sabia fazer a muito tempo entao ker dizer que ja e uma variavel ????
helio eu entendi muito naun so flater saber pra que ser isso que tu me disse
"Exemplo:
atirando = false
pulando = false
parado = true
ou tambem da para colocar valores numéricos como:
Vida = 100
balas = 100"
explica so isso
helio eu entendi muito naun so flater saber pra que ser isso que tu me disse
"Exemplo:
atirando = false
pulando = false
parado = true
ou tambem da para colocar valores numéricos como:
Vida = 100
balas = 100"
explica so isso
Re: Problema no pulo em jogo 2D tipo megaman..
essa explicação do xxxAKIRAxxx me ajudou tambem
vlws ae
vlws ae
Re: Problema no pulo em jogo 2D tipo megaman..
@alexgatimm
Cuidado ao reviver topicos muito antigos!
Leia as regras do forum:
https://gmbr.forumeiros.com/novidades-regras-f2/regras-do-forum-t1938.htm
O ultimo post foi de maio. O usuario xxxAKIRAxxx nao está mais entrando no forum.
Tente usar a ferramenta de busca! Muitas duvidas ja podem ter sido respondidas, caso contrário nao exite em fazer um topico para sua pergunta!
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Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
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