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Como fazer um charge tipo Megaman
2 participantes
Página 1 de 1
Como fazer um charge tipo Megaman
Eu queria saber como faz aquele charge do megaman...Aperta o botão de tiro e atira, até aí tudo bem, ai segura o botão por bastante tempo e quando larga ele atira um tiro maior e bem mais forte(indestrutivel), mas ao invés de um tiro mais forte, eu quero que o player atire nas quatro direções ao mesmo tempo (sei fazer as quatro).
Como fazer o que foi dito acima?
Como fazer o que foi dito acima?
Player Z- Data de inscrição : 11/04/2009
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Re: Como fazer um charge tipo Megaman
Player Z, você vai ter que controlar o comando do teclado da mesma maneira que controla o tiro: quando o Megaman carregar o tiro, o jogador também vai "carregar" o botão de tiro.
Vamos supor que você tenha três objectos tiro tiferentes, sendo um para cada intensidade. Por ordem crescente de força seriam: Tiro1, Tiro2, Tiro3.
Vamos controlar o tempo em que o jogador mantém a tecla pressionada. Crie uma variável tiro no evento Create do Megaman.
Agora, vamos relacionar qual instância será criada para o tiro de acordo com a variável que acabamos de definir:
Supondo que o botão de tiro seja a barra de espaços, coloque o código abaixo no evento Step do Megaman:
O que fizemos agora foi checar a variável tiro (que é relativa a segundos) e criar a instância adequada. Se o jogador pressionar a barra de espaços por um período menor que 1 segundo, o tiro será o tiro padrão.
Se o jogador manter pressionado por 1 segundo, o tiro será mais forte que o anterior. Se 2 segundos, então o tiro será o máximo.
Agora, separe os sprites, relativos à cada carregamento. Vamos supor que o nome desses sprites sejam Carrega1, Carrega2 e Carrega3, respectivamente.
Acrescente esse código no Step (logo abaixo do código acima):
Agora, cada intensidade do tiro vai ser representada por uma imagem diferente.
Boa sorte. XD
Vamos supor que você tenha três objectos tiro tiferentes, sendo um para cada intensidade. Por ordem crescente de força seriam: Tiro1, Tiro2, Tiro3.
Vamos controlar o tempo em que o jogador mantém a tecla pressionada. Crie uma variável tiro no evento Create do Megaman.
- Código:
tiro := 0;
Agora, vamos relacionar qual instância será criada para o tiro de acordo com a variável que acabamos de definir:
Supondo que o botão de tiro seja a barra de espaços, coloque o código abaixo no evento Step do Megaman:
- Código:
if tiro > 2 then tiro := 2;
if keyboard_check_released(vk_space) then
begin
switch (floor(tiro))
begin
case (0): instance_create(x,y,Tiro1); break;
case (1): instance_create(x,y,Tiro2); break;
case (2): instance_create(x,y,Tiro3); break;
end;
end;
if keyboard_check(vk_space) then tiro += 1/room_speed else tiro := 0;
O que fizemos agora foi checar a variável tiro (que é relativa a segundos) e criar a instância adequada. Se o jogador pressionar a barra de espaços por um período menor que 1 segundo, o tiro será o tiro padrão.
Se o jogador manter pressionado por 1 segundo, o tiro será mais forte que o anterior. Se 2 segundos, então o tiro será o máximo.
Agora, separe os sprites, relativos à cada carregamento. Vamos supor que o nome desses sprites sejam Carrega1, Carrega2 e Carrega3, respectivamente.
Acrescente esse código no Step (logo abaixo do código acima):
- Código:
switch (floor(tiro))
begin
case (0): sprite_index := Carrega1; break;
case (1): sprite_index := Carrega2; break;
case (2): sprite_index := Carrega3; break;
end;
Agora, cada intensidade do tiro vai ser representada por uma imagem diferente.
Boa sorte. XD
Última edição por Capitão Commando em Seg 03 Ago 2009, 22:47, editado 2 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Como fazer um charge tipo Megaman
hum...
essa função é igual a ao "switch" em C, eu n sabia se dava para fazer isso, mas acho que realmente o GML é um pouco mais poderoso que eu pensava....
essa função é igual a ao "switch" em C, eu n sabia se dava para fazer isso, mas acho que realmente o GML é um pouco mais poderoso que eu pensava....
Re: Como fazer um charge tipo Megaman
Player Z, desculpe meu erro. Na verdade, a condição para zerar a variável "tiro" deveria vir depois do statement switch e eu só percebi agora... XD
Corrigi o post e agora está ok.
Na verdade, algumas coisas entre muitas linguagens acabam se parecendo bastante. O switch do GML é exatamente igual ao do Java também. XD
Corrigi o post e agora está ok.
Natch escreveu:hum...
essa função é igual a ao "switch" em C, eu n sabia se dava para fazer isso, mas acho que realmente o GML é um pouco mais poderoso que eu pensava....
Na verdade, algumas coisas entre muitas linguagens acabam se parecendo bastante. O switch do GML é exatamente igual ao do Java também. XD
Convidad- Convidado
Re: Como fazer um charge tipo Megaman
pois...Natch escreveu:
hum...
essa função é igual a ao "switch" em C, eu n sabia se dava para fazer isso, mas acho que realmente o GML é um pouco mais poderoso que eu pensava....
Na verdade, algumas coisas entre muitas linguagens acabam se parecendo bastante. O switch do GML é exatamente igual ao do Java também. XD
mas na verdade o GM é mais parecido com o C
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