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Tiro atravessando alvo
+3
mleoni
Willy
makino
7 participantes
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Tiro atravessando alvo
Pessoal meu jogo é meio top down (nao sei dizer como é a expectativa dele) e possui armas e logo possui um tiro,eu quis dar um pouco de realidade e coloquei uma velocidade considerável no tiro,o problema é que eu axo que quando coloco
codigo atual :
Create:
No Step:
Ta vspeed e hspeed pq eu ja tava tentando outros meios mas aprincipio era x+=velo e talz
Image do ocorrido:
No caso o tiro (bolinha amarela) atravessou o alvo
- Código:
x+=100
codigo atual :
Create:
- CREATE:
- Código:
direcao = "none"
switch (obj_Player.direcao)
{
case ("direita"): direcao = "direita"
break;
case("esquerda"): direcao = "esquerda"
break;
case("cima"): direcao = "cima"
break;
case("baixo"): direcao = "baixo"
}
alarm[0]=120;
velo = 60;
No Step:
- STEP:
- Código:
switch (direcao)
{
case ("direita"): hspeed=velo
break;
case("esquerda"): hspeed=-velo
break;
case("cima"): vspeed=-velo
break;
case("baixo"): vspeed=velo
}
Ta vspeed e hspeed pq eu ja tava tentando outros meios mas aprincipio era x+=velo e talz
Image do ocorrido:
No caso o tiro (bolinha amarela) atravessou o alvo
makino- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: Tiro atravessando alvo
Ao invés de você usar:
- Código:
x+=100;
- Código:
repeat(100){
x+=1;
}
Re: Tiro atravessando alvo
vlw ferreiro rsrs (Rag s2) então cara amanha eu testo qe agr ja tou dormindo encima do pc kk
makino- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: Tiro atravessando alvo
não funcionou muito bem parece qe o numero de vezes qe atravessa dminuiu mas continua atravessando as vezes,troquei o 100 pela minha variavel velo,que no caso esta em 60
makino- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: Tiro atravessando alvo
Já tentou mp_potential_step ? Ele tem uma opção de velocidade,pode funcionar.
mleoni- Data de inscrição : 06/03/2013
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Re: Tiro atravessando alvo
Tem duas soluções:
- Aumente a room_speed, mas pode dar problema com a performance em alguns pcs.
- A melhor e mais simples solução é aumentar a mask do sprite do projétil assim ele sempre vai colidir corretamente.
- Aumente a room_speed, mas pode dar problema com a performance em alguns pcs.
- A melhor e mais simples solução é aumentar a mask do sprite do projétil assim ele sempre vai colidir corretamente.
cascavelo- Games Ranking :
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Re: Tiro atravessando alvo
uma boa ideia, é, colocar o objeto a ser atingido como solido, e usar isso:
Ps: você pode tentar assim:
- Código:
move_contact_solid(direction,-1)
Ps: você pode tentar assim:
- Código:
with(object){solid=true}
with(instance_create(x,y,Bala)){move_contact_solid(direction,-1)}
with(object){solid=false}
Re: Tiro atravessando alvo
FAIL o tiro se teleporta até o alvo,ate qe o jogo poderia ser assim,o problema qe ele chega e fica colado no alvo e não chega realmente colidir e nada qe esta dentro do colision funciona
makino- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: Tiro atravessando alvo
nesse caso, é só fazer com que a bala não pare de se mover, colocando um speed ou algo assim... e a bala não se teleporta, ela se move muito rapido, tanto que se tiver outra coisa solida ela para!
Re: Tiro atravessando alvo
Usando a ideia do Willy, faça uma checagem de colisão:
- Código:
repeat(100){
x+=1;
if (place_meeting(x,y,obj_alvo)) {
//Colidiu
}
}
Kapoty- Games Ranking :
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Re: Tiro atravessando alvo
vou tentar quando chegar em casa,ainda bem qe eu ja queria tirar esse colision msm muito amador kk
makino- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: Tiro atravessando alvo
NÃO FAÇA ISSO!
VAI CONSUMIR A VELOCIDADE DO JOGO
KAPOTY! VOCÊ JA DEVIA SABER ISSO!
Sempre lembre de colocar a velocidade máxima menor ou igual ao número de pixeis da sprite que serve de colisão(mask).
x+=100 é o mesmo que:
Você pode fazer assim:
VAI CONSUMIR A VELOCIDADE DO JOGO
KAPOTY! VOCÊ JA DEVIA SABER ISSO!
Sempre lembre de colocar a velocidade máxima menor ou igual ao número de pixeis da sprite que serve de colisão(mask).
x+=100 é o mesmo que:
- Código:
repeat(100){
x+=1
}
Você pode fazer assim:
- Código:
var xpre,ypre, xx,yy;
xpre=x;
ypre=y;
x+=legthdir_x(100,dir)
y+=legthdir_y(100,dir)
if collision_line(xpre,ypre,x,y,all,1,-1) {
x=xpre;y=ypre;
for(i=1;i<=100;i+=8){//SENDO 8 o tamanho da sprite, pra economizar
xx=x+legthdir_x(i,dir)
yy=y+legthdir_y(i,dir)
if (place_meeting(xx,yy,obj_alvo)) {
//Colidiu
}//repita else if para mais outros objetos
}
}
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Re: Tiro atravessando alvo
Quanta raiva, na verdade eu já sabia disso, mas sempre fiz assim e nunca perdi FPS.
Mas gostei do seu método, é melhor mesmo.
Mas gostei do seu método, é melhor mesmo.
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Re: Tiro atravessando alvo
Isaque, acho que o Kapoty tava falando do Rodrigo...
Enfim...
Enfim...
De certo modo você está certo, realmente vai ter uma quantidade de verificações a cada step, entretanto, o consumo de memória é minimo e não apresenta risco ao desempenho do jogo. Quem sabe se tiver uma centena de objetos...Rodrigo escreveu:Usando o método do Kapoty você vai fazer seu jogo desabar em frames! 100 verificações de colisão por step em cada bala!
Re: Tiro atravessando alvo
Programando no GameMaker você tem que aproveitar ao máximo as frames.
Talvez seu jogo não tem problemas agora, pois ainda não esta pronto, mais quando tiver todos os menus, npc, objetos de controle e paredes , ai sim você notará a diferença.
Talvez seu jogo não tem problemas agora, pois ainda não esta pronto, mais quando tiver todos os menus, npc, objetos de controle e paredes , ai sim você notará a diferença.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: Tiro atravessando alvo
Bom, eu nunca fiz um teste "real" de desempenho, mas posso te afirmar que durante toda minha carreira com GM eu usei esse método e nunca tive problemas, e olha que meu computador é beeeem modesto.
Mas enfim, desempenho não é o foco deste tópico, usar ou não fica a critério do autor.
Flws...
Mas enfim, desempenho não é o foco deste tópico, usar ou não fica a critério do autor.
Flws...
Re: Tiro atravessando alvo
onix to testando com o seu msm,pq com o do rodrigo o tiro vai dps qe o personagem desencosta dele,o problema é qe com o seu quando o alvo esta junto a min (proximo,colidido) o tiro simplesmente n o afeta,aguardo resposta e obrigado a todos os outros qe tentaram me ajudar
makino- Data de inscrição : 19/09/2013
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