GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Resolvido]Criar objetos com nomes

3 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Criar objetos com nomes Empty [Resolvido]Criar objetos com nomes

Mensagem por Kol Qua 11 Set 2013, 23:07

Fala ae galera, comecei a aprender a mexer no game maker antes de ontem, li todo o manual e varios dos tutoriais que tem aki, já fiz um jogo basico de andar por clicar, então comecei fazendo uns inimigos que atacam meu personagem, soh que tem um problema, gostaria de controlar eles, separadamente, por exemplo criei um objeto chamado inimigo, ai com um objeto chamado "start" eu crio 3 inimigos

Código:

instance_create(190,190,inimigo)
instance_create(200,120,inimigo)
instance_create(200,50,inimigo)
soh que gostaria de controlar esses 3 mob separadamente, deletar algum deles sem deletar o outro pro outro objeto como faço ? Pois isso tbm tem a ver com o jogo online, quando eu criar um personagem que entro na sala, gostaria qe ele tiver o nome personage_nomedoper, entenderam ?


Última edição por Kol em Qua 11 Set 2013, 23:45, editado 1 vez(es)
Kol
Kol

Data de inscrição : 11/09/2013
Reputação : 8
Número de Mensagens : 56
Prêmios : [Resolvido]Criar objetos com nomes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Criar objetos com nomes Empty Re: [Resolvido]Criar objetos com nomes

Mensagem por Kol Qua 11 Set 2013, 23:45

Consegui aqui galera, para criar um novo objeto, mas matendo o controle dele é soh colocar

Código:

inimigo1 = instance_create(190,190,inimigo);
inimigo2 = instance_create(190,190,inimigo);
Ou seja mesmo eles tendo o mesmo objeto, eles tem nome diferentes. Assim você pode controlar apenas um de cada vez.

Pode colocar com resolvido ae, vlws
Kol
Kol

Data de inscrição : 11/09/2013
Reputação : 8
Número de Mensagens : 56
Prêmios : [Resolvido]Criar objetos com nomes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Criar objetos com nomes Empty Re: [Resolvido]Criar objetos com nomes

Mensagem por gambit Qui 12 Set 2013, 01:08

Kol escreveu:Consegui aqui galera, para criar um novo objeto, mas matendo o controle dele é soh colocar

Código:

inimigo1 = instance_create(190,190,inimigo);
inimigo2 = instance_create(190,190,inimigo);
Ou seja mesmo eles tendo o mesmo objeto, eles tem nome diferentes. Assim você pode controlar apenas um de cada vez.

Pode colocar com resolvido ae, vlws
cada objeto que é criado tem uma identificação diferente chamada id

Código:

exemplos
inimigo1 = instance_create(190,190,inimigo);
// inimigo1=id do objeto criado pelo código acima
inimigo2 = instance_create(190,190,inimigo);
// inimigo2=id do objeto criado pelo código acima
gambit
gambit

Data de inscrição : 22/06/2008
Reputação : 8
Número de Mensagens : 162
Prêmios : [Resolvido]Criar objetos com nomes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://ssqt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Criar objetos com nomes Empty Re: [Resolvido]Criar objetos com nomes

Mensagem por Kol Qui 12 Set 2013, 01:27

Então, como eu pego essa id ? Porque do jeito que eu fiz, por mais qe eu nao saiba a id, eu transfiro ela pra outra variavel
Kol
Kol

Data de inscrição : 11/09/2013
Reputação : 8
Número de Mensagens : 56
Prêmios : [Resolvido]Criar objetos com nomes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Criar objetos com nomes Empty Re: [Resolvido]Criar objetos com nomes

Mensagem por PedroX Qui 12 Set 2013, 11:12

A id é guardada na variável.

É que a função instance_create() retorna um número.

Você pode testar assim:

Código:
inimigo1 = instance_create(x, y, objInimigo)

show_message(inimigo1)

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Resolvido]Criar objetos com nomes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Criar objetos com nomes Empty Re: [Resolvido]Criar objetos com nomes

Mensagem por Kol Qui 12 Set 2013, 13:12

Cara agora fico na duvida, como posso descobrir o nome dele pelo proprio evento com codigo ?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Galera consegui isso tbm, soh colocar instance_position(x,y,all) Que você pega o id do personagem ou do inimigo
Kol
Kol

Data de inscrição : 11/09/2013
Reputação : 8
Número de Mensagens : 56
Prêmios : [Resolvido]Criar objetos com nomes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Criar objetos com nomes Empty Re: [Resolvido]Criar objetos com nomes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos