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[Resolvido]Porque o objeto do meu jogo parou de curvar?

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Mensagem por ruben.23 Dom 08 Set 2013, 16:52

eu acrescentei dois códigos no meu jogo que parecem não combinar, pelo menos eu acho!
são esses:
Código:
x = obj_car.x-224;
y = obj_car.y;//usei este codigo no step do obj_pneu_dir para que ele fique sempre 224 pixels do obj_car
e esse:
Código:
image_angle = point_direction(x,y,obj_pneu_dir.x,obj_pneu_dir.y);//usei este no step do obj_car para que ele aponte sempre pro obj_pneu_dir
o que acontece, é que os dois objetos não fazem a curva para direita e esquerda, quando tiro o codigo  
Código:
x = obj_car.x-224;
y = obj_car.y;
aí volta ao normal! Por favor me ajudae galera!


Última edição por ruben.23 em Dom 08 Set 2013, 17:30, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : correção de erro de informação)
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Mensagem por ruben.23 Dom 08 Set 2013, 17:35

Consegui sozinho apesar de tudo! a solução foi colocar os códigos nos eventos begin step e end step, colocando no evento end step do obj_pneu_dir o codigo
Código:
x=obj_car.x+224; //isso faz o obj_peneu_dir ficar sempre 224 pixels a frente do obj_car
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Mensagem por saim Dom 08 Set 2013, 17:57

Deu certo mesmo? Eu estava escrevendo a resposta a seguir. Dê uma avaliada, talvez ajude.

São dois códigos em dois objetos pra fazer uma coisa só.
Primeiro, você coloca o obj_pneu_dir numa posição fixa com relação ao obj_car e então diz ao obj_car pra apontar pro outro objeto. Não vai girar, mesmo.

Tem que definir o que você quer que aconteça primeiro - ou anda ou gira - e definir QUAL objeto manda. Na vida real, o pneu manda no carro. Eu costumo fazer o carro mandar no pneu.

Então, no step do carro, eu faria algo como:
Código:
// muda o x, y e image_angle em função dos inputs do jogador, aí faz o seguinte
pneu . x = x + lengthdir_x(224, image_angle);
pneu . y = y + lengthdir_y(224, image_angle);
E tiraria todo o código do pneu. Aliás, eu faria o pneu ser só uma sprite, sem um objeto.
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Mensagem por ruben.23 Dom 08 Set 2013, 21:55

Deu certo, mas so com o obj_pneu_dir, o obj_pneu_esq fica em cima do obj_pneu_dir não importa o valor que eu ponho em y, porem no x ele fica mais a frente ou mais atraz quando mudo o valor de x! como fazer pro obj_pneu_esq ficar do lado do obj_pneu_dir?
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Mensagem por saim Seg 09 Set 2013, 21:53

pro pneu esquerdo, eu faria como o direito, só mudando o ângulo de referência:
Código:
// muda o x, y e image_angle em função dos inputs do jogador, aí faz o seguinte
pneuDireito . x = x + lengthdir_x(224, image_angle);
pneuDireito . y = y + lengthdir_y(224, image_angle);
pneuEsquerdo . x = x + lengthdir_x(224, image_angle + 180);
pneuEsquerdo . y = y + lengthdir_y(224, image_angle + 180);
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Mensagem por ruben.23 Seg 09 Set 2013, 22:00

porque 180? explicae por favor?
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Mensagem por mZIl Seg 09 Set 2013, 22:03

ruben.23 escreveu:porque 180? explicae por favor?
Porque se você somar qualquer angulo por 180 vai dar o angulo inicial invertido horizontalmente.

Imagine uma linha desenhada com angulo 90, agora desenhe outra com o angulo 90+180, ela irá apontar exatamente para o lado oposto.
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Mensagem por ruben.23 Seg 09 Set 2013, 22:59

eita como foi difícil rapa!
mas eu consegui,la!  eis o codigo
Código:
obj_pneu_dir . x = x + lengthdir_x(224, image_angle);
obj_pneu_dir . y = y + lengthdir_y(224, image_angle);
obj_pneu_esq . x = x + lengthdir_x(270, image_angle + 33);
obj_pneu_esq . y = y + lengthdir_y(270, image_angle + 33);
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