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Mensagem por Teo_Damasceno Qua 28 Ago 2013, 11:23

Olá pessoal minha duvida e o seguinte... meu personagem dve soltar um poder que procure o inimigo mais proximo...

entao estou usando o seguinte codigo:

effect_create_above(ef_smoke,x+20,y,20,c_white)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y)
speed=4.5}

tenho varios inimigos na room com o mesmo parent(obj_inimigo) mas quando solto o poder ele parece procurar de forma
aleatorio pelos inimigos preciso que ele procure o mais proximo.. se alguem puder ajudar ai agradeço...
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Mensagem por mleoni Qua 28 Ago 2013, 12:27

É porque você usou o código pro objeto parent,então o código servirá para todos que tiverem esse objeto como parent.Para o mais próximo use instance_nearest.
Exemplo :
Código:

inimigo_maisProximo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,inimigo_maisProximo.x,inimigo_maisProximo.y)
speed=4.5}
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Mensagem por luis.luismoreschi Qua 28 Ago 2013, 12:28

olá faça o GM definir um alvo antes Very Happy como no exemplo abaixo
Código:

var_alvo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)

if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300
{
      direction=point_direction(x,y,var_alvo.x,var_alvo.y)
      image_angle=direction
      move_towards_point(var_alvo.x,var_alvo.y,4.5)
}
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Mensagem por Teo_Damasceno Qua 28 Ago 2013, 13:11

Desculpa pessoal mas nao entendi mto bem... esse Inimigo_MaisProximo e um objeto que devo criar? podem me explicar mais detalhadamente?... rsrsr

desculpem sou meio lento...

deu erro Sad
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Mensagem por luis.luismoreschi Qua 28 Ago 2013, 13:21

var_alvo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
isso é uma variável, ele define como alvo o objeto inimigo mais próximo do player
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Mensagem por mZIl Qua 28 Ago 2013, 13:25

Teo_Damasceno escreveu:Desculpa pessoal mas nao entendi mto bem... esse Inimigo_MaisProximo e um objeto que devo criar? podem me explicar mais detalhadamente?... rsrsr

desculpem sou meio lento...

deu erro Sad
Algumas funções retornam um valor. Nesse caso, ela retorna o index da instancia mais próxima. A variável vai ter o valor do que a função retornar. Nesse caso, a variável "inimigo_maisProximo" receberá o index da instancia mais próxima. Então quando você faz "inimigo_maisProximo.x" é a mesma coisa que pegar a posição "x" da instancia que está sendo referenciada pelo index que está na variável.

Edit: Vou dar outro exemplo de uma função que retorna um valor:

A função "keyboard_check(key)" irá ver se a key passada está pressionada, se estiver, irá retornar "true". Se não, "false".
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Mensagem por Teo_Damasceno Qua 28 Ago 2013, 13:56

olha pessoal... vou explicar melhor minha situação...

meu personagem tem um poder que sai procurando os inimigos na room, nessa room tem varios inimigos mas todos eles estao com parent (obj_inimigo) por isso usei um codigo somente para todos os inimigos coloquei esse codigo no step do poder

effect_create_above(ef_smoke,x+20,y,20,c_white)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y)
speed=4.5}

mas o que acontece e que esse poder esta buscando os inimigos de forma aleatoria....

se puderem ajudar agradeço mto...
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Mensagem por Zero. Qua 28 Ago 2013, 14:18

Amigo, para resolver o problema vc tem q fazer isso mesmo, a questão que vc não entendeu, eu creio, é que uma variavel pode adquirir qualquer valor, como de um objeto se eu colocar, variavel=obj_inimigo, a variavel terá o valor do obj inimigo q é o numero q ele foi criado, o primeiro obj q vc criou no seu projeto tem valor 0, o segundo valor 1, e assim por diante..
Mas a questão que essa função, instance_nearest(x,y,objeto), retorna a id (cada objeto tem sua ID na room) do objeto que vc colocou na função mais próximo. No caso retorna a id do obj_inimigo mais próximo.
Vc não precisar declarar uma variavel pra isso, vc pode declarar uma variavel temporária, essa variável vai durar so até o final do código, isso é feito da seuinte forma :
Código:
var var_1, var_2, var_3;
Assim eu criei 3 variaveis temporárias, var_1, var_2 e var_3, que ao final do code elas vão desaparecer.
Então seu código resumidamente ficaria:
Código:

var inimigo_maisProximo;
inimigo_maisProximo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,inimigo_maisProximo.x,inimigo_maisProximo.y)
speed=4.5}
Espero que entenda agora Happy
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Mensagem por Teo_Damasceno Qua 28 Ago 2013, 14:29

Perfeito cara.... obg mesmo...
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