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Seguir objeto mais proximo
5 participantes
Página 1 de 1
Seguir objeto mais proximo
Olá pessoal minha duvida e o seguinte... meu personagem dve soltar um poder que procure o inimigo mais proximo...
entao estou usando o seguinte codigo:
effect_create_above(ef_smoke,x+20,y,20,c_white)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y)
speed=4.5}
tenho varios inimigos na room com o mesmo parent(obj_inimigo) mas quando solto o poder ele parece procurar de forma
aleatorio pelos inimigos preciso que ele procure o mais proximo.. se alguem puder ajudar ai agradeço...
entao estou usando o seguinte codigo:
effect_create_above(ef_smoke,x+20,y,20,c_white)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y)
speed=4.5}
tenho varios inimigos na room com o mesmo parent(obj_inimigo) mas quando solto o poder ele parece procurar de forma
aleatorio pelos inimigos preciso que ele procure o mais proximo.. se alguem puder ajudar ai agradeço...
Re: Seguir objeto mais proximo
É porque você usou o código pro objeto parent,então o código servirá para todos que tiverem esse objeto como parent.Para o mais próximo use instance_nearest.
Exemplo :
Exemplo :
- Código:
inimigo_maisProximo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,inimigo_maisProximo.x,inimigo_maisProximo.y)
speed=4.5}
mleoni- Data de inscrição : 06/03/2013
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ALVO
olá faça o GM definir um alvo antes como no exemplo abaixo
- Código:
var_alvo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300
{
direction=point_direction(x,y,var_alvo.x,var_alvo.y)
image_angle=direction
move_towards_point(var_alvo.x,var_alvo.y,4.5)
}
luis.luismoreschi- Data de inscrição : 16/07/2012
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Re: Seguir objeto mais proximo
Desculpa pessoal mas nao entendi mto bem... esse Inimigo_MaisProximo e um objeto que devo criar? podem me explicar mais detalhadamente?... rsrsr
desculpem sou meio lento...
deu erro
desculpem sou meio lento...
deu erro
Re: Seguir objeto mais proximo
var_alvo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
isso é uma variável, ele define como alvo o objeto inimigo mais próximo do player
isso é uma variável, ele define como alvo o objeto inimigo mais próximo do player
luis.luismoreschi- Data de inscrição : 16/07/2012
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Re: Seguir objeto mais proximo
Algumas funções retornam um valor. Nesse caso, ela retorna o index da instancia mais próxima. A variável vai ter o valor do que a função retornar. Nesse caso, a variável "inimigo_maisProximo" receberá o index da instancia mais próxima. Então quando você faz "inimigo_maisProximo.x" é a mesma coisa que pegar a posição "x" da instancia que está sendo referenciada pelo index que está na variável.Teo_Damasceno escreveu:Desculpa pessoal mas nao entendi mto bem... esse Inimigo_MaisProximo e um objeto que devo criar? podem me explicar mais detalhadamente?... rsrsr
desculpem sou meio lento...
deu erro
Edit: Vou dar outro exemplo de uma função que retorna um valor:
A função "keyboard_check(key)" irá ver se a key passada está pressionada, se estiver, irá retornar "true". Se não, "false".
mZIl- Data de inscrição : 10/07/2013
Reputação : 2
Número de Mensagens : 49
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Re: Seguir objeto mais proximo
olha pessoal... vou explicar melhor minha situação...
meu personagem tem um poder que sai procurando os inimigos na room, nessa room tem varios inimigos mas todos eles estao com parent (obj_inimigo) por isso usei um codigo somente para todos os inimigos coloquei esse codigo no step do poder
effect_create_above(ef_smoke,x+20,y,20,c_white)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y)
speed=4.5}
mas o que acontece e que esse poder esta buscando os inimigos de forma aleatoria....
se puderem ajudar agradeço mto...
meu personagem tem um poder que sai procurando os inimigos na room, nessa room tem varios inimigos mas todos eles estao com parent (obj_inimigo) por isso usei um codigo somente para todos os inimigos coloquei esse codigo no step do poder
effect_create_above(ef_smoke,x+20,y,20,c_white)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y)
speed=4.5}
mas o que acontece e que esse poder esta buscando os inimigos de forma aleatoria....
se puderem ajudar agradeço mto...
Re: Seguir objeto mais proximo
Amigo, para resolver o problema vc tem q fazer isso mesmo, a questão que vc não entendeu, eu creio, é que uma variavel pode adquirir qualquer valor, como de um objeto se eu colocar, variavel=obj_inimigo, a variavel terá o valor do obj inimigo q é o numero q ele foi criado, o primeiro obj q vc criou no seu projeto tem valor 0, o segundo valor 1, e assim por diante..
Mas a questão que essa função, instance_nearest(x,y,objeto), retorna a id (cada objeto tem sua ID na room) do objeto que vc colocou na função mais próximo. No caso retorna a id do obj_inimigo mais próximo.
Vc não precisar declarar uma variavel pra isso, vc pode declarar uma variavel temporária, essa variável vai durar so até o final do código, isso é feito da seuinte forma :
Então seu código resumidamente ficaria:
Mas a questão que essa função, instance_nearest(x,y,objeto), retorna a id (cada objeto tem sua ID na room) do objeto que vc colocou na função mais próximo. No caso retorna a id do obj_inimigo mais próximo.
Vc não precisar declarar uma variavel pra isso, vc pode declarar uma variavel temporária, essa variável vai durar so até o final do código, isso é feito da seuinte forma :
- Código:
var var_1, var_2, var_3;
Então seu código resumidamente ficaria:
- Código:
var inimigo_maisProximo;
inimigo_maisProximo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,inimigo_maisProximo.x,inimigo_maisProximo.y)
speed=4.5}
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
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