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[Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
3 participantes
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[Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
Eu estou com um probleminha.
Preciso pegar o segundo objeto mais proximo (ou terceiro, ou quarto...) de um objeto.
Eu sei que pegar o objeto mais proximo se usa a função
instance_nearest(x,y,objeto); //Retorna o objeto mais proximo
Mas agora eu quero pegar o segundo ou o terceiro mais proximo.
Ex:
P - I,I,I(quero esse ultimo, o P é o personagem)
Deu pra entender?
Preciso pegar o segundo objeto mais proximo (ou terceiro, ou quarto...) de um objeto.
Eu sei que pegar o objeto mais proximo se usa a função
instance_nearest(x,y,objeto); //Retorna o objeto mais proximo
Mas agora eu quero pegar o segundo ou o terceiro mais proximo.
Ex:
P - I,I,I(quero esse ultimo, o P é o personagem)
Deu pra entender?
Última edição por gifah em Qua 06 Jul 2011, 17:32, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
Desativa a instância mais próxima e depois usa a função instance_nearest novamente. Crie um script chamado retorna_proximo, e cole isso nele:
Eu não testei, mas acredito que vai funcionar. O último argumento (ordem) TEM que ser maior que zero, é a ordem de proximidade
- Código:
// -------------------------------------------------
// retorna_proximo(x, y, obj, ordem);
// -------------------------------------------------
var near;
near := -1;
near := instance_nearest(argument0, argument1, argument2);
repeat (argument3 - 1)
begin
instance_deactivate_region(near.x - 1, near.y - 1, 1, 1, true, true);
near := instance_nearest(argument0, argument1, argument2);
end;
instance_activate_all();
return (near);
Eu não testei, mas acredito que vai funcionar. O último argumento (ordem) TEM que ser maior que zero, é a ordem de proximidade
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Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
Cara, li HOJE um script que faz isso. Ele coloca todas as instâncias do objeto numa ds_priority_queue (ou algo assim) e usa a distância como critério de prioridade. Daí, é só achar o enésimo item dessa lista e ele será o enésimo mais próximo.
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Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
Bom script saim!
@gifah, deixe o meu de lado e use esse que o saim postou.
@gifah, deixe o meu de lado e use esse que o saim postou.
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Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
Ninja8086 escreveu:Bom script saim!
@gifah, deixe o meu de lado e use esse que o saim postou.
rsrsrs. OK.
De qualquer forma. Eu nao intendi muito bem o que o saim postou.
vou coloca-lo aqui que ficará mais facil de visualizar.
- Código:
/*
** Usage:
** inst = instance_nth_nearest(x,y,obj,n);
**
** Arguments:
** x,y a point
** obj an object_index, or keyword "all"
** n proximity
**
** Return:
** inst (n)th nearest instance id of type
** (object) to the given point (x,y),
** or keyword "noone" if none found.
**
** GMLscripts.com
*/
{
var pointx,pointy,object,n,list,nearest;
pointx = argument0;
pointy = argument1;
object = argument2;
n = argument3;
n = min(max(1,n),instance_number(object));
list = ds_priority_create();
nearest = noone;
with (object) ds_priority_add(list,id,distance_to_point(pointx,pointy));
repeat (n) nearest = ds_priority_delete_min(list);
ds_priority_destroy(list);
return nearest;
}
nao intendi de onde vem os argumentos. É do var la encima? Aquelas variaveis são referentes a o que?
esse " n = min(max(1,n),instance_number(object)) " é o que?
Nao entendi nada desse codigo. Saim ou alguem poderia me explicar?
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Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
Quando vc usa o instance_nearest() a função retorna a instância mais próxima, com essa instance_nth_nearest(), o jeito de usar é o mesmo, porém tem um argumento a mais que é a enésima (n) ordem de distância.
Por exemplo, usando a instance_nearest() e a instance_nth_nearest():
Pegar o objeto mais próximo "de mim":
Pegar o terceiro objeto mais próximo "de mim":
Essas variáveis aqui...
Esse código aqui...
Depois ele fazer um esquema muito inteligente, o autor foi 10!
Conversar com as instâncias do objeto (with) para que elas mesmas joguem sua distância entre o ponto desejado (distance_to_point) e jogar esse valores em uma lista de prioridade
Daí ele vai eliminando as prioridades até chegar à enésima posição, que é o valor do id da instância!
Por exemplo, usando a instance_nearest() e a instance_nth_nearest():
Pegar o objeto mais próximo "de mim":
- Código:
instance_nearest(x, y, all);
Pegar o terceiro objeto mais próximo "de mim":
- Código:
instance_nth_nearest(x,y,all,3);
Essas variáveis aqui...
- Código:
var pointx,pointy,object,n,list,nearest;
Esse código aqui...
- Código:
n = min(max(1,n),instance_number(object))
Depois ele fazer um esquema muito inteligente, o autor foi 10!
Conversar com as instâncias do objeto (with) para que elas mesmas joguem sua distância entre o ponto desejado (distance_to_point) e jogar esse valores em uma lista de prioridade
Daí ele vai eliminando as prioridades até chegar à enésima posição, que é o valor do id da instância!
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Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
Ninja8086 escreveu:Quando vc usa o instance_nearest() a função retorna a instância mais próxima, com essa instance_nth_nearest(), o jeito de usar é o mesmo, porém tem um argumento a mais que é a enésima (n) ordem de distância.
Por exemplo, usando a instance_nearest() e a instance_nth_nearest():
Pegar o objeto mais próximo "de mim":
- Código:
instance_nearest(x, y, all);
Pegar o terceiro objeto mais próximo "de mim":
- Código:
instance_nth_nearest(x,y,all,3);
Essas variáveis aqui......são variáveis temporárias do script. Quando você usa a chave var, essas variáveis serão usadas somente nesse script e depois de finalizado, ele vai limpar essas variáveis da memória.
- Código:
var pointx,pointy,object,n,list,nearest;
Esse código aqui...... faz com que o valor de "n" (último argumento, a enésima posição) seja sempre o menor valor (min()) entre 1 (max(1,n)) e o valor máximo de instâncias do objeto "object" (instance_number(object))
- Código:
n = min(max(1,n),instance_number(object))
Depois ele fazer um esquema muito inteligente, o autor foi 10!
Conversar com as instâncias do objeto (with) para que elas mesmas joguem sua distância entre o ponto desejado (distance_to_point) e jogar esse valores em uma lista de prioridade
Daí ele vai eliminando as prioridades até chegar à enésima posição, que é o valor do id da instância!
Hum. Entendi, um pouco.
Vou trabalhar um pouco nesse codigo pra tentar entender melhor.
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Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
[quote="gifah"]nao intendi de onde vem os argumentos. É do var la encima? Aquelas variaveis são referentes a o que?[quote]O código é um script, não deve ser usado diretamente no código do objeto. Voce cria um script novo, copia tudo o que está no código dentro desse script e chama ele de "instance_nth_nearest".
Quando precisar saber o enésimo mais próximo, use a "nova função" (ou seja, chame o script) dessa forma: "instance_nth_nearest(x,y,obj,n)", onde "x" e "y" são as coordenadas do ponto que você quer usar como comparação, "obj" é o objeto a ser determinado como mais próximo e "n", a posição mais próximo que você quer (1º, 2º, etc.).
Os valores entre parênteses serão usados como argumentos do script.
Quando precisar saber o enésimo mais próximo, use a "nova função" (ou seja, chame o script) dessa forma: "instance_nth_nearest(x,y,obj,n)", onde "x" e "y" são as coordenadas do ponto que você quer usar como comparação, "obj" é o objeto a ser determinado como mais próximo e "n", a posição mais próximo que você quer (1º, 2º, etc.).
Os valores entre parênteses serão usados como argumentos do script.
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Re: [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
[quote="saim"][quote="gifah"]nao intendi de onde vem os argumentos. É do var la encima? Aquelas variaveis são referentes a o que?
CLAP CLAP CLAP!!!
agora intendi. muito obrigado.
O código é um script, não deve ser usado diretamente no código do objeto. Voce cria um script novo, copia tudo o que está no código dentro desse script e chama ele de "instance_nth_nearest".
Quando precisar saber o enésimo mais próximo, use a "nova função" (ou seja, chame o script) dessa forma: "instance_nth_nearest(x,y,obj,n)", onde "x" e "y" são as coordenadas do ponto que você quer usar como comparação, "obj" é o objeto a ser determinado como mais próximo e "n", a posição mais próximo que você quer (1º, 2º, etc.).
Os valores entre parênteses serão usados como argumentos do script.
CLAP CLAP CLAP!!!
agora intendi. muito obrigado.
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