Entrar
Últimos assuntos
» Problemas com particulaspor RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
Seguir objeto mais proximo
5 participantes
Página 1 de 1
Seguir objeto mais proximo
Olá pessoal minha duvida e o seguinte... meu personagem dve soltar um poder que procure o inimigo mais proximo...
entao estou usando o seguinte codigo:
effect_create_above(ef_smoke,x+20,y,20,c_white)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y)
speed=4.5}
tenho varios inimigos na room com o mesmo parent(obj_inimigo) mas quando solto o poder ele parece procurar de forma
aleatorio pelos inimigos preciso que ele procure o mais proximo.. se alguem puder ajudar ai agradeço...
entao estou usando o seguinte codigo:
effect_create_above(ef_smoke,x+20,y,20,c_white)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y)
speed=4.5}
tenho varios inimigos na room com o mesmo parent(obj_inimigo) mas quando solto o poder ele parece procurar de forma
aleatorio pelos inimigos preciso que ele procure o mais proximo.. se alguem puder ajudar ai agradeço...
Re: Seguir objeto mais proximo
É porque você usou o código pro objeto parent,então o código servirá para todos que tiverem esse objeto como parent.Para o mais próximo use instance_nearest.
Exemplo :
Exemplo :
- Código:
inimigo_maisProximo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,inimigo_maisProximo.x,inimigo_maisProximo.y)
speed=4.5}
mleoni- Data de inscrição : 06/03/2013
Reputação : 23
Número de Mensagens : 81
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
ALVO
olá faça o GM definir um alvo antes como no exemplo abaixo
- Código:
var_alvo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300
{
direction=point_direction(x,y,var_alvo.x,var_alvo.y)
image_angle=direction
move_towards_point(var_alvo.x,var_alvo.y,4.5)
}
luis.luismoreschi- Data de inscrição : 16/07/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 33
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir objeto mais proximo
Desculpa pessoal mas nao entendi mto bem... esse Inimigo_MaisProximo e um objeto que devo criar? podem me explicar mais detalhadamente?... rsrsr
desculpem sou meio lento...
deu erro
desculpem sou meio lento...
deu erro
Re: Seguir objeto mais proximo
var_alvo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
isso é uma variável, ele define como alvo o objeto inimigo mais próximo do player
isso é uma variável, ele define como alvo o objeto inimigo mais próximo do player
luis.luismoreschi- Data de inscrição : 16/07/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 33
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir objeto mais proximo
Algumas funções retornam um valor. Nesse caso, ela retorna o index da instancia mais próxima. A variável vai ter o valor do que a função retornar. Nesse caso, a variável "inimigo_maisProximo" receberá o index da instancia mais próxima. Então quando você faz "inimigo_maisProximo.x" é a mesma coisa que pegar a posição "x" da instancia que está sendo referenciada pelo index que está na variável.Teo_Damasceno escreveu:Desculpa pessoal mas nao entendi mto bem... esse Inimigo_MaisProximo e um objeto que devo criar? podem me explicar mais detalhadamente?... rsrsr
desculpem sou meio lento...
deu erro
Edit: Vou dar outro exemplo de uma função que retorna um valor:
A função "keyboard_check(key)" irá ver se a key passada está pressionada, se estiver, irá retornar "true". Se não, "false".
mZIl- Data de inscrição : 10/07/2013
Reputação : 2
Número de Mensagens : 49
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Seguir objeto mais proximo
olha pessoal... vou explicar melhor minha situação...
meu personagem tem um poder que sai procurando os inimigos na room, nessa room tem varios inimigos mas todos eles estao com parent (obj_inimigo) por isso usei um codigo somente para todos os inimigos coloquei esse codigo no step do poder
effect_create_above(ef_smoke,x+20,y,20,c_white)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y)
speed=4.5}
mas o que acontece e que esse poder esta buscando os inimigos de forma aleatoria....
se puderem ajudar agradeço mto...
meu personagem tem um poder que sai procurando os inimigos na room, nessa room tem varios inimigos mas todos eles estao com parent (obj_inimigo) por isso usei um codigo somente para todos os inimigos coloquei esse codigo no step do poder
effect_create_above(ef_smoke,x+20,y,20,c_white)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,obj_inimigo.x,obj_inimigo.y)
speed=4.5}
mas o que acontece e que esse poder esta buscando os inimigos de forma aleatoria....
se puderem ajudar agradeço mto...
Re: Seguir objeto mais proximo
Amigo, para resolver o problema vc tem q fazer isso mesmo, a questão que vc não entendeu, eu creio, é que uma variavel pode adquirir qualquer valor, como de um objeto se eu colocar, variavel=obj_inimigo, a variavel terá o valor do obj inimigo q é o numero q ele foi criado, o primeiro obj q vc criou no seu projeto tem valor 0, o segundo valor 1, e assim por diante..
Mas a questão que essa função, instance_nearest(x,y,objeto), retorna a id (cada objeto tem sua ID na room) do objeto que vc colocou na função mais próximo. No caso retorna a id do obj_inimigo mais próximo.
Vc não precisar declarar uma variavel pra isso, vc pode declarar uma variavel temporária, essa variável vai durar so até o final do código, isso é feito da seuinte forma :
Então seu código resumidamente ficaria:
Mas a questão que essa função, instance_nearest(x,y,objeto), retorna a id (cada objeto tem sua ID na room) do objeto que vc colocou na função mais próximo. No caso retorna a id do obj_inimigo mais próximo.
Vc não precisar declarar uma variavel pra isso, vc pode declarar uma variavel temporária, essa variável vai durar so até o final do código, isso é feito da seuinte forma :
- Código:
var var_1, var_2, var_3;
Então seu código resumidamente ficaria:
- Código:
var inimigo_maisProximo;
inimigo_maisProximo = instance_nearest(x,y,obj_inimigo)
if instance_exists(obj_inimigo)&&distance_to_object(obj_inimigo)<300{
direction=point_direction(x,y,inimigo_maisProximo.x,inimigo_maisProximo.y)
speed=4.5}
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Resolvido] Pegar o objeto mais proximo eu sei, agora quero pegar o segundo mais proximo
» Como fazer um objeto seguir um objeto próximo?
» Objeto mais próximo.
» Gente como fazer o objX seguir o objY mais proximo
» Destruir o objeto mais próximo
» Como fazer um objeto seguir um objeto próximo?
» Objeto mais próximo.
» Gente como fazer o objX seguir o objY mais proximo
» Destruir o objeto mais próximo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|