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[ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
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LightSpeedy
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PedroX
Bruno_13
8 participantes
Página 1 de 1
[ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
olá pessoal!
alguem pode me explicar, como faço para fazer um inimigo, quando o perssonagem estiver em uma certa distancia, o inimigo comessar a seguir o perssonagem, sem que ele avoe ou comesse a pular, e com a gravidade?
alguem pode me explicar, como faço para fazer um inimigo, quando o perssonagem estiver em uma certa distancia, o inimigo comessar a seguir o perssonagem, sem que ele avoe ou comesse a pular, e com a gravidade?
Última edição por Bruno_13 em Dom 18 Ago 2013, 10:56, editado 2 vez(es)
Bruno_13- Data de inscrição : 17/11/2012
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Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
Um jeito que funcionaria perfeitamente é um 'replay' do que o personagem fez. Isso pode ser visto no jogo Super Shit Boy, do Willian Lima.
Se você gostou da ideia, posso tentar fazer algo relacionado ou achar um exemplo já pronto.
Se você gostou da ideia, posso tentar fazer algo relacionado ou achar um exemplo já pronto.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
essa engine vai ajudar vc =D
https://dl.dropboxusercontent.com/u/69176739/Edit%C3%A1veis/faltandonaoengine.gmk
https://dl.dropboxusercontent.com/u/69176739/Edit%C3%A1veis/faltandonaoengine.gmk
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- RPG Maker
Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
nois dois estamos com o mesmo problema no nosso jogo o jogo é um plataforma missingno não em top-view!
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Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
coloca no step do inimigo:
-pra direita, caso personagem esteja à direita dele;
- pra esquerda, caso personagem esteja à esquerda dele.
- Código:
if distance_to_object(obj_personagem)<200 {
if x>obj_personagem.x hspeed=-5;
if x<obj_personagem.x hspeed=5
}
-pra direita, caso personagem esteja à direita dele;
- pra esquerda, caso personagem esteja à esquerda dele.
Mannoroth- Games Ranking :
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Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
ele segue blz mas não devia do bloco da plataforma nem pula
feyon2.1- Data de inscrição : 14/08/2013
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Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
fala ai pessoal, blz? Eu faço isso de uma certa forma,
Mas caso alguém tenha um jeito + eficiente, seria bom postar aqui .
Mas caso alguém tenha um jeito + eficiente, seria bom postar aqui .
- Spoiler:
- Bom, o Inimigo está seguindo o Player, mas então há um "degrau" ou "bloco" a sua frente. E ele fica preso.
Dentro do mesmo código que move o Inimigo para Esquerda e Direita, no Step,
vc pode verificar se há algum bloco a sua frente:
para Esquerda:- Código:
if( !(place_free(x -20,y)) and (place_free(x -20,y-50)))
{
if !(place_free(x,y+1)) {
vspeed = - 13; }
}
Mas isso não discrimina qual o objeto , então ele pularia se houver qualquer
coisa a sua frente.
Eudes - Hyo- Games Ranking :
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Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
ele segue o player, mais fica tremendo, tem como consertar isto?
Bruno_13- Data de inscrição : 17/11/2012
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Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
- Código:
dist = distance_to_object(obj_personagem);
if (dist < 200)
hspeed = sign(obj_personagem.x - x) * 5 * (abs(dist) > 5);
if (!place_free(x, y+1) && (!place_free(x -20, y) || !place_free(x+20, y)))
vspeed = -13;
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Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
O que é "abs" é "sign"?PedroX escreveu:Isso fará com que ele siga apenas se a distância for maior que 5 e menor que 200. Também fará com que pule obstáculos simples.
- Código:
dist = distance_to_object(obj_personagem);
if (dist < 200)
hspeed = sign(obj_personagem.x - x) * 5 * (abs(dist) > 5);
if (!place_free(x, y+1) && (!place_free(x -20, y) || !place_free(x+20, y)))
vspeed = -13;
ruben.23- Data de inscrição : 29/05/2013
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Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
abs() torna o número positivo.abs(x) Returns the absolute value of x.
sign(x) Returns the sign of x (-1, 0 or 1).
sign() retorna o sinal (negativo, neutro, positivo)
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Re: [ajuda]como fazer objeto seguir com gravidade
mais quando pulamos em cima ele continua tremendo
Bruno_13- Data de inscrição : 17/11/2012
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