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[IA] Inimigo atacar Player e/ou torre
2 participantes
Página 1 de 1
[IA] Inimigo atacar Player e/ou torre
Estou tentando criar um jogo no estilo do League of Legends, Dota, ou seja um MOBA para Android. Porem estou tendo um problema na engine dos Inimigos (creepers ou minions), eu gostaria enquanto o Player não estivesse perto eles atacassem as torres, ou os meus Creepers/minons. Eu até consegui isso mas quando mato os Inimigos o jogo da um crash, pois os meus Creepers/minons não conseguem encontrar os inimigos pra calcular a distancia, ja tentei usando o "instance_exists" mas não tive um bom resultado, talvez por que não usei corretamente, vou postar o código e também um vide-o pra tentar ilustrar melhor, pois achei que ficou meio confuso esse texto.
O codigo que ta dando erro:
(CripionVermelho é o Inimigo, PlayerAzul sou eu, Col_torre são as torres inimigas, Inibidor é onde nasce os inimigos e tem que ser destruido, e nexus é o que tem que ser destruido pro jogo acabar)
O jogo não é travado assim, roda liso, foi na hora da gravação mesmo:
Obs: os meus bichos (azuis) e os inimigos (vermelhos) estão me atacando, mas isso não é o problema.
o erro é esse:
O codigo que ta dando erro:
(CripionVermelho é o Inimigo, PlayerAzul sou eu, Col_torre são as torres inimigas, Inibidor é onde nasce os inimigos e tem que ser destruido, e nexus é o que tem que ser destruido pro jogo acabar)
- Codigo:
- if point_distance(x,y,CripionVermelho.x,CripionVermelho.y) < 140
mp_potential_step(CripionVermelho.x,CripionVermelho.y , spd, false);
else
if point_distance(x,y,PlayerAzul.x,PlayerAzul.y) < 130
{
mp_potential_step(PlayerAzul.x,PlayerAzul.y , spd, false);
}
else
if point_distance(x,y,Col_torre1.x,Col_torre1.y) < 120
{
mp_potential_step(Col_torre1.x,Col_torre1.y , spd, false);
}
else
if point_distance(x,y,Col_torre.x,Col_torre.y) < 120
{
mp_potential_step(Col_torre.x,Col_torre.y , spd, false);
}
else
if point_distance(x,y,BaseInibidorVermelho.x,BaseInibidorVermelho.y) < 110
{
mp_potential_step(BaseInibidorVermelho.x,BaseInibidorVermelho.y , spd, false);
}
else
{
mp_potential_step(nexusVermelho.x,nexusVermelho.y , spd, false);
}
if point_distance(x,y,PlayerAzul.x,PlayerAzul.y) < spd * 2
{
go = true;
}
else{
alarm[0] = 1;
//go = false;
}
O jogo não é travado assim, roda liso, foi na hora da gravação mesmo:
Obs: os meus bichos (azuis) e os inimigos (vermelhos) estão me atacando, mas isso não é o problema.
o erro é esse:
- Erro:
- FATAL ERROR in
action number 1
of Alarm Event for alarm 0
for object Cripion:
############################################################################################
VMError!! Occurred - Push :: Execution Error - Variable Get 53.y(1, 0)
at gml_Object_Cripion_Alarm_0 (line 4) - if point_distance(x,y,CripionVermelho.x,CripionVermelho.y) < 140
####################################################################
leocc- Data de inscrição : 09/08/2013
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Re: [IA] Inimigo atacar Player e/ou torre
Realmente o problema é o encapsulamento do código e também o uso correto do instance_exists().
Sobre encapsulamento, seria meio impossível fazer deste modo como está. Isso porque você usa ELSE. Isso me mostrou que você usa uma ordem:
Se não estiver próximo do CripionVermelho, pula para o PlayerAzul e assim vai.
Por causa dessa ordem que você criou, será necessário o uso do FOR, pois com ele conseguirei colocar em ordem e pular para o próximo da fila caso checar que a instância não está perto.
Antes de tudo precisamos da lista com esses objetos usando Arrays (Também chamados de vetores). Coloque no evento Create:
E agora trocamos seu código por este:
(Tinha um erro no código, por favor atualize a página (F5) para ver o novo código)
Isso deve resolver. Qualquer dúvida só perguntar. Vlw?
FLWS!
Sobre encapsulamento, seria meio impossível fazer deste modo como está. Isso porque você usa ELSE. Isso me mostrou que você usa uma ordem:
Se não estiver próximo do CripionVermelho, pula para o PlayerAzul e assim vai.
Por causa dessa ordem que você criou, será necessário o uso do FOR, pois com ele conseguirei colocar em ordem e pular para o próximo da fila caso checar que a instância não está perto.
Antes de tudo precisamos da lista com esses objetos usando Arrays (Também chamados de vetores). Coloque no evento Create:
E agora trocamos seu código por este:
(Tinha um erro no código, por favor atualize a página (F5) para ver o novo código)
Isso deve resolver. Qualquer dúvida só perguntar. Vlw?
FLWS!
Re: [IA] Inimigo atacar Player e/ou torre
Obrigado pela ajuda, o código funcionou só tem um problema, os inimigos só se movimentam quando eu entro no range dos 140, na realidade eles deveriam seguir sempre em direção ao Nexus, e se encontrassem algum dos objetos pelo caminho atacavam. Tentei arrumar isso boa parte do dia mas não consegui, se puder me ajudar novamente.
leocc- Data de inscrição : 09/08/2013
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Re: [IA] Inimigo atacar Player e/ou torre
Ops é verdade, vi que não havia condição para o Nexus, desculpas. Arrumei aqui:
Troque o loop FOR por isso:
FLWS!
Troque o loop FOR por isso:
FLWS!
Re: [IA] Inimigo atacar Player e/ou torre
Perfeito cara, muito obrigado. Comecei mexer com o game maker tem 1 mês só, você saberia me dizer se o game maker tem potencial pro android?
leocc- Data de inscrição : 09/08/2013
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Re: [IA] Inimigo atacar Player e/ou torre
Me fizeram a mesma pergunta por MP. Não é a ferramenta que faz o bom jogo, mas sim quem cria.
O GameMaker é uma ótima ferramenta. Se você se deu bem com ele creio que é essa sua praia sim.
Qualquer coisa só me contactar por MP. Valeu?
FLWS!
O GameMaker é uma ótima ferramenta. Se você se deu bem com ele creio que é essa sua praia sim.
Qualquer coisa só me contactar por MP. Valeu?
FLWS!
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