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Como eu faço para que os inimigos atirem

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Como eu faço para que os inimigos atirem Empty Como eu faço para que os inimigos atirem

Mensagem por EquipeBS Seg 05 Ago 2013, 20:21

Estou criando um jogo Top Down com meu amigo e não sabemos como fazer o inimigo atirar.Quero que o inimigo só atire em uma direção.
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Como eu faço para que os inimigos atirem Empty Re: Como eu faço para que os inimigos atirem

Mensagem por Super Games Seg 05 Ago 2013, 20:24

Quer que eu tente responder usando um método em D&D ou GML?
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Como eu faço para que os inimigos atirem Empty Re: Como eu faço para que os inimigos atirem

Mensagem por EquipeBS Seg 05 Ago 2013, 21:01

Samuel The Human escreveu:Quer que eu tente responder usando um método em D&D ou GML?

Como assim método em D&D?
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Mensagem por All-x Seg 05 Ago 2013, 21:07

Ele está falando sobre Drag & Drop, ou seja, arrastar e soltar. São aqueles bloquinhos separados por abas que estão na lateral direita de quando tu abre teu objeto. Com eles você não utiliza códigos, mas somente esses blocos.

Já GML é a Game Maker Language, é a linguagem de programação do Game Maker. Um exemplo:

Código:
//Se a saúde é menor ou igual a zero
if health <= 0
{
    //Destrói objeto
    instance_destroy();
}

Então qual dos métodos prefere?

FLWS!
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Como eu faço para que os inimigos atirem Empty Re: Como eu faço para que os inimigos atirem

Mensagem por Brother27 Seg 05 Ago 2013, 21:10

Larga de preguiça, é só pesquisar. Deve ter um monte de tutorial disso.
Veja aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t18692-lista-de-tutoriais

Evite postar tópicos "como fazer"... Muita gente odeia isso (principalmente o Rodrigo Santiago kkk). Tente fazer você mesmo, poste apenas um fragmento da dúvida, vá juntando as informações. Não tem graça ter tudo mastigado.
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Como eu faço para que os inimigos atirem Empty Re: Como eu faço para que os inimigos atirem

Mensagem por EquipeBS Ter 06 Ago 2013, 15:16

Alex FC escreveu:Ele está falando sobre Drag & Drop, ou seja, arrastar e soltar. São aqueles bloquinhos separados por abas que estão na lateral direita de quando tu abre teu objeto. Com eles você não utiliza códigos, mas somente esses blocos.

Já GML é a Game Maker Language, é a linguagem de programação do Game Maker. Um exemplo:

Código:
//Se a saúde é menor ou igual a zero
if health <= 0
{
    //Destrói objeto
    instance_destroy();
}

Então qual dos métodos prefere?

FLWS!

Obrigado pela explicação.Happy  
Prefiro GML.
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Como eu faço para que os inimigos atirem Empty Re: Como eu faço para que os inimigos atirem

Mensagem por All-x Ter 06 Ago 2013, 18:28

Pense no seguinte:

- O inimigo cria o tiro;
- O tiro tem uma direção;
- Essa é direção é dada em grausº, logo se o tiro está indo para ↑ (cima), a direção será 90 graus;
- Agora você entende que a direção é em graus, mas se o tiro tem uma direção então tem também uma velocidade;
- A velocidade é dada em pixels, logo se o valor da velocidade for 5, o tiro irá percorrer 5 x 30 = 150 pixels por segundo. O trinta é a velocidade que a tela é atualizada, por padrão no Game Maker é 30;
- Os tiros são criados a partir do inimigo, logo vamos ter que aprender a executar um código para outro objeto, no caso o tiro.

Agora sabendo de tudo isso, o código para atirar vai ser esse:

Código:
//Com o obj_tiro criado na posição (x,y) do inimigo
with(instance_create(x,y,obj_tiro))
{
    //Define a direção do tiro, no caso para cima
    direction = 90;

    //Define a velocidade do tiro
    speed = 5;
}

Mas agora tudo depende de como tu vai atirar. Se vai ser de 3 em 3 segundos, quando ele te ver, e uma série enorme de possibilidades.

Sugiro que estude e termine o código. Tenho uma série de aulas sobre isso. Veja na minha assinatura.

Bons estudos Happy.

FLWS!
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Como eu faço para que os inimigos atirem Empty Re: Como eu faço para que os inimigos atirem

Mensagem por EquipeBS Ter 06 Ago 2013, 18:55

Alex FC escreveu:Pense no seguinte:

- O inimigo cria o tiro;
- O tiro tem uma direção;
- Essa é direção é dada em grausº, logo se o tiro está indo para ↑ (cima), a direção será 90 graus;
- Agora você entende que a direção é em graus, mas se o tiro tem uma direção então tem também uma velocidade;
- A velocidade é dada em pixels, logo se o valor da velocidade for 5, o tiro irá percorrer 5 x 30 = 150 pixels por segundo. O trinta é a velocidade que a tela é atualizada, por padrão no Game Maker é 30;
- Os tiros são criados a partir do inimigo, logo vamos ter que aprender a executar um código para outro objeto, no caso o tiro.

Agora sabendo de tudo isso, o código para atirar vai ser esse:

Código:
//Com o obj_tiro criado na posição (x,y) do inimigo
with(instance_create(x,y,obj_tiro))
{
    //Define a direção do tiro, no caso para cima
    direction = 90;

    //Define a velocidade do tiro
    speed = 5;
}

Mas agora tudo depende de como tu vai atirar. Se vai ser de 3 em 3 segundos, quando ele te ver, e uma série enorme de possibilidades.

Sugiro que estude e termine o código. Tenho uma série de aulas sobre isso. Veja na minha assinatura.

Bons estudos Happy.

FLWS!

Muito Obrigado!!!
Ajudou muito. Happy
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Como eu faço para que os inimigos atirem Empty Re: Como eu faço para que os inimigos atirem

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