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Como eu faço para que os inimigos atirem
4 participantes
Página 1 de 1
Como eu faço para que os inimigos atirem
Estou criando um jogo Top Down com meu amigo e não sabemos como fazer o inimigo atirar.Quero que o inimigo só atire em uma direção.
EquipeBS- Data de inscrição : 01/07/2013
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Re: Como eu faço para que os inimigos atirem
Quer que eu tente responder usando um método em D&D ou GML?
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- C ou C++
Re: Como eu faço para que os inimigos atirem
Samuel The Human escreveu:Quer que eu tente responder usando um método em D&D ou GML?
Como assim método em D&D?
EquipeBS- Data de inscrição : 01/07/2013
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Re: Como eu faço para que os inimigos atirem
Ele está falando sobre Drag & Drop, ou seja, arrastar e soltar. São aqueles bloquinhos separados por abas que estão na lateral direita de quando tu abre teu objeto. Com eles você não utiliza códigos, mas somente esses blocos.
Já GML é a Game Maker Language, é a linguagem de programação do Game Maker. Um exemplo:
Então qual dos métodos prefere?
FLWS!
Já GML é a Game Maker Language, é a linguagem de programação do Game Maker. Um exemplo:
- Código:
//Se a saúde é menor ou igual a zero
if health <= 0
{
//Destrói objeto
instance_destroy();
}
Então qual dos métodos prefere?
FLWS!
Re: Como eu faço para que os inimigos atirem
Larga de preguiça, é só pesquisar. Deve ter um monte de tutorial disso.
Veja aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t18692-lista-de-tutoriais
Evite postar tópicos "como fazer"... Muita gente odeia isso (principalmente o Rodrigo Santiago kkk). Tente fazer você mesmo, poste apenas um fragmento da dúvida, vá juntando as informações. Não tem graça ter tudo mastigado.
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Re: Como eu faço para que os inimigos atirem
Alex FC escreveu:Ele está falando sobre Drag & Drop, ou seja, arrastar e soltar. São aqueles bloquinhos separados por abas que estão na lateral direita de quando tu abre teu objeto. Com eles você não utiliza códigos, mas somente esses blocos.
Já GML é a Game Maker Language, é a linguagem de programação do Game Maker. Um exemplo:
- Código:
//Se a saúde é menor ou igual a zero
if health <= 0
{
//Destrói objeto
instance_destroy();
}
Então qual dos métodos prefere?
FLWS!
Obrigado pela explicação.
Prefiro GML.
EquipeBS- Data de inscrição : 01/07/2013
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Re: Como eu faço para que os inimigos atirem
Pense no seguinte:
- O inimigo cria o tiro;
- O tiro tem uma direção;
- Essa é direção é dada em grausº, logo se o tiro está indo para ↑ (cima), a direção será 90 graus;
- Agora você entende que a direção é em graus, mas se o tiro tem uma direção então tem também uma velocidade;
- A velocidade é dada em pixels, logo se o valor da velocidade for 5, o tiro irá percorrer 5 x 30 = 150 pixels por segundo. O trinta é a velocidade que a tela é atualizada, por padrão no Game Maker é 30;
- Os tiros são criados a partir do inimigo, logo vamos ter que aprender a executar um código para outro objeto, no caso o tiro.
Agora sabendo de tudo isso, o código para atirar vai ser esse:
Mas agora tudo depende de como tu vai atirar. Se vai ser de 3 em 3 segundos, quando ele te ver, e uma série enorme de possibilidades.
Sugiro que estude e termine o código. Tenho uma série de aulas sobre isso. Veja na minha assinatura.
Bons estudos .
FLWS!
- O inimigo cria o tiro;
- O tiro tem uma direção;
- Essa é direção é dada em grausº, logo se o tiro está indo para ↑ (cima), a direção será 90 graus;
- Agora você entende que a direção é em graus, mas se o tiro tem uma direção então tem também uma velocidade;
- A velocidade é dada em pixels, logo se o valor da velocidade for 5, o tiro irá percorrer 5 x 30 = 150 pixels por segundo. O trinta é a velocidade que a tela é atualizada, por padrão no Game Maker é 30;
- Os tiros são criados a partir do inimigo, logo vamos ter que aprender a executar um código para outro objeto, no caso o tiro.
Agora sabendo de tudo isso, o código para atirar vai ser esse:
- Código:
//Com o obj_tiro criado na posição (x,y) do inimigo
with(instance_create(x,y,obj_tiro))
{
//Define a direção do tiro, no caso para cima
direction = 90;
//Define a velocidade do tiro
speed = 5;
}
Mas agora tudo depende de como tu vai atirar. Se vai ser de 3 em 3 segundos, quando ele te ver, e uma série enorme de possibilidades.
Sugiro que estude e termine o código. Tenho uma série de aulas sobre isso. Veja na minha assinatura.
Bons estudos .
FLWS!
Re: Como eu faço para que os inimigos atirem
Alex FC escreveu:Pense no seguinte:
- O inimigo cria o tiro;
- O tiro tem uma direção;
- Essa é direção é dada em grausº, logo se o tiro está indo para ↑ (cima), a direção será 90 graus;
- Agora você entende que a direção é em graus, mas se o tiro tem uma direção então tem também uma velocidade;
- A velocidade é dada em pixels, logo se o valor da velocidade for 5, o tiro irá percorrer 5 x 30 = 150 pixels por segundo. O trinta é a velocidade que a tela é atualizada, por padrão no Game Maker é 30;
- Os tiros são criados a partir do inimigo, logo vamos ter que aprender a executar um código para outro objeto, no caso o tiro.
Agora sabendo de tudo isso, o código para atirar vai ser esse:
- Código:
//Com o obj_tiro criado na posição (x,y) do inimigo
with(instance_create(x,y,obj_tiro))
{
//Define a direção do tiro, no caso para cima
direction = 90;
//Define a velocidade do tiro
speed = 5;
}
Mas agora tudo depende de como tu vai atirar. Se vai ser de 3 em 3 segundos, quando ele te ver, e uma série enorme de possibilidades.
Sugiro que estude e termine o código. Tenho uma série de aulas sobre isso. Veja na minha assinatura.
Bons estudos .
FLWS!
Muito Obrigado!!!
Ajudou muito.
EquipeBS- Data de inscrição : 01/07/2013
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