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Preciso de uma engine de Mini-Map [Urgente]

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Preciso de uma engine de Mini-Map [Urgente] Empty Preciso de uma engine de Mini-Map [Urgente]

Mensagem por JPlays Sáb 13 Jul 2013, 14:49

Olá pessoal, estou aqui hoje para pedir uma ajudinha...

Estou criando um game baseado na série da Nintendo chamada Metroid. Como em todos os jogos da série (a partir do console Super Nintendo), existe um mapa que para quem conhece a série deve saber como ele é.
É muito difícil (pelo menos para mim) explicar como ele funciona, então peço que os interessados em me ajudar olhem o seguinte video para entender como ele funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=XPp-wk1JW8g&feature=player_detailpage#t=382s
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Mensagem por saim Dom 14 Jul 2013, 20:06

Custei a achar o mapa no video. Perdi a paciência depois de um tempo, então assim que vi uma imagem, presumi um monte de coisa.
Primeira coisa, NÃO É um mini-mapa, mas um MAPA, daqueles que você pausa o jogo pra entrar nele. Tem duas formas de lidar com esses mapas.
1 - O mapa mostra sua posição com relação ao resto da room.
2 - O mapa mostra a posição da room que você está em relação a outras rooms da mesma fase.
Nos dois casos, você precisa de uma imagem pra ser o mapa. Não dá pra aproveitar a room. Essa imagem só deve ser elaborada depois que o mapa estiver pronto. Se você gostar de planejar antes de fazer, pode até usar o rascunho que usou pra fazer as fases, mas a imagem tem que ser condizente com a fase pronta.

No primeiro caso, a posição mostrada no mapa é uma proporção da sua posição na room. MAPAX = x * proporção; MAPAY = y * proporção. Simples assim.

No segundo caso, a cada room equivale uma posição do mapa. Aí, quando o jogador ENTRA na room, as variáveis MAPAX e MAPAY são atualizadas. Pode-se usar o room_create event ou o create de algum objeto que fica em cada room. Recomendo usar o room_create.
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Mensagem por JPlays Dom 14 Jul 2013, 20:14

saim escreveu:Custei a achar o mapa no video. Perdi a paciência depois de um tempo, então assim que vi uma imagem, presumi um monte de coisa.
Primeira coisa, NÃO É um mini-mapa, mas um MAPA, daqueles que você pausa o jogo pra entrar nele. Tem duas formas de lidar com esses mapas.
1 - O mapa mostra sua posição com relação ao resto da room.
2 - O mapa mostra a posição da room que você está em relação a outras rooms da mesma fase.
Nos dois casos, você precisa de uma imagem pra ser o mapa. Não dá pra aproveitar a room. Essa imagem só deve ser elaborada depois que o mapa estiver pronto. Se você gostar de planejar antes de fazer, pode até usar o rascunho que usou pra fazer as fases, mas a imagem tem que ser condizente com a fase pronta.

No primeiro caso, a posição mostrada no mapa é uma proporção da sua posição na room. MAPAX = x * proporção; MAPAY = y * proporção. Simples assim.

No segundo caso, a cada room equivale uma posição do mapa. Aí, quando o jogador ENTRA na room, as variáveis MAPAX e MAPAY são atualizadas. Pode-se usar o room_create event ou o create de algum objeto que fica em cada room. Recomendo usar o room_create.

Mas você sabe fazer um mapa desse tipo? que apareça a parte da room que você está? e mais, não se vc percebeu, mas aparece uma miniatura do mapa no meio do game.
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Mensagem por saim Sex 19 Jul 2013, 22:43

Saber, saber, eu não sei, porque nunca fiz algo assim. Mas a questão toda é essa que eu falei, você pega a posição do objeto, na room, e joga uma proporção. Tipo, se o mapa é 1/10 do tamanho da room, a proporção é 0.1.
Daí, você pega uma sprite cuidadosamente elaborada pra ser o mapa e outra sprite pra ser a indicação da posição. Desenhe o mapa na posição mapaX, mapaY (você que define quanto vale cada posição dessas). Supondo que a origem da sprite do mapa seja em (0, 0), a posição da sprite que indica a posição vai ser mapaX + objeto . x * proporção, mapaY + objeto . y * proporção.
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Mensagem por PedroX Sex 19 Jul 2013, 23:37

Veja: https://gmbr.forumeiros.com/t12989-hyper-minimap

Eu cheguei a fazer um exemplo, mas o host já era. De qualquer maneira, acho que o exemplo do link acima é o melhor minimap que já vi nesse fórum.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Isaque Onix Sex 19 Jul 2013, 23:45

só dando minha opinião, se o caso for mini mapa, tem um jeito:
se a room não tiver views (ja passei alguns apertos com views e mini-maps) use um script simples:
Esse é só um exemplo, terá que adapta-lo a suas nescecidades:

Código:
//Nome do script: Map_make()
//Uso: Map_make(posição x do mapa na room,posição y do mapa na room,Posição x do item a ser mostrado,Posição y do item a ser mostrado,resolução)
//By: Isaque Onix
Mapx=argument0
Mapy=argument1
xx=argument2/(argument4/2)
yy=argument3/(argument4/2)
draw_rectangle(Mapx-room_width/argument4,Mapy-room_height/argument4,Mapx+room_width/argument4,Mapy+room_height/argument4,1)
draw_circle(Mapx-room_width/argument4+xx,Mapy-room_height/argument4+yy,3,1)

tente assim para testar:
Código:
Map_make(room_width/2,room_height/2,mouse_x,mouse_y,8)
sendo que se for um objeto:
Código:
Map_make(room_width/2,room_height/2,object0.x,object0.y,8)

Uu eu ainda não tinha visto esse do pedro U.u esquece o meu, é só um exemplo

Ah de qualquer forma, se quiser ver um mini map em um projeto meu, vai ai: https://gmbr.forumeiros.com/t26908-zombies
Claro que o script lá é a adaptação desse que te passei, mais o sistema é o mesmo!
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