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[Script] Mover até um ponto freando
3 participantes
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[Script] Mover até um ponto freando
É um script que movimenta o objeto até um ponto, com atrito. Ao contrário de move_towards_point() que não faz o objeto parar, esse script faz com que o objeto diminua sua velocidade até parar. Parece com a frenagem do carro.
A equação usada é baseada na de Torricelli: v² = v0² - 2.a.d
Como vamos parar, a velocidade final deve ser 0. A velocidade inicial e a coordenada final são definidas por você.
0 = v0² - 2.a.d
2.a.d = v0²
a = v0² / (2.d)
A aceleração é negativa e representa a força de frenagem.
O script mover_para(x, y, velocidade) fica assim:
É bem simples de usar.
A equação usada é baseada na de Torricelli: v² = v0² - 2.a.d
Como vamos parar, a velocidade final deve ser 0. A velocidade inicial e a coordenada final são definidas por você.
0 = v0² - 2.a.d
2.a.d = v0²
a = v0² / (2.d)
A aceleração é negativa e representa a força de frenagem.
O script mover_para(x, y, velocidade) fica assim:
- Código:
speed = argument2;
direction = point_direction(x, y, argument0, argument1);
friction = sqr(speed)/(2*point_distance(x, y, argument0, argument1));
É bem simples de usar.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Script] Mover até um ponto freando
Legal. Boa ideia pra física. Mais você não tem que fazer alguma coisa pra parar?
Por exemplo : if x!=argument0 || y!=argument1 { }
porque iria poupar 2 point_di*.
Por exemplo : if x!=argument0 || y!=argument1 { }
porque iria poupar 2 point_di*.
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Re: [Script] Mover até um ponto freando
A friction é que faz parar.
Se eu fizesse desse jeito, ele não frearia, em vez disso iria parar bruscamente.
Se eu fizesse desse jeito, ele não frearia, em vez disso iria parar bruscamente.
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Re: [Script] Mover até um ponto freando
Não consegui entender, mas é tipo:
O objeto está em um ponto x¹y¹ e vai se movendo até um ponto x²y² perdendo velocidade??
O objeto está em um ponto x¹y¹ e vai se movendo até um ponto x²y² perdendo velocidade??
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Re: [Script] Mover até um ponto freando
Sim, é isso. Faz de conta que é um movimento de bola rasteiro. Ela vai parando com o tempo.
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Re: [Script] Mover até um ponto freando
pensei que era a mesma coisa que isso aqui:
velocidade=espaço/tempo;
speed=point_distance(objeto1.x,objeto1.y,objeto2.x,objeto2.y)/30;
onde 30 = 1 segundo.
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speed=point_distance(objeto1.x,objeto1.y,objeto2.x,objeto2.y)/30;
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Re: [Script] Mover até um ponto freando
Não é. Isso aí não faz parar.
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Re: [Script] Mover até um ponto freando
Claro que sim, porque essa fórmula calcula a velocidade de acordo com a distância entre um ponto e outro, e se a distância for 0, claramente o objeto irá parar.
Eu sei que não é a mesma coisa, mas funciona.
Foi mals a discussão, eu não gosto de discutir.
Eu sei que não é a mesma coisa, mas funciona.
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Re: [Script] Mover até um ponto freando
Acho que você não entendeu quando eu falei PARAR, não é parar de mover e sim parar a instrução.
Masi pelo que parece esta instrução é única,não é step, calculada exatamente com o friction, agora entendi...
Masi pelo que parece esta instrução é única,não é step, calculada exatamente com o friction, agora entendi...
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