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[Script] Mover até um ponto freando

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[Script] Mover até um ponto freando Empty [Script] Mover até um ponto freando

Mensagem por PedroX Ter 09 Jul 2013, 14:18

É um script que movimenta o objeto até um ponto, com atrito. Ao contrário de move_towards_point() que não faz o objeto parar, esse script faz com que o objeto diminua sua velocidade até parar. Parece com a frenagem do carro.

A equação usada é baseada na de Torricelli: v² = v0² - 2.a.d

Como vamos parar, a velocidade final deve ser 0. A velocidade inicial e a coordenada final são definidas por você.

0 = v0² - 2.a.d
2.a.d = v0²
a = v0² / (2.d)

A aceleração é negativa e representa a força de frenagem.

O script mover_para(x, y, velocidade) fica assim:

Código:
speed = argument2;
direction = point_direction(x, y, argument0, argument1);
friction = sqr(speed)/(2*point_distance(x, y, argument0, argument1));

É bem simples de usar.

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[Script] Mover até um ponto freando Empty Re: [Script] Mover até um ponto freando

Mensagem por Rodrigo Santiago Ter 09 Jul 2013, 20:19

Legal. Boa ideia pra física. Mais você não tem que fazer alguma coisa pra parar?
Por exemplo : if x!=argument0 || y!=argument1 { }
porque iria poupar 2 point_di*.
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[Script] Mover até um ponto freando Empty Re: [Script] Mover até um ponto freando

Mensagem por PedroX Qua 10 Jul 2013, 10:40

A friction é que faz parar.

Se eu fizesse desse jeito, ele não frearia, em vez disso iria parar bruscamente.

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[Script] Mover até um ponto freando Empty Re: [Script] Mover até um ponto freando

Mensagem por NPH Qua 10 Jul 2013, 10:48

Não consegui entender, mas é tipo:
O objeto está em um ponto x¹y¹ e vai se movendo até um ponto x²y² perdendo velocidade??
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[Script] Mover até um ponto freando Empty Re: [Script] Mover até um ponto freando

Mensagem por PedroX Qua 10 Jul 2013, 11:04

Sim, é isso. Faz de conta que é um movimento de bola rasteiro. Ela vai parando com o tempo.

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[Script] Mover até um ponto freando Empty Re: [Script] Mover até um ponto freando

Mensagem por NPH Qua 10 Jul 2013, 11:13

pensei que era a mesma coisa que isso aqui:
velocidade=espaço/tempo;
speed=point_distance(objeto1.x,objeto1.y,objeto2.x,objeto2.y)/30;
onde 30 = 1 segundo.
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[Script] Mover até um ponto freando Empty Re: [Script] Mover até um ponto freando

Mensagem por PedroX Qua 10 Jul 2013, 11:30

Não é. Isso aí não faz parar.

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Mensagem por NPH Qua 10 Jul 2013, 11:58

Claro que sim, porque essa fórmula calcula a velocidade de acordo com a distância entre um ponto e outro, e se a distância for 0, claramente o objeto irá parar.
Eu sei que não é a mesma coisa, mas funciona.
Foi mals a discussão, eu não gosto de discutir.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Qua 10 Jul 2013, 12:19

Acho que você não entendeu quando eu falei PARAR, não é parar de mover e sim parar a instrução.
Masi pelo que parece esta instrução é única,não é step, calculada exatamente com o friction, agora entendi...
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