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Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz

2 participantes

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Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz Empty Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz

Mensagem por yrcbry Dom 07 Jul 2013, 08:01

Segundo BRITO, Blender é um software de modelagem e animações 3D de código aberto. Ele está sob a licença GNU-GPL, que permite a qualquer pessoa ter acesso ao código-fonte do programa para que possa fazer melhorias, contando que disponibilize as melhorias na comunidade.
Para facilitar as coisas vamos pensar nos editores. Temos editores de textos como o Libre Office, que nos permite dentre outras coisas, escrever textos, formatar esses textos, alterar as cores das letras, seus tamanhos, ordem de escrita, inserir imagens, rotacionar redimensionar objetos, importar tabelas e até outros arquivos para dentro do documento.
Com os editores de imagens acontece a mesma situação. Nós criamos imagens, alteramos imagens prontas, mudamos cores, inserimos textos, importamos algum tipo de arquivo externos, mudamos as dimensões,rotação e assim por diante.

O Blender é uma espécie de editor 3-D. Nele nós criamos cenas, objetos, alteramos as propriedades desse objeto, como as cores, dimensões, rotação. Importamos uma série de arquivos externos, escrevemos textos em 3-D dentro outras inúmeras possibilidades.

Existem uma série de características interessantes e de coisas bacanas que podem se executadas no Blender.

Obs: Todos os exemplos mostrados a seguir foram feitos pelo criador desse material. No site do Blender e outros especializados no assunto contém efeitos mais sofisticados e que exemplificam mais amplamente o uso das ferramentas. Imagens com maior qualidade e alguns vídeos podem ser encontrados no site


Modelagem
Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz 68170795.jpg.resized

Fuciona como uma ferramenta de modelagem para propósitos gerais. Seja na criação de maquetes, ambientes internos, mascotes, humanóides e até objetos mecânicos.

Animação
Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz M3de33e36.png.resized
Desde animações simples, como deslocamento e rotações, até a articulação de personagens e simulações de fluídos, tecidos, corpos rígidos e etc.

Simulação de Pelos de Cabelos
Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz 539a63a4.png.resized
A imagem acima mostra uma esfera partículas tipo Hair, ou seja, cabelo. Foi ativado o HairDynamics, que possibilita dar movimento aos fios quando o corpo principal (esfera) é animada.
Uma característica interessante do Hair no Blender é que você pode penteá-lo em tempo real. Isso mesmo! Você conta com ferramentas que além de pentear os cabelos virtuais, também os enrola, corta e faz crescer. É como ser um cabeleireiro com poderes extras.
A partícula Hair pode ser usada também para simular grama e mesmo reagir com outros elementos, como vento, personagens caminhando ou corpos rígidos que eventualmente colidirão com ela.

Simulação de Tecidos
Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz 7aab1c71.png.resized
Permite simular toda a sorte de tecidos, como algodão, cotton, couro e afins.
Na imagem acima o modificador de tecido ou Clothe, como é conhecido, foi combinado com o Hair, para criar o efeito de couro com lã.
Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz M5e7ba9d3.png.resized
Quando visto de perto, podemos atestar a qualidade do efeito criado com a lã e sua deformação combinada com a do tecido.
Os cálculos de deformação do tecido, bem como dos outros modificadores semelhantes são feitos automaticamente. No caso acima, foi colocada uma esfera que levanta o tecido pelo meio.
O tecido também poderá reagir com forças externas, como o vento. é muito fácil criar, por exemplo, aquele efeito de bandeira tremulando ao vento, tão solicitado em materiais de publicidade.


Simulação de Fluídos
Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz M3c5829.png.resized
Através do modificador Fluid você poderá simular líquidos como água, mel e óleo (pré-configurados) e outros mediante a alteração da configuração dos dados do fluído.

Outros Simuladores e Modificadores
Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz M3035737c.png.optimized
O Blender ainda conta com simuladores específicos de fumaça e gases, explosão, corpos rígidos (tijolos, dominós), corpos flexíveis (borracha), turbulência, magnetismo e afins.
Cruzando-se um efeito com outro, como por exemplo, o Explode com o Smoke pode se chegar a resultados surpreendentes. A necessidade e a criatividade são os dois motores básicos de um trabalho bem feito.

Motor de Jogos ( Game Engine )
Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz M7f452966.png.resized
O Game Engine é um módulo do Blender que permite a criação de jogos e aplicações 3-D interativas.
Com ele podem ser feitos jogos de naves, de tiros em primeira pessoa, RPGs e afins. Como ilustrado acima, pode ser usado para apresentações em tempo real na área de arquitetura, tanto em ambientes internos decorados como para fachadas e grandes empreendimentos.
Como o Blender 2.5x ainda está sendo desenvolvido, ainda é cedo para tratar de assuntos como interoperabilidade (importers & exporters) e Python script, duas outras características marcantes do programa.
Felizmente existem muitas ferramentas que por sí só garantem a possibilidade de execução de bons trabalhos e diversão garantida.


Última edição por yrcbry em Dom 07 Jul 2013, 12:28, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Isaque Onix Dom 07 Jul 2013, 08:13

muito bom, vão ter aulas de como usar?

Ps: 

yrcbry escreveu:Motos de Jogos ( Game Engine )

não seria, Motor de Jogos ( Game Engine ) ?


flwz
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Mensagem por yrcbry Dom 07 Jul 2013, 10:06


 muito bom, vão ter aulas de como usar?

Ps: 

yrcbry escreveu:Motos de Jogos ( Game Engine )


não seria, Motor de Jogos ( Game Engine ) ?


flwz
As aulas práticas vão ser depois,essas auals são apenas apra os iniciantes no Blender.

Arrumei o nome pra motor de jogos xD
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Mensagem por Isaque Onix Dom 07 Jul 2013, 10:33

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