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Pular em GML
4 participantes
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Pular em GML
Oi eu queria saber como faz para o player saltar com GML. Já sei como se faz com Drag & Drop.
Aguardo respostas.
Aguardo respostas.
Player Z- Data de inscrição : 11/04/2009
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Re: Pular em GML
aí tem muitas maneiras, mas oq eu uso é:
if keyboard _check_pressed(vk_up){ //Ali onde ta vk_up, vc pode colocar outro botão
vspeed = -10 //Escolha a velocidade ao seu gosto
gravity_direction = 270
gravity = 1//Escolha a gravidade ao seu gosto
}
if keyboard _check_pressed(vk_up){ //Ali onde ta vk_up, vc pode colocar outro botão
vspeed = -10 //Escolha a velocidade ao seu gosto
gravity_direction = 270
gravity = 1//Escolha a gravidade ao seu gosto
}
Rubens T [Stormy Games]- Data de inscrição : 15/04/2009
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Re: Pular em GML
Otimo, vai ajudar numa lib que estou fazendo.
Player Z- Data de inscrição : 11/04/2009
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Re: Pular em GML
Hey, se você usar aquele código, o personagem poderá pular mesmo enquanto estiver no ar. .-.
Re: Pular em GML
entao crie uma variavel no evento create
depois utilize este codigo no evento step
depois tem qe por ainda no evento de colisao com o chao o seguinte codigo:
- Código:
podesaltar=true
depois utilize este codigo no evento step
- Código:
if keyboard _check_pressed(vk_up) and podesaltar=true{podesaltar=false
vspeed = -10 //Escolha a velocidade ao seu gosto
gravity_direction = 270
gravity = 1//Escolha a gravidade ao seu gosto
}
depois tem qe por ainda no evento de colisao com o chao o seguinte codigo:
- Código:
podesaltar=true
Re: Pular em GML
Também vai dar erro. Para ver, é só fazer o personagem bater na parte de baixo do chão. Se ocorrer isso e o jogador ficar apertando o botão de pulo rapidamente, dará bug.
Re: Pular em GML
Exacto nao tinha pensado nisso.
Tem que adicionar o "objectoqesalta.y>objectochao.y" quando ele colidir com o chao.
Tem que adicionar o "objectoqesalta.y>objectochao.y" quando ele colidir com o chao.
Re: Pular em GML
Também tem que ver se ele não está colidindo de lado.
O jeito mais fácil é checar se ele está no chão usando o place_free.
O jeito mais fácil é checar se ele está no chão usando o place_free.
Re: Pular em GML
é, eu postei msm so o codigo para pular, imaginei que ele ja tivesse o de colisao...
Rubens T [Stormy Games]- Data de inscrição : 15/04/2009
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Re: Pular em GML
O que nessecito é de todo o codigo em uma unica ação. No começo, disse que estou fazendo um library.
Player Z- Data de inscrição : 11/04/2009
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Re: Pular em GML
Se você está fazendo uma library, então deve ter conhecimento para isso. Não dá pra fazer uma lib para jogos de plataformas sem saber fazer jogos de plataformas.
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