GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Ontem à(s) 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

+2
PedroX
saim
6 participantes

Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por saim Ter 21 maio 2013, 23:08

Estou com um pedido pra fazer um jogo educativo. O tema é como lidar com medicamentos. Instruções como guardar a bula, atentar pra validade, não tomar medicamentos sem prescrição médica, não descartar o vidro vazio. Essas coisas.
Mas eu estou sem idéias do que fazer. Tem um complicador, daqui a pouco eu falo dele.

O prazo é extenso e pretendo fazer um jogo bacaninha. Nada de joguinho da memória, quiz, quebra-cabeça. Eu quero fazer um jogo que seja LEGAL de jogar. Quero que a parte educativa do jogo seja uma consequencia de jogar, não a motivação. Até bolei um jogo em que... Não, não vou dizer porque não quero adaptações da idéia. Ela está descartada. Por causa do complicador.

O complicador é o público-alvo. Crianças de uns 5, 7 anos. Não dá pra exigir concentração nenhuma, não dá pra exigir leitura, também. E isso matou minha primeira idéia.

Meu filho (5 anos) se vira supreendentemente bem com "angry birds", mas fica clicando loucamente ao jogar "candy crush" (se você não conhece, "candy crush" é um "bejeweled" revisitado). Quer dizer, o jogo pra ele não tem que ser simples, o raciocínio durante o jogo é que tem que ser simples. E eu treinei meu cérebro pra criar jogos em que raciocínio rápido e complexo sejam necessários.

Então, suponho que exista um jogo em que usar corretamente os medicamentos seja LEGAL. Que use tão pouco texto que a dublagem seja uma opção viável. Só que não encontro esse jogo em lugar nenhum.

Me ajuda?

Lembrando: tenho prazo e artistas à disposição. Só me falta mesmo é ter um jogo.

[edit 23/05/2013]Vou fazer uma voletânea de mini-jogos. Cada jogo será simplezinhe e irá focar apenas um ou dois conceitos. O jogador terá uma tela principal onde escolherá o mini-jogo. Os conceitos a serem apresentados são:
- CONSULTAR O MÉDICO ANTES DE ESCOLHER O MEDICAMENTO
- ENTENDER A RECEITA
- PEDIR PRA COLOCAR O NOME DO PRINCÍPIO ATIVO NA RECEITA
- VERIFICAR NOME, CONCENTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO
- VERIFICAR PRAZO DE VALIDADE, RÓTULO, LACRE, TAMPA, ASPECTO DA EMBALAGEM
- GUARDAR A BULA
- CONSULTAR A BULA
- MANTER O MEDICAMENTO NA EMBALAGEM ORIGINAL
- ADMINISTRAR CORRETAMENTE (NA DÚVIDA, COM ÁGUA)
- SEGUIR OS HORÁRIOS
- NÃO MUDAR A EMBALAGEM
- NOTIFICAR O MÉDICO EM CASO DE EVENTOS ADVERSOS
- NÃO ALTERAR A DOSE OU SUSPENDER TRATAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA
- ARMAZENAR CORRETAMENTE
- DESCARTAR MEDICAMENTOS EM FARMÁCIA QUE FAÇA PARTE DO PROGRAMA DE RECOLHIMENTO


Última edição por saim em Qui 23 maio 2013, 11:33, editado 1 vez(es)
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por PedroX Qua 22 maio 2013, 00:01

Acho bem complicado fazer isso:
Instruções como guardar a bula, atentar pra validade, não tomar medicamentos sem prescrição médica, não descartar o vidro vazio.
para o seu público-alvo.

O que eu recomendaria é um jogo de plataforma, em que você luta contra vírus e bactérias e tem que pegar os remédios espalhados. Mas encaixar tudo isso é complicado mesmo. Atentar para a validade... poderia ser assim: os remédios vão mudando de cor, o que indica que estão apodrecendo. Se você pegar um com a cor de estragado, então você perde mais vida. Junto com o remédio poderia ter um médico, e aí o remédio seria bom. Já se o remédio estivesse sozinho, eles teriam automaticamente a cor de estragado e você perderia vida. Sem mais ideias.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por moisesBR Qua 22 maio 2013, 10:42

As ideias do Pedro realmente são boas, e não sei se estou acrescentando, complicando ou mesmo falando nada com nada. Mas tive vontade de opinar.

Trabalhar com crianças é muito delicado, ao mesmo tempo que voce tem que pensar igual a eles, entrar, conhecer o mundo deles, e se enturmar, voce tem que ser o adulto consciente.

Criança gosta de coisas coloridas, alegres e animadas! Mesmo que seja bobagens até mesmo uma bolota que foge do mouse lhes é engraçado.
Mas as crianças de hoje em dia, parece já nascer conectadas, mesmo não sabendo ler, corremos o risco delas fazerem coisas que duvidamos!

Bem, vamos ao que interessa jogo educativo sobre remédios e crianças.

Plataforma: sim. code se ambientar o cenário ao estilo toy story e algo que misture um pouco ao yoshland(aquele que o mário é bebê chorão e que o yoshi tem que cuidar.kkkkk)

a forma de coletar os remédios podem ser como o pedro falou, mas acho que deva acrescentar que ela não devera usar por si sozinha a não ser que tenha sido acompanhada ou aprendido anteriormente. A desculpa para que ela colete os remédios é para evitar que outras crianças acidentalmente os ingira.

Então pode ser uma criança que quando perto de um adulto tenha uma aura de proteção e os danos menores.
mas no decorrer do jogo, que não será apenas dentro da casa, muitos, infinitos lugares... tudo deve ser interessante para o pive... ops! (kkkk) tudo perigoso deve chamar a atenção e caso o idio.... ops(KKKKKK) mesmo sabendo que na vida real é perigoso decida mexer, se ferra! aí então entra em cena os medicamentos que vão desde uma simples bandagem até um médico!


Exemplo de isca para o jogador se ferrar (kkkkkkkkkkkkkk):
uma tomada dançante e alegre e convidativa, uma faca que é uma espada poderosa do guerreiro bobão, animais peconhentos, animais bravos(kkkkk), tábuas com pregos, brinquedo espalhados pelo chão, fogão com panela com cabo pra fora. produtos que crianças não deveriam mexer num local acessível e por aí vai (tudo convidando a curiosidade como é a realidade)

Exemplos de machucados:
arranhoes, choques, cortes queimaduras e outros.

Salvação:
uma barra de distância de um adulto, que em caso de ferimentos podem vir com a solução. É aí que entra a parte do conhecimento! ela deve escolher o remédio apropriado! Remédios que esta coletou ao longo do caminho.

crianças Jamais devem estar desacompanhadas e nem devem ser incentivadas a isso e muito menos tomar remédios sozinhas, mas há casos que não tem solução e uma criança com tais conhecimentos podem salvar a si mesmo ou a alguém.

Sugiro um treinamento antes do game(com voz) ou antes de cada missão.
Bem... É isso.
moisesBR
moisesBR

Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 15
Número de Mensagens : 885
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1


http://inprovise.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por saim Qua 22 maio 2013, 13:23

O problema dessas idéias é o mesmo problema da idéia que foi descartada... Elas requerem explicação. Um remédio que muda de cor pra perder a validade precisa de um texto antes (ainda que dublado), explicando que car A é válido e cor B é vencido. É muita abstração. Se tiver um adulto jogando com os moleques, explicando, eles entendem, mas soltar a meninada no jogo, sem nada, não dá.
Qualquer explicação deixa o jogo chato. "Quero andar depressa com isso, cadê o botão de 'skip', cadê o jogo?". O conceito tem que ser simples, chegar e jogar. Se eu tiver que abrir mão de um pouco de diversão, se não tiver jeito, azar. Vai como der. Já tenho algumas formas de fazer um quiz ficar menos desinteressante. Mas se der pra fazer algo mais envolvente, melhor.

Talvez eu esteja pensando muito pro lado errado. E se eu fizer uma coletânea de mini-jogos, com uma tela principal onde os meninos possam escolher qual jogo iniciar? Aí, com um conceito diferente pra cada mini-jogo, as instruções (dubladas) ficariam menores, mais diretas, sem atrapalhar muito a diversão. Se desse pra fazer algo tão direto quanto "wario ware(1)", seria ótimo, mas talvez uns 5 segundos de texto em cada mini-jogo não seja tão ruim.
Aí, depois, eu dou uma medalha pro garoto que completar todos os mini-jogos!

Se isso for uma boa idéia, ainda preciso definir cada mini-jogo. Aí, a idéia das cores pro remédio vencido passa a ser uma boa. "Separe os remédios que ainda não venceram". Depois, as bulas estão misturadas, o jogador precisa juntar pares (bula com remédio, eu faço ícones diferentes pra cada par). Vou pegar a cartilha com todos os conceitos a serem colocados no jogo, resumir e volto a postar aqui.
(1):
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por PedroX Qua 22 maio 2013, 13:27

saim, meio que seria uma mensagem subliminar. Só de ver que depois de um tempo o remédio perde o efeito, isso de alguma forma mostra que o remédio real estraga com o tempo...

Talvez colocar um cachorro que fala (sonoramente) fosse uma boa ideia. Crianças gostam disso.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por cascavelo Qua 22 maio 2013, 13:41

A proposta do jogo é completamente contraditória, crianças de 5 anos devem ser completamente afastadas de medicamentos. Qualquer jogo pra educar neste sentido incentivaria a auto medicação, que no caso de crianças seria uma coisa desastrosa.

A única saída que vejo é um jogo que direcione a criança a evitar o contato com medicamentos que não são fornecidos por adultos.

Poderia ser um jogo em qualquer gênero, o mais importante é que ao colidir com um medicamento o personagem ( uma criança) sofresse transformações extranhas, aparentando estar mais doente devido a reações ao medicamento.

Mas ainda seria necessário bolar a parte em que seria seguro tomar a medicação, para que o jogo não tenha um efeito traumático e as crianças ser recusem a tomar qualquer tipo de medicação, a maioria já não gosta de tomar remédio e se o jogo não mostrar isto a situação piora.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por Brother27 Qua 22 maio 2013, 13:50

Quanto ao quesito diversão, realmente, qualquer texto mata (ora, tenho 13 anos, vivi isso há pouco tempo!), e jogo pra criança tem que ser com comandos fáceis, nada como (claro que não teria isso no jogo) soco no chão dá uma coisa, soco no ar é outra, etc. Hoje em dia as crianças parecem gostar de jogos "mastigados" e "cuspidos". Como assim? Ora, um jogo ultra simples, com comandos fáceis e uma jogabilidade meio lenta (ah, isso eu odiava, não conseguia ver aqueles moleques jogando "coelho sabido", em que você clica uma vez a cada três segundos e vem uma mensagem de parabéns, mas todo mundo amava), e um jogo sem história, ou seja, já vem cuspido, plé, tá lá. Uma alternativa aos textos é um personagem com voz ENGRAÇADA. A criança passa a repetir a fala do personagem e aquilo fica na cabeça dela. É importante estar sempre parabenizando a criança, com mensagens de você conseguiu, parabéns, você é dez... E nunca "VOCÊ PERDEU!" É melhor "tente de novo", use uns eufemismos ae.
Brother27
Brother27

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/06/2012
Reputação : 14
Número de Mensagens : 253
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por jenipher.cezarini Qua 22 maio 2013, 14:45

Olha tenho duas crianças pequenas em e sei muito bem como e dificel atrair a atenção delas.

Voce poderia utilizar algo simples para alertar as criancas, como se elas beberem\consumirem o medicamento, simultaneamente elas ficariam ''mau'',
faca um avatar em forma de crianca, e coloque comodos de casa como senario, e se consumirem o avatar muda de cor, como por exemplo fica verde, pra cada açao muda-se a cor do personagem e suas espessoes para que a crianca possa reconhecer os riscos, como os desenhos animados fazem.
Espero que minha idea ajude um pouco
jenipher.cezarini
jenipher.cezarini

Data de inscrição : 22/05/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por saim Qui 23 maio 2013, 10:29

@PedroX: Eu entendi sua idéia, mas ela pode ser interpretada de muitas formas. Seria preciso uma explicação antes pra garantir que a mudança de cor representa o vencimento da validade.
@PedroX & jenipher.cezarini: Um avatar infantil pra passar as instruções é uma ótima idéia. Adorei! Vou pensar em alguma coisa, provavelmente uma criança vestida de médico, naquele estilo em que a cabeça fica do tamanho do corpo (SD?).
@Brother27: Ficar parabenizando o tempo todo e incentivar a tentar novamente em caso de fracasso. Anotado. Os jogos do discovery kids usam isso demais! Funciona mesmo! Qualquer coisa certa é um exagero de partículas e "parabéns". Não sou muito fã disso, mas a garotada gosta - e o jogo não é pra mim.
@cascavelo: A proposta do jogo é bem séria. É uma ação educativa que já existe, o jogo eletrônico é só uma nova forma de educar. Eu devia ter mencionado antes todos os conceitos que eu gostaria que o jogo passasse, mas fui pego de surpresa pela idade do publico-alvo e criei o tópico meio que no desespero (eu achava que seriam uns 10 anos e já tinha uma visão completa de como seria o jogo). Entre os conceitos estão o correto armazenamento dos medicamentos (longe das crianças, por consequencia) e não usar os medicamentos sem recomendação médica. Quando eu comecei a responder, usar a receita era o conceito que eu mais estava com dificuldade em bolar um jogo, mas já pensei numa coisa. Vou editando o tópico inicial, pra consulta.

Abaixo, todos os conceitos que quero colocar no jogo. Não sei se tem problema deixar algum de fora.
Consultar o médico antes de escolher o medicamento
Entender a receita
Pedir pra colocar o nome do princípio ativo na receita
Verificar nome, concentração e apresentação
Verificar prazo de validade, rótulo, lacre, tampa, aspecto da embalagem
Guardar a bula
Manter o medicamento na embalagem original
Consultar a bula
Administrar corretamente (na dúvida, com água)
Seguir os horários
Não mudar a embalagem
Notificar o médico em caso de eventos adversos
Não alterar a dose ou suspender tratamento sem orientação médica
Armazenar corretamente
Descartar medicamentos em farmácia que faça parte do programa de recolhimento

@cascavelo & jenipher.cezarini: Não quero passar mensagens negativas. Não quero permitir a possibilidade de fracasso. É aquela história que o Brother27 comentou: sempre dar os parabéns e, no caso do jogador fazer bobagem, usar um eufemismo pra mostrar que o buraco é mais embaixo. Bem na linha do site do discovery kids, mesmo.

@todos: Está batido o martelo na coletânea de mini-games. Mas ainda precisa de idéias pra quais mini-games fazer e também como juntar todos eles. Já tenho alguma coisa na cabeça e vou alterando o post inicial à medida em que as idéias forem aparecendo (não agora, porque o chefe tá vindo ali). Pretendo ter um GDD até o final da semana...
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por PedroX Qui 23 maio 2013, 13:28

Consultar o médico antes de escolher o medicamento
Entender a receita
Pedir pra colocar o nome do princípio ativo na receita
Verificar nome, concentração e apresentação
Verificar prazo de validade, rótulo, lacre, tampa, aspecto da embalagem
Guardar a bula
Manter o medicamento na embalagem original
Consultar a bula
Administrar corretamente (na dúvida, com água)
Seguir os horários
Não mudar a embalagem
Notificar o médico em caso de eventos adversos
Não alterar a dose ou suspender tratamento sem orientação médica
Armazenar corretamente
Descartar medicamentos em farmácia que faça parte do programa de recolhimento

Lista grande... Bom, vamos começar novamente, melhorando a outra ideia.

Código:
1- jogo de RPG, ao estilo Zelda
2- você tem que levar remédios para os NPCs doentes
3- você pega o remédio com um médico, que pode dar diferentes remédios a cada vez
4- você não pode demorar para entregar o remédio, pois ele vai mudando de cor, indicando que está estragando
5- quando levar o remédio ao NPC, este mostra uma imagem (bula) indicando para que serve o remédio, e assim define se vai tomar
6- se o remédio for o certo, ele toma e fica bom, caso contrário, ele não aceita, e fica cada vez mais doente
7- você tem que entregar o mesmo remédio várias vezes ao NPC, em horários definidos: manhã, tarde ou noite

É só ir adaptando a ideia. O personagem principal pode ser um cão, os NPCs podem ser humanos, entre outros.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por moisesBR Qui 23 maio 2013, 13:33

Wow! Criança vai se tornar salva vidas! kkkkk Ou melhor... assistente.

Bem melhor do que incentiva-la a tomar por si, mas buscar o remédio para salvar alguém!
moisesBR
moisesBR

Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 15
Número de Mensagens : 885
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1


http://inprovise.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por saim Sex 24 maio 2013, 09:11

@PedroX: É bem parecido com a idéia original, que estava até bem evoluída antes de eu descobrir que a idade média do público-alvo era 5, e não 10, anos. Mesmo com 10 anos, eu precisei usar um artifício pra obrigar os jogadores a LEREM os textos (segundo a pedagoga que consultei, se houver a possibilidade de jogar sem ler, eles VÃO jogar sem ler).
A idéia era jogar uma personagem numa cidade em que ninguém tem muita noção e essa personagem sairia procurando pessoas com problemas, iniciando missões. As missões seriam ajudar os doentes a agirem corretamente, cada missão envolvendo alguns conceitos, mas sempre com a mecânica de ir de um lugar a outro, num determinado espaço de tempo. O truque que eu tinha usado pra obrigar a meninada a ler era colocar um quiz no final dos diálogos, com 3 opções de ação, apenas uma correta.
O problema dessa idéia - e de qualquer RPG - é o falatório. Muito texto, muita informação. Mesmo que o jogo fosse todo dublado (o que não considero a melhor opção), ainda seria demais pra eles considerarem divertido.

Recentemente eu terminei "zelda: twilight princess" (recomendo!). Meu menino adorava me ver jogando, mas ficava irado toda vez que começava algum diálogo. E eu sempre traduzia os diálogos pra ele. Ele queria mesmo era ver os "chefão".

...E saía correndo, pra esconder da maioria deles...


O conceito inicial já está definido, vai ser mesmo uma coletânea de mini-jogos. Pra ter uma tela central, de onde escolher os demais jogos, eu pensei numa farmácia que foi invadida por duendes ou que passou um furacão ou alguma outra coisa que deixou tudo bagunçado. Aí, cada prateleira seria um mini-jogo que, ao ser completo, arrumaria a bagunça. Pra seguir a receita, um jogo de tiro-ao-alvo (em que só os remédios da receita são alvos), pra guardar a bula, um jogo da memória (sim, eu queira evitar isso, mas agora me parece uma boa) em que a bula e a embalagem devem ser do mesmo medicamento. Um jogo de "lince" pra encontrar o remédio em boas condições no meio de um monte de remédios vencidos e violados. Por aí vai.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos Empty Re: [pedido] idéias pra jogo educativo - medicamentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos