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ola estou com uma ideia de um jogo.. ajuda ae
4 participantes
GMBR :: Projetos :: Idéias e Enredos
Página 1 de 1
ola estou com uma ideia de um jogo.. ajuda ae
tipo eu desenho no flash, entao tive uma ideia de tentar un jogo.. estilo castle crashers , little fighter
e tipo açao e luta .. quero aprender a importa cenarios e sprites prontas , e a poder fazer os movimentos dos personagens e prisipalmente como fazer os inimigos pra poder os meus herois matar!
aguardo a resposta!
e tipo açao e luta .. quero aprender a importa cenarios e sprites prontas , e a poder fazer os movimentos dos personagens e prisipalmente como fazer os inimigos pra poder os meus herois matar!
aguardo a resposta!
joakabmx- Data de inscrição : 14/05/2013
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Número de Mensagens : 1
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Re: ola estou com uma ideia de um jogo.. ajuda ae
Baixe o GameMaker 8.
Primeiro - Vai em Lista de Tutoriais , preferindo os tutoriais de plataforma, e começe a praticar.
Segundo - Pratique mais
Terceiro - Vá aos poucos aprendendo cada parte, sem tentar aprender todas as funções de uma vez só, e pratique mais
Quarto - Pratique mais
Quinto - Começe a fazer experiencias mais avançadas, e aplicando os principios usando de lógica, e pratique mais.
Sexto - Pratique mais.
E mais uma dica:Pratique.
Assim você vai aprender e ser um bom programador.
Quando tiver uma dúvida mais específica é só falar.
Primeiro - Vai em Lista de Tutoriais , preferindo os tutoriais de plataforma, e começe a praticar.
Segundo - Pratique mais
Terceiro - Vá aos poucos aprendendo cada parte, sem tentar aprender todas as funções de uma vez só, e pratique mais
Quarto - Pratique mais
Quinto - Começe a fazer experiencias mais avançadas, e aplicando os principios usando de lógica, e pratique mais.
Sexto - Pratique mais.
E mais uma dica:Pratique.
Assim você vai aprender e ser um bom programador.
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Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
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Re: ola estou com uma ideia de um jogo.. ajuda ae
Ah, e de preferência baixe o gm 8.0, pq o 8.1 deixa marca d'água...
Brother27- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/06/2012
Reputação : 14
Número de Mensagens : 253
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Re: ola estou com uma ideia de um jogo.. ajuda ae
Oi, joakabmx.
Pelo visto, você está começando a lidar com produção de jogos.
Realmente, existe um caminho longo até começar a sair alguma coisa bacana. Nos tutoriais, você aprende muita coisa.
Importar backgrounds e sprites é muito simples, o manual te dá tudo mastigado. Temos uma tradução do manual aqui no fórum.
A movimentação das personagens é feita animando-se as sprites. O deslocamento, com um pouco de programação - e é aí que entram os tutoriais.
Os inimigos já são mais complicados, talvez você precise de alguns tutoriais mais avançados.
"Poxa, mas vocês só sabem recomendar tutoriais?"
É que não sabemos o ponto em que você quer chegar. Note que eu te dei uma dica pra movimento e outra pra deslocamento. É porque não ficou claro o que você quis dizer com "movimento". E não ficou claro porque, provavelmente, você nunca tentou fazer um jogo e não sabe quais perguntas fazer ou como fazer as perguntas.
Existe uma ferramenta chamada GDD (game design document) que a maioria dos novatos se recusam a usar, mas depois acabam cedendo, com a experiência. Resumindo, é um texto em que você descreve todo o jogo, sem escrever nenhuma linha de código. Use a organização e linguagem que você quiser, pode até escrever palavrões, mas escreva tudo, detalhadamente (ou o mais detalhadamente possível).
Se você chegar num nível extremo de detalhamento, a programação vai estar quase feita, bastando traduzir o seu texto pra linguagem de programação.
Exemplos:
Pouco detalhado: "os inimigos ficam indo e vindo"
Muito detalhado: "O jogo é em plataforma. Os inimigos ficam parados até que a tela ativa se aproxime deles, quando começarão a deslocar-se horizontalmente, com velocidade fixa. Eles ignorarão os finais de pista, caindo se for o caso. Se houver alguma parede no caminho, que os impeça de seguir na direção em que estão, eles continuarão até tocar essa parede, invertendo o sentido de deslocamento. Ao tocar o chão, caindo, ou uma parede, andando, um som rápido e não muito alto toca. O som é o mesmo nos dois eventos."
Se você se encher com a programação e quiser recrutar um programador, será importante ter um GDD pra que ele possa avaliar seu projeto. Se ele botar fé, pode programar o jogo todo, enquanto você só desenha. Mas pra botar fé, ele precisa saber porque seu jogo é melhor que outros.
Pelo visto, você está começando a lidar com produção de jogos.
Realmente, existe um caminho longo até começar a sair alguma coisa bacana. Nos tutoriais, você aprende muita coisa.
Importar backgrounds e sprites é muito simples, o manual te dá tudo mastigado. Temos uma tradução do manual aqui no fórum.
A movimentação das personagens é feita animando-se as sprites. O deslocamento, com um pouco de programação - e é aí que entram os tutoriais.
Os inimigos já são mais complicados, talvez você precise de alguns tutoriais mais avançados.
"Poxa, mas vocês só sabem recomendar tutoriais?"
É que não sabemos o ponto em que você quer chegar. Note que eu te dei uma dica pra movimento e outra pra deslocamento. É porque não ficou claro o que você quis dizer com "movimento". E não ficou claro porque, provavelmente, você nunca tentou fazer um jogo e não sabe quais perguntas fazer ou como fazer as perguntas.
Existe uma ferramenta chamada GDD (game design document) que a maioria dos novatos se recusam a usar, mas depois acabam cedendo, com a experiência. Resumindo, é um texto em que você descreve todo o jogo, sem escrever nenhuma linha de código. Use a organização e linguagem que você quiser, pode até escrever palavrões, mas escreva tudo, detalhadamente (ou o mais detalhadamente possível).
Se você chegar num nível extremo de detalhamento, a programação vai estar quase feita, bastando traduzir o seu texto pra linguagem de programação.
Exemplos:
Pouco detalhado: "os inimigos ficam indo e vindo"
Muito detalhado: "O jogo é em plataforma. Os inimigos ficam parados até que a tela ativa se aproxime deles, quando começarão a deslocar-se horizontalmente, com velocidade fixa. Eles ignorarão os finais de pista, caindo se for o caso. Se houver alguma parede no caminho, que os impeça de seguir na direção em que estão, eles continuarão até tocar essa parede, invertendo o sentido de deslocamento. Ao tocar o chão, caindo, ou uma parede, andando, um som rápido e não muito alto toca. O som é o mesmo nos dois eventos."
Se você se encher com a programação e quiser recrutar um programador, será importante ter um GDD pra que ele possa avaliar seu projeto. Se ele botar fé, pode programar o jogo todo, enquanto você só desenha. Mas pra botar fé, ele precisa saber porque seu jogo é melhor que outros.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
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