Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
- Versão do GameMaker: Qualquer uma (eu acho)
- Dificuldade: Iniciante
- Requer Extensões: Não
- Requer DLLs: Não
- Tags: Movimentação / RPG / Top-Down
-----------------------------------------------------------------------------------------
Para começar, precisaremos dos sprites do personagem andando e parado em todas as 4 direções. Recomendo que os nomeie mais ou menos como abaixo:
spr_player_down_stop = De frente parado
spr_player_down_walk = De frente andando
spr_player_up_stop = De costas parado
spr_player_up_walk = De costas andando
spr_player_left_stop = Para a esquerda parado
spr_player_left_walk = Para a esquerda andando
spr_player_right_stop = Para a direita parado
spr_player_right_walk = Para a direita andando
Agora que temos os nossos sprites, vamos para os objetos. Crie um objeto para o personagem, e em seu Create coloque o seguinte:
- Código:
//Variáveis
andando=false //Controla quando o personagem estiver
velocidade_sprite=0.2 //Controla a velocidade das animações do personagem
velocidade_player=1.5 //Controla a velocidade do personagem
Agora em seu Step coloque:
- Código:
//ESQUERDA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_left)
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_left)
{
andando=false
x-=0
sprite_index=spr_player_left_stop
}
//DIREITA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_right)
{
andando=true
x+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_right_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_right)
{
andando=false
x+=0
sprite_index=spr_player_right_stop
}
//ATRÁS
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_up)
{
andando=true
y-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_up_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_up)
{
andando=false
y-=0
sprite_index=spr_player_up_stop
}
//FRENTE
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_down)
{
andnado=true
y+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_down_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_down)
{
andando=false
y+=0
sprite_index=spr_player_down_stop
}
Pronto, agora é só testar.
Até!
Última edição por Jois Gama em Dom 16 Ago 2020, 14:17, editado 22 vez(es)
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
Bom tuto. muito útil.
Muitos não conseguem fazer movimento bom.
Muitos não conseguem fazer movimento bom.
MagnetBomber- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/04/2013
Reputação : 9
Número de Mensagens : 206
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
@MagnetBomber
Vlw cara, acho bom que tenha achado bom e útil.
OFF:Respondi sua MP.
Vlw cara, acho bom que tenha achado bom e útil.
OFF:Respondi sua MP.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Re: Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
Gostei bastante mas uma coisa que achei ruim é como eu bloqueio o movimento na diagonal ? , aonde clica para agradecer ?
Perseundeadd- Data de inscrição : 22/04/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
Hum...eu sinceramente não sei, cara, tenta procurar no fórum ou perguntar(Tenho muito a melhorar no GML xD)Perseundeadd escreveu:Gostei bastante mas uma coisa que achei ruim é como eu bloqueio o movimento na diagonal ? , aonde clica para agradecer ?
Quanto a o local aonde clica para agradecer, tem isso?
EDIT:Ah, é só clicar em Merci no post que eu ajudei.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
Tópicos semelhantes
» Movimentação básica estilo plataforma
» [Resolvido]Problemas com movimentação básica
» [Isométrico] Parte 1 - Movimentação Básica
» movimentacao basica com aceleracao e frenagem
» [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
» [Resolvido]Problemas com movimentação básica
» [Isométrico] Parte 1 - Movimentação Básica
» movimentacao basica com aceleracao e frenagem
» [Tutorial]I.A Básica – Movimentação de Inimigo com colisões
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos