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Movimentação básica estilo plataforma

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Mensagem por KinKing Sáb 04 maio 2013, 17:27

ATUALIZADO COM CORREÇÕES

Crie um objeto o_chao (mas não o marque como sólido).
Crie o objeto do seu jogador, e no evento Create coloque:

Código:
// Valores
veloc = 8; // Velocidade
forcaPulo = 10;
grav = 0.5; // Gravidade
hsp = 0; // Velocidade horizontal
vsp = 0;// Velocidade vertical

// Etiquetas
aereo = false;

// Ordens
dir = false;
esq = false;
pular = false;

Altere os valores como desejar e coloque o seguinte no evento Step para definir seu comportmento:

Código:
// Está no chão?
if (place_meeting(x,y+1,o_chao)) { // Se estiver,
    aereo = false; // Esta etiqueta é falsa (não está aéreo)
    vsp = 0; // Não há força vertical
}
// Se não estiver, está no ar
else {
    aereo = true; // Esta etiqueta é verdadeira (está aéreo)
    vsp += grav; // Força da gravidade é aplicada na vertical
}

// Alterar velocidade baseado na direção
if (dir)
    hsp = veloc;
else if (esq)
    hsp = -veloc;
else
    hsp = 0;

// Ao pular   
if (pular) {
    pular = false; // Parar de dar a ordem de pulo
    vsp = -forcaPulo; // Pular
}

// Velocidade horizontal
repeat (ceil(abs(hsp))) // Tentar andar de 1 em 1 por vez, num total de vezes igual a hsp
{
    if (place_meeting(x + sign(hsp), y, o_chao)) { // Se o caminho estiver bloqueado
        hsp = 0; // Parar
    } else { // Se não
            x+= sign(hsp); // Mover horizontalmente 1
    }
}

// Velocidade vertical
repeat (ceil(abs(vsp))) // Tentar mexer de 1 em 1 por vez, num total de vezes igual a vsp
{
    if (place_meeting(x, y + sign(vsp), o_chao)) { // Se o objeto estiver logo acima/abaixo de um o_chao
        vsp = 0; // Parar
    } else if (vsp != 0) { // Se não
        y+= sign(vsp); // Mover verticalmente 1
    }
}

Depois temos na colisão com o objeto "sólido" (mesmo se não estiver marcado como sólido):

Código:
// Refazer movimento horizontal, desfeito por voltar 1 quadro antes da colisão pelo Game Maker
if ((hsp > 0 && place_free(x+1,y)) || (hsp < 0 && place_free(x-1,y)))
    x += hsp;

// Encaixar verticalmente no chão se tiver colidido num "chão abaixo do player"
if (y < other.y) {
        while (!place_meeting(x,y+1,o_chao))
            y += 1;
}   

// Em todos os casos, parar verticalmente
vsp = 0;

Coloque o evento press left:
Código:
esq = true;
dir = false;

Coloque o evento release left:
Código:
esq = false;

Faça o mesmo para o evento press right mas usando as variáveis adequadas.

Por fim coloque em um evento press space:
Código:
if (!aereo) // Só pular se não estiver no ar
    pular = true;

Não esqueça de ler bem os comentários para entender a lógica de como isso acontece!

Dica: o_chao pode servir como parent para qualquer outro "sólido" que você criar!


Última edição por KinKing em Sáb 04 maio 2013, 17:56, editado 4 vez(es)
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Movimentação básica estilo plataforma Empty Re: Movimentação básica estilo plataforma

Mensagem por rickelme.dias Sáb 04 maio 2013, 17:47

Otimo tutorial... e eu nunca te vi aqui no forum,deve ser porque eu sou novo e vocês deve estar voltando agora ou algo assim neh?continuando otimo TUTORIAL obrigado acho que ira ajuda muitas pessoas..tente detalhar mais tipo
Código:
if (place_meeting(x,y+1,obj_chao)) { //se tiver algo abaixo dele (ele vai se mover no eixo X de Y+1,obj_chao))

tipo assim.. e oque as vars fazem "grav = 0.5;" como elas são ultilizadas porque sei la tipo assim MAIS ESTA OTIMO TUTORIAL Very Happy
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Mensagem por KinKing Sáb 04 maio 2013, 17:54

Feito. Também tirei umas coisas que dependiam do jogo de onde o código saiu. Ah, e corrigi uns erros.

Eu conheço o fórum desde 2008, mas já mexo no Game Maker desde 2006 mais ou menos. Apesar de não praticar tanto quanto deveria, até que me dou meio bem em GML! Mal não ter respondido direito, eu tava animado pra corrigir o tutorial logo!
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Mensagem por rickelme.dias Sáb 04 maio 2013, 18:08

kkkkk,de boa.. obg por corrigir. Very Happy

Aeée e bem vindo ao forum novamente Very Happy
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