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grupo AppStore

5 participantes

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grupo AppStore Empty grupo AppStore

Mensagem por saim Dom 21 Abr 2013, 12:36

Olá, moçada!

Não sei se esse tópico ficaria melhor aqui, em formação de equipes, ou em "perguntas e respostas", dentro de GMS.
É o seguinte... eu quero que um jogo meu (que começo a desenvolver hoje) seja jogado num iPad. Suponho que muita gente tenha o mesmo desejo. Nem que seja a própria pessoa jogando num iPad.

Mas, como eu não espero ganhar nenhum centavo com esse jogo, US$99,00 por ano fica salgado. Seria só uma vez, então só 99 dólares. Mas ainda assim é salgado. Daí eu pensei... porque não juntar uma turma de pessoas interessadas na mesma coisa e ratear a despesa?
A gente cria uma conta como desenvolvedor apple (o que é de graça) e todo mundo coloca os jogos online a partir dessa conta. Cada um fica responsável pelo próprio jogo, todos sem fins lucrativos (pra não ter risco de briga na hora de dividir os lucros, que não vão existir). Os jogos ficam disponíveis pra download pelo tempo que for possível (tenho a impressão que é só enquanto a anuidade estiver sendo paga).
Quem quiser entrar no grupo, paga uma porcentagem igual. A gente elege uma pessoa pra ficar responsável pelos pagamentos e ela recebe tudo, paga a apple, fim. Se der tão certo que alguém queira entrar DEPOIS de iniciado, essa pessoa paga pra todo mundo uma porcentagem, de forma que no final, todo mundo termine pagando o mesmo tanto.

Quem se anima? Respondam aí. Se quiser estabelecer um limite, ainda que em reais, coloque esse limite dentro da resposta. Por exemplo, você quer entrar só se for pra pagar até R$20,00, então precisaremos (por alto) de 10 pessoas no grupo pra você entrar. Se seu limite for de R$1,00, precisaremos de 200 pessoas. Todo mundo paga o mesmo tanto, independente do limite que você estabelecer, a diferença é se você vai topar entrar ou não.

Ah, se você não tem o módulo de exportação pra iOS (como eu), isso não te exclui do grupo. Temos alguns membros na comunidade dispostos a compilar seu jogo por um preço razoável. A despesa aumenta um pouco, claro, mas ainda é viável.
Eu me lembro do Waldir Moscoso, ele tem a versão master e já se dispôs a compilar os jogos, inclusive a criar algumas adaptações necessárias. Vou procurar o tópico dele e edito esse aqui, com o link.

Interessados até o momento:

membro limite (R$) limite atingido
saim 50,00 não
saim
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grupo AppStore Empty Re: grupo AppStore

Mensagem por Kabeção Dom 21 Abr 2013, 13:08

É bom você ter certeza que isso não está impedido nos termos de uso da AppStore porque a Apple é maníaca por processos.
Já processou a Samsung por seus dispositivos serem retângulos arredondados, já processou a Amazon por usar o termo App Store para descrever sua loja, já processou uma pequena loja de café por ter uma maçã no logo e tem patentes das coisas mais absurdas possíveis, por isso fico com um pé atrás ao tentar algo assim.

Além disso os apps lançados tem que ser controlados porque ela exigi algumas regras e padrões, coisas como: não fechar/reiniciar a app por código, não ter uma resolução menor que a do próprio aparelho e gerar uma imagem embaçada, os apps são testados por eles então qualquer bug ou má qualidade aparente vai impedir o lançamento.

Se é sem fins lucrativos, seria melhor tentar isso na Google Store que é menos sufocante.
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Mensagem por The Wizard Dom 21 Abr 2013, 14:11

Eu me interessei bastante, com toda certeza vou tentar entrar nesse grupo, se der certo claro.

Mas eu acho muito melhor tentar isso na Google Store, tem menos regras, é menos sufocante, se o grupo desenvolver para IOS, certamente não irei participar, mas Google Store é outra coisa.

Não é certo que eu vou entrar, quando me organizar melhor eu entro (mês que vem talvez), mas é uma ótima ideia, com certeza vale a pena, mas eu não acho que qualquer um pode entrar, somente usuários conhecidos, imagina o que acontece se um idiota entra no grupo, existem troladores em todo lugar, tentarei entrar no grupo somente se for no Google Store, até =)
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grupo AppStore Empty Re: grupo AppStore

Mensagem por saim Dom 21 Abr 2013, 15:31

Se não me engano, a google store não cobra anuidade dos desenvolvedores, então não tem sentido criar um grupo pra ratear os fundos.
A idéia, no final, é só essa: fazer uma vaquinha pra colocar os jogos na AppStore.

Claro que apenas uma pessoa enviaria os arquivos, apenas uma pessoa apareceria. Acredito que não seja contra os termos da apple, mas vou dar uma conferida, por via das dúvidas. Mas não imediatamente, isso deve levar uma semana. Se alguém quiser dar uma olhada por mim, enquanto isso...
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grupo AppStore Empty Re: grupo AppStore

Mensagem por cascavelo Dom 21 Abr 2013, 17:57

A Apple não gosta muito de coisas "grátis", mesmo os jogos gratuitos da loja tem venda de itens. E é necessário um computador da apple pra compilar o game e aparelhos pra testar, bem mais caros que os androids da vida.

Com 25 dólares você se inscreve como desenvolvedor na google play e pode tentar ganhar dinheiro, se você fizer um joguinho por mais bobo que seja e conseguir uns 100 mil downloads ativos, vai ganhar só com propaganda de 3000 a 5000 dólares por mês.

E com o módulo android dá pra explorar o mercado do OUYA, em que a concorrência vai ser muito menor, se você desenvolver um bom jogo e ele for exclusivo pra ouya terá destaque e com certeza vai vender alguma coisa, mais de 60 mil consoles foram encomendados e ele nem foi lançado nas lojas ainda (o lançamento é em junho).

Assim que estas pessoas receberem os consoles vão estar doidos pra experimentar jogos novos e diferentes, se você conseguir vender 5000 jogos a 4 dólares já são 20000 dólares. Quantia razoável.


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grupo AppStore Empty Re: grupo AppStore

Mensagem por saim Dom 21 Abr 2013, 21:06

Galera, eu estou ciente que, para o desenvolvedor, o mercado Android é mais atraente. Meu foco não é grana, no momento. Quer dizer, É grana, só não é GANHAR grana.

O lance é que eu quero criar um jogo pra minha sobrinha de 3 anos. Ela tem um iPad (a mãe dela tem). Ela não vai comprar outro tablet por causa do meu jogo. Ela é uma macfag.
Aliás, ainda que ela comprasse, a pequena só quer saber do "pédch". Não adianta, se eu quiser que ela jogue, eu preciso fazer pra iPad. Tenho que ser um desenvolvedor apple e publicar meu jogo na appstore.

Como a grana é salgada, pensei em juntar uma turma pra rachar a despesa. Não tem lugar melhor pra encontrar essa turma do que a GMBR. Pra compilar, vou pedir pra alguém com um módulo de exportação e um Mac fazer isso pra mim, o preço disso não é tão alto. O complicado mesmo é a anuidade.

Posso aproveitar essa anuidade e publicar dezenas de jogos, só que eu só quero um jogo. Pelo menos, esse é o plano, no momento. Mas as dezenas de pessoas que entrarem no esquema podem publicar seus jogos, tudo na mesma conta.

Se isso der lucro, aí não sei o que fazer, como definir quanto dinheiro é de quem. Por isso não estou pensando em jogos com fins lucrativos, por enquanto. Aí, é só gastar o dinheiro e jogar os jogos, mesmo. Talvez isso mude, mas não está nos planos iniciais.

Aí, me desculpem por pedir isso, mas por favor, não postem pra sugerir mudar de plataforma nem pra me desencorajar. Posso ter que morrer sozinho nessa grana, mas gostaria de ter alguém pra rachar. Pensem nisso como uma república de estudantes; a despesa é alta demais pra uma pessoa arcar sozinha, mas viável se dividirmos entre algumas pessoas.
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Mensagem por cascavelo Dom 21 Abr 2013, 22:16

É mais barato e fácil fazer o jailbreak do aparelho e você pode por seus aplicativos nele sem ter que publicar. O Thopson publicou um tutorial de como fazer.
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Mensagem por saim Seg 22 Abr 2013, 10:15

Hmm... isso é interessante!
Eu não vou conseguir convencê-la a fazer o jailbreak, mas posso testar no meu iPhone (que ela me deu, sem nenhum interesse).

Fiz a busca na google (por: 'Thopson jaibreak site:gmbr.forumeiros.com') mas não obtive nenhum resultado. Você poderia me mandar um link do tutorial?
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grupo AppStore Empty Re: grupo AppStore

Mensagem por cascavelo Seg 22 Abr 2013, 10:55

O tutorial que me refiro ensina a rodar os jogos no IOS sem ter um MAC,
https://gmbr.forumeiros.com/t25742-tutorial-como-testar-rodar-seus-jogos-no-ios

Para faze o jailbreak é só procurar no google que tem em um monte de sites, se for fazer procure também no youtube e assista algum vídeo sobre desbloqueio de IOS antes.
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Mensagem por Mr.Rafael Seg 22 Abr 2013, 11:14

Fazer o Jailbreak só facilita o teste do aplicativo, ele não dará a oportunidade de todo mundo usar (incluindo sua sobrinha) a menos que corram o risco de prejudicar o aparelho colocando o Jailbreak também. O que você pode fazer é pagar e pensar em GANHAR dinheiro colocando um preço no jogo. Pode não ser o seu foco, mas a App Store não tem formas de pagamento horríveis como a Google Play (é bem fácil de pagar e ninguém se mata por R$2,00 ou R$5,00) e o peso que você tem com a anuidade é reduzido com o que você ganhar.

Querendo ou não, você teria que focar lucro, ou pelo menos um prejuízo menor. Quem tem interesse em publicar um jogo na App Store precisa pensar em repor o dinheiro gasto com a anuidade mais o lucro, que é usado para manter o jogo lá.

o/
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Mensagem por saim Seg 22 Abr 2013, 15:50

Não, o jogo seria muito direcionado pra ela. Personalizado. Eu não quero contar a história toda, porque é longa. Acho que se eu contar o conceito do game, alguém pode me dar sugestões de como fazer o usuário personalizar ele. Com isso, eu poderia vender o jogo. De outra forma, vai ter que ser um jogo de 1 download, mesmo.

Na verdade, o jogo em si é muito simples. Numa tela inicial, ela escolhe uma entre algumas imagens. Essas imagens são fotos de pessoas, lugares e animais que ela conhece. TEM que ser coisa do mundo dela, não pode ser um cachorro qualquer, não pode ser uma piscina qualquer. Tem que ser o cachorro dela, a casa dela, a boneca dela. Fotos.
Ela clica e a imagem se expande, ocupando a tela inteira. A palavra correspondente àquela imagem se forma em campos com letras. Depois de um tempo, as letras saem desses campos, se embaralhando na tela. Ela arrasta as letras de volta pros campos corretos. Quando ela acerta, o nome da letra é dito e o campo fica colorido. Quando ela completa a palavra, a palavra é "lida". Parabéns pra ela e surge um botão de voltar pra tela de seleção.

Se alguém souber como buscar fotos do iPad, eu posso até criar um botão menor, de "configuração", pra minha irmã buscar as fotos e digitar a palavra. Mas pra gravar o som da palavra completa, aí eu já acho que não tem jeito.
Tem?

O que é personalizado no jogo, mesmo, é o banco de dados. Fora isso, o jogo pode muito bem ser genérico.
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