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Mensagem por Mr.Rafael Dom 21 Abr 2013, 01:25

[ENCERRADO]#CoJ - Complete o Jogo Zzzimagemconcurso2

Vendo como os concursos estão sempre limitando suas rotinas lhe forçando a montar um jogo do zero, dessa vez temos uma surpresa especial para vocês: vocês trabalharão em torno de um projeto já montado.

Como assim? A sacada é a seguinte: Na data de início do concurso, colocaremos neste tópico um projeto GMK inacabado, e é seu dever concluir o jogo do jeito que achar melhor. Será que o rumo original do projeto que entregaremos mudará bastante em suas mãos? É o que também queremos ver.

Organizadores / Avaliadores:

---------------------------------------------
Mr.Rafael
moisesBR
JoaoVanBlizzard
---------------------------------------------

Critérios de avaliação:

Levando em conta que todos terão uma base para trabalhar (o GMK que entregaremos), os critérios pedidos serão consideravelmente mais fáceis de se trabalhar: a nota máxima é 100. Recursos vindos originalmente no GMK (sprites, por exemplo) podem ser utilizados. No entanto, sua nota pode ser reduzida por falta de criatividade.

Gráficos (20/100): Os sprites entram em harmonia com o jogo? Eles são bem desenhados?
Músicas (20/100): Seu jogo tem boas músicas? A repetição delas é coerente?
Criatividade (30/100): Seu jogo é divertido? O gênero e a proposta são bem explorados? A jogabilidade é boa?
Programação (30/100): O jogo possui melhorias em relação ao projeto original? As mecânicas incompletas foram concluídas?

Notem que os critérios de "criatividade" e "programação" possuem peso maior. Isso porque estes critérios avaliam o nível de imersão do jogo e todo o nível de progresso feito em relação ao projeto original. Para tirar a média de um jogo, somaremos as notas de cada avaliação e dividiremos pelo número de avaliadores (nesse caso, 3).

Regras:

O que você pode:
- Utilizar recursos vindos originalmente no GMK. (não recomendamos que você os utilize em excesso)
- Optimizar o código-fonte do projeto original.
- Deletar/alterar/substituir recursos do jogo original.
- Criar novas mecânicas.
- Reescrever parte do código-fonte do projeto original. (apenas PARTE [65%] do código, não reescreva o jogo inteiro)
- Ser da staff.
- Criar um tópico para seu jogo, contanto que siga o formato "#CoJ - Nome do seu jogo".
- Enviar um jogo DEMO, contanto que a longevidade seja maior do que o projeto original.

O que você NÃO pode:
- Construir um projeto inteiramente do zero. (você deverá editar o projeto enviado por nós, e não reconstruí-lo)
- Reescrever o jogo inteiro. (já explicado: apenas PARTE [65%] do código é permitida)
- Enviar o jogo com quase nenhuma ou nenhuma edição. (o projeto deve ter pelo menos algo concluído em relação ao original)
- Exceder ou mutar por completo a temática do jogo. (ex.: demos um projeto de plataforma e você fez um FPS 3D)
- Insistir para receber o projeto com antecedência.
- Usar o GMK fora do concurso, sem dar os devidos créditos ao autor original.
- Criar o jogo em equipe.

Optimizar vs Reescrever:
- Optimizar é adicionar ou melhorar/diminuir uso de recursos, tendo como base o código-fonte original.
(ex.: Maria foi a feira. / Maria foi até a feira. Lá, colocou algumas frutas e quando foi para o caixa, estava sem dinheiro.)
- Reescrever é criar um recurso inteiramente novo, sem reaproveitamento do código-fonte original.
(ex.: Maria foi a feira. / "Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a vossa vã filosofia.")

Por isso, enquanto a optimização é permitida por inteiro, a reescrita é limitada. (explicando para ninguém colar seus projetos feitos do zero e julgarem ser "optimizados").

Observações:

- Para o envio do jogo, você terá que nos mandar o GMK do projeto (pode nos enviar um EXE também, mas o GMK é obrigatório).
- Como muitos se sentiram impedidos de participar do concurso por usarem o Game Maker Studio, estamos agora liberando o uso do GMS. No entanto, como estamos impossibilitados de compilar os GMK's, gostaríamos que vocês nos enviassem os EXE's de seus jogos para podermos avaliá-los. Very Happy

Explicando as regras:

Depois de lê-las, acredito que muita gente estará olhando para este concurso de forma bem assustada, não é mesmo? Pois bem: para que ninguém crie um projeto do zero, delete todos os recursos do GMK original e cole o que ele fez para dizer que "está dentro das regras", permitimos que até 65% (estimado) do código original seja editado. Isto é porque o GMK tem uma boa chance de vir com um código não-intencionalmente malfeito, e visando a qualidade dos jogos, resolvemos deixar que mudem (quase) a coisa toda. Mas não exagere a ponto do código-fonte original ser 100% diferente do seu (dando uma de espertalhão e colocando uma engine nova por cima do GMK inteiro).

E se você está pensando em receber um projeto pequeno demais ou muito vazio, não se preocupe: os projetos que selecionamos estão com engines semi-prontas e com elementos complexos o suficiente para serem bem explorados por vocês. E vendo que agora não há a necessidade de se construir um projeto do zero desde o início do concurso, esperamos jogos bem melhores vindo por aí.

Mas vocês devem estar se perguntando: e como vamos estudar o código-fonte do jogo? Pensando nisso, deixaremos o concurso para até um mês. Isso mesmo: em média quatro semanas para estudar, optimizar e trabalhar no jogo. Acessibilidade garantida ou seu tempo de volta Very Happy

Envio dos jogos:

Os jogos deverão ser enviados via MP para o Mr.Rafael (eu mesmo). Envie seu projeto em GMK durante o período de duração do concurso, preferencialmente com o seguinte formulário:
Assunto: "#CoJ - Nome do seu jogo"

Nome do jogo: "Nome do seu jogo."
Descrição: "Descreva como é o seu jogo."
Controles: "Descreva os controles do seu jogo."
Link de download: "Link de download do arquivo GMK"
- Apesar de eu ter conta, gostaria que não enviassem links do 4Shared.
- Cheque se o link do seu jogo funciona antes de me mandar a MP. Se eu não conseguir baixar, não poderei aceitá-lo.
- Projetos enviados antes ou depois da data do concurso não serão aceitos.
- Eu deveria alertar que projetos enviados antes do concurso não são aceitos, mas como ninguém terá o GMK até a data de início... deixa para lá.
- Minha caixa de entrada estará zerada para o recebimento dos projetos. :3

Prêmios:

1º lugar: Medalha de ouro no perfil + GameMaker Studio Pro + modulo HTML5
2º lugar: Medalha de prata no perfil
3º lugar: Medalha de bronze no perfil
4º lugar: Nome do jogo embaixo dos vencedores

Duração:

4 de Maio (inicia) / 8 de Junho (termina)

GMK:

CONCURSO FINALIZADO! NÃO É MAIS NECESSÁRIO O GMK!

o/
(pouca gente, mas ficaram bons os jogos.)


Última edição por Mr.Rafael em Dom 09 Jun 2013, 13:34, editado 9 vez(es) (Motivo da edição : Concurso iniciado + Download do GMK + Mini-documentação + Liberação do GMS)
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Mensagem por Thyago Dom 21 Abr 2013, 01:57

.Interessante,vou tentar participar de um concurso pela primeira vez,vamos ver como me saio. cheers
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Mensagem por Davicvic Dom 21 Abr 2013, 11:03

Primeiro concurso q vou partcipar, vamos ver se eu consigo me sair bem....
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Mensagem por !!Game Play!! Dom 21 Abr 2013, 11:48

to dentro !
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Mensagem por MagnetBomber Dom 21 Abr 2013, 17:08

vou tentar!
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Mensagem por Roooger Dom 21 Abr 2013, 19:20

Cade alguém para patrocinar o jogo? Eu realmente gostei do tema, acho que com algum incentivo esse concurso vai valer a pena! (Porque muitas pessoas vão participar)
Roooger
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Mensagem por Mr.Rafael Dom 21 Abr 2013, 19:42

Roooger escreveu:Cade alguém para patrocinar o jogo? Eu realmente gostei do tema, acho que com algum incentivo esse concurso vai valer a pena! (Porque muitas pessoas vão participar)
Só esperando um tempinho para saber o nível de atenção (pelo menos até Segunda). Um incentivo seria legal, mas não tenho como arcar. O melhor a se fazer agora é ver a movimentação mais a frente. Acredito que mais gente ainda terá algo a se pronunciar sobre o concurso/se vai participar ou não (pensar positivo ajuda). Happy

o/
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Mensagem por JuninhoRockyDesigner Dom 21 Abr 2013, 19:44

Já estou participando lek
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Mensagem por !!Game Play!! Dom 21 Abr 2013, 20:00

Mr.Rafael me tira uma duvida , vai poder trocar o sprite do player , ou é obrigatório criar a historia com o personagem da engine exemplo ?
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Mensagem por Mr.Rafael Dom 21 Abr 2013, 20:13

!!Game Play!! escreveu:Mr.Rafael me tira uma duvida , vai poder trocar o sprite do player , ou é obrigatório criar a historia com o personagem da engine exemplo ?
Fica a seu critério. Você pode trocar o sprite do player, caso deseje (ou até todos os sprites). Se também achar que alguma outra coisa possa ser melhorada ou mudada, é permitido mudar recursos mais a fundo também. Fique à vontade para mudar o que achar necessário.

o/
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Mensagem por !!Game Play!! Dom 21 Abr 2013, 20:35

Mr.Rafael se o membro por exemplo quiser trocar todas as sprites , isso não significaria começar o jogo do 0 ?
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Mensagem por Mr.Rafael Dom 21 Abr 2013, 20:52

!!Game Play!! escreveu:Mr.Rafael se o membro por exemplo quiser trocar todas as sprites , isso não significaria começar o jogo do 0 ?
Não, pois sprites são apenas "cosméticos", e nesse caso você pode mudá-los à vontade. Mesmo com cenários ou personagens completamente diferentes do original, o jogo em si continua o mesmo. Mudar esse tipo de coisa não afeta o "coração" do jogo, ou seja, a engine.

No entanto, quando falamos das mecânicas, a história muda: se fosse permitida a alteração completa, vários espertinhos iriam simplesmente apagar o conteúdo do GMK e criar um projeto novo dentro dele. Aí é que vem a parte do limite de reescrita (mas você pode optimizá-lo por inteiro se quiser).

o/
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Mensagem por rickelme.dias Dom 21 Abr 2013, 21:02

posso fazer como o inicio(ele original) e dps muda o personagem?COMO SE FOSSE QUE O PERSONAGEM ORIGINAL MORREU ou FICOU VELHO E O NETO DELE CONTINUA SUA JORNADA ou sei la
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Mensagem por Mr.Rafael Dom 21 Abr 2013, 21:24

rickelme.dias escreveu:posso fazer como o inicio(ele original) e dps muda o personagem?COMO SE FOSSE QUE O PERSONAGEM ORIGINAL MORREU ou FICOU VELHO E O NETO DELE CONTINUA SUA JORNADA ou sei la
Sim, pode. Tudo isso vai depender de como você conseguirá adaptar a engine do jogo para suportar um sistema do tipo. Você pode adicionar até mais ideias, se assim desejar. Tudo isso depende da forma que você for alterar o GMK do protótipo e conseguir implementar a sua ideia.

Quando o GMK for disponibilizado, você poderá estudar as mecânicas presentes nele e quem sabe até adaptar parte de algum código incompleto para poder seguir com um sistema desse tipo.

o/
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Mensagem por Zero. Dom 21 Abr 2013, 21:42

Vai ter algum estilo pré determinado (ex: RPG) , ou é livre ?

Bora ver, dessa vez eu tento participar Happy
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Mensagem por !!Game Play!! Dom 21 Abr 2013, 21:45

Mr.Rafael me explica outra coisa , porque este seu medidor de record de post num topico seu nunca sai do 0 ? KKKKKKK
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 21 Abr 2013, 21:53

Hum, sua proposta é interessante Mr. Rafael, sempre achei interessante tentar completar uma idéia que ficou por ser terminada, mas diz uma coisa, todo mundo ganhara a mesma engine ou cada um tera sua propia?
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Mensagem por Lukbebalduke Dom 21 Abr 2013, 22:10

Hum... muito boa a ideia. Podem me aguardar, sei que comentarios desse tipo sao inuteis ao topico, mas como vi que tem gente fazendo "to dentro" resolvi dizer que to voltando ! Dessa vez pra ficar em primeiro ! (eu espero :p)
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Mensagem por Meta Ridley Dom 21 Abr 2013, 22:34

Postando só pra dizer que estou interessado no concurso. Bem legal a ideia.
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Mensagem por Mr.Rafael Seg 22 Abr 2013, 10:53

FlyAway escreveu:Vai ter algum estilo pré determinado (ex: RPG) , ou é livre ?

Bora ver, dessa vez eu tento participar Happy
O projeto virá com um estilo já pronto (ex.: Topdown, ou 2D), mas pode ser alterado ao seu gosto (se for um RPG, por exemplo, pode transformá-lo até em um GTA). Acredito que parte das dúvidas que muitos terão em relação a isso serão mais clareadas na hora que o GMK for divulgado.

Só não tente remodelar o gênero como um todo, do tipo que olhamos e não tem absolutamente nada a ver com o que enviamos. Se o projeto entregue for 2D, por exemplo, tente construir um projeto em 2D. Se for Topdown, monte um jogo em Topdown. (nada do tipo: entregamos um jogo de plataforma simples e de repente alguém nos envia um FPS 3D online)

!!Game Play!! escreveu: Mr.Rafael me explica outra coisa , porque este seu medidor de record de post num topico seu nunca sai do 0 ? KKKKKKK
É para dar um apelo a quem vê um tópico meu Razz
(Tipo, mendigar: o cara tá com um chapéu cheio de moedas, mas diz que não tem nada xP)

JoaoVanBlizzard escreveu:Hum, sua proposta é interessante Mr. Rafael, sempre achei interessante tentar completar uma idéia que ficou por ser terminada, mas diz uma coisa, todo mundo ganhara a mesma engine ou cada um tera sua propia?
Todos receberão a mesma engine, e ninguém receberá de "forma particular": ela será colocada para download e o link será colocado no primeiro post. No fim, todos trabalharão em cima de uma mesma engine, mas cada um poderá seguir a sua maneira de complementá-la.

o/
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