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[Resolvido]Problemas com botões Touch

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[Resolvido]Problemas com botões Touch Empty Problemas com botões Touch

Mensagem por JOZ. Sex 19 Abr 2013, 19:12

Resumindo eu quero colocar botões na tela (setas e o botão de pulo), mas da maneira que eu estou tentando fazer estou tendo uns problemas;

Queria saber qual é a maneira mais correta de se fazer objetos clicaveis (botões com sprite) e ter um retorno deles
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[Resolvido]Problemas com botões Touch Empty Re: [Resolvido]Problemas com botões Touch

Mensagem por luiz_eldorado Sex 19 Abr 2013, 19:21

Sério cara, isso pode dar merda.

Não gosto muito dos jogos que tem isso de "botões para teclas do pc". É bem difícil de manipular em certas horas. Tem que se entender que o jogador jogará com as duas mãos.

Eu preferiria que a tela fosse dividida em 3 partes, clicando na esquerda vai pra esquerda, na direita pra direita, e no meio o pulo. Caso haja alguma função de abaixar, deve dividir com o pulo verticalmente.

Mas de qualquer forma, mesmo não tendo o GMS aqui, acho que um simples evento "Left Pressed" funcionaria. Usar "mouse_check_button" mesmo. Do mesmo modo que no GM8.0.

Por favor, especifique quais são os problemas.

Até mais

#Edit:
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[Resolvido]Problemas com botões Touch Empty Re: [Resolvido]Problemas com botões Touch

Mensagem por cascavelo Sex 19 Abr 2013, 21:35

Faça tudo normalmente usando o teclado, com as mesmas funções que usaria em uma versão p/ windows.
No objeto que controla o personagem use a função "virtual_key-add", com ela você define retângulos no touch que equivalem a tecla real do pc. Basta desenhar um joystick ou um botão no local pois esta áreas são invisíveis, pode torná-las visíveis com outra função apenas para depuração.

Você encontra um exemplo prontinho no help do GMS.

A vantagem de usar este sistema e que ele facilita os testes do game pois ele funcionaria no pc e no smartphone com o mesmo código.
Ao executar o game no PC esta função é ignorada, não adianta clicar na tela com o mouse pois nada vai acontecer, portanto no pc use o teclado normalmente para controlar o personagem e no smartphone toque na tela.
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[Resolvido]Problemas com botões Touch Empty Re: [Resolvido]Problemas com botões Touch

Mensagem por Nagat1995 Qui 09 maio 2013, 23:04

Eu tava com a mesma dificuldade então fiz as teclas e coloquei os codigos como se fosse teclas de windows e configurei view pra elas ficarem acompanhando. e deu certinho
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[Resolvido]Problemas com botões Touch Empty Re: [Resolvido]Problemas com botões Touch

Mensagem por saim Sex 10 maio 2013, 08:26

Eu não conhecia essa função que o cascavelo sugeriu, então criei uma engine com diversos tipos de controles touch. Tem um link na assinatura.
Acho que vale a pena a visualização, nem que seja pelo joystick virtual.

Olha, embora o truque do cascavelo me pareça mais bacana, dividir a tela em áreas não pode ser muito diferente de criar botões virtuais grandes e invisíveis.
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[Resolvido]Problemas com botões Touch Empty Re: [Resolvido]Problemas com botões Touch

Mensagem por Nagat1995 Sex 10 maio 2013, 10:17

Cascavelo esse virtual_key-add coloca dentro de um step ou create?
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[Resolvido]Problemas com botões Touch Empty Re: [Resolvido]Problemas com botões Touch

Mensagem por Nagat1995 Sex 10 maio 2013, 10:54

É acabei ficando com o mesmo problema do multi toque aqui.
O problema é que eu coloquei tudo certinho mas não quer funcionar a virtual key.

codigo abaixo:

codigo do objeto que quero que seja virtual key que coloquei num evento step:


virtual_key_add(x=view_xview+10,y=view_yview+190,70,47,vk_left)
virtual_key_show(vk_left)
x=view_xview+10
y=view_yview+190


codigo da tecla left quando pressionada (no teclado fisico funciona normal mas na virtual key não):


if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}


Alguem me acuda por favor confused

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[Resolvido]Problemas com botões Touch Empty Re: [Resolvido]Problemas com botões Touch

Mensagem por PedroX Sex 10 maio 2013, 12:50

Mais correto que isso seria:
Código:
virtual_key_add(view_xview+10, view_yview+190,70,47,vk_left)

E creio que isso deva ser colocado no Create, mas não tenho certeza... Talvez essas áreas sigam a view ou não. Alguém que tenha o GM:S pode confirmar.


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[Resolvido]Problemas com botões Touch Empty Re: [Resolvido]Problemas com botões Touch

Mensagem por Nagat1995 Sex 10 maio 2013, 16:31

Então PedroX o botão segue a view do jogador aparece normalmente usando o codigo:

x=view_xview+10 y=view_yview+190

Só que a virtual key não aparece e eu ja cliquei em todas as areas da room pra ver se achava mais tambem não deu em nada coloquei o código

virtual_key_show(vk_left)

pra ver se aparecia, e também em nada deu.
Não sei mais o que fazer.

Se tiver outro jeito de colocar multitoque alguem me ajuda please lol!
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[Resolvido]Problemas com botões Touch Empty Re: [Resolvido]Problemas com botões Touch

Mensagem por JOZ. Sex 10 maio 2013, 17:03

Tinha esquecido de falar que já tinha resolvido o problema com as virtual keys :p

Mas obrigado por todos que ajudaram, nem sabia que existia essa função no gmstudio

Duvida resolvida ;)

Podem trancar o tópico. Cool
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