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Fantasmas do Pacman
+2
Isaque Onix
DracoG
6 participantes
Página 1 de 1
Fantasmas do Pacman
Galera sou novo na criação de Games.
E estou criando o Jogo Pacman no Flash ( ActionScript 3.0).
Eu conseguir criar o cenário fazer o Pac comer as Bolinhas e Talz pontuação, Etc...
Mas não consigo Fazer com que o Fantasma siga o PAC, além disso como faria pra que o Pac também não ultrapassasse as barras da fase?
Se pudem me ajudar com o código no Action 3.0 para que isso seja feito ficaria agradecido.
Aguardo ai. Grato.
E estou criando o Jogo Pacman no Flash ( ActionScript 3.0).
Eu conseguir criar o cenário fazer o Pac comer as Bolinhas e Talz pontuação, Etc...
Mas não consigo Fazer com que o Fantasma siga o PAC, além disso como faria pra que o Pac também não ultrapassasse as barras da fase?
Se pudem me ajudar com o código no Action 3.0 para que isso seja feito ficaria agradecido.
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Re: Fantasmas do Pacman
acho que por aqui ninguem trabalha com flash, até porque o tema do forum é Game Maker ;)
Re: Fantasmas do Pacman
Concordo com o Isaque Onix aqui é fórum pro game maker, se quiser ajuda com flash deveria ir e um fórum de flash. =]
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Re: Fantasmas do Pacman
Embora não seja um fórum de flash, a lógia é a mesma pra qualquer linguagem.
Veja bem, nos jogos originais, o fantasma NÃO segue o PAC, mas fica rondando aleatoriamente pela fase. Como são muitos, na maior parte do tempo tem um em cada "seção" da tela. Como o jogador sabe que não pode tocar neles, acaba ficando com a impressão que eles estão lá por estar seguindo o PAC. Não tem a ver com programação, mas com psicologia.
Duvida? Peça alguma outra pessoa pra jogar e vá seguindo a trajetória de apenas um dos fantasmas. Se ele não se afastar do PAC em momento algum, eu volto atrás no que escrevi.
MAS você pode querer que seus fantasmas sigam o PAC, mesmo que isso resulte num jogo diferente. Bom, existem muitas formas de fazer isso, umas mais eficientes, outras mais rápidas, outras nem uma coisa nem outra.
A primeira coisa a fazer é definir em que momento os fantasmas podem mudar de direção. Ao bater em alguma parede? Ao alinhar-se à grid? A qualquer momento? O jogo é seu, você define.
Depois, defina que tipo de solução você quer dar ao seu fantasma. Quer simplesmente definir uma direção "mais próxima" do PAC, rapidamente, ou traçar um caminho completo, da posição do fantasma até a posição do PAC, desviando das paredes? Recomendo a primeira solução, mesmo que isso signifique que o fantasma possa ficar andando em círculos com o pacman parado, em algumas situações. Se quiser, eu explico o motivo, senão vamos diretamente à implementação da solução.
Supondo que você concorde comigo, agora ficou fácil. Defina, na posição atual do fantasma, quais são as direções que estão livres pra ele tomar. Normalmente, o máximo é 4 direções, mas você pode estar criando um pacman hexagonal ou labirintos com áreas abertas, onde pode-se andar em qualquer direção. Coloque essas essas direções numa array (em flash, acho que eles chamam arrays de "vetor"). Feito isso, determine qual a direção do fantasma até o pacman. Agora verifique qual das suas direções "permitidas" é a mais próxima daquela que te liga diretamente ao PAC. Tome essa direção.
Fim.
Eu deixei muita coisa em aberto, porque não sei exatamente o que você vai achar de cada possibilidade que eu descrevi. Diga o que pensa e podemos te ajudar com a lógica. Infelizmente, o actionscript é bem diferente da GML e não podemos te ajudar com scripts. Fora isso, estamos aí!
Veja bem, nos jogos originais, o fantasma NÃO segue o PAC, mas fica rondando aleatoriamente pela fase. Como são muitos, na maior parte do tempo tem um em cada "seção" da tela. Como o jogador sabe que não pode tocar neles, acaba ficando com a impressão que eles estão lá por estar seguindo o PAC. Não tem a ver com programação, mas com psicologia.
Duvida? Peça alguma outra pessoa pra jogar e vá seguindo a trajetória de apenas um dos fantasmas. Se ele não se afastar do PAC em momento algum, eu volto atrás no que escrevi.
MAS você pode querer que seus fantasmas sigam o PAC, mesmo que isso resulte num jogo diferente. Bom, existem muitas formas de fazer isso, umas mais eficientes, outras mais rápidas, outras nem uma coisa nem outra.
A primeira coisa a fazer é definir em que momento os fantasmas podem mudar de direção. Ao bater em alguma parede? Ao alinhar-se à grid? A qualquer momento? O jogo é seu, você define.
Depois, defina que tipo de solução você quer dar ao seu fantasma. Quer simplesmente definir uma direção "mais próxima" do PAC, rapidamente, ou traçar um caminho completo, da posição do fantasma até a posição do PAC, desviando das paredes? Recomendo a primeira solução, mesmo que isso signifique que o fantasma possa ficar andando em círculos com o pacman parado, em algumas situações. Se quiser, eu explico o motivo, senão vamos diretamente à implementação da solução.
Supondo que você concorde comigo, agora ficou fácil. Defina, na posição atual do fantasma, quais são as direções que estão livres pra ele tomar. Normalmente, o máximo é 4 direções, mas você pode estar criando um pacman hexagonal ou labirintos com áreas abertas, onde pode-se andar em qualquer direção. Coloque essas essas direções numa array (em flash, acho que eles chamam arrays de "vetor"). Feito isso, determine qual a direção do fantasma até o pacman. Agora verifique qual das suas direções "permitidas" é a mais próxima daquela que te liga diretamente ao PAC. Tome essa direção.
Fim.
Eu deixei muita coisa em aberto, porque não sei exatamente o que você vai achar de cada possibilidade que eu descrevi. Diga o que pensa e podemos te ajudar com a lógica. Infelizmente, o actionscript é bem diferente da GML e não podemos te ajudar com scripts. Fora isso, estamos aí!
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Re: Fantasmas do Pacman
@Sain, no pacman ORIGINAL o fantasma vermelho segue dependendo da distancia, eu estava jogando a pouco e pude reparar isso ._.
Re: Fantasmas do Pacman
Mesmo? Eu seria capaz de jurar que todos os fantasmas eram instâncias do mesmo objeto, mudando só a cor.
Bom, ainda resta definir COMO fazer pra seguir. Tem o método de definir a direção e tem o pathfinding mesmo. Se o DracoG quiser o pathfinding, eu tenho um texto pra ele um pouco maior do que estou disposto a digitar sem saber se é isso que ele quer. Porque vai ser um pouco complexo.
Bom, ainda resta definir COMO fazer pra seguir. Tem o método de definir a direção e tem o pathfinding mesmo. Se o DracoG quiser o pathfinding, eu tenho um texto pra ele um pouco maior do que estou disposto a digitar sem saber se é isso que ele quer. Porque vai ser um pouco complexo.
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Re: Fantasmas do Pacman
é sim, a um tempo atráz eu estava fazendo uma pesquisa sobre os jogos da nintendo... e ví em algum lugar que cada fantasma tem uma abilidade 'pouco visivel' por isso a diferença de cor, mais só me lembro da abilidade do vermelho, que é seguir XD
e se não me engano, o amarelo é um pouco mais rapido
e se não me engano, o amarelo é um pouco mais rapido
Re: Fantasmas do Pacman
O inky (fantasma vermelho) segue pelo caminho mais curto, o dinky (azul) pelo mais longo. já a pinky e o clyde eu não sei.
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Re: Fantasmas do Pacman
Galera gostei muito das respostas até mesmo porque fui noob e fiz pergunta no fórum errado. Rs.
Agradeço em especial ao saim, que se preocupou com a situação, e perguntei aqui justamente pela lógica de programação ser parecidas, então alguém poderia saber.
Na Verdade a forma pra fazer o Fantasma seguir o PAC é pelo eixo dele no caso do Flash. ainda não consegui o código completo mas já sei que é assim que se faz.
Mas Gostei da ideia do saim de deixar cada fantasma com uma direção pré programada, talvez seja mais fácil do que criar uma AI pra cada Fantasma.
Agradeço ai e desculpa qualquer coisa.
Agradeço em especial ao saim, que se preocupou com a situação, e perguntei aqui justamente pela lógica de programação ser parecidas, então alguém poderia saber.
Na Verdade a forma pra fazer o Fantasma seguir o PAC é pelo eixo dele no caso do Flash. ainda não consegui o código completo mas já sei que é assim que se faz.
Mas Gostei da ideia do saim de deixar cada fantasma com uma direção pré programada, talvez seja mais fácil do que criar uma AI pra cada Fantasma.
Agradeço ai e desculpa qualquer coisa.
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