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[Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
4 participantes
Página 1 de 1
[Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
É o seguinte,minha pergunta eu receio ser bem complicada,e a quem me ajudar ficarei muito agradecido!
Preste atenção!
O objeto inimigo tenque jogar um objeto bomba,que tem a fricção de 0.1.
Ele tenque jogar a bomba em uma velocidade que,de acordo com a fricção e a distancia,pára exatamente no jogador.
Agradeço desde ja!
Preste atenção!
O objeto inimigo tenque jogar um objeto bomba,que tem a fricção de 0.1.
Ele tenque jogar a bomba em uma velocidade que,de acordo com a fricção e a distancia,pára exatamente no jogador.
Agradeço desde ja!
Última edição por Adilson Thiago Vieira em Ter 26 Mar 2013, 23:49, editado 1 vez(es)
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
é só você calcular, precisará dessas variaveis funções:
Lógicamente a fricção.
velocidade do lançamento padrão.
distância entre bomba - personagem, você consegue esse valor usando essa função point_direction(EX:com a bomba: point_direction(x,y,personagem.x,personagem.y))
distancia/velocidade*fricção
e vá ajustando o valor assim:
velocidade(distancia/velocidade*fricção)/1.2
acho que é isso, mas como não testei(e fiz de cabeça), o code(e a lógica, porque eu já pensei nisso, mas nunca coloquei em prática) pode estar errado.
Lógicamente a fricção.
velocidade do lançamento padrão.
distância entre bomba - personagem, você consegue esse valor usando essa função point_direction(EX:com a bomba: point_direction(x,y,personagem.x,personagem.y))
distancia/velocidade*fricção
e vá ajustando o valor assim:
velocidade(distancia/velocidade*fricção)/1.2
acho que é isso, mas como não testei(e fiz de cabeça), o code(e a lógica, porque eu já pensei nisso, mas nunca coloquei em prática) pode estar errado.
Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Nao da...A velocidade que faz parar exatamente no jogador so ha uma!
Ele teria que descobrir exatamente apenas usando o valor da distancia e da fricção!
Realmente o problema é muito complicado!
seria algo como
0.1*distance_to_point(jogador.x,jogador.y)
Ele descobriria quanto de velocidade iria precisar para nao ser impedido pelo 0.1 da fricção!
Nao funciona porque na verdade esse valor nao é o valor exato de vezes que ele tera que enfrentar a fricção....
Nao sei explicar ao certo...
Mas obrigado por tentar ajudar Theguitarmester! =D
Ele teria que descobrir exatamente apenas usando o valor da distancia e da fricção!
Realmente o problema é muito complicado!
seria algo como
0.1*distance_to_point(jogador.x,jogador.y)
Ele descobriria quanto de velocidade iria precisar para nao ser impedido pelo 0.1 da fricção!
Nao funciona porque na verdade esse valor nao é o valor exato de vezes que ele tera que enfrentar a fricção....
Nao sei explicar ao certo...
Mas obrigado por tentar ajudar Theguitarmester! =D
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Não é complicado, é só questão de matemática.
irei fazer uns calculos e testes e logo volto com o resultado.
irei fazer uns calculos e testes e logo volto com o resultado.
Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
na pratica não é tãooo dificil, ok é dificil, mas oq complica mesmo é o friction, pq ele vai diminuindo a velocidade gradativamente, oq daria para fazer é uma variavel para identificar a velocidade exe
velocidade=point_direction(x,y,personagem.x,personagem.y)-friction
ou vc poderia fazer com que ele tivesse duas variaveis uma para o x e uma para o y para a cordenada do personagem, exe
yv=point_direction(x,y,x,personagem.y)
xv=point_direction(x,y,personagem.y,y)
ae no step vc pode por algo para o y se adaptar com o yv, tipo o y aumentar ou diminuir com o valor do friction para se adequar ao yv,faz a mesma coisa com o x,
acho que fui meio confuso kkkkk
velocidade=point_direction(x,y,personagem.x,personagem.y)-friction
ou vc poderia fazer com que ele tivesse duas variaveis uma para o x e uma para o y para a cordenada do personagem, exe
yv=point_direction(x,y,x,personagem.y)
xv=point_direction(x,y,personagem.y,y)
ae no step vc pode por algo para o y se adaptar com o yv, tipo o y aumentar ou diminuir com o valor do friction para se adequar ao yv,faz a mesma coisa com o x,
acho que fui meio confuso kkkkk
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Ficarei realmente muito agradecido se puder me ajudar,que eu realmente me cansei de torrar minha cabeça por essa solução ksksksk
Não é complicado, é só questão de matemática.
irei fazer uns calculos e testes e logo volto com o resultado..
Noa consegui entender ao certo...Porque point direction?na pratica não é tãooo dificil, ok é dificil, mas oq complica mesmo é o friction, pq ele vai diminuindo a velocidade gradativamente, oq daria para fazer é uma variavel para identificar a velocidade exe
velocidade=point_direction(x,y,personagem.x,personagem.y)-friction
ou vc poderia fazer com que ele tivesse duas variaveis uma para o x e uma para o y para a cordenada do personagem, exe
yv=point_direction(x,y,x,personagem.y)
xv=point_direction(x,y,personagem.y,y)
ae no step vc pode por algo para o y se adaptar com o yv, tipo o y aumentar ou diminuir com o valor do friction para se adequar ao yv,faz a mesma coisa com o x,
acho que fui meio confuso kkkkk
Ou voce quiz dizer point distance?
Nao consegui intender ao certo sua teoria...Mas obrigado por tentar ajudar,se puder explicar melhor ficarei agradecido Rafael =D
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Bom, realmente é mais complicado do que eu pensava! mas terei tempo nesse feriado para pensar em como resolver, isso será uma de minhas metas!
Tentei: Velocidade=(Distância*Friction)/4 e outros, mas nenhum funcionou corretaente em todos casos.
Tentei: Velocidade=(Distância*Friction)/4 e outros, mas nenhum funcionou corretaente em todos casos.
Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Eu tambem pensei que era facil de inicio...Mas realmente,precisa ter muita logica ou ser muito bom em matematica!
Bom, realmente é mais complicado do que eu pensava! mas terei tempo nesse feriado para pensar em como resolver, isso será uma de minhas metas!
Tentei: Velocidade=(Distância*Friction)/4 e outros, mas nenhum funcionou corretaente em todos casos..
Se alguem aqui conseguir uma solução,eu realmente vou ficar sem palavras! '-'
XD
Mais uma vez queria lhe agradecer Theguitarmester por estar a quere me ajudar =]
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Desculpe pela minha confusao kkkkkk mas a minha logica foi o seguinte
Vc pega a posiçao do plater no create da bomba, e cria uma variavel para o y e pro x , ae no step faz com que o x e y fiquem iguais a zero a variavel y e x que foi declarada no inicio, eh mais ou menos isso se sobrar tempo hoje eu posso bolar algo mas acho que vo tentar amanha ;)
Vc pega a posiçao do plater no create da bomba, e cria uma variavel para o y e pro x , ae no step faz com que o x e y fiquem iguais a zero a variavel y e x que foi declarada no inicio, eh mais ou menos isso se sobrar tempo hoje eu posso bolar algo mas acho que vo tentar amanha ;)
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Desculpa,ainda não consegui entender ao certo...Mas parece que sua teoria nao vai identificar a velocidade com base na friction e distancia não eh?Desculpe pela minha confusao kkkkkk mas a minha logica foi o seguinte
Vc pega a posiçao do plater no create da bomba, e cria uma variavel para o y e pro x , ae no step faz com que o x e y fiquem iguais a zero a variavel y e x que foi declarada no inicio, eh mais ou menos isso se sobrar tempo hoje eu posso bolar algo mas acho que vo tentar amanha ;)
Obrigado por tentar me ajudar tambem!
Sinto que minha dor de cabeça ja esta acabando com a ajuda de vocês XD
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Pode usar o friction ou nao porem com friction fica mais dificil mas mais real e agradavel, vou tentar explicar melhor kkkkkkk eh pq to no cel ae nao tenho nem como por imagens como exemplo mas pense assim
Vc ta parado e olha o brigadeiro a uma tanta distancia, vc analisa a distancia com os olhos e denomina tipo 15 x e 6 y de distancia de vc, entao no step vc checa se seu x eh igual a o x do brigadeiro se nao for igual analiza se eh maior se for maior vc diminui um valor e se for menor vc aumenta um valor, assim vc vai tipo calcular a localizaçao do brigadeiro. Kkkkk ateh que fico legalzinho o exemplo, e foi muito bom fazer esse exemplo pq esclareceu muito pra mim tbm kkkkk se vc nao intendeu eu bolo outro exemplo ;)
Vc ta parado e olha o brigadeiro a uma tanta distancia, vc analisa a distancia com os olhos e denomina tipo 15 x e 6 y de distancia de vc, entao no step vc checa se seu x eh igual a o x do brigadeiro se nao for igual analiza se eh maior se for maior vc diminui um valor e se for menor vc aumenta um valor, assim vc vai tipo calcular a localizaçao do brigadeiro. Kkkkk ateh que fico legalzinho o exemplo, e foi muito bom fazer esse exemplo pq esclareceu muito pra mim tbm kkkkk se vc nao intendeu eu bolo outro exemplo ;)
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Tente isso (Create):
Basta fazer as edições necessárias.
- Código:
// Define a deaceleração
friction = 0.2
// Define a direção
direction = point_direction(x,y,500,400)
// Define a velocidade de acordo com a deaceleração e distância pro objetivo (Raiz quadrada da deaceleração*2*distancia - pura física :P)
speed = sqrt(2*friction*point_distance(x,y,500,400))
Basta fazer as edições necessárias.
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Nussa,valeu Gonçalves =0
Tenho que aprender a usar raiz quadrada XD
Realmente,funcionou perfeitamente! =]
Muito obrigado a todos por me ajudarem,a do Rafael eu acho que eu tava começando a entender,mas parece que eu ja tinha tentado isso :[
Tenho que aprender a usar raiz quadrada XD
Realmente,funcionou perfeitamente! =]
Muito obrigado a todos por me ajudarem,a do Rafael eu acho que eu tava começando a entender,mas parece que eu ja tinha tentado isso :[
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Re: [Trancado] Problema - Ia para distancia e velocidade
Salve Gonçalves!
tinha pensado fazer usando expoente(que é junto a raiz), mas não cheguei a aplicar, até porque nunca precisei aplicar isso.
Vou guardar esse coe na engine que estava fazemdo para testes, quem quizer, ta aqui:
http://dl.dropbox.com/u/94055748/lan%C3%A7ar%20e%20parar%20no%20mesmo%20de%20diferentes%20lugares.gmk
Créditos a Gonçalves por code de medição de velocidade.
tinha pensado fazer usando expoente(que é junto a raiz), mas não cheguei a aplicar, até porque nunca precisei aplicar isso.
Vou guardar esse coe na engine que estava fazemdo para testes, quem quizer, ta aqui:
http://dl.dropbox.com/u/94055748/lan%C3%A7ar%20e%20parar%20no%20mesmo%20de%20diferentes%20lugares.gmk
Créditos a Gonçalves por code de medição de velocidade.
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