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Problema com a velocidade do jogo
4 participantes
Página 1 de 1
Problema com a velocidade do jogo
Gente, o problema é esse, to desenvolvendo um sistema pra lanchonete do meu tio, a programação ta tudo bem, só que quando o jogo roda a taxa de FPS caí de 60 (Velocidade da room) pra 30, depois 15 vai pra 5, daí trava o PC todo, os codes que estou usando no DRAW do objeto (O único da room):
Script's:
Se vocês puderem direcionar alguma dll, ou alguma extensão, código, ou melhorar esses, estou aberto a sugestões, obrigado!
- Spoiler:
- Código:
draw_set_alpha(.4)
draw_set_color(c_white)
draw_rectangle_color(0,30,room_width,room_height,c_blue,c_blue,c_aqua,c_aqua,false)
draw_rectangle(room_width/4-30,room_height/4-30,(room_width/4)*3+30,(room_height/4)*3+30,false)
draw_set_alpha(1)
depth=-1000
draw_set_color(c_white)
draw_rectangle(0,0,room_width,30,false)
depth=-1000
draw_set_color(c_black)
draw_rectangle(0,0,room_width,30,true)
if cadastro=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu(0,"Cadastro")
if movimento=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu(106,"Movimento")
if relatorio=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu(230,"Relatórios")
if alterar_senha=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu(345,"Alterar Senha")
if sair=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu(492,"Sair")
if mostrar_cadastro=true {
if clientes=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext(0,30,"Clientes",mostrar_cadastro)
if fornecedores=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext(0,60,"Fornecedores",mostrar_cadastro)}
if mostrar_movimento=true {
if fechar_dia=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext2(106,30,"Fechar Dia",mostrar_movimento)
if entrada_estoque=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext2(106,60,"Entrada de Estoque",mostrar_movimento)
if saida_estoque=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext2(106,90,"Saida de estoque",mostrar_movimento)}
if mostrar_relatorio=true {
if itens=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext2(230,30,"Itens",mostrar_relatorio)
if saldo_estoque=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext2(230,60,"Saldo do Estoque",mostrar_relatorio)
if inventario=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext2(230,90,"Iventario",mostrar_relatorio)
if clientes2=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext2(230,120,"Clientes",mostrar_relatorio)
if fornecedores2=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext2(230,150,"Fornecedores",mostrar_relatorio)
if lucro_mes=true global.va=true;else global.va=false;
scr_menu_ext2(230,180,"Lucro do Mês",mostrar_relatorio)}
Script's:
- Spoiler:
scr_menu:- Código:
f=font_add('Arial',14,true,false,0,255)
draw_set_font(f)
str=argument1
draw_set_color(c_black)
draw_rectangle(argument0,0,argument0+string_width(str)+20,30,true)
if global.va=true {draw_set_color(c_black)}else{draw_set_color(c_white)}
draw_rectangle(argument0,0,argument0+string_width(str)+20,29,false)
if global.va=false draw_set_color(c_black);else draw_set_color(c_white);
draw_text(argument0+10,5,str)
draw_set_color(c_white)
scr_menu_ext:- Código:
if argument3=true {
f=font_add('Arial',14,true,false,0,255)
draw_set_font(f)
str=argument2
draw_set_color(c_black)
draw_rectangle(argument0,argument1,argument0+150,argument1+30,true)
if global.va=true {draw_set_color(c_black)}else{draw_set_color(c_white)}
draw_rectangle(argument0,argument1,argument0+150,argument1+29,false)
if global.va=false draw_set_color(c_black);else draw_set_color(c_white);
draw_text(argument0+10,argument1+5,str)}else{draw_set_color(c_white)}
draw_set_color(c_white)
scr_menu_ext2:- Código:
if argument3=true {
f=font_add('Arial',14,true,false,0,255)
draw_set_font(f)
str=argument2
draw_set_color(c_black)
draw_rectangle(argument0,argument1,argument0+200,argument1+30,true)
if global.va=true {draw_set_color(c_black)}else{draw_set_color(c_white)}
draw_rectangle(argument0,argument1,argument0+200,argument1+29,false)
if global.va=false draw_set_color(c_black);else draw_set_color(c_white);
draw_text(argument0+10,argument1+5,str)}else{draw_set_color(c_white)}
draw_set_color(c_white)
Se vocês puderem direcionar alguma dll, ou alguma extensão, código, ou melhorar esses, estou aberto a sugestões, obrigado!
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
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Re: Problema com a velocidade do jogo
Thiago.
Geralmente quando o FPS cai e acaba travando o jogo, é porque algum objeto, ou alguma linha de comando cria instâncias sem parar. Quanto mais instâncias no game mais lento ele fica, rode o programa em modo Debug (F6).
Vai abrir uma caixinha junto com o projeto, olhe na parte de baixa se o número de instâncias aumenta gradativamente.
Espero ter ajudado.
Geralmente quando o FPS cai e acaba travando o jogo, é porque algum objeto, ou alguma linha de comando cria instâncias sem parar. Quanto mais instâncias no game mais lento ele fica, rode o programa em modo Debug (F6).
Vai abrir uma caixinha junto com o projeto, olhe na parte de baixa se o número de instâncias aumenta gradativamente.
Espero ter ajudado.
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
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Re: Problema com a velocidade do jogo
Isso pode estar acontecendo pois você está fazendo muitas operações matemáticas como : room_width/4-30,room_height/4-30.
Por que ao envés de colocar esses cálculos, você não coloca logo o resultado, ou caso você queira um código mais fácil de editar depois, crie uma variável para esses cálculos.
Por que ao envés de colocar esses cálculos, você não coloca logo o resultado, ou caso você queira um código mais fácil de editar depois, crie uma variável para esses cálculos.
Kapoty- Games Ranking :
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Re: Problema com a velocidade do jogo
Isso está acontecendo porque você está adicionando várias fontes por Step. Coloque o font_add() no Create/Game Start/Room Start. E depois use a variável como referência àquela fonte.
Resumindo, remova os códigos de adicionar fonte dos scripts. Depois coloque algo assim no Create:
E sempre que for desenhar, coloque:
Assim você vai poupar memória em muito.
Resumindo, remova os códigos de adicionar fonte dos scripts. Depois coloque algo assim no Create:
- Código:
arial14=font_add('Arial',14,true,false,0,255)
E sempre que for desenhar, coloque:
- Código:
draw_set_font(arial14)
Assim você vai poupar memória em muito.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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