Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
[Ajuda]collision line
5 participantes
Página 1 de 1
[Ajuda]collision line
bom, eu só quero intender como funciona pois tentei aqui no meu projeto (link na assinatura) e não deu certo, na verdade, acho que todo mundo aki sabe usar, menos eu *---*
mais é o seguinte, tenho um obj_enemy, um obj_char e um obj_Solid, sendo que o alinhamento é como pac-man ou bomber-man, se alguem me ajudar
-Grato-
mais é o seguinte, tenho um obj_enemy, um obj_char e um obj_Solid, sendo que o alinhamento é como pac-man ou bomber-man, se alguem me ajudar
-Grato-
Última edição por MC D_LIRIO em Ter 12 Mar 2013, 11:52, editado 2 vez(es)
Re: [Ajuda]collision line
não entendi o que você quer... Quer uma colisão pra objetos no estilo bomberman e pacman?
Crovux- Data de inscrição : 07/01/2012
Reputação : 6
Número de Mensagens : 169
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Ajuda]collision line
é assim que se usa amigo:
- Código:
if (collision_line(x que começa a checage,yque começa a checage,local x que vai checage,local y que vai a checage,objeto que vai checa se tem colisao na linha,true,0))
Adilson Thiago Vieira- Games Ranking :
Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 17/10/2012
Reputação : 25
Número de Mensagens : 367
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Ajuda]collision line
é, quero uma colisão que faça com que o Enemy 'veja' o player com a collision line, o bomberman e pacman são só um exemplo de como o jogo é.Crovux escreveu:não entendi o que você quer... Quer uma colisão pra objetos no estilo bomberman e pacman?
Adilson Thiago Vieira escreveu:é assim que se usa amigo:flws,se nao for isso fala ae
- Código:
if (collision_line(x que começa a checage,yque começa a checage,local x que vai checage,local y que vai a checage,objeto que vai checa se tem colisao na linha,true,0))
será que pode postar um exemplo? não consegui intender ainda..
é basicamente esse o sistema do jogo, sendo que se o enemy 'ver' o Player, ele segue.
[edit]
usei assim:
- Código:
collision_line(x,y,Player.x,Player.y,Solido,1,1)
Re: [Ajuda]collision line
desculpa a demora,ando meio sem tempo para entra no forum....
nao vi o if ai no codigo...Vc realmente nao o esta usando?
lembresse,se é uma checage PRECISA do if
flw
nao vi o if ai no codigo...Vc realmente nao o esta usando?
lembresse,se é uma checage PRECISA do if
- Código:
if collision_line(x,y,Player.x,Player.y,Solido,1,1)
{
executa a acao
}
flw
Adilson Thiago Vieira- Games Ranking :
Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 17/10/2012
Reputação : 25
Número de Mensagens : 367
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Ajuda]collision line
tem sim, eu ñ pus o codigo completo ñ. mais vlw
depois vê aki como ficou pf Spyre
depois vê aki como ficou pf Spyre
Re: [Ajuda]collision line
Está correto. Esse código vai verificar se na linha que une os pontos entre o objeto que chama a função (inimigo) e o objeto "Player" existe um objeto chamado "Solido".MC D_LIRIO escreveu:usei assim:mais ñ ta funcionando, esse codigo fica no script do enemy.
- Código:
collision_line(x,y,Player.x,Player.y,Solido,1,1)
Eu recomendo veementemente que você passe a se preocupar com as nomenclaturas e passe a chamar seus objetos com nomes mais auto-explicativos, como "objPlayer" e "objSolido".
Como o Adilson Thiago Vieira comentou, o código em si não faz nada. Ele retorna
Edit antes de postar: na verdade, ele não retorna "true" ou "false". Ele retorna a id da instância interceptada pela linha. Se não tem nenhuma instância, ela retorna um valor negativo (que acho que é -4, depois eu explico porque). Na prática, você pode usar esses valores como "true/false", o game maker aceita.
Pra debugar seu problema, você pode colocar no step do inimigo esse código. Faça algo assim:
Isso vai fazer rodar a collision_line e mostrar a linha que está sendo checada, bem como o resultado.>create<>step<
- Código:
colide = "n colide";
>draw<
- Código:
var linha;
linha = collision_line(x, y, Player.x, Player.y, Solido, 1, 1);
if (linha){
colide = "colide sim";
}
else{
colide = "n colide";
}
- Código:
draw_line(x, y, Player.x, Player.y);
draw_text(x, y - 18, colide);
Em jogos ortogonais, a origem dos objetos normalmente é no ponto (0, 0). Isso não deveria ser um problema pra collision_line, mas... com o precision_cheching, talvez seja. Se o draw não te mostrar o que há de errado, tente adicionar uma(s) unidade em x e y, evitando que a linha passe entre os objetos "Solido".
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Ajuda]collision line
Tem essas aulas do AlexFC, talvez possa te ajudar:
https://gmbr.forumeiros.com/t3562-colisoes-parte-1-colisoes-retangulares
https://gmbr.forumeiros.com/t3567-colisoes-parte-2-colisoes-lineares
https://gmbr.forumeiros.com/t3575-colisoes-parte-3-colisoes-circulares-e-de-pontos#27787
https://gmbr.forumeiros.com/t3729-colisoes-parte-4-colisoes-simples#29144
Elas me ajudaram muito, já que estou desenvolvendo um jogo que envolve colisão através de linhas.
https://gmbr.forumeiros.com/t3562-colisoes-parte-1-colisoes-retangulares
https://gmbr.forumeiros.com/t3567-colisoes-parte-2-colisoes-lineares
https://gmbr.forumeiros.com/t3575-colisoes-parte-3-colisoes-circulares-e-de-pontos#27787
https://gmbr.forumeiros.com/t3729-colisoes-parte-4-colisoes-simples#29144
Elas me ajudaram muito, já que estou desenvolvendo um jogo que envolve colisão através de linhas.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos