GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


#COL Aula 03 - Colisões lineares

+4
Henrique_GJ
Natch
tata139
All-x
8 participantes

Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por All-x Qua 12 Ago 2009, 11:09

COLISÕES



Aula 03 - Colisões lineares



(Atualizado 08/02/2015)

Bem-vindos a terceira parte das aulas de colisões, aprenderemos sobre colisões com linhas, que é um sistema onde se cria uma linha para detectar colisões e é um pouco mais complicada.

Vamos dar um exemplo dessa colisão:

Muita gente pergunta: Como fazer quando o inimigo me ver ele me seguir?

-Bom, o uso mais útil desse código serve para isso. Vamos aprender a fazer isso nesta aula.

Engine, para estudarmos os seus códigos:





Como funciona o sistema:

#COL Aula 03 - Colisões lineares SS_01

A função collision_line detecta colisões por uma linha reta. Seus argumentos explicados:

Código:
collision_line(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme)

x1: posição x da primeira ponta da linha
y1: posição y da primeira ponta da linha
x2: posição x da segunda ponta da linha
y2: posição y da segunda ponta da linha
obj: objeto a ser checado ao entrar na área de colisão
prec: true para checagem pixel por pixel, false para retângulo
notme: desconsiderar esse objeto ao estar na linha de colisão

Retorna: ID da instância do obj que entrar na linha de colisão, tornando a expressão verdadeira. Caso não ocorra retorna -4, tornando a expressão falsa.

Vá ao step do inimigo e veja o seguinte código:

Código:
//Guarda na variável a ID do bloco que ficar na linha de colisão
colide_bloco=collision_line(x+16,y+16,player.x+16,player.y+31,bloco,0,0)

O valor retornado por collsion_line é armazenado na variável colide_bloco.

A primeira ponta é no inimigo:

x+16: Ou seja, 16 pixels à direita.
y+16: Ou seja, 16 pixels à baixo.

A segunda ponta é no player:

player.x+16: Ou seja, 16 pixels à direita.
player.y+16: Ou seja, 16 pixels à baixo.

Você deve estar se perguntando: e esse bloco?

Bom, o que impede o inimigo de te ver? Lógico que é uma parede. Então esse será o objeto que impede o inimigo de correr atrás de você.

Ainda no evento step do inimigo:

Código:
//Se não há uma instancia de bloco na colisão
if (!colide_bloco)
{
    //Se existe player
    if instance_exists(player)
    {
        //Segui o player
        mp_potential_step(player.x+16,player.y+16,2,false)
    }
}
O "!" antes de uma expressão significa não. Isso faz com que a expressão só seja satisfeita com um valor que não seja o dado. Ex:

Código:
//Se a sprite spr_direita não existir
if not sprite_exists(spr_direita)
{
    //Mostra mensagem
    show_message("A spr_direita não existe")
}
A função mp_potential_step serve para que o objeto siga alguma posição desviando dos objetos.

Código:
mp_potential_step(x,y,speed,checkall)

x: posição x que deve ser seguida
y: posição y que deve ser seguida
speed: velocidade que deve seguir
checkall: true para desviar de todos objetos, false para desviar apenas dos sólidos

Vamos as coordenadas x e y que ele vai seguir:

player.x+16
player.y+16


Ou seja ele vai seguir o player.

Pronto. Esse é o código para o inimigo te seguir. Mas você quer ter certeza que existe mesmo uma linha de colisão? Então vamos pintar uma linha para identificar a colisão:

Abra o objeto controle e vá no evento Draw :

Código:
//Código abaixo acontece com o inimigo
with(inimigo)
{
    //se a linha colide com bloco (inimigo não vê o player) a cor é vermelha
    if colide_bloco then draw_set_color(c_red)
    
    //se a linha não colide com bloco (inimigo vê o player) a cor é verde
    if !colide_bloco then draw_set_color(c_lime)
    
    //Desenha linha nas mesmas coordenadas dadas no collision_line
    draw_line(x+16,y+16,player.x+16,player.y+16)
}
A expressão with faz o código entre colchetes {} acontecer com o objeto dado. É como esse pedaço de código realmente esteja no inimigo, tanto que acessamos suas variáveis locais, como x,y sem usar [objeto].[variavel]. Mas note que para o player ainda é necessário nesse sistema, pois só estamos acessando o inimigo.

A linha vai ficar verde quando estiver livre o trajeto do inimigo até o player e vermelha quando não estiver:

#COL Aula 03 - Colisões lineares SS_02

Lembrando uma coisa muito importante. Colocamos o código de colisão somente no inimigo, logo todas as suas réplicas poderão seguir o player. Mas e se por acaso existir mais de um objeto player?

Os inimigos vão seguir somente o primeiro player adicionado na room.

Se quiser que varias instâncias de um objeto sigam as várias instâncias de outro objeto, baixe a engine:





São códigos mais complexos, e para não atrapalhar essa aula prefiro deixar só a engine.

Ufa! Terminamos! Fácil né? Agora é só jogar e ver o que acontece.

Se tiver duvidas perguntem!



FLWS!


Última edição por Alex FC em Seg 09 Fev 2015, 20:26, editado 12 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : #COL Aula 03 - Colisões lineares Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty Re: #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por tata139 Qua 12 Ago 2009, 12:52

Nossa Agora mais um motivo XD, Valew ai essa segunda parte me ajudou muito, espero mais.
tata139
tata139

Data de inscrição : 11/08/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 1121
Prêmios : #COL Aula 03 - Colisões lineares Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty Re: #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por Natch Sáb 22 Ago 2009, 00:48

oprimo tutorial, realmente vai me ajudar...
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : #COL Aula 03 - Colisões lineares Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty Re: #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por Henrique_GJ Seg 04 Jan 2010, 15:50

no começo eu entendo... depois quando chega na metade é tanta informação que minha mente trava.....

isso que eu chamo de memória de PC.... um PC bem ruim!!!
Henrique_GJ
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1344
Prêmios : #COL Aula 03 - Colisões lineares Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Java
  • C ou C++


http://sitedosjogos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty Re: #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por Suadao Sáb 16 Jan 2010, 11:33

Muito bom, me ajudará bastante
Suadao
Suadao

Data de inscrição : 22/11/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1035
Prêmios : #COL Aula 03 - Colisões lineares Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.recursos-mania.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty Re: #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por juniorcuru Sex 29 Jan 2010, 00:30

O link para download do engine do jogo, para começar do zero não está funcionado, poderia arrumar?
Sobre o tutu, tá bem legal tó aprendendo muito...
cheers
juniorcuru
juniorcuru

Data de inscrição : 25/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 15
Prêmios : #COL Aula 03 - Colisões lineares Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty Re: #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por chaampignon Sex 29 Jan 2010, 11:28

vai me ajudar muito kra ... vlw!
chaampignon
chaampignon

Data de inscrição : 12/09/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 124
Prêmios : #COL Aula 03 - Colisões lineares Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty Re: #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por All-x Dom 31 Jan 2010, 10:42

Link da engine concertado. Boa aula a todos, e qualquer dúvida é só perguntar!

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : #COL Aula 03 - Colisões lineares Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty Re: #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por Assassino Qua 01 Set 2010, 16:23

Ótima aula! Smile
(na verdade todas as suas aulas são ótimas)
Assassino
Assassino

Data de inscrição : 13/08/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 390
Prêmios : #COL Aula 03 - Colisões lineares Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rockstarfamilies.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty Re: #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por All-x Ter 23 Out 2012, 21:46

Aula atualizada - 23/10/12:

- Melhora na grafia e explicação;
- Atualização das engines;
- Atualização das imagens.

Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : #COL Aula 03 - Colisões lineares Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

#COL Aula 03 - Colisões lineares Empty Re: #COL Aula 03 - Colisões lineares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos