Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker
+5
Adilson Thiago Vieira
NPH
PedroX
Thyago
Gonçalves
9 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker
Gente, foi mal pelo discurso lá na pagina 1, é que eu achei que isso tava gerando uma discussão entre usuários...
sorry...
sorry...
NPH- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
Re: [Tutorial] Otimizando seus jogos de Game Maker
1 - Desativar/Destruir Instâncias Não-Utilizadas
Na verdade, essa é uma solução que gera um conceito (e talvez não seja o meio mais rápido, mas o mais confortável) na hora de programar. Quando eu comecei no Game Maker, meu raciocínio era completamente voltado para objetos e, em muitos casos onde eu poderia ter usado um único objeto, usei vários.
Desativar instâncias acaba virando um "remédio" em algumas situações, principalmente nessas onde a programação é que deveria ser analisada e não o número de instâncias ativas. Mas cada caso é um caso...
8 - Desative a sincronização
Nunca vi diferença de velocidade, nem mesmo usando uma view ou port grande (e olha que meus PC's sempre foram lentos). Imagino que uma janela maior do jogo (onde o problema fica mais visível) exigiria sincronização, já que a "atualização" é feita de cima para baixo (lembro de ter lido isso em algum lugar...), mas nunca notei lentidão.
10 - Desenhe os primitivos para a surface primeiro
5 - Desenhe Menos
Duas ótimas dicas. Até acho que é melhor desativar o automatic drawing, usar somente uma surface e fazer só o necessário no step (se a velocidade da room estiver entre 30 steps). Nem sempre é preciso redesenhar tudo quando se usa uma surface (vantagem em poder controlar a freqüência com que o desenho é feito), então, já é outro ganho muito bom.
Nada disso é necessário, mas já que estamos comentando sobre "formas de ganho"...
9 - Use resoluções de Tela Menores
Não só a observação sobre room, mas isso também está certo. Quando você usa uma resolução de vídeo mais baixa, o sistema dispõe de mais memória de vídeo sobressalente, além de ter uma frequência de desenho mais fácil (não tem a ver com a freqüência do monitor), vide que ele processa uma área de vídeo menor. Isso não acelera o jogo, mas alivia o hardware e deixa o sistema um pouco mais rápido.
Mas isso não deve ser usado sem o consentimento do usuário. Mesmo os jogos profissionais perguntam ao jogador qual resolução ele quer usar e SE ele quer usar. Ao contrário do que há aos montes na internet, uma resolução de vídeo errada pode estragar um monitor, sim. Só não sei quanto aos monitores lcd e led, mas aqueles antigos (de tubo) podem estragar se trabalharem fora da frequência certa durante muito tempo.
Há casos em que a placa gráfica pode operar numa resolução, mas o monitor, não. Hoje em dia, isso não acontece mais, mas, antigamente, monitores não eram tão "inteligentes" pra ignorarem resoluções ou frequências diferentes das suportadas de fabricação. E sim, os de tubo queimavam.
6 - Reduza A Qualidade De Seus Sons/Músicas
Eu também acho que isso está errado. Reduzir a qualidade pode tornar o resource menor em KB, acelerar o carregamento e gerar uma reprodução mais leve, mas também não acho que isso vá acelerar o jogo.
Minha dica pro tópico seria...
O computador do jogador não deve ser adaptado para seu jogo. Não é legal você alterar resolução, pedir que ele instale pacotes adicionais ou aumentar a taxa de prioridade de processos (e sim, infelizmente isso acontece até com programas profissionais). A responsabilidade do bom desempenho é 90% sua.
Tudo sempre caminhou para a rapidez e facilidade. Mas ambos os lados devem ser vistos (tanto o seu, quanto de quem vai usar seu software). Sinceramente, eu fico com um pé atrás quando baixo um programa de 1 MB onde, pra funcionar, tenho que baixar um pacote de outros 90 MB!
É o seu software que tem que se adaptar à máquina. A partir do ponto onde você passa a planejar seu jogo rodando em várias máquinas diferentes (principalmente nas mais modestas), você vai ter que adequá-lo repensando a sua forma de programar.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» TUTORIAL - Poste seus jogos do Game Maker HTML5 no FaceBook
» Game Maker na INTERNET!Rode seus jogos no navegador!
» [Tutorial] Dicas para divulgar seus jogos
» [Tutorial]Criando instaler para seus jogos.
» [Tutorial] Como testar/rodar seus jogos no iOS
» Game Maker na INTERNET!Rode seus jogos no navegador!
» [Tutorial] Dicas para divulgar seus jogos
» [Tutorial]Criando instaler para seus jogos.
» [Tutorial] Como testar/rodar seus jogos no iOS
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos