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Me ajuda com monstro 3D

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Mensagem por willcraft2 Sex 22 Fev 2013, 22:24

Ola pessoal não to conseguindo fazer com que o inimigo olhe para o player, já tentei de tudo( ou não ) mais não consigo, então me ajudem, lembrando que o jogo é 3D.


Última edição por willcraft2 em Dom 24 Fev 2013, 12:11, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Meta Ridley Sex 22 Fev 2013, 22:35

É... você está pedindo uma animação em 3-D ou um script para uma I.A.?
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Mensagem por gabrielsch Sex 22 Fev 2013, 22:38

willcraft2 escreveu:...que o player olhe para o player, já tentei de tudo...

Como assim? Explique melhor... .-.

Flw! sorrindo2
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Mensagem por willcraft2 Sáb 23 Fev 2013, 00:49

Meta Ridley escreveu:É... você está pedindo uma animação em 3-D ou um script para uma I.A.?
Para IA

gabrielch escreveu:Como assim? Explique melhor... .-.

Para o inimigo fica olhando para o player.
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Mensagem por Meta Ridley Sáb 23 Fev 2013, 12:49

Certo vamos lá. Onde está o player? Na tela? Como é o inimigo? O que é 'olhar'? Virar a cabeça em direção à ele? virar os olhos também?

Existem ferramentas chamada de Track to que faz com que tanto uma câmera seguir algo, quanto uma personagem ficar olhando pra algo. Mas isto é no Blender. No Game Maker eu não sei se tem um recurso assim.

Mas basicamente, vamos dizer que você quer que a cabeça vire pro inimigo. Parece que o Game Maker não lida muito bem com Bones mas geralmente é assim que funciona, O.K.?
O bone tem um eixo de giro(orientação em XYZ ou orientação Polar) e considerando que você defina a frente da cabeça eu acho que seria só pedir para o objeto ficar apontado na direção: do objeto jogador(isso se não for pra olha pra tela).

Mas só alguém que mecha com o 3-D do Game Maker vai poder te dar um código mesmo. Desculpa aí.
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Mensagem por willcraft2 Sáb 23 Fev 2013, 19:47

Meta Ridley escreveu:Certo vamos lá. Onde está o player? Na tela? Como é o inimigo? O que é 'olhar'? Virar a cabeça em direção à ele? virar os olhos também?

Existem ferramentas chamada de Track to que faz com que tanto uma câmera seguir algo, quanto uma personagem ficar olhando pra algo. Mas isto é no Blender. No Game Maker eu não sei se tem um recurso assim.

Mas basicamente, vamos dizer que você quer que a cabeça vire pro inimigo. Parece que o Game Maker não lida muito bem com Bones mas geralmente é assim que funciona, O.K.?
O bone tem um eixo de giro(orientação em XYZ ou orientação Polar) e considerando que você defina a frente da cabeça eu acho que seria só pedir para o objeto ficar apontado na direção: do objeto jogador(isso se não for pra olha pra tela).

Mas só alguém que mecha com o 3-D do Game Maker vai poder te dar um código mesmo. Desculpa aí.

Hum.. tentei outras coisas aqui e mesmo assim não vai, alguém me ajuda.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sáb 23 Fev 2013, 22:46

Meta ridley- acho que isso nao ajudou muito, mesmo pq o gm nao tem essas funcoes, so o basicao.

Olha faz assim:
d3d_transformation_add_rotation_z(direction)
d3d_transformation_add_translation(x,y,z)
//desenhar, seja la o que for
d3d_transformation_set_identity();

Pronto, agora ele roda com a direction basta vc fazer isso no step:
direction=point_direction(x,y,outro.x,outro.y)

obs acho que errei, se e add_rotationz ou add_rotation_z.
Lembre se de sempre colocar na sequencia rotation depois translation a e tbm, nao use x,y(e z) no desenho, pois ja tem o translation:
tipo
x-5,y-5,z,x+5,y+5,z+10
use -5,-5,0,5,5,10 , e assim que tem que fazer pra usar rotation, sempre na sequencia
rotation, translation e desenho


Última edição por Rodrigo Santiago em Sáb 23 Fev 2013, 22:47, editado 1 vez(es)
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Mensagem por willcraft2 Sáb 23 Fev 2013, 22:47

Rodrigo Santiago escreveu:Meta ridley- acho que isso nao ajudou muito, mesmo pq o gm nao tem essas funcoes, so o basicao.

Olha faz assim:
d3d_transformation_add_rotation_z(direction)
d3d_transformation_add_translation(x,y,z)
//desenhar, seja la o que for
d3d_transformation_set_identity();

Pronto, agora ele roda com a direction basta vc fazer isso no step:
direction=point_direction(x,y,outro.x,outro.y)

obs acho que errei, se e add_rotationz ou add_rotation_z.
Lembre se de sempre colocar na sequencia rotation depois translation a e tbm, nao use x,y(e z) no desenho, pois ja tem o translation:

tipo
x-5,y-5,z,x+5,y+5,z+10
use -5,-t,0,5,5,10 , e assim que tem que fazer pra usar rotation, sempre na sequencia
rotation, translation e desenho

Obrigado pela ajuda, mais já resolvi o problema, obrigado Gabrielsh.
Tópico resolvido pode trancar.
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