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#CE01 – I like to move it!

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#CE01 – I like to move it! Empty #CE01 – I like to move it!

Mensagem por Willy Sex 08 Fev 2013, 23:58

 
#CE01 – I like to move it!


Tema:
Você deve criar um personagem com o maior número de movimentos que conseguir fazer, seja andar, correr, pular, wall-kick, voar, nadar, socar, cambalhota, etc.
Busque ser perfeccionista, a clareza e eficácia dos códigos será rigorosamente avaliada.

Duração:
Inicia-se no dia 08/02 às 23:59 e termina no dia 10/02 às 23:59.

Regras:

É permitido:
-Usar gráficos de terceiros.
-Criar mais de um personagem.
-Basear-se em tutoriais.

Não é permitido:
-Usar engines, mesmo que seja sua.
-Fazer em equipe.
-Entregar fora do prazo.

Notas:
-Deve-se fazer projeto entre as versões 6.0 e 8.0 do Game Maker.
-Apenas 1 projeto por pessoa.
-Tolerância de dez minutos após o prazo final.
-A Staff pode participar.
-Deve-se enviar o .gmk, e não o .exe.

Importante:
-Se possível, criem um arquivo de texto dizendo tudo o que você fez na engine, suas dificuldades e soluções, e uma breve explicação dos códigos. No gmk, procure fazer bastantes comentários nos códigos, e não se esqueçam de fazer uma boa formatação nos códigos, buscando ser o mais organizado possível.

Avaliadores e a forma de Avaliação:
Os atuais avaliadores são:
-Willy
-Willian Lima

Será avaliado:
-Funcionalidade:
Sua engine faz o que deveria fazer e de forma limpa? (50 pontos)

-Clareza e organização:
Seus códigos são objetivos e bem comentados? (30 pontos)

-Flexibilidade:
Seus códigos são flexíveis, ou seja, posso alterar o resultado da engine alterando algumas variáveis? (20 pontos);

Premiação:
#CE01 – I like to move it! 131578101º lugar: Medalha de ouro.
#CE01 – I like to move it! 131578112º lugar: Medalha de prata.
#CE01 – I like to move it! 131578123º lugar: Medalha de bronze.

Inscrições:
Para participar do CE, envie seu gmk para mim via MP.

Boa sorte!
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Última edição por Willy em Sáb 09 Fev 2013, 11:16, editado 1 vez(es)
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#CE01 – I like to move it! Empty Re: #CE01 – I like to move it!

Mensagem por theguitarmester Sáb 09 Fev 2013, 00:22

usarei os mesmo sprites que usei no de luta, colocarei movimentos parecidos, mas a engine não é a mesma, até porque adicionarei outras loucuras, só para constar.

usarei o Scorpion.
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Mensagem por vinians Sáb 09 Fev 2013, 01:05

Que tema de engine péssimo.... vai facilitar quem participou do concurso de Lutas... Que falta de imaginação pessoal.
Flws!
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#CE01 – I like to move it! Empty Re: #CE01 – I like to move it!

Mensagem por theguitarmester Sáb 09 Fev 2013, 01:12

achei que podia ter melhores, e realmente o Vinias pode até ter razões, porque o sistema pode ser parecido, mas eu irei fazer um sistema novo, para colocar outras coisas como voar, agaichar, e como não é um jogo de luta, nem um jogo, acho que não precisa ter colisãos ou Precisa?
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Mensagem por PedroX Sáb 09 Fev 2013, 01:23

Você deve criar um personagem com o maior número de movimentos que conseguir fazer, seja andar, correr, pular, wall-kick, voar, nadar, socar, cambalhota, etc.
Busque ser perfeccionista, a clareza e eficácia dos códigos será rigorosamente avaliada.
Mas tipo, se eu fizer só um personagem, sem blocos, inimigos, paredes, itens, já está valendo? Está certo que para nadar precisa de água, mas fora isso é obrigatório ter outros itens? Os golpes podem ser no ar?

A única coisa que não gostei foi o horário de início, mas outros gostaram e isso não tem jeito.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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#CE01 – I like to move it! Empty Re: #CE01 – I like to move it!

Mensagem por Thyago Sáb 09 Fev 2013, 08:56

.Socar chutar,enfim aplicar golpes é apenas uma mudança de sprite,não há movimento algum do objeto,acho que não deveria valer isso,vai dar vantagem pra quem ja tem a sprite com esses golpes,e se eu desenhar um quadrado e escrever socando nele?.O importante é a programação né?
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#CE01 – I like to move it! Empty Re: #CE01 – I like to move it!

Mensagem por RafaelCazarotto Sáb 09 Fev 2013, 10:08

Mas tipo, se eu fizer só um personagem, sem blocos, inimigos, paredes, itens, já está valendo? Está certo que para nadar precisa de água, mas fora isso é obrigatório ter outros itens? Os golpes podem ser no ar?
olha acho que no ar não seria uma boa ideia, já que é uma engine,a engine como vc sabe é a base para um jogo, então se vc fazer o movimento no ar depois pro jogo precisa fazer a colisão e a gravidade etc...
Socar chutar,enfim aplicar golpes é apenas uma mudança de sprite,não há movimento algum do objeto,acho que não deveria valer
poisé é só mudança de sprite, a unica coisa é a programação para dar o dano no inimigo, eu tbm acho que nao podia valer,
sobre o tema, eu gostei Smile achei legal tem muitas possibilidades de movimento, então vão sair engine bem diferentes
xD
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#CE01 – I like to move it! Empty Re: #CE01 – I like to move it!

Mensagem por luiz_eldorado Sáb 09 Fev 2013, 10:31

Yay! Vou participar, se a parentada que vem no carnaval deixar.
Você deve criar um personagem com o maior número de movimentos que conseguir fazer, seja andar, correr, pular, wall-kick, voar, nadar, socar, cambalhota, etc.
A palavra "movimentos" está em negrito. Acho que quer dizer que você terá que, basicamente, modificar o x e o y, então socar não se encaixaria, pois é realmente só uma mudança de sprite.
-Deve-se fazer projeto entre as versões 6.0 e 8.0 do Game Maker.
8.1 pode? (não vou usar, é só pra esclarecer) E Studio?
-moisesBR
Não acho que ele vai avaliar, parece que foi um mal entendido. Acho que ele pensou outras... Mas tudo bem. Tenta contactá-lo.
Para participar do CE, envie seu gmk por MP aos avaliadores do CE antes do final do prazo.
À todos os avaliadores? Ou somente um passa pros outros? Não seria melhor entregar ao organizador?

Té menos.
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#CE01 – I like to move it! Empty Re: #CE01 – I like to move it!

Mensagem por Willy Sáb 09 Fev 2013, 11:11

Vinians: Infelizmente, não posso agradar a todos com o tema. Não acho que quem participou do concurso de jogos de luta vá ter algum tipo de vantagem. Afinal, o que vai ser avaliado é a quantidade e a qualidade dos movimentos que conseguir fazer.

Theguitarmester: Sim, deve ter colisões, e se possível, interações com outros objetos. É como fazer um personagem completo para um jogo.

PedroX: Não seria legal fazer assim, pois como já disseram, seria apenas uma engine de troca de sprites, e não é isso que eu quero explorar.
Em relação aos golpes, não há necessidade de criar uma IA para um inimigo, um simples boneco de kung-fu já é o suficiente. Até pode ser golpes no ar, mas isso é por sua conta...

Thyago: Eu recomendo baixar os sprites de outros sites, focando só na programação do mesmo. Por exemplo, baixe sprites de Naruto, Street Fighter, Digimon, etc...

Luiz_eldorado:
1-Correto. Quero que façam movimentos em relação ao (x,y) e com troca de sprites.
2- Não, apenas entre 6.0 e 8.0. Digo isso pois não tenho uma versão superior ao 8.0. envergonhado
3-Falarei com o Moises.
4-Pode enviar apenas para mim, é mais fácil eu passar a todos os outros avaliadores. Grato pela dica. blz

Todos: O ideal é fazer o personagem passear pela tela. Colocar blocos, plataformas moveis, ou seja lá qualquer outra bugiganga, mas que FAÇA o personagem executar uma ação diferente está valendo.

Se ainda tiverem dúvidas, não hesitem em perguntar.
Até!
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#CE01 – I like to move it! Empty Re: #CE01 – I like to move it!

Mensagem por theguitarmester Sáb 09 Fev 2013, 12:09

posso fazer, na mesma engine, 2 personagens diferente? que tem movimentos diferente?
Exemplo, um anda e faz coisas em um ceário de plataforma, outro intergra um falseo 3d usando o eixo z estilo "captain amercia, the avenger" "captain commando"?
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Mensagem por Willy Sáb 09 Fev 2013, 12:26

Sim, você pode... Isso foi dito no segundo ícone dos "Permitidos".
Se quiser, pode até fazer todos os personagens do Street Fighter.

Lembrem-se: Quanto mais movimentos, e quanto maior for a qualidade deles, melhor, mesmo que seja em vários personagens diferentes.
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Mensagem por Kabeção Sáb 09 Fev 2013, 15:18

Eu achei o tema legal e não tão difícil.
É só pegar sprites com muito movimento como as de jogos de luta e ir adaptando as animações para fazer novos tipos de ações.

Já estou quase terminando o meu. Smile
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Mensagem por Dancity Sáb 09 Fev 2013, 16:56

De acordo com o que o Willy disse:
Não seria legal fazer assim, pois como já disseram, seria apenas uma engine de troca de sprites, e não é isso que eu quero explorar.
Em relação aos golpes, não há necessidade de criar uma IA para um inimigo, um simples boneco de kung-fu já é o suficiente. Até pode ser golpes no ar, mas isso é por sua conta...

Só não se esqueçam que a engine feita no concurso não é diferente de qualquer outra engine. Então não adianta apenas colocar um personagem que faça um movimento diferente a cada tecla que você aperta se isso não tiver uma aplicação útil em um game.
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Mensagem por Willy Sáb 09 Fev 2013, 17:41

Faço das palavras do Dancity as minhas...

A ideia por trás do CE é estimular de vocês a criação de personagens mais complexos, ao contrario da mesmice, que é andar e pular.
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Mensagem por RafaelCazarotto Sáb 09 Fev 2013, 19:40

eu to com uma duvidazinha Smile, o player pode alterar todas as variaveis no create, e no step ta tudoprogramado não precisa mudar nada,mas ai vem a duvida, eu preciso explicar no Step? ou vou perder pontos por nao explicar o step, mesmo que o criador nem preciso olhar lá? hihihihihi to quase terminando Smile
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Mensagem por Willy Seg 11 Fev 2013, 01:34

-Clareza e organização:
Seus códigos são objetivos e bem comentados? (30 pontos)
Os comentários são importantes em todos os eventos presentes na engine. Caso isso seja ignorado, sim, você perderá pontos.

[EDIT]
Amigos, infelizmente o concurso foi cancelado.
Apenas 3 inscrições foram feitas, não havendo competição. #CE01 – I like to move it! 201709
Aos que enviaram seus gmks, farei toda a avaliação e darei uma nota como se o concurso ainda estivesse valendo, e é claro, dizer quem seria o vencedor, porém, sem prêmios.

Bom, eu esperava mais participantes, mas pelo visto, o tema não agradou muito. Quem sabe na próxima?
Em breve, postarei a qualificação simbólica e a avaliação dos mesmos.
Até! blz
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Mensagem por theguitarmester Seg 11 Fev 2013, 10:22

eu vou/irei participar tambem, é que domingo eu não estou com internet, e nem fiquei em casa por isso não pude entregar.

se ainda poder, logo envio a GMK.

você devia ter colocado para acabar só segunda, até o meio dia, esse hoários ficaram ruins.


Nota: já teve outros concursos só com 4 participantes.
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Mensagem por makgamer Seg 11 Fev 2013, 10:40

4 participantes é até aceitável, porém 3, pelos simples fato de você estar participando você ganhará medalhas, não importando que tipo de abominação essa pessoa tenha feito no game maker...
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Mensagem por theguitarmester Seg 11 Fev 2013, 10:44

não por uma nova regra, 2/3 participantes, 1 ganha medalha, 4 participantes, 2 ganham medalhas, 5 ou mais, 3 ganham medalhas(quando o pedro falou isso ele disse, 5 ou mais, todos ganham medalhas!)

até porque, todos podiam participar, não participaram porque não quizeram ou não conseguiram, é uma injustiça com quem ralou para fazer a engine.
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#CE01 – I like to move it! Empty Re: #CE01 – I like to move it!

Mensagem por vinians Seg 11 Fev 2013, 11:13

Eu enviei o meu. O problema deste concurso foi realmente a hora de inicio, ja começou na hora de dormir, tivemos muito pouco tempo.... mas de qualquer modo, existem concursos por ai na internet de ate 24h...
Flws!
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