GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Ajuda com logica de inventario

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda com logica de inventario Empty Ajuda com logica de inventario

Mensagem por Lukbebalduke Qui 31 Jan 2013, 23:59

Pessoal, eu tenho um projeto aqui que estou trabalhando só por aprendizado msm, tentando fazer coisas que nunca pensei em fazer, esta indo bem, mas nao cheguei a um ponto de partida descente para o inventario. Mas deixe me começar pele começo da engine

O jogo é uma "replica" de minecraft, terraria, etc... entao existem um obj para cada bloco, cada um guarda suas 3 vars que sao elas:


Nome
Sprite
Durabilidade

A ultima é para a parte de quebrar blocos, quando o bloco é quebrado (todo bloco) ele deixa o obj_drop , que assume a sprite do bloco que foi destruido.

Mas para bolar o inventario eu fiquei pensando um pouco e cheguei numa logica meio falha...
Ela funciona assim , eu tenho o obj_inv, ela vai ter a opcao de ligar e desligar, quando ele liga ele mostra sua sprite (o fundo do inventario) e cria varios objetos , cada um corresponde a um slot,cada vez que vc clica e arraste um slot ele troca de lugar com o outro,entao quando o invetario desativa ele grava as posiçoes dos obj slot e destroi todos. Os slots seram todos os mesmo objetos, baseados nas informacoes Nome e Sprite, atribuidas as blocos. Quando vc colide com o obj drop ele verifica o menor slot vazio ou com a mesma informacao de nome que ele (menor em questa de instance_number) e grava essa informacoes nele (no caso se ja existir ele apenas atribui mais 1 no valor de numero de objetos), se houver slot para ele entrar ele se destroi, do contrario ele permanece lá. Essa logica é valida ou eu to pirando aqui ?
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Ajuda com logica de inventario Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com logica de inventario Empty Re: Ajuda com logica de inventario

Mensagem por TRFN Sex 01 Fev 2013, 00:07

não seria melhor fazer tudo em um unico objeto não ?
Use algumas arrays e o draw , é bem melhor.
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : Ajuda com logica de inventario Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com logica de inventario Empty Re: Ajuda com logica de inventario

Mensagem por Lukbebalduke Sex 01 Fev 2013, 00:09

Mas se eu fizer isso, como farei para mover objetos dentro do inventario ?
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Ajuda com logica de inventario Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com logica de inventario Empty Re: Ajuda com logica de inventario

Mensagem por TRFN Sex 01 Fev 2013, 00:24

o princípio e esse :
Código:

i_id = 0;
i_nome[i_id] = "Nome qualquer.";
i_pos_x[i_id] = 0;
i_pos_y[i_id] = 0;
i_img[i_id] = sprite_exemplo;

i_id = 1;
i_nome[i_id] = "Nome qualquer 2.";
i_pos_x[i_id] = 32;
i_pos_y[i_id] = 0;
i_img[i_id] = sprite_exemplo2;

for(INICIO; CONDIÇÃO; SAÍDA){
MOSTRA_TEXTO(i_nome[S]);
MOSTRA_SPRITE(i_img[S]);

SE(MOUSE_CLICAR){

MOVENDO;
MOVA_EM_GRADE(32);
i_pos_x[S] = mouse_x;
i_pos_y[S] = mouse_y;

}
SENÃO SE(MOVENDO){
for(INICIO; CONDIÇÃO; SAÍDA)if(i_pos_x[S] == i_pos_x[R] && i_pos_y[S] == i_pos_y[R]){
REGISTRA OS VELHOS VALORES;
TROCA OS VALORES E AS IMAGENS DE LUGAR;
ACABA;
}}}
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : Ajuda com logica de inventario Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com logica de inventario Empty Re: Ajuda com logica de inventario

Mensagem por Lukbebalduke Sex 01 Fev 2013, 00:26

Faz sentido... assim que vc comentou aquilo eu fiquei pensando nun negocio assim. Acho q assim fica mais facil. Topico resolvido entao !
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Ajuda com logica de inventario Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com logica de inventario Empty Re: Ajuda com logica de inventario

Mensagem por theguitarmester Sex 01 Fev 2013, 12:08

e cria varios objetos
invetario desativa ele grava as posiçoes dos obj slot e destroi todos.
você tambem pode fazer ao invés de destruí-los e recriá-lo, apenas desativá-los e ativa-los.
fia mais fácil para fazer diversas ações, em relação a idéia do TRFN, mas você perderá um pouco em velocidade .
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : Ajuda com logica de inventario Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com logica de inventario Empty Re: Ajuda com logica de inventario

Mensagem por Lukbebalduke Sex 01 Fev 2013, 12:18

Valeu theguitar, mas agora eu ja terminei ele (como eu acho que dei a entender no ultimo topico), e nao precisei usar os objetos, apenas codigos e um objeto (como o exemplo doTRFN), msm assim valeu pela ajuda.
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Ajuda com logica de inventario Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com logica de inventario Empty Re: Ajuda com logica de inventario

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos