Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Ajuda com logica de inventario
3 participantes
Página 1 de 1
Ajuda com logica de inventario
Pessoal, eu tenho um projeto aqui que estou trabalhando só por aprendizado msm, tentando fazer coisas que nunca pensei em fazer, esta indo bem, mas nao cheguei a um ponto de partida descente para o inventario. Mas deixe me começar pele começo da engine
O jogo é uma "replica" de minecraft, terraria, etc... entao existem um obj para cada bloco, cada um guarda suas 3 vars que sao elas:
A ultima é para a parte de quebrar blocos, quando o bloco é quebrado (todo bloco) ele deixa o obj_drop , que assume a sprite do bloco que foi destruido.
Mas para bolar o inventario eu fiquei pensando um pouco e cheguei numa logica meio falha...
Ela funciona assim , eu tenho o obj_inv, ela vai ter a opcao de ligar e desligar, quando ele liga ele mostra sua sprite (o fundo do inventario) e cria varios objetos , cada um corresponde a um slot,cada vez que vc clica e arraste um slot ele troca de lugar com o outro,entao quando o invetario desativa ele grava as posiçoes dos obj slot e destroi todos. Os slots seram todos os mesmo objetos, baseados nas informacoes Nome e Sprite, atribuidas as blocos. Quando vc colide com o obj drop ele verifica o menor slot vazio ou com a mesma informacao de nome que ele (menor em questa de instance_number) e grava essa informacoes nele (no caso se ja existir ele apenas atribui mais 1 no valor de numero de objetos), se houver slot para ele entrar ele se destroi, do contrario ele permanece lá. Essa logica é valida ou eu to pirando aqui ?
O jogo é uma "replica" de minecraft, terraria, etc... entao existem um obj para cada bloco, cada um guarda suas 3 vars que sao elas:
Nome
Sprite
Durabilidade
A ultima é para a parte de quebrar blocos, quando o bloco é quebrado (todo bloco) ele deixa o obj_drop , que assume a sprite do bloco que foi destruido.
Mas para bolar o inventario eu fiquei pensando um pouco e cheguei numa logica meio falha...
Ela funciona assim , eu tenho o obj_inv, ela vai ter a opcao de ligar e desligar, quando ele liga ele mostra sua sprite (o fundo do inventario) e cria varios objetos , cada um corresponde a um slot,cada vez que vc clica e arraste um slot ele troca de lugar com o outro,entao quando o invetario desativa ele grava as posiçoes dos obj slot e destroi todos. Os slots seram todos os mesmo objetos, baseados nas informacoes Nome e Sprite, atribuidas as blocos. Quando vc colide com o obj drop ele verifica o menor slot vazio ou com a mesma informacao de nome que ele (menor em questa de instance_number) e grava essa informacoes nele (no caso se ja existir ele apenas atribui mais 1 no valor de numero de objetos), se houver slot para ele entrar ele se destroi, do contrario ele permanece lá. Essa logica é valida ou eu to pirando aqui ?
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: Ajuda com logica de inventario
não seria melhor fazer tudo em um unico objeto não ?
Use algumas arrays e o draw , é bem melhor.
Use algumas arrays e o draw , é bem melhor.
Re: Ajuda com logica de inventario
Mas se eu fizer isso, como farei para mover objetos dentro do inventario ?
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: Ajuda com logica de inventario
o princípio e esse :
- Código:
i_id = 0;
i_nome[i_id] = "Nome qualquer.";
i_pos_x[i_id] = 0;
i_pos_y[i_id] = 0;
i_img[i_id] = sprite_exemplo;
i_id = 1;
i_nome[i_id] = "Nome qualquer 2.";
i_pos_x[i_id] = 32;
i_pos_y[i_id] = 0;
i_img[i_id] = sprite_exemplo2;
for(INICIO; CONDIÇÃO; SAÍDA){
MOSTRA_TEXTO(i_nome[S]);
MOSTRA_SPRITE(i_img[S]);
SE(MOUSE_CLICAR){
MOVENDO;
MOVA_EM_GRADE(32);
i_pos_x[S] = mouse_x;
i_pos_y[S] = mouse_y;
}
SENÃO SE(MOVENDO){
for(INICIO; CONDIÇÃO; SAÍDA)if(i_pos_x[S] == i_pos_x[R] && i_pos_y[S] == i_pos_y[R]){
REGISTRA OS VELHOS VALORES;
TROCA OS VALORES E AS IMAGENS DE LUGAR;
ACABA;
}}}
Re: Ajuda com logica de inventario
Faz sentido... assim que vc comentou aquilo eu fiquei pensando nun negocio assim. Acho q assim fica mais facil. Topico resolvido entao !
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: Ajuda com logica de inventario
e cria varios objetos
você tambem pode fazer ao invés de destruí-los e recriá-lo, apenas desativá-los e ativa-los.invetario desativa ele grava as posiçoes dos obj slot e destroi todos.
fia mais fácil para fazer diversas ações, em relação a idéia do TRFN, mas você perderá um pouco em velocidade .
Re: Ajuda com logica de inventario
Valeu theguitar, mas agora eu ja terminei ele (como eu acho que dei a entender no ultimo topico), e nao precisei usar os objetos, apenas codigos e um objeto (como o exemplo doTRFN), msm assim valeu pela ajuda.
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Ajuda] Inventário
» Ajuda com inventário!!!!!!!!
» [ajuda]Preciso de um inventario
» Ajuda inventário simples
» Ajuda com Inventário.
» Ajuda com inventário!!!!!!!!
» [ajuda]Preciso de um inventario
» Ajuda inventário simples
» Ajuda com Inventário.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos