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Problema com a batalha
3 participantes
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Problema com a batalha
Estou criando um jogo em que o estilo de batalha e parecido com o do pokemon, mas hoje deparei me com um erro! Quando o ataque colidia com o inimigo, o inimigo perdia a vida toda de uma vez, em vez de perder apenas 17, alguem me ajuda?
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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Re: Problema com a batalha
olá patoki
O que pode estar acontecendo é o seguinte:
Um jogo roda a aproximadamente 30 quadros por segundo, cada ação gerada pelo jogo representa um quadro.
Vamos imaginar a seguinte situação:
Você possui 10 vidas.
Se uma bolinha encostar na outra, perderá uma vida, ok?
( ) ----> <----( )
Agora, imagine que uma bolinha esteja indo de encontro a outra, quando colidirem, você perderá uma.
( )( ) – colisão
Porém, no próximo quadro... elas continuam em colisão!!!
( () ) menos uma vida
E no próximo
( ( ) ) menos outra vida
E no próximo
(( )) e outra...
Até elas passarem uma pela outra...
<----( ) ( )----->
Até aqui, deve ter ido embora umas 30 vidas!! Mesmo que houve apenas uma colisão.
Existem três soluções para isso:
1 – um dos objetos devem ser apagados assim que encontar no outro, assim, encostou, morreu, sumiu só uma vida.
2- algumas vezes, não podemos destruir o objeto pois o precisamos para que complete a animação. Podemos então trocar os objetos...
Ex.: a bolinha 1 bate no quadrado, a bolinha 1 se transforma em uma segundo bolinha, com a mesma imagem, porém, objeto diferente.
E a forma mais developer (e correta):
3- criar uma variável para a bolinha (ou o poder) no create, crie uma variável chamada, por exemplo, de “usado” e atribua o valor 0
No Pokémon, no evento de colisão com o poder, coloque o seguinte:
- se usado = 0 então -17 de sangue (IF usado=0 then sangue-=17) --- o sinal “-=” representa que será subtraído 17 pelo que já existe
- coloque para o objeto “other” (que no caso, o “other” do Pokémon, seria o poder, certo?) usado=1
-usado=1
O que ele faz:
Quando o poder encostar no pokemon e se a variavel usado for igual a 0, tirará o sangue e marcará como usado =1!!
Espero ter ajudado.
O que pode estar acontecendo é o seguinte:
Um jogo roda a aproximadamente 30 quadros por segundo, cada ação gerada pelo jogo representa um quadro.
Vamos imaginar a seguinte situação:
Você possui 10 vidas.
Se uma bolinha encostar na outra, perderá uma vida, ok?
( ) ----> <----( )
Agora, imagine que uma bolinha esteja indo de encontro a outra, quando colidirem, você perderá uma.
( )( ) – colisão
Porém, no próximo quadro... elas continuam em colisão!!!
( () ) menos uma vida
E no próximo
( ( ) ) menos outra vida
E no próximo
(( )) e outra...
Até elas passarem uma pela outra...
<----( ) ( )----->
Até aqui, deve ter ido embora umas 30 vidas!! Mesmo que houve apenas uma colisão.
Existem três soluções para isso:
1 – um dos objetos devem ser apagados assim que encontar no outro, assim, encostou, morreu, sumiu só uma vida.
2- algumas vezes, não podemos destruir o objeto pois o precisamos para que complete a animação. Podemos então trocar os objetos...
Ex.: a bolinha 1 bate no quadrado, a bolinha 1 se transforma em uma segundo bolinha, com a mesma imagem, porém, objeto diferente.
E a forma mais developer (e correta):
3- criar uma variável para a bolinha (ou o poder) no create, crie uma variável chamada, por exemplo, de “usado” e atribua o valor 0
No Pokémon, no evento de colisão com o poder, coloque o seguinte:
- se usado = 0 então -17 de sangue (IF usado=0 then sangue-=17) --- o sinal “-=” representa que será subtraído 17 pelo que já existe
- coloque para o objeto “other” (que no caso, o “other” do Pokémon, seria o poder, certo?) usado=1
-usado=1
O que ele faz:
Quando o poder encostar no pokemon e se a variavel usado for igual a 0, tirará o sangue e marcará como usado =1!!
Espero ter ajudado.
Re: Problema com a batalha
Sim, mas agora como torno a variavel usado de novo para o valor 0?
*O jogo nao e pokemon, o sistema de batalha e que e parecido!
*O jogo nao e pokemon, o sistema de batalha e que e parecido!
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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Re: Problema com a batalha
rsrsrs eu percebi que não era o pokemon depois que postei.
a variavel usado é criada junto com o objeto de poder, na ação create, e ela é local.
ou seja, se você tiver 3 poderes, cada um vai ter a sua variavel "usado" independente, isto é, mesmo que um dos objetos dos poderes for usado, somente a sua variável será alterada, e não às dos demais.
Ai depende muito de como funciona o seu game, eu normalmente programo de forma que exista somente um único objeto no jogo, o restante é programado no evento draw...
a variavel usado é criada junto com o objeto de poder, na ação create, e ela é local.
ou seja, se você tiver 3 poderes, cada um vai ter a sua variavel "usado" independente, isto é, mesmo que um dos objetos dos poderes for usado, somente a sua variável será alterada, e não às dos demais.
Ai depende muito de como funciona o seu game, eu normalmente programo de forma que exista somente um único objeto no jogo, o restante é programado no evento draw...
Re: Problema com a batalha
borgo esta correto, esse é o princípio da lógica dos jogos de luta tipo street fighter
Re: Problema com a batalha
Brigado!
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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