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[Script]Decimal to Hexadecimal

3 participantes

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[Script]Decimal to Hexadecimal Empty [Script]Decimal to Hexadecimal

Mensagem por Luan Maia Sex 11 Jan 2013, 14:47

Nome:Decimal to Hexadecimal
Descrição:
Converte um número decimal para hexadecimal. Fiz ele para usar em um projeto em que se cria uma cor e se disponibiliza o hexadecimal dela.
Nele você coloca um valor decimal real no argument0 e ele retorna uma string com o valor em hexadecimal.
Mode de uso:
Código:
dec_to_hex(numero_real_decimal);
Script:
Código:
numb = "";
arg = argument0;
if (arg == 0)
{
    return "0";
}
while (arg > 0)
{
    if (arg%16 < 10)
    {
        numb = string(arg%16)+numb;
    }
    else if (arg%16 == 10)
    {
        numb = "A"+numb;
    }
    else if (arg%16 == 11)
    {
        numb = "B"+numb;
    }
    else if (arg%16 == 12)
    {
        numb = "C"+numb;
    }
    else if (arg%16 == 13)
    {
        numb = "D"+numb;
    }
    else if (arg%16 == 14)
    {
        numb = "E"+numb;
    }
    else if (arg%16 == 15)
    {
        numb = "F"+numb;
    }
    arg = floor(arg/16);
}
return numb;
Caso alguém encontrar algum bug ou erro, por favor fale. Smile

Edit:
Se quiser saber mais sobre o sistema de numeração hexadecimal clique aqui.


Última edição por Luan Maia em Sáb 12 Jan 2013, 15:11, editado 2 vez(es)
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[Script]Decimal to Hexadecimal Empty Re: [Script]Decimal to Hexadecimal

Mensagem por Super Games Sex 11 Jan 2013, 14:53

Se eu entendi, esse código transforma um número de valor aproximado de 2,5 para um de 6,0 ou algo assim, certo?(Quer ver eu estar errado?xD)
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[Script]Decimal to Hexadecimal Empty Re: [Script]Decimal to Hexadecimal

Mensagem por TRFN Sex 11 Jan 2013, 15:18

Super Games escreveu:Se eu entendi, esse código transforma um número de valor aproximado de 2,5 para um de 6,0 ou algo assim, certo?(Quer ver eu estar errado?xD)
Na verdade não.Ele não arredonda nada.Ele transforma um numero decimal em hexadecimal.Ex:
Código:
Entrada = 1995;
Saida = 7cb;
____Tópico____
Muito bom esse script , simplesmente muito inteligente da tua parte.
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[Script]Decimal to Hexadecimal Empty Re: [Script]Decimal to Hexadecimal

Mensagem por Luan Maia Sex 11 Jan 2013, 15:45

Super Games:
O TRFN já explicou! Se quiser saber mais, clique aqui.
TRFN:
Obrigado pelo elogio! Happy
Não foi nada demais. Smile
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[Script]Decimal to Hexadecimal Empty Re: [Script]Decimal to Hexadecimal

Mensagem por Super Games Sex 11 Jan 2013, 15:55

TRFN
Acho que ainda não entendi...sou noob em algumas coisas no Game Maker...

Luan Maia(2012 xD)
Obrigado por enviar está página na Wikipédia, irá facilitar meu entendimento Happy

On Topic
Depois de ler a página da Wikipédia, entendi melhor do que se trata o script, ficou muito bem trabalhado o script.
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[Script]Decimal to Hexadecimal Empty Re: [Script]Decimal to Hexadecimal

Mensagem por TRFN Sex 11 Jan 2013, 16:01

Super Games escreveu:Acho que ainda não entendi...sou noob em algumas coisas no Game Maker...
Hexadecimal é um padrão de conversão de números. É como o binário por exemplo , mas somente com números. E como nas unidades de medida por exemplo , que tem milímetros , decímetros , centímetros , metros e em padrões numéricos de computação também não poderia ser diferente já que temos binário , decimal , hexadecimal ... mas lembre-se que isso não é uma unidade de medida e sim um padrão de visualização de uma máquina.
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[Script]Decimal to Hexadecimal Empty Re: [Script]Decimal to Hexadecimal

Mensagem por Luan Maia Sex 11 Jan 2013, 16:40

Tem haver com números. Por exemplo temos o binário, que como o nome diz é composto de dois algarismos apenas (0 e 1), tem o decimal, composto de dez algarismos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9), tem o octal, composto de oito algarismos (0,1,2,3,4,5,6,7,Cool, tem o hexadecimal, composto de dezesseis números (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,A,B,C,D,E,F) e existe muitos outros. A partir destes algarismos formamos os outros número, por exemplo o próximo do decimal terá que ter dois números, o primeiro deve ser o primeiro, mas como não pode ser o 0 (porque zero a esquerda não conta, 01 é a mesma coisa que 1), tem que ser o 1 e o segundo pode ser 0 (porque zero a direita conta, 10 é diferente de 1), formando o próximo número, que é 10 (dez). Isso é no decimal, no hexadecimal o dez decimal seria o A, o 11 o B, o 12 o C e assim sucessivamente até o F que é 15 (decimal). Para formar o 16 decimal em hexadecimal é a mesma coisa para formar o dez decimal, pega o primeiro válido (1) e o 0 como segundo, então o 16 decimal em hexadecimal é 10.
Tem uma apostila que fiz há um tempinho atrás, para o curso técnico que estava fazendo, que falava sobre os sistemas de numeração binário, decimal, hexadecimal e octal. Vou tentar achar aqui no meu computador e upar no Dropbox, eu até tenho ela no 4shared, mas precisa ter conta no 4shared. Se quiser baixar do 4shared mesmo entra no fórum da minha assinatura e entra em Artigos, dicas, técnicas ou matérias especiais sobre programação e procura pela apostila que postei lá.

Edit:
Eita! O Super Games apagou o post, mas esse post é pra explicar mais ou menos como é.

Edit 2:
Ver apostila


Última edição por Luan Maia em Sex 11 Jan 2013, 16:49, editado 2 vez(es)
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