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Inteligência artificial - Problemas

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Inteligência artificial - Problemas - Página 2 Empty Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa Qua 09 Jan 2013, 22:20

vinians escreveu:Sim, eu identifiquei alguns problemas:

1) Não use precise collision para este tipo de jogo, use mascaras.
2) Não coloque eventos de colisão do inimigo com o próprio inimigo, pois o próprio m_potential já desvia do mesmo, a colisão vai literalmente parar o objeto.
3) Quando você se distancia do inimigo > 230 se nao me engano. Você esta setando o speed = 0 isso faz com que ele fique parado onde está. Você deve na verdade criar um novo alvo em posições diferentes para que os inimigos se separem automaticamente. Quando estiverem separados, ai sim você os para.

Tem mais coisa mais nao me lembro agora.
Flws!
Certo , não irei mais usar o precise collision , eu não estava usando isso , só tentei por que estava tentando de tudo ( apesar de não saber disso ) , mas eu não distancio inimigo> 230
eu fiz assim if distance_to_object(obj_char)>5 and distance_to_object(obj_char1)<230{bla}...
Sobre isso , uma boa ideia criar alvo em posições diferentes , mas como vou fazer eles irem até os alvos , por que se eu fizer um deles ir para o alvo , logo os dois vão para o mesmo alvo , como vou fazer só um ir ?? este é o meu grande problema! Obrigado pela crítica...
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Mensagem por vinians Qua 09 Jan 2013, 22:32

Uma maneira de resolver o problema do "alvo" é não colocar diretamente nos mp´s o objeto a seguir, como por exemplo o char_2. Crie uma variável chamada por exemplo "alvo". Depois basta você atribuir qualquer alvo a esta variável sem ser necessario criar novas lógicas, bastando apenas você criar um objeto em determinada posição e fazer alvo = obj. Quando o inimigo chegar até ele, ai sim você o destroi e desliga (speed = 0) as mp's. Quando quizer peseguir o char basta fazer alvo = char2.

Flws!
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Mensagem por galavernaa Qua 09 Jan 2013, 22:39

Sim , eu fiz essa variavel quando você falou do alvo , mas se você parar para pensar , se eu fizer isso , os dois inimigos vão acabar indo para tal "alvo" e eles iram acabar dentro do outro de novo!
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Mensagem por vinians Qua 09 Jan 2013, 22:59

galavernaa escreveu:Sim , eu fiz essa variavel quando você falou do alvo , mas se você parar para pensar , se eu fizer isso , os dois inimigos vão acabar indo para tal "alvo" e eles iram acabar dentro do outro de novo!
Não necessariamente, cada inimigo é uma instância diferente e você pode criar uma variável global chamada "angulo" por exemplo, e cada vez que precisar desviar voce incrementa esta variável em 180 graus e cria o objeto alvo baseado no grau desta variável, isso resolve este problema. Exemplo:
Código:

alvo = instance_create(x, y, objAlvo);
angulo += 180; // ou 90 tambem serve
alvo.x = lengthdir_x(256, angulo);
alvo.y = lengthdir_y(256, angulo); // 256 pode ser qualquer valor que seja bom pro seu jogo
Viu? Cada vez que criar um alvo de fuga cada instancia do inimigo vai para uma direção diferente.

Flws!
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Mensagem por galavernaa Qui 10 Jan 2013, 00:54

*vinians Obrigado pela ajuda , infelimente não consegui fazer nada , e acho que terei de cancelar este projeto por que é muito complexo fazer um "falso 3d" , a propósito , conhece algum bom tutorial de gml?? obrigado!
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Mensagem por Machow8 Qui 10 Jan 2013, 01:02

#galavernaa

Você consegue encontrar muitos tutoriais úteis aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t18692-indice-de-tutoriais
Além de ter também sobre assuntos avançados aqui: https://gmbr.forumeiros.com/f30-assuntos-avancados


Última edição por Thopson1m em Qui 10 Jan 2013, 01:23, editado 1 vez(es)
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Mensagem por galavernaa Qui 10 Jan 2013, 01:08

*Thopson1m Opa cara , obrigado , eu vou dar uma olhada , e desculpe se não citei , mas hoje estava vendo os assuntos recentes , e soube que tem gente usando muito o citar e atrapalha , então obrigado e vou dar uma olhada
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Mensagem por L0l-King Qui 10 Jan 2013, 12:41

Kra a dica que eu deixo pra ti é a seguinte, pra identificar se o problema é com a mp_ ou não:

Procure os teus códigos que definam
Código:
speed = 0
e comente eles(use o "//"), mas não tudo de uma vez. Comente um deles, e teste. Depois, comente outro trecho e teste, e repita até eliminar todos os códigos.
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Mensagem por galavernaa Qui 10 Jan 2013, 13:38

#L0l-King
Não , o problema não é com o mp , já tentei com o código que você me mandou com move_towards_point e nada... E já não sei o que fazer... Eu estou nas ultimas idéias , caso não consiga vou procurar uma forma mais "tosca" de fazer este projeto caso tenha uma ideia diga por favor , eu acho que a resoluçao para este problema seria fazer um método de tirar um de dentro do outro , isso não acontece toda hora , mas quando acontece você previne!


Última edição por galavernaa em Qui 10 Jan 2013, 14:44, editado 1 vez(es)
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Mensagem por theguitarmester Qui 10 Jan 2013, 14:25

galavernaa, a Citação é Algo Bom, mas Quando usado corretamente, se você quer falar algo sobre tudo alguem, Apenas Diga O Nome Dele, e se Você apenas quer falar sobre Alguns Pedaçoes de diversos(ou até um) usuarios, aí você cita, ou se o Code está Longe da última Mensagem.
Ex:
*Thopson1m Opa cara , obrigado , eu vou dar uma olhada , e desculpe se não citei ,
Acho que ele Falou Sobre Você Citar, e Não sobre Não Citar.

----------------
Eu Tinha Feito um Code em que os Mesmo Inimigos não Grudavam, Ele ainda Está Ativo?

Pode me Passar a Engine Atual, daí eu Vejo se Consigo Algo, ou tente este code Simples:
Colisão com outro inimigo:
if id>other.id
{
if xelse x+=10
}
vê se Isso Dá Certo.
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Mensagem por galavernaa Qui 10 Jan 2013, 14:47

Opa , infelizmente perdi um pouco da minha barra de warn , a propósito , quando levei warn, e também o que citei não era muito grande , mas de qualquer forma , me desculpe estarei mais atento ...
#theguitarmester
Tirei seu código , pois estava dando algubns erros e não sabia corrigir pois não o entendi muito bem , eu queria também dizer que eu "resolvi" de uma forma temporaria , mas não é assim que eu quero que fico , o que fiz está no colision com o obj_inimigo1 com ele mesmo , dê uma olhada , e aí vai a engine!
https://www.dropbox.com/s/ii3jsf9jqjfdgru/Projeto%20Novo%20-%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20do%20Pulo.gmk
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Mensagem por theguitarmester Qui 10 Jan 2013, 14:56

Baixado, Depois eu Vejo o que Posso Fazer.

Tentarei Aplicar o Conceito que Expliquei.
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