Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Guia]Game Maker Studio
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
[Guia]Game Maker Studio
Novidades em relação às versões anteriores
Formatos de exportação -> A principal novidade são a possibilidade e a facilidade de exportação dos projetos para: Windows (incluindo Win8 e WinPhone), Android, iOS, MAC OSX e HTML5.
Performance -> O interpretador atual foi feito em C++ e de forma mais otimizada, o que resultou numa grande melhoria nesse aspecto.
Editor de Room -> É bem mais completo. Permite: zoom, rotação, inversão, redimensionamento de sprite, entre outros.
Help -> A principal novidade é o uso de exemplos.
DLLs -> DLLs são somente para Windows. Mas muitas funções foram acrescentadas, diminuindo a necessidade de DLLs.
Arquivos INI -> O arquivo INI fica oculto, então não há mais como o usuário alterá-lo pra trapacear no jogo.
Sons -> Arquivos MIDI não são mais usados, somente WAVE e MP3. Estes são convertidos para OGG, ficando menores. Há uma nova engine de som, com novas funções.
Gráficos -> Agora há Anti aliasing. Não há mais transições de rooms (por parte do GM) e o sistema de partículas foi simplificado.
Física 2D -> Há um sistema de física, o BOX2d. A vantagem de este ser nativo é que você não precisa programar, basta ativar a opção no objeto e atribuir os valores.
Pontos Negativos
Erros -> A versão do Steam possui alguns erros. Um deles é que às vezes esta não reconhece a instalação do .NET Framework e tenta instalá-lo. Isso é resolvido através da exclusão desse arquivo de instalação na pasta do GMS.
Funções obsoletas -> Muitas funções das versões anteriores não podem mais ser usadas. O motivo é a compatibilidade com outras plataformas.
Lentidão -> O GM necessita de mais tempo para organizar os recursos de forma que eles sejam acessíveis por todas as plataformas.
Pontos positivos
Facebook -> Interação com o Facebook.
Instalador para Windows -> Opção de criar um MSI installer (totalmente personalizável).
Propaganda -> Você pode colocar propagandas para ter um ganho monetário sobre o jogo.
Análises -> Você pode ver informações sobre em que lugares e quantos vezes seu jogo é jogado.
Interface
A nova interface apresenta várias seções. Você pode conferir nesses tutoriais:
https://gmbr.forumeiros.com/t24466-
https://gmbr.forumeiros.com/t24469-
Configuração
Configurando para iOS: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_iOS
Configurando para Android: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Android
Configurando para Windows Phone: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Windows_Phone
Configurando para HTML5: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Html5
Configurando para Windows 8: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Windows_8
Configurando para MAC OSX: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Mac
Configurando para Steam: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Steam
Configurando propagandas: http://wiki.yoyogames.com/index.php/In_App_Advertising_Overview
Parcerias
Steam -> As versões no Steam são mais baratas. Porém há mais erros.
GMBR -> A YoYoGames oferece licenças grátis para os ganhadores de concursos daqui.
Ganhadores de licenças até o momento:
Preços
Aqui constam os preços sem promoções:
Game Maker Studio: Grátis
Standard: $49.99 dólares. Cerca de R$ 100,00 reais. Exporta para: Mac OS X, Windows PC, Windows 8
Professional: $99.99 dólares. Cerca de R$ 200,00 reais. Exporta para: Mac OS X, Windows PC, Windows 8
Master Collection: $499.99 dólares. Cerca de R$ 1000,00 reais. Exporta para: Mac OS X, Windows PC, Windows 8, Android, iOS, HTML5, Windows Phone 8. Se houver novos módulos, serão gratuitos para quem tiver essa versão.
Upgrades
Free para Standard: Basta comprar a versão pelo preço definido que o GMS automaticamente fará o upgrade.
Standard para Professional -> Deve ser pago $59.99 dólares. Cerca de R$ 120,00 reais.
Adição de Módulos -> Só é possível na versão Professional.
HTML5: $99 dólares. Cerca de R$ 200,00 reais.
iOS: $199 dólares. Cerca de R$ 400,00 reais.
Android: $199 dólares. Cerca de R$ 400,00 reais.
Reportanto erros
http://bugs.yoyogames.com
Outras informações
Visão geral: http://wiki.yoyogames.com/index.php/GameMaker:Studio_Overview
Mais sobre as versões: http://wiki.yoyogames.com/index.php/GameMaker:Studio_Versions
Tutoriais especiais: http://wiki.yoyogames.com/index.php/GameMaker:Studio_Tutorials
Fontes:
Algumas fontes foram citadas. Essas são as que não foram:
https://gmbr.forumeiros.com/t25209- (cascavelo)
https://gmbr.forumeiros.com/t24824-#184010 (Alex FC)
http://yoyogames.com
Formatos de exportação -> A principal novidade são a possibilidade e a facilidade de exportação dos projetos para: Windows (incluindo Win8 e WinPhone), Android, iOS, MAC OSX e HTML5.
Performance -> O interpretador atual foi feito em C++ e de forma mais otimizada, o que resultou numa grande melhoria nesse aspecto.
Editor de Room -> É bem mais completo. Permite: zoom, rotação, inversão, redimensionamento de sprite, entre outros.
Help -> A principal novidade é o uso de exemplos.
DLLs -> DLLs são somente para Windows. Mas muitas funções foram acrescentadas, diminuindo a necessidade de DLLs.
Arquivos INI -> O arquivo INI fica oculto, então não há mais como o usuário alterá-lo pra trapacear no jogo.
Sons -> Arquivos MIDI não são mais usados, somente WAVE e MP3. Estes são convertidos para OGG, ficando menores. Há uma nova engine de som, com novas funções.
Gráficos -> Agora há Anti aliasing. Não há mais transições de rooms (por parte do GM) e o sistema de partículas foi simplificado.
Física 2D -> Há um sistema de física, o BOX2d. A vantagem de este ser nativo é que você não precisa programar, basta ativar a opção no objeto e atribuir os valores.
Pontos Negativos
Erros -> A versão do Steam possui alguns erros. Um deles é que às vezes esta não reconhece a instalação do .NET Framework e tenta instalá-lo. Isso é resolvido através da exclusão desse arquivo de instalação na pasta do GMS.
Funções obsoletas -> Muitas funções das versões anteriores não podem mais ser usadas. O motivo é a compatibilidade com outras plataformas.
Lentidão -> O GM necessita de mais tempo para organizar os recursos de forma que eles sejam acessíveis por todas as plataformas.
Pontos positivos
Facebook -> Interação com o Facebook.
Instalador para Windows -> Opção de criar um MSI installer (totalmente personalizável).
Propaganda -> Você pode colocar propagandas para ter um ganho monetário sobre o jogo.
Análises -> Você pode ver informações sobre em que lugares e quantos vezes seu jogo é jogado.
Interface
A nova interface apresenta várias seções. Você pode conferir nesses tutoriais:
https://gmbr.forumeiros.com/t24466-
https://gmbr.forumeiros.com/t24469-
Configuração
Configurando para iOS: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_iOS
Configurando para Android: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Android
Configurando para Windows Phone: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Windows_Phone
Configurando para HTML5: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Html5
Configurando para Windows 8: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Windows_8
Configurando para MAC OSX: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Mac
Configurando para Steam: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_Steam
Configurando propagandas: http://wiki.yoyogames.com/index.php/In_App_Advertising_Overview
Parcerias
Steam -> As versões no Steam são mais baratas. Porém há mais erros.
GMBR -> A YoYoGames oferece licenças grátis para os ganhadores de concursos daqui.
Ganhadores de licenças até o momento:
- Spoiler:
- SIGILOSO -> GMS: Standard
William Lima -> GM: 8.1
Preços
Aqui constam os preços sem promoções:
Game Maker Studio: Grátis
Standard: $49.99 dólares. Cerca de R$ 100,00 reais. Exporta para: Mac OS X, Windows PC, Windows 8
Professional: $99.99 dólares. Cerca de R$ 200,00 reais. Exporta para: Mac OS X, Windows PC, Windows 8
Master Collection: $499.99 dólares. Cerca de R$ 1000,00 reais. Exporta para: Mac OS X, Windows PC, Windows 8, Android, iOS, HTML5, Windows Phone 8. Se houver novos módulos, serão gratuitos para quem tiver essa versão.
Upgrades
Free para Standard: Basta comprar a versão pelo preço definido que o GMS automaticamente fará o upgrade.
Standard para Professional -> Deve ser pago $59.99 dólares. Cerca de R$ 120,00 reais.
Adição de Módulos -> Só é possível na versão Professional.
HTML5: $99 dólares. Cerca de R$ 200,00 reais.
iOS: $199 dólares. Cerca de R$ 400,00 reais.
Android: $199 dólares. Cerca de R$ 400,00 reais.
Reportanto erros
http://bugs.yoyogames.com
Outras informações
Visão geral: http://wiki.yoyogames.com/index.php/GameMaker:Studio_Overview
Mais sobre as versões: http://wiki.yoyogames.com/index.php/GameMaker:Studio_Versions
Tutoriais especiais: http://wiki.yoyogames.com/index.php/GameMaker:Studio_Tutorials
Fontes:
Algumas fontes foram citadas. Essas são as que não foram:
https://gmbr.forumeiros.com/t25209- (cascavelo)
https://gmbr.forumeiros.com/t24824-#184010 (Alex FC)
http://yoyogames.com
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Guia]Game Maker Studio
esse sistema funciona com o que? o AdSense?Propaganda -> Você pode colocar propagandas para ter um ganho monetário sobre o jogo.
irlansn- Games Ranking :
Notas recebidas : B+D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 482
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Guia]Game Maker Studio
Qm ganhar concursos aq vao ganhar gms, isso q eu entendi? Mas qual versao? E que concurso?
Re: [Guia]Game Maker Studio
Só pra galera saber.
É possível comprar esses pacotes pela steam. Foi lá que eu comprei a minha. E já estou finalizando meu primeiro jogo. É excepcional fazer jogos no game maker e vê-los funcionando no celular.
E o preço de todas as plataformas juntas sai a 850 reais.
Muito melhor, e lá você paga no boleto bancário.
É possível comprar esses pacotes pela steam. Foi lá que eu comprei a minha. E já estou finalizando meu primeiro jogo. É excepcional fazer jogos no game maker e vê-los funcionando no celular.
E o preço de todas as plataformas juntas sai a 850 reais.
Muito melhor, e lá você paga no boleto bancário.
gifah- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 111
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Guia]Game Maker Studio
Já que estamos atualizando...
Ontem (26/03/2013) eu li uma promoção muito boa, parece que estão vendendo a Master Colection a U$199,00. Não gravei na cabeça, porque já tenho o que preciso por agora, então não tenho certeza do preço, mas lembro que fiquei impressionado com a redução.
É temporário.
Ontem (26/03/2013) eu li uma promoção muito boa, parece que estão vendendo a Master Colection a U$199,00. Não gravei na cabeça, porque já tenho o que preciso por agora, então não tenho certeza do preço, mas lembro que fiquei impressionado com a redução.
É temporário.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Guia]Game Maker Studio
YoYoGames escreveu:Por tempo limitado - Upgrade para GameMaker: Studio MASTER COLLECTION por $199
Por tempo limitado estamos oferecendo um upgrade do GMS:Professional para o GMS:Master Collection por $199. Aproveite enquanto dura: esta oferta vale até 31 de Março de 2013. Esta promoção só é válida para clientes do GMS:Professional.
Obs: O Professional custa $99. Fica em torno de 600 reais para quem não tem nenhum. Ou 400 reais para quem já tem o Professional.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos