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[DISCUSSÃO] CONCURSOS GMBR 2013

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Mensagem por All-x Dom 06 Jan 2013, 18:49

Seguindo o conselho do Waldir Moscoso, postarei aqui o calendário GMBR 2013, de forma que possamos discutir alguns pontos.

Bom, devido a atual situação do fórum em relação aos concursos elaborei uma série de diretrizes capazes de neutralizar a maioria de nossos problemas. Sei que não vão concordar com tudo, mas vamos discutir muito e chegar a um acordo.

- CONCURSO DE ARTES -
15 DIAS - 10/02 à 25/02.

- CONCURSO DE ANIVERSÁRIO (GMBR 5 ANOS) -
60 DIAS - 26/02 à 26/04.

- CONCURSO QUINZENAL -
15 DIAS - 01/06 à 15/06.

- CONCURSO DE FÉRIAS -
30 DIAS - 01/07 à 30/07.

- DESAFIO -
14 DIAS - 14/08 à 28/08.

- CONCURSO DE PRIMAVERA -
45 DIAS - 21/09 à 04/11.

- CONCURSO ANUAL -
90 DIAS - 25/11 à 22/02.

30 dias antes de cada concurso, nós faremos a escolha dos avaliadores, assim como, se for o caso, o tema e as premiações.

Tudo certo, colocaremos um contador no topo do fórum, uma contagem regressiva para o inicio do concurso. E pra completar divulgaremos nas redes sociais e nos outros fóruns de programação.

Ao fim da contagem algum administrador enviaria e-mails pra todos usuários, relatando o inicio do concurso.

Caso não fique nada definido em quinze dias, cancelamos o concurso e avisamos os usuários na mesma hora.

Temas:

O tema livre não funcionará de modo algum. Até quando comecei a escrever isso, pensei que daria, mas não. O competidor pode usar da malandragem e usar um jogo que já esteja em andamento ou pronto na competição, tornando a competição injusta, já que é quase impossível provar isso. Mesmo com temas isso pode acontecer, mas podem dificultar as ações de possíveis malandros.

Todos os concursos devem ter 3 jurados (Mínimo e máximo). 1 organizador. Isso deve ser decidido 30 dias antes de cada concurso. Estamos deixando sempre para a última hora e isso acaba modificando as datas. Quem organizou e foi jurado de um, não vai poder organizar e nem julgar em mais nenhum concurso, isso evita o favorecimento a certos competidores. Os administradores devem organizar pelo menos 1 desses concursos, pra dar mais credibilidade. (Pensei um pouco melhor e os avaliadores vão poder sim repetir, pois não temos tantas pessoas disponíveis assim).

Todo concurso deve ter um LOGOTIPO. Sim, no último concurso algumas pessoas só ficaram sabendo do concurso depois que viram o logo na página inicial 3 dias antes do fim, pasmem. Vou tentar montar um molde padrão de LOGOS dos concursos GMBR, isso dá mais credibilidade com certeza. Nada carnavalesco algo moderno e que vai se encaixar hoje e no futuro.

Olhem o spoiler e vejam os logos que preparei:

LOGOS - CLIQUE AQUI PARA VER:

Porque o concurso de férias está em julho?

Simples. As férias de Dezembro-Janeiro são as usadas para viagens longas e festanças, seria loucura desenvolver somente nesse período.

Então por que o anual está ali?

Justamente por isso ele tem 90 dias de duração e passa de um ano para o outro.

O saim ficou sobrecarregado nesse ano de 2012. Ele podia estar produzindo conteúdo didático para o fórum, mas seu tempo foi mais para organizar concursos e participar deles.

Resultado, tantos concursos, desafios e afins diminuíram o número de aulas/tutoriais/engines do fórum. Ou seja, os concursos saturaram. Parece algo banal, não devia ser. Devia ser algo que os usuários esperassem ansiosos. Mas tendo todo dia, fica parecendo algo comum demais.

Regras:

Ultimamente as regras tem causado certo tumulto. Isso porque são muito detalhistas. Por isso temos que elaborá-las de forma mais objetiva. Ex:

CONCURSO ANUAL:
XX/11/13 à XX/02/14

- Poderá usar qualquer versão do Game Maker que gere um executável (.exe);
- Entrega depois do prazo poderá ser levada em consideração pelo organizador, desde que haja justificativa;
- Permitido o uso de qualquer extensão;
- Proibido jogos com conteúdo sexual explicito (Pornografia);
- Você pode ter auxilio de uma engine, desde que dê os créditos;
- O organizador pode, com auxilio da STAFF, desclassificar seu jogo pela impossibilidade de joga-lo ou por qualquer outro motivo que considere impróprio para um fórum de aprendizado.
- Comprovado o plágio, -50% de warn e recolhimento dos prêmios.
- A Inscrição será a criação de um tópico com o prefixo [CA] que será movido à seção de entregas. O link de download válido será o que os avaliadores baixarem às 00:00 horário de Brasilia.

Só isso já é suficiente. Sem FAQ, Dúvidas previstas, Dúvidas frequentes, Perguntas frequentes, e etc. Isso é desnecessário. Vamos fazer um Arroz com feijão bem temperado, sem inventar muito. Qualquer detalhe a mais, mesmo que seja mínimo deve ser adicionado nas regras.

Porque permitir o uso de engines?

Nós já usamos uma engine que é o Game Maker. Usar engines vai ser indispensável para a aceleração do processo de criação do game. Ou seja, você tem uma engine plataforma de sua autoria mesmo, pra que recriar todo o sistema se você pode usar sua engine? Ou ainda pode usar uma engine que baixou e já tem boa parte do que precisa. Isso ajudaria na criação de jogos mais maduros e robustos.

Mas como um amigo disse, é como drogas, se liberar todo mundo usa. Discordo totalmente, pois engines sempre tiveram intuito de ajudar. Logo, não vejo mal em usá-las.

Mas tem engines que já são jogos prontos! Como fica?

Acha mesmo que há engines capazes de encaixarem perfeitamente no tema e ainda serem legais de jogar?

Porque os jurados tem que baixar o jogo na mesma hora?

Se você conhecem serviços como DropBox e SkyDrive, sabem que o arquivo pode ser mudado mantendo o mesmo link. Isso faria com que um BUG existisse com um avaliador e com outro não. Caso os 3 não puderem estar presentes ficará a cargo do organizador baixar e reupar em outros servidores.

Temas:

Estamos usando temas muito subjetivos que permitem várias interpretações muito distintas. Como o Pedrox disse, esse ano vamos ter que limitar os temas a gêneros e limitações técnicas. Ficar inventando caviar no feijão não vai dar mais.

ATENÇÃO PEÇO QUE SUAS RÉPLICAS ABAIXO SEJAM AS MAIS BREVES POSSIVEIS PARA QUE POSSAMOS ANALISAR TUDO!


FLWS!


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Mensagem por Arkd Dom 06 Jan 2013, 19:03

O CQ ta long, nao minto, ja tentei participar de varios cqs e nao da tempo, quando fico sabendo falta soh 1 dia, eh meu concurso favorita, poderia adiantar um pouco XD
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Mensagem por Davichococat Dom 06 Jan 2013, 19:07

Ao fim da contagem algum administrador enviaria e-mails pra todos usuários, relatando o inicio do concurso.
Eu sugiro que se envie também um MP, pois nem todos tem a "a chance de usar seu e-mail". Eu por exemplo, não tenho paciência para discernir e-mails que recebo de spam, logo meu e-mail é simplesmente para uso de serviços(como, por exemplo, criar uma conta neste fórum).

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Mensagem por Arkd Dom 06 Jan 2013, 19:12

Plenamente @Davichococat

Editado por Joton
+10 por flood, post sem conteúdo relevante é considerado flood
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Mensagem por Mestre Dom 06 Jan 2013, 19:25

Vai ser interessante esse concurso de aniversário.. Pretendo participar..

Ótima organização Alex. Vai ser interessante se coincidir com o funcionamento pleno do site do fórum, que poderá ser usado inclusive para dar uma premiação mais significativa ao vencedor, como um blog hospedado dentro do domínio, algo gamemakerbrasil.com.br/jogovencedor, fora outras coisas.

Gostei bastante do calendário desse ano.. ;)
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Mensagem por Livsk Dom 06 Jan 2013, 19:28

Não gostei de ter apenas um CQ, agora não tá mais honrando mais o nome, virou anual.

Sei que tem gente que reclama muito do tempo curto dos concursos e é por isso que você aumentaram o tempo de todos os concursos. Mas ainda assim acho que deveria ter um concurso de pouca duração, a exemplo da JAM. Poderiam mudar esse desafio e deixa-lo menor, um semana por exemplo.

- Entrega depois do prazo poderá ser levada em consideração pelo organizador, desde que haja justificativa;

Demora "mais ou menos" de quanto tempo? Pois mesmo com justificativa, não acho certo aceitar alguém depois de umas 7 horas passadas.

Parabéns pela organização, ficaram bem legais as logos.

Flws!
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Mensagem por All-x Dom 06 Jan 2013, 19:55

Arkd escreveu:O CQ ta long, nao minto, ja tentei participar de varios cqs e nao da tempo, quando fico sabendo falta soh 1 dia, eh meu concurso favorita, poderia adiantar um pouco XD
É questão de dar uma folga para o fórum Arkd. Acabamos de ter um concurso meio longo, vamos esperar um pouco mais. Um pouco mais abaixo explicarei sobre o CQ.

Davichococat escreveu:
Ao fim da contagem algum administrador enviaria e-mails pra todos usuários, relatando o inicio do concurso.
Eu sugiro que se envie também um MP, pois nem todos tem a "a chance de usar seu e-mail". Eu por exemplo, não tenho paciência para discernir e-mails que recebo de spam, logo meu e-mail é simplesmente para uso de serviços(como, por exemplo, criar uma conta neste fórum).
Parece que teríamos que digitar todos os nomes dos usuários quando enviasse a MP GLOBAL. O Pedrox está checando melhor, logo teremos respostas.

Evandro G. F. escreveu:Vai ser interessante esse concurso de aniversário.. Pretendo participar..

Ótima organização Alex. Vai ser interessante se coincidir com o funcionamento pleno do site do fórum, que poderá ser usado inclusive para dar uma premiação mais significativa ao vencedor, como um blog hospedado dentro do domínio, algo gamemakerbrasil.com.br/jogovencedor, fora outras coisas.

Gostei bastante do calendário desse ano.. ;)
Ótima ideia Evandro. Vamos colocar a mão na massa que conseguiremos a tempo.

livsk escreveu:Não gostei de ter apenas um CQ, agora não tá mais honrando mais o nome, virou anual.

Sei que tem gente que reclama muito do tempo curto dos concursos e é por isso que você aumentaram o tempo de todos os concursos. Mas ainda assim acho que deveria ter um concurso de pouca duração, a exemplo da JAM. Poderiam mudar esse desafio e deixa-lo menor, um semana por exemplo.

- Entrega depois do prazo poderá ser levada em consideração pelo organizador, desde que haja justificativa;

Demora "mais ou menos" de quanto tempo? Pois mesmo com justificativa, não acho certo aceitar alguém depois de umas 7 horas passadas.

Parabéns pela organização, ficaram bem legais as logos.

Flws!
Sim tem alguns de pouca duração. Estamos tentando poupar ao máximo quem tem capacidade de avaliar e organizar um concurso, pois estes são poucos. O que podemos fazer é "quebrar" o DESAFIO em 2, duas edições de uma semana.

Sobre a justificativa, você usou um exemplo absurdo. O organizador sempre terá ciência do que ocorre, então não se preocupe com isso, pois a tolerância vai ser apenas de minutos.

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Mensagem por Mestre Dom 06 Jan 2013, 20:09

Alex, poderia escrever esse tópico na forma de uma postagem de blog (html)?? Seria interessante ter essa informação lá..
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Mensagem por Machow8 Dom 06 Jan 2013, 20:23

Evandro G. F. escreveu:Alex, poderia escrever esse tópico na forma de uma postagem de blog (html)?? Seria interessante ter essa informação lá..

Acho melhor ele fazer isso quando tudo tiver sido confirmado, se não, muita gente ficará confusa caso mude depois.
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Mensagem por PedroX Dom 06 Jan 2013, 20:50

O problema de enviar mensagens a todos os membros foi resolvido. Todos os membros foram inseridos em um novo grupo. Assim basta enviar mensagens a esse grupo que todos receberão.

Realmente será melhor confirmar os detalhes para depois postar no site.

Eu estou gostando do calendário. Talvez surja algumas melhorias, é o que esperamos.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Dom 06 Jan 2013, 22:53

Eu tenho uma pergunta/pedido : o concurso anual tem tema livre? (Não é pra definir o melhor jogo do ano? Todos tem bastante tempo pra criar seus jogos assim todo mundo poderia se preparar e seria uma competição justa)

Razz Desculpa se eu falei besteira Razz
Mas é serio...
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Mensagem por All-x Dom 06 Jan 2013, 23:50

Rodrigo Santiago escreveu:Eu tenho uma pergunta/pedido : o concurso anual tem tema livre? (Não é pra definir o melhor jogo do ano? Todos tem bastante tempo pra criar seus jogos assim todo mundo poderia se preparar e seria uma competição justa)

Razz Desculpa se eu falei besteira Razz
Mas é serio...
Eu pensava como você, mas como já descrevi no tópico, é inviável o tema livre pela malandragem tipica da nossa terra. Mesmo assim é possível que mesmo com tema isso ocorra.

Ou eu não entendi seus argumentos.

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Mensagem por Luan Maia Seg 07 Jan 2013, 00:51

Rodrigo Santiago escreveu:Eu tenho uma pergunta/pedido : o concurso anual tem tema livre? (Não é pra definir o melhor jogo do ano? Todos tem bastante tempo pra criar seus jogos assim todo mundo poderia se preparar e seria uma competição justa)

Razz Desculpa se eu falei besteira Razz
Mas é serio...
Acho que você confundiu com o melhor jogo do ano.

Irá ter concursos surpresa?
Seria interessante ter alguns concursos surpresas de duração rápida de vez em quando, concursos que não demandem muita organização para não ficar difícil a organização e não causar muito drama caso não tenha participantes o suficiente. E sem premiações de valor também para não ter problema de a Yoyo Games não querer mandar chaves.
Poderia ter alguns concursos também que a premiação seria um módulo para o GMS Professional, porque se o prêmio for o GMS e o vencedor já o tiver, ele receberia o módulo.
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Mensagem por All-x Seg 07 Jan 2013, 09:53

Luan Maia escreveu:Irá ter concursos surpresa?
Seria interessante ter alguns concursos surpresas de duração rápida de vez em quando, concursos que não demandem muita organização para não ficar difícil a organização e não causar muito drama caso não tenha participantes o suficiente. E sem premiações de valor também para não ter problema de a Yoyo Games não querer mandar chaves.
Poderia ter alguns concursos também que a premiação seria um módulo para o GMS Professional, porque se o prêmio for o GMS e o vencedor já o tiver, ele receberia o módulo.
Muito variante cara, como eu disse temos que pensar no fórum também. Não podemos viver de concursos cara. Acho que ficaram muitos ainda.

Estamos sendo cautelosos para que nada que ocorreu ano passado ocorra esse ano. Até porque temos que passar mais credibilidade para YoYo Games nos conceder as chaves.

Sobre as premiações, o Pedrox está vendo como vai ser ainda.

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Mensagem por Mestre Seg 07 Jan 2013, 13:04

Alex, criei uma página com as informações desse tópico, editei o mínimo possível:

http://gamemakerbrasil.com.br/?page_id=66

Gostaria que você ficasse responsável pela atualização dela (se possível claro). Para tanto vou pedir para você crie uma conta lá e eu altero as permissões para editor.

Link para se registrar:
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Mensagem por All-x Seg 07 Jan 2013, 22:13

Pessoal mais alguma dica ou sugestão? Fecharemos o tópico em 3 dias, pois já temos que preparar o Concurso de artes.

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Mensagem por alhento Ter 08 Jan 2013, 00:02

Vou esforçar o máximo para participar no concurso de artes ><

Editado por Thopson1m: Cuidado, pois postar conteúdo sem relavância ao tópico é considerado flood e é contra as regras. Alertado.
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Mensagem por shatterhand2 Qua 09 Jan 2013, 09:16

Bom, vou tentar resumir ao máximo o que eu acho disso tudo...

a) Uma coisa que vem me afastando cada vez mais desse fórum, e que essa organização prova: O fórum é pensado para crianças.
Crianças estão de férias em julho. Quem já saiu da escola, não.

b) 45 dias, 60 dias, 90 dias... esses concursos são GIGANTESCOS! Eu mataria pelo menos um desses e acrescentaria um ou dois jams de um fim de semana.

c) Regulamento de concurso sério = tudo foi criado dentro do prazo. Usar pedaços de códigos de outros, usar gráficos/músicas/sons/etc retirados de outros lugares, etc etc não deveria ser válido.

num resumo, é isso.
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Mensagem por Mestre Qua 09 Jan 2013, 09:44

Concordo com o shatterhand2, não deveria ter o concurso de férias (de 45 dias), no lugar deveria ter um concurso quinzenal e talvez uns 2 concursos de duração curta (no final de semana).
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Mensagem por All-x Qua 09 Jan 2013, 11:18

shatterhand2 escreveu:Bom, vou tentar resumir ao máximo o que eu acho disso tudo...

a) Uma coisa que vem me afastando cada vez mais desse fórum, e que essa organização prova: O fórum é pensado para crianças.
Crianças estão de férias em julho. Quem já saiu da escola, não.

b) 45 dias, 60 dias, 90 dias... esses concursos são GIGANTESCOS! Eu mataria pelo menos um desses e acrescentaria um ou dois jams de um fim de semana.

c) Regulamento de concurso sério = tudo foi criado dentro do prazo. Usar pedaços de códigos de outros, usar gráficos/músicas/sons/etc retirados de outros lugares, etc etc não deveria ser válido.

num resumo, é isso.
a) Então você tira férias em março? Ou em setembro? A maioria das pessoas tiram férias em Fevereiro (Carnaval), Julho (Pra quem tem filho, tirar férias ao mesmo tempo das crianças) ou no fim do ano (Natal). Lembrando ainda que também a maioria de nossos users estão em idade escolar (13-17) ou universitária (19-24).

b) Sim, então ajude e entre pro grupo de organizadores, senão fica difícil, temos pouco pessoal, por isso a maneira que encontrei pra reduzir esse mal foi alongando os concursos. Eu mesmo preferiria 2 jams e um anual somente, mas não posso decidir tudo.

c) Vai depender da regra do concurso, se o organizador achar melhor não usar engines e afins é só colocar como regra. Como disse, já usamos uma engine monstruosa (Pedaços de código de Mark Overmars).

Evandro G. F. escreveu:Concordo com o shatterhand2, não deveria ter o concurso de férias (de 45 dias), no lugar deveria ter um concurso quinzenal e talvez uns 2 concursos de duração curta (no final de semana).

Como falei, vai ter que entrar mais gente disposta a organizar, já temos uma porrada de concursos.

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