GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50

O que falta nos concursos do fórum?

+17
Kapoty
Joton
saim
cascavelo
vini_gd
RafaelCazarotto
TRFN
JoaoVanBlizzard
Lukbebalduke
gabrielsch
Ufrarion
PedroX
SIGILOSO
saskickers
vinians
theguitarmester
CRP-Max
21 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

O que falta nos concursos do fórum? - Página 2 Empty Re: O que falta nos concursos do fórum?

Mensagem por theguitarmester Qua 02 Jan 2013, 14:38

TRNF, Sore Ranks, Acho que é Algo que Pode Ser Pensado, mas como eu Não estou bastante tempo aqui, não sei se Isso Já Foi discutido alguma Vez, mas No momento, Poderia ser Dicutido(ou Discutido Novamente), Ranks, os troféus no Perfil, RANK da Média dos Jogo, São Coisas Simples mas Que dão Bastante Incentivo.

e Os Novatos Ficam mesmo Com Medo de Entrar nos Concursos, mas ele tem que pensar que não há nada a Perder, no Máximo, Não Irá Ganhar.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : O que falta nos concursos do fórum? - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity

http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

O que falta nos concursos do fórum? - Página 2 Empty Re: O que falta nos concursos do fórum?

Mensagem por PedroX Qua 02 Jan 2013, 14:43

Não teremos mais concursos de temas (talvez um por ano). Na votação que abri, esse tipo de concurso recebeu 4 votos de um total de 31. Além disso, os votos foram bem justificados e pela experiência foi comprovado que temas diminuem a participação. Optaremos por concursos de categorias, restritivos e possivelmente livres.

Até mais!

Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações

Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Mensagem por TRFN Qua 02 Jan 2013, 14:56

theguitarmester escreveu:TRNF
É TRFN rsrs'
theguitarmester escreveu:Os Novatos Ficam mesmo Com Medo de Entrar nos Concursos, mas ele tem que pensar que não há nada a Perder, no Máximo, Não Irá Ganhar.
Concordo plenamente. Só de participar você já adquire experiencia. Ninguem nasce sabendo e eu por exemplo baixei o GM em 2010 e logo em seguida me registrei no fórum.
Pedro Henrique escreveu:Optaremos por concursos de categorias, restritivos e possivelmente livres.
Gostei da ideia dos restritivos e de categorias. Acho que são os únicos que são "maleáveis" a todo tipo de desenvolvedor de jogos.
TRFN
TRFN

Notas recebidas : C + C + C
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros

https://site13.com.br/

Mensagem por RafaelCazarotto Qua 02 Jan 2013, 15:19

eu particularmente gosto de concursos com temas, esse tipo de concurso propoem um desafio diferente para voce, e faz voce pensar muito para achar algo legal, mas tambem seria otimo se fosse dividido em categorias, exe: RPG, luta, fps, 3d, alguma coisa assim... e outra coisa tambem, nem sempre quando abro o site do forum vou no topico dos concurso, as vezes é porque não lembro mesmo, seria uma boa ideia por na pagina inicial tipo um quadro de informações do forum, com informações do tipo, quando tera o proximo concurso, um jogo novo que entrou no hall of fame, algo do tipo, assim seria muito mais facil e muitas mais pessoas iriam saber e participar do concurso, no concurso anual do ano passado, eu participei mas só soube 1 semana depois, porque eu nao tinha internet em casa e via onde meu pai trabalhava,(meio escondido porque não pega legal), e na pressa não tinha visto eu só olhava os cometarios dos jogos que tinha postado, e mais algumas coisas, depois de uma semana lembrei que queria olhar os concursos e vi nos concursos o concurso anual, atualmente tem internet em casa, e mesmo assim me esqueci de olhar o concurso do humor Very Happy mas foi 3 dias depois de começar o concurso, (isso não fez mal porque não ia participar) eu sei que é um pouco a responsabilidade da propria pessoa olhar se tem concurso ou não, alem do mais é ela que esta querendo participar não é?, mas as vezes a pessoa não se lembra e acaba perdendo um precioso tempo...
RafaelCazarotto
RafaelCazarotto

Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Reputação : 13
Número de Mensagens : 564

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Mensagem por vini_gd Qua 02 Jan 2013, 15:33

Acho que a maneira como os jogos estão sendo avaliados
tá ótimo(sons, grafico, bugs e etc).

Muitos reclamam que nem todos sabem todas as áreas
de criação de jogos(son, grafico, enredo, história e programação).

Mas isso eu acho que é um problema de cada um, se não sabe
todas as áreas monta uma equipe. O que queremos aqui é ver bons
jogos, em todos o quesitos.

O problema dos concursos é...

Tempo( Talvez se durassem mais teriamos jogos mais completos)
Incentivo( Poucos membros da STAFF participam)
Divulgação(alguns concursos são abertos e a galera nem sabe)

Eu sei tem o tópico de concursos pra fazer essa divulgação.
Talvez se esfregassem na cara da galera(sem eles terem de ficar procurando)
Tivessem mais participante

E a idéia de ser por niveis é boa
"Nenhum novato quer competir com Sigiloso, Vinians, Cascavelo e outros"
vini_gd
vini_gd

Reputação : 1
Número de Mensagens : 66

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 02 Jan 2013, 15:51

em parte eu tambem apoio a criação de categorias,até porque nos ultimos concursos(o de atari,anual,e game do ano)foram vencidos pela galera do forum,por eles serem bem mais experientes nessa parte,eu acho que se nós só podemos saber os temas até a data do concurso,entao os staff não deveriam paticipar de alguns concursos dentro da mesma categoria dos membros,seria legal se tivesse todo o ano um concurso popular que o tema fosse votado pela galera e depois ele fosse divulgado na data que fosse lançado,assim quem votou saberia tambem que haveria o concurso naquela data.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity

Mensagem por cascavelo Qua 02 Jan 2013, 15:56

Aí, vamos bolar um concurso em duplas, um veterano e um novato formando uma equipe e os dois recebem troféus.
Eu gostaria de fazer um jogo com alguém, principalmente para ensinar.
cascavelo
cascavelo

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 1

Mensagem por TRFN Qua 02 Jan 2013, 16:07

cascavelo escreveu:

Aí, vamos bolar um concurso em duplas, um veterano e um novato formando uma equipe e os dois recebem troféus.
Eu gostaria de fazer um jogo com alguém, principalmente para ensinar.
Muito boa ideia.Apoio , sou novato mesmo posso aprender e ensinar alguma coisa com isso. Esse concurso de duplas é uma grande ideia.
TRFN
TRFN

Notas recebidas : C + C + C
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192

Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros

https://site13.com.br/

Mensagem por CRP-Max Qua 02 Jan 2013, 16:11

vinicius.soares.794 escreveu:

Discordo desta ideia por dois motivos:

1º Nem todos os que entram no fórum são "novatos" inexperientes, o próprio cascavelo, aqui citado, já chegou criando jogos de nível experiente, então como definir o nível de um novato?

2º Não é justo punir alguém por saber muito sobre algo, ou puni-lo por ser da Staff.

Lembando que nem todos os troféus de 1º lugar foram pra mesma pessoa, mesmo ela tendo participado de varios concursos ate mesmo o SIGILOSO tem troféus de 2º, 3º.
CRP-Max
CRP-Max

Notas recebidas : C
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822

Mensagem por theguitarmester Qua 02 Jan 2013, 16:13

,eu acho que se nós só podemos saber os temas até a data do concurso,entao os staff não deveriam paticipar de alguns concursos dentro da mesma categoria dos membros,
os Membros Da STAFF que Participam do Concurso, sabem no Mesmo tempo que nós Sobre o Tema(assim Dizem).

Não Acho Ruim Competir com Membros Experientes, Mesmo Sabendo que a Possibilidade de Ganhar é Menor, mas aí é que Está, Tentar me Esforçar para Fazer O Melhor Projeto Possível(as vezes isso pode levar a não Finalizar o Projeto).

Tái uma Boa idéia, Eu e o SIGILOSO! kk Brincadeira, se Fizerem Isso, Deveriam fazer Digamos 2 Listas, ou 3, Se For 2, uma com os Membros Experientes, e outra com os Membros Iniciante, escolhendo um de cada e Fazemdo Dupla, e se for 3, esta 3° seria com os Membros Intermediáriós, daí eles Ficavam com os Membros dessa Mesma Lista.
Acho que se Fizer esse Concurso, o Tema e Tudo Pode Ser Livre, Porque ele Já tem um Diferencial, que é por ser em Dupla(inde Prêmios aos 2).

_______após ver Mensagem CRP-max:
Discordo desta ideia por dois motivos:
1º Nem todos os que entram no fórum são "novatos" inexperientes, o próprio cascavelo, aqui citado, já chegou criando jogos de nível experiente, então como definir o nível de um novato?
2º Não é justo punir alguém por saber muito sobre algo, ou puni-lo por ser da Staff.
Lembando que nem todos os troféus de 1º lugar foram pra mesma pessoa, mesmo ela tendo participado de varios concursos ate mesmo o SIGILOSO tem troféus de 2º, 3º.
Acho que Você não entendeu Muito bem o que eles Falaram(ou senão foi eu Quem Não Entendi!).
1°Estamos falando de 'NOVATOS' No GameMaker, Não no Fórum.
2°não entendi muito bem o seu 'PUNIR', quando Você falou para os Experientes, para os da STAFF, não entrarem no Concurso seria uma Punição Mesmo. Você quer dizer que punir eles seriam fazer concursos para Iniciantes? se é Isso, eu Tambem concordo, acho que o Fórum Não tem tanta Gente ativa para fazer Concurso só de Iniciante e de Experiente.

--
Outra Coisa: Quem irá Determinar se Um Usuário é iniciante ou Experiente, os que tem jogos podemos ter uma Base, mas Aqueles que não Postaram Jogos Ainda, ou faz um Tempão que não postam jogos Novos, eles já devem ter Evoluido Muito, Por Exemplo: MoisésBR, ele é bem Ativo no fórum, mas Nunca Vi um Jogo Dele.
Acho que isso podia ser Resolvido um pouco com o Bom Senso do Membro, Dizer se ele é Iniciante, Intermediario, ou Experiente, eu Diria que estou entre Iniciante/Intermediario.

::Desculpe TRFN por comentar o seu Nome Errado::
theguitarmester
theguitarmester

Notas recebidas : B + C
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity

http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Mensagem por saim Qua 02 Jan 2013, 16:44

Antes de qualquer coisa, eu quero perguntar uma coisa: por que a GMBR promove concursos?
Eu acredito que seja pra estimular o pessoal a produzir e, em consequência, aprender. Vejo a GMBR como um lugar a se recorrer pra aprender a fazer jogos e vejo os concursos como uma ferramenta de aprendizado.
Uma ferramenta divertida, com base na competitividade, mas ainda uma ferramenta de aprendizado.
Agora que prêmios de valor começaram a ser distribuídos, pode ser que minha visão esteja ficando ultrapassada. Então me respondam à pergunta pra validar ou não minhas opiniões a seguir, que são baseadas nessa forma de ver os concursos.

Vou quotar algumas coisas que li pra dar minhas opiniões. Vou quotar principalmente o que discordo, porque o que eu concordo, bom, já está dito. A menos que seja algo realmente relevante. VAmos lá.

saskickers escreveu:Eu acho que deveria ter um concurso para iniciantes , Acho que esse seria o erro , há muitos iniciantes que quando ve o concurso percebe que não é o seu nivel... como eu.
JoaoVanBlizzard escreveu:Para mim a parte mais dificil é criar o grafico,ele não deveria contar pontos na competição,nem todo mundo tem tempo para criar bons graficos e e e´o que mais rouba tempo nas competiçoes,lógico que algo bonito é atraente,mas se o jogo for bem interpretado o grafico nao precisaria ser um luxo
Ufrarion escreveu:Eu acho que os concursos tem que dar mais destaque a parte de programação do que as outras áreas do game design
Três comentários que eu leio da mesma forma: "não acho que estou competitivo o bastante, os concursos deveriam se adequar ao meu perfil".
Sei que a intenção de quem postou não é tão descarada assim, mas é assim que eu leio.

Vencer um concurso só tem valor quando a concorrência é valiosa. Se eu entrar num concurso de desenhos concorrendo apenas com alunos do maternal, é provável que eu fique entre os primeiros colocados, mas eu jamais exibiria o troféu com tanto orgulho quanto eu tenho ao exibir o sexto lugar que tirei no concurso de draw (tinha uns 15 concorrentes). Ficar entre a primeira metade quando desenvolvedores livres do Brasil inteiro estão concorrendo não me dá nem um troféuzinho no perfil, mas ainda é algo a ser ostentado.

Quanto ao destaque do que vai ser avaliado, veja bem, os concursos normalmente são referentes a JOGOS. Pra focar num aspecto ou outro, temos vários formatos de concursos. Os desafios, por exemplo, focam mais na programação. Não porque o resto do jogo perde importância, mas porque é o que se espera que o cara faça em pouquíssimo tempo.
Então, pros quinzenais, acho que está bom como está: no começo do concurso, define-se o que vai ser avaliado, sempre dando mais ênfase ao jogo como um todo. Um jogo não vale nada se tiver ótimos gráficos, ótimos sons, ótima programação e nenhuma diversão.
Agora, daí a dizer que o que vale é só isso ou aquilo tem uma grande distância. Bons gráficos devem ser valorizados sim, assim como uma boa programação. Principalmente se o jogo demandar uma boa interface. Se você não sabe desenhar, faça um jogo que não demande bons gráficos.

SIGILOSO escreveu:Acho que existem falhas quanto aos temas. (...) Se vocês repararem, temas relacionados a à gêneros, como shooters ou plataformas, chamam mais atenção, além de desafios, como games em preto e branco ou limite de objetos. É algo mais acessível.
PedroX escreveu:Talvez os temas dos concursos estejam complicados. Se olharmos os concursos com temas mais simples, veremos que havia mais participantes.
Ufrarion escreveu:temas simples e específicos
Aí eu concordo plenamente. Não sei porque os temas começaram a ser tão abrangentes. Se não me engano, foi por solicitação insistente dos membros do fórum.
Acho que temas mais restritivos forçam a criatividade e a habilidade, além de ter um fator de direcionamento melhor que temas abertos. Já concordei com isso antes (não lembro quem comentou), parece que se dermos "tema livre" muita gente vai deixar de participar por não ter tido nenhuma idéia.

SIGILOSO escreveu:Humor é algo muito subjetivo e algumas pessoas podem se sentir desmotivadas.
PedroX escreveu:Os temas precisam ser mais acessíveis.
Qualquer tema vai ter avaliação subjetiva. Um avaliador pode gostar mais disso que daquilo, pode até errar na avaliação. Um jogo bom pode ter uma avaliação ruim ou vice-versa. Pode.
Mas se é pra fazer um tema aberto - aliás pra se aprender alguma coisa com o concurso, independente do tema - é importante haver desafio. E por "desafio" quero dizer trabalhar num tema que não é trabalhado normalmente.
Mas isso é baseado na minha visão de que os concursos devem ensinar alguma coisa.
Achei humor um tema pouco abordado pelos jogos do fórum, e é um tema muito presente e cativante em jogos profissionais. Seria uma boa, pro pessoal, desenvolver um pouco esse músculo.

PedroX escreveu:
Falando da questão de premiação, estava pensando em algo do tipo:

1 a 3 participantes = Prêmios para o primeiro colocado
4 a 5 = Prêmios para o primeiro e o segundo
Mais de 5 = Prêmios para todos
Adorei a sugestão. Mudaria os números, mas a idéia geral é excelente.

Diacho, levei o dia inteiro pra comentar o que já foi postado, não deu pra comentar o que ainda não foi. Ainda tenho mais comentários a fazer. Se ninguém postar até eu ter a oportunidade, eu edito, senão, posto novamente.
saim
saim

Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Mensagem por PedroX Qua 02 Jan 2013, 16:59

É por aí mesmo saim. E embora um concurso sem tema possa ser bom por um lado, por outro será ruim. Por exemplo, a pessoa pode usar um projeto qualquer já em andamento (fica até mais fácil plagiar). Já a questão dos temas, parece que quase ninguém quer ter concursos tematizados. Então daqui pra frente vamos ter que fazer mais concursos de categorias e restrições.

Que números você sugere?

Até mais!

Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações

Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Notas recebidas : C+B
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 02 Jan 2013, 17:23

Bom ,eu serei o primeiro a comentar Saim,até para ser o primeiro a especificar sua critica,se você ja jogou meus jogos postados e viu a prévia de alguns,pode-se notar que não tenho problemas com relação a graficos,eu só mensionei pq a competição tinha curto prazo para trabalhar neles e quase sempre era o principal responsavel em me atrazar nas entregas,contudo vou ser suficiente para revogar o que eu disse,bom grafico não é fazer algo complexo,mas sim algo atraente mesmo simples,afinal se o grafico nao atrair,ninguem joga né?

agora,o lance do prazo,eu ainda insisto que 15 dias é bom só em categorias ou remakes,jogos em cima temas DEVEM ter prazos mais prolongados.

Aproveitando o que você comentou Saim,me despertou uma questão interessante

Mas se é pra fazer um tema aberto - aliás pra se aprender alguma coisa com o concurso, independente do tema - é importante haver desafio. E por "desafio" quero dizer trabalhar num tema que não é trabalhado normalmente.
O fato do concurso de humor ter trazido só 4 participantes,serviu de experiencia,por um lado foi legal,seria interessante se futuramente você tentasse denovo usar esse tema para outro concurso para ver se o numero de participantes ficasse maior,só do aquela sugestão que dei acima para concursos de temas,mas eu acho que concursos com temas e categorias deveriam existir,nao lembro de ter reclamado disso em nenhuma ocasiao q eu saiba.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity

Mensagem por Joton Qua 02 Jan 2013, 17:31

Aqueles que não aceitam o que é proposto nunca serão desenvolvedores de jogos, porque sempre irão querer o mais fácil.

Uma frase que li em algum post do willy ou jiraya não lembro bem, mas que levo como ensinamento como desenvolvedor.

"Faça o mais dificil para ficar fácil."

Ficar reclamando demais dos temas, enquanto só consegue fazer o mario andar, nunca haverá tema para seu nível de conhecimento então.

Tive que resumir muito o que iria escrever e espero não ofender ninguém.

Última edição por Joton em Qua 02 Jan 2013, 21:25, editado 1 vez(es)
Joton
Joton

Notas recebidas : A+B+C
Reputação : 5
Número de Mensagens : 868

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • Javascript

http://jotonsn.blogspot.com/

Mensagem por vinians Qua 02 Jan 2013, 17:56

O foco de concursos é realmente aprendizado. Competir também é legal, seres humanos realmente gostam de competir, isso é normal.
No meu caso o que mais me chama atenção em concursos são aqueles que filtram mas coisas, como por exemplo, somente usar mouse, ou teclado, ou alguma restrição, quanto mais, melhor, pois faz com que você tenha que criar algo jogével e competitivo com todas as restrições. Ou seja, é a velha formula do desafio, todos gostam de ser desafiados isso esta intrínseco na natureza humana.

Posso citar vários exemplos de concurso que EU gostaria de participar, não sei quanto a vocês:

- Criar um em apenas uma tela que seja divertido, pode ser qualquer gênero mas poderia haver somente uma room sem uso de views
- Criar um jogo em que o jogador teria que realizar alguma tarefa em determinado tempo, ou seja o jogo seria temporizado
- Criar um jogo em que um jogador disputasse algo com o outro (poderia ser on line ou com tela dividida)
- Criar um jogo que fosse uma cópia eletrônica de algum jogo de carta, ou jogo da estrela como Ludo por exemplo.
- Criar um jogo que fosse uma cópia de algum jogo de alguma plataforma antiga como Atari, MSX etc, nesse caso nao seria um remake mas sim uma cópia fiel quanto mais igual melhor.
- ETC
Bom, essas são algumas das minhas idéias.

Flws!
vinians
vinians

Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros

https://vinians.itch.io

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 02 Jan 2013, 17:59

Não,você não ofendeu não,ao contrario,Você esta coberto de razão Joton ,nenhum de nós tamos criando jogos por obrigação,mas por diversão,se queremos fazer algo realmente grande no futuro devemos aprender a enfrentar as partes mais complexas da produção de um game,seje o tema ou sua estrutura,mesmo se criarmos um jogo que pra muitos seje fraco e sem graça,se for algo que agradou quem criou já é grande motivo para te-lo feito,né?
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity

Mensagem por saim Qui 03 Jan 2013, 00:49

@JoaoVanBlizzard, eu não quis dizer que quem postou estava vestindo a carapuça, só que a idéia de limitar o concurso seria nivelar a qualidade por baixo. Independente de ser verdade ou não, o que parece que está sendo dito é isso: "tá difícil competir com a turma, façam concursos mais fáceis".
Vi que você entendeu porque não dá pra concordar.
Quanto a repetir um tema (seja ele qual for), às vezes até dá vontade, mas evitarei isso sempre que possível. O cara que se sentir inspirado pelo tema não vai precisar de outro concurso pra fazer o jogo "por fora" e... eu tenho um caminhão de temas esperando concursos. Principalmente agora, que os temas abertos vão ficar meio de fora.

@PedroX: Eu usaria a floor(metade dos participantes).
1 participante: anulação do concurso
2-3 participantes: entregar só o primeiro prêmio
4-5 participantes: entregar só o primeiro e segundo prêmios
6 ou mais participantes: segue normal
zoação:
PedroX escreveu:Mais de 5 = Prêmios para todos
Pô, Pedro! Não dá pra dar prêmio pra todo mundo, né? Pô!

@Vinians: Pára de entregar o ouro, sô! Se você coloca o tema como sugestão, expõe a idéia e a probabilidade dele ser escolhido diminui. Tem temas bons, aí, não jogue eles fora!

Postaram mais coisas a ser comentadas ANTES de eu conseguir terminar meu post anterior:

RafaelCazarotto escreveu:seria otimo se fosse dividido em categorias, exe: RPG, luta, fps, 3d, alguma coisa assim...
É, isso já foi sugerido e eu esqueci de comentar. Ainda não vi um concurso desse tipo no fórum. Os que estamos chamando de "restritivos" sempre foram feitos restringindo o uso de algum recurso. Nunca tivemos um concurso voltado pra gêneros. Não sei o que prever num concurso desses, pode ser um céu ou um inferno.
RafaelCazarotto escreveu:seria uma boa ideia por na pagina inicial tipo um quadro de informações do forum, com informações do tipo
Faz falta mesmo. Muita gente só ficou sabendo do concurso de férias quando viu o banner (cortesia do grande Alex FC). Mas veio perto do final, não dava mais tempo de iniciar um projeto. O chato de colocar na página inicial é que carece de uma imagem bacana, aí se o organizador do concurso for uma negação com imagens, fica sem banner. Soluções:
- Alguém faz uma imagem-curinga pra ser usada até que o organizador crie uma específica para o concurso (se chegar a criar)
- Ao invés disso, usa-se os tais e-mails pra todo mundo (já comentamos a respeito)
Antigamente não tinha desse problema porque os tópicos de concursos ferviam de comentários, então estavam sempre ali, na barrinha de assuntos da vez. Mas isso atrapalhava o acompanhamento do concurso. Se hoje, que o pessoal comenta pouco, ainda ficam tópicos imensos, imagina se comentassem muito!
Ah, e tem a agenda, que deveria servir de guia ao longo do ano todo. Mas nunca conseguimos cumprir uma agenda...

vinicius.soares.794 escreveu:
O problema dos concursos é...
(...)
Incentivo( Poucos membros da STAFF participam)
(...)

É pra staff competir ou não?
Concordo com aqueles que disseram que se quiser competir só pra ganhar, melhor não competir.
E eu entrei aqui novato. Perdi um monte de concursos. Me achei o máximo quando consegui um terceiro lugar.
Morro de vontade de, um dia, ganhar do (sempre favorito) SIGILOSO. Me tremo nas bases quando vejo que ele vai participar, mas tenho essa vontade. Se tiver essa moçada toda que foi citada aí participando, mais alguns membros que se mandaram (ou foram até expulsos) do fórum, então, melhor ainda. E, olha, você não citou nem metade dos nomes "grandes".
Quem não sonha alto, não voa alto.
O que falta nos concursos do fórum? - Página 2 Challenge-accepted

theguitarmester escreveu:os Membros Da STAFF que Participam do Concurso, sabem no Mesmo tempo que nós Sobre o Tema(assim Dizem).
Antes não era assim. Realmente havia essa discrepância, só que ninguém se dava conta dela até que o mrBrum (foi ele mesmo?) soltou o verbo. Tivemos que mudar radicalmente o formato dos concursos. Antes, o tema, tópico, avaliação - tudo era discutido pela staff inteira. O concurso ficava impecável, mas toda staff sabia de tudo antes do resto da moçada.
Agora, define-se quem vai participar da organização e esses organizadores conversam por MP.

Quanto aos concursos em duplas, discordo pelos motivos apontados pelo CRP-Max.

Moçada, ainda não se definiu a agenda. Tem muita gente falando que 15 dias é pouco, que 30 dias é muito. Parece que o prazo desejado é de 20 dias. Mas aí, o nome do concurso tem que mudar. Devemos fazer a experiência, por uns meses, antes de definir a agenda? Sei que aí, já vai ser tarde pra fazer uma agenda pro ano todo, mas mantenho a pergunta.

Outra coisa pouco comentada é a idéia do Casacavelo, de avaliar o tópico do jogo, que seria obrigatório a uns 10 dias do final do prazo. O que acham disso?
Acho legal criar o tópico, mas não acho legal ser obrigatório. Desenvolvam um pouco mais esse assunto.
saim
saim

Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Mensagem por Lukbebalduke Qui 03 Jan 2013, 09:05

Nao lembro quem falou, mas eu gosto da ideia de ter um concurso quinzenal de mes em mes e nos ultimos tres meses tem o anual. Mas é logico que eventualmente tem um concurso com menos participantes.
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Notas recebidas : B - B - A - B
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Mensagem por CRP-Max Qui 03 Jan 2013, 13:24

theguitarmester escreveu:Acho que Você não entendeu Muito bem o que eles Falaram(ou senão foi eu Quem Não Entendi!).
1°Estamos falando de 'NOVATOS' No GameMaker, Não no Fórum.
2°não entendi muito bem o seu 'PUNIR', quando Você falou para os Experientes, para os da STAFF, não entrarem no Concurso seria uma Punição Mesmo. Você quer dizer que punir eles seriam fazer concursos para Iniciantes? se é Isso, eu Tambem concordo, acho que o Fórum Não tem tanta Gente ativa para fazer Concurso só de Iniciante e de Experiente.
Então, eu nem mesmo imagino como definir alguém como novato no GM, que critério você vai usar? Coloquei novatos no fórum porque foi a unica forma de definir, "novatos"...
Seria por jogos ruins? Imagine um veterano criando uma conta fake, e fazendo um jogo ruim, dai ele entra no concurso como "novato" e detona, vai ser desclassificado por ser bom? Sendo que ninguém sabe que ele manja de GM? Inviável.

Na segunda parte minha ideia foi: Você não pode participar deste concurso por ser da Staff, ou por ser bom demais em criar jogos. Isso seria justo?

Bom, levantou-se uma questão em outro tópico...:
"O problema pode ser o fato de ter muitos concursos durante o ano no fórum."
Minha opinião 1: "Sim, acho que quem tem demais, quer escolher e fica sem nada..." O pessoal pensa... Bom não gostei deste tema, na semana que vem tem outro, dai vejo se participo...
Minha opinião 2: E não, isso pode reduzir o numero de jogos, talvez desestimular novos usuários(incomum, mas pode acontecer), cara se correr o bicho pega se ficar, já era...
Reduzir um pouco os concursos pode ser uma saída, afinal se torna algo raro e pode ser mais cativante, além do fato de que quem organiza, não pode participar, acaba sendo de forma indireta injusto.
Mais uma questão a se pensar.
CRP-Max
CRP-Max

Notas recebidas : C
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822

Mensagem por RafaelCazarotto Qui 03 Jan 2013, 13:31

saim escreveu:
O chato de colocar na página inicial é que carece de uma imagem bacana, aí se o organizador do concurso for uma negação com imagens, fica sem banner. Soluções:
bom se esse é o problema uma boa solução seria fazer um concurso na parte grafica do forum para desenhar um banner para o proximo concurso de programação...ex:daqui a 15 dias vai ter um novo concurso, então é aberto um concurso na parte grafica que define o banner para o proximo concurso quinzenal, ai tera concursos para a parte grafica e para a parte de programação... Uma mão lava a outra Very Happy
RafaelCazarotto
RafaelCazarotto

Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Reputação : 13
Número de Mensagens : 564

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo