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Problemas com o HUD
5 participantes
Página 1 de 1
Problemas com o HUD
boa noite.
Eu to fazendo um sistema de zoom, e funciona assim, quando vc pressiona seta para cima a view heigh e width vão diminuindo até um certo ponto ( o campo de visão fica menor e da um efeito de zoom ) quando aperto para baixo acontece o contrario. O problema é que dessa maneira o HUD vai desaparecer quando você usar o zoom, é por isso que eu vim pedir ajuda de vcs, será que da pra fazer o HUD ficar sempre dentro da view de maneira que quando esta mude de tamanho o hud mude suas coordenadas para ficar sempre na mesma posição?
Eu to fazendo um sistema de zoom, e funciona assim, quando vc pressiona seta para cima a view heigh e width vão diminuindo até um certo ponto ( o campo de visão fica menor e da um efeito de zoom ) quando aperto para baixo acontece o contrario. O problema é que dessa maneira o HUD vai desaparecer quando você usar o zoom, é por isso que eu vim pedir ajuda de vcs, será que da pra fazer o HUD ficar sempre dentro da view de maneira que quando esta mude de tamanho o hud mude suas coordenadas para ficar sempre na mesma posição?
Re: Problemas com o HUD
você terá de usar as Variaveis view heigh e width para Ajudar a Controlar a View, mostre o seu Code usado para podê-loi Editá-lo.
Re: Problemas com o HUD
acho que você não entendeu, o problema não é controlar a view é deixar o obj_hud dentro dela! não há nenhum problema no meu código.theguitarmester escreveu:você terá de usar as Variaveis view heigh e width para Ajudar a Controlar a View, mostre o seu Code usado para podê-loi Editá-lo.
Quando voce usa o zoom diminui 2 pixels da largura e 2 pixels da altura /s , mas o HUD não acompanha o tamanho da view eu só quero que ele mude suas coordenadas pra ficar dentro dela, algo como, a cada step checar se o hud esta dentro da view se não suas coordenadas = coordenadas que ele deveria esta em relação a view. se alguem entendeu me ajuda pfavor.
Re: Problemas com o HUD
Você pode reajustar as configurações de desenho sobre a tela com d3d_set_projection_ortho.
Por exemplo:
Tudo depois de d3d_set_projection_ortho não vai ser afetado pela distorção da view.
Isso deixa a posição de desenho relativo a tela, ou seja, o ponto 0 será o começa da tela então se você usava algo como
Use d3d_set_projection_ortho só no ultimo objeto a ser desenhado (o objeto com menor depth) porque qualquer função de desenho depois dela será afetada.
Por exemplo:
- Código:
d3d_set_projection_ortho(0,0,view_width,view_height,0);
draw_text(8,8, 'Vidas: ' + string(vidas));
Tudo depois de d3d_set_projection_ortho não vai ser afetado pela distorção da view.
Isso deixa a posição de desenho relativo a tela, ou seja, o ponto 0 será o começa da tela então se você usava algo como
- Código:
draw_text(view_xview,view_yview, 'Vidas: ' + string(vidas));
- Código:
draw_text(0,0, 'Vidas: ' + string(vidas));
Use d3d_set_projection_ortho só no ultimo objeto a ser desenhado (o objeto com menor depth) porque qualquer função de desenho depois dela será afetada.
Re: Problemas com o HUD
Kabeção escreveu:Você pode reajustar as configurações de desenho sobre a tela com d3d_set_projection_ortho.
Por exemplo:
- Código:
d3d_set_projection_ortho(0,0,view_width,view_height,0);
draw_text(8,8, 'Vidas: ' + string(vidas));
Tudo depois de d3d_set_projection_ortho não vai ser afetado pela distorção da view.
Isso deixa a posição de desenho relativo a tela, ou seja, o ponto 0 será o começa da tela então se você usava algo comopara desenhar no canto agora vai ter que usar
- Código:
draw_text(view_xview,view_yview, 'Vidas: ' + string(vidas));
- Código:
draw_text(0,0, 'Vidas: ' + string(vidas));
Use d3d_set_projection_ortho só no ultimo objeto a ser desenhado (o objeto com menor depth) porque qualquer função de desenho depois dela será afetada.
mas para isso eu tenho que iniciar o 3d ou eu posso usar essas funções sem mexer em nada?
Re: Problemas com o HUD
Eu entendi(acho que sim),m mas eu preciso daqueles vlores para indicar quanto que a HUD terá de andar para se Enquadrar na View.acho que você não entendeu, o problema não é controlar a view é deixar o obj_hud dentro dela! não há nenhum problema no meu código.
Mostr seu code usado que Facilitará para Melhor Entendimento.
Re: Problemas com o HUD
ok, ai esta
CREATE:
STEP:
CREATE:
- Código:
zoom_x = 640
zoom_y=480
STEP:
- Código:
view_hview[0] = zoom_y
view_wview[0] = zoom_x
- Código:
if zoom_x>450
{
zoom_x-=4
zoom_y-=4
}
- Código:
if zoom_x>450
{
zoom_x-=4
zoom_y-=4
}
Re: Problemas com o HUD
Creio que você possa usar o código:
Flw!
- Código:
d3d_set_projection_ortho(0,0,view_width,view_height,0);
Flw!
gabrielsch- Games Ranking :
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Re: Problemas com o HUD
Fiz um tutorial que fala justamente sobre isso - o uso de razão no Game Maker, o metódo mais simples de resolver seu problema, um dos exemplos é de como reajustar a HUD...
=> Função é Razão no Game Maker <=
=> Função é Razão no Game Maker <=
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
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Re: Problemas com o HUD
A única diferença entre 2D e 3D é o controle sobre o terceiro eixo, o z.
No 2D ainda existe o z mas você não pode controla-lo e normalmente só valera 0 sendo desconsiderado dos cálculos na hora de desenhar.
Você pode usar muitas funções d3d sem precisar ativar o modo 3D assim como pode usar funções 2D sem precisar desativar o 3D.
Os dois são partes da mesma coisa.
d3d_set_projection_ortho serve precisamente para isso.
Como ela reconfigura os parametros de desenho ela é util para desenhar uma HUD tanto no 3D quanto no 2D.
No 2D ainda existe o z mas você não pode controla-lo e normalmente só valera 0 sendo desconsiderado dos cálculos na hora de desenhar.
Você pode usar muitas funções d3d sem precisar ativar o modo 3D assim como pode usar funções 2D sem precisar desativar o 3D.
Os dois são partes da mesma coisa.
d3d_set_projection_ortho serve precisamente para isso.
Como ela reconfigura os parametros de desenho ela é util para desenhar uma HUD tanto no 3D quanto no 2D.
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