Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
+2
BertFe
saskickers
6 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Nome: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Descrição: Como fazer um criador de moedas infinito por tempo
Nível de dificuldade: iniciante
Requerimentos: GM7 ou superior
Desenvolvimento:
Bom esta é meu primeiro topico e se tiver algum erro me avise que eu corrijo ^_^
comece criando 2 objetos . Os sprites ficam por sua conta...
Moeda(pode ser outro objeto se quiser...)
Controlador
Só iremos usar o objeto Controlador
No evento Create coloque o seguinte codigo
No evento Step do mesmo objeto coloque
Agora por ultimo no evento Draw coloque o codigo
Execute o jogo e teste , Se tiver algum erro me avise para mim corrigir.
*Você também pode alterar o x,y de onde ira criar o objeto . =)
Descrição: Como fazer um criador de moedas infinito por tempo
Nível de dificuldade: iniciante
Requerimentos: GM7 ou superior
Desenvolvimento:
Bom esta é meu primeiro topico e se tiver algum erro me avise que eu corrijo ^_^
comece criando 2 objetos . Os sprites ficam por sua conta...
Moeda(pode ser outro objeto se quiser...)
Controlador
Só iremos usar o objeto Controlador
No evento Create coloque o seguinte codigo
- Código:
segundos = 0
No evento Step do mesmo objeto coloque
- Código:
if segundos > 40 or segundos = 40//se segundos for maior ou igual 40
{
segundos -=40//vai voltar a 0
instance_create(x,y,Moeda)// e criar uma instancia/objeto que sera a moeda , x,y significa que criara naquele lugar
}
segundos +=1//assim que começar vai adicionar +1 a variavel segundos
Agora por ultimo no evento Draw coloque o codigo
- Código:
draw_text(x,y,segundos)//Desenhar um texto , como eu ja disse x,y são o lugar relativo onde o objeto esta e segundos que é a nossa variavel.
Execute o jogo e teste , Se tiver algum erro me avise para mim corrigir.
*Você também pode alterar o x,y de onde ira criar o objeto . =)
saskickers- Games Ranking :
Notas recebidas : E
Data de inscrição : 11/12/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 84
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Eu não testei o code, mas acho se a intensão desse code era mostrar a variavel segundos ele está errado, o certo poderia ser:
- Código:
draw_text(x,y,segundos)//Desenhar um texto , como eu ja disse x,y são o lugar relativo onde o objeto esta e segundos que é a nossa variavel.
- Código:
draw_text(x,y,'segundos:'+string(segundos))//Desenha um texto que mostra o valor da variavel.
BertFe- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Pode até ser, mas o código não está errado, já que o GM sempre converte em string no draw_text (a não ser no caso de usar o +).BertFe escreveu:Eu não testei o code, mas acho se a intensão desse code era mostrar a variavel segundos ele está errado, o certo poderia ser:
- Código:
draw_text(x,y,'segundos:'+string(segundos))//Desenha um texto que mostra o valor da variavel.
E bem... não seria nesse caso "segundos", e sim "steps". Um step equivale à 1 segundo dividido pelo room_speed da room (30, por padrão). Ou seja, para se ter 1 segundo é preciso multiplicá-lo:
- Código:
40*room_speed
þ
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
O Luiz está certo, ali seria steps mesmo. Outro jeito bem simples, seria usando alarms.
Mas talvez isso ajude alguém, não sei :S Vai que...
- Outro jeito:
CREATE- Código:
cria=false
segundos=5
- Código:
cria=false
- Código:
if cria=false{
alarm[0]=segundos*room_speed
cria=true
instance_create(x,y,moeda)
}
Mas talvez isso ajude alguém, não sei :S Vai que...
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Jesus.
no create
segundos = 5
alarm[0] = segundos*room_speed
no alarm[0]
instance_create(x,y,moeda)
alarm[0] = segundos*room_speed
Acabou, só isso. Não precisa colocar um if no step. Evite colocar código no step sempre que possível. Se segundos é constante e sua room_speed não muda, é até melhor colocar direto o valor (Por exemplo, se a room_speed for 30, coloca logo 150 ao inves de room_speed * segundos), pois assim o processador faz um cálculo a menos. (ou coloca 150 na variável segundos, é desnecessário ficar fazendo a mesma conta toda vez que for recriar a moeda)
no create
segundos = 5
alarm[0] = segundos*room_speed
no alarm[0]
instance_create(x,y,moeda)
alarm[0] = segundos*room_speed
Acabou, só isso. Não precisa colocar um if no step. Evite colocar código no step sempre que possível. Se segundos é constante e sua room_speed não muda, é até melhor colocar direto o valor (Por exemplo, se a room_speed for 30, coloca logo 150 ao inves de room_speed * segundos), pois assim o processador faz um cálculo a menos. (ou coloca 150 na variável segundos, é desnecessário ficar fazendo a mesma conta toda vez que for recriar a moeda)
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Porque diabos teria um alarm no create? o_O
Bem, é verdade, mas não faz MUUUITA diferença, alias qualquer processador conseguiria processar esta conta muito rapidamente. Até o meu.
Bem, é verdade, mas não faz MUUUITA diferença, alias qualquer processador conseguiria processar esta conta muito rapidamente. Até o meu.
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Tudo questão de boas práticas.Funkbuster escreveu:Porque diabos teria um alarm no create? o_O
Bem, é verdade, mas não faz MUUUITA diferença, alias qualquer processador conseguiria processar esta conta muito rapidamente. Até o meu.
O alarm no create não existe. Você DEFINE o valor do alarm no create. (Pra ação acontecer quando o alarm chegar a zero)
O create acontece só uma vez pra cada instância
Alarms acontecem de tempos em tempos (claro que você define quanto tempo, pode ser até de step em step, mas isso não é comum).
O step acontece o tempo todo. Pra todas as instâncias.
O game maker já é pesado quando a gente programa direitinho.
Quanto menos responsabilidade você der pra cada instância, mais rápido o jogo irá rodar, mais instâncias você pode usar ao mesmo tempo sem se preocupar com performance em computadores lentos.
Tem ações que não dá pra evitar de colocar no step, como verificar se alguma coisa externa ocorreu ou... sei lá, sempre tem alguma coisa. O recomendável é usar o step só nesses casos.
Isso é um bom conselho. Nem sempre eu sigo meus bons conselhos.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Exatamente Saim, mas... pense comigo, ali no caso em que eu dei, ele pode até ser mais pesado, mas ele pode ser facilmente modificável caso por exemplo, mude a variável segundos no editor de room, como faria nestes casos agora, para que continue modificável, e fique leve?
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Eu estava pra escrever o código quando re-li o do shatterhand2. É "re-li" ou "reli"? Eu li de novo, pronto.Funkbuster escreveu:como faria nestes casos agora, para que continue modificável, e fique leve?
É exatamente daquele jeito.
- No create, você define quantos segundos quer que o alarm dure, como no seu código.
- No alarm, a ação acontece. De quebra, o alarm é acionado de novo, pra próxima moeda, entrando num loop infinito (não confundir com os loops (laços) infinitos que travam o computador).
- Fim.
Nos dois códigos, pra mudar o tempo do alarm, você só precisa alterar o valor da variável definida no create.
Que pode vir de uma global, que pode ser um número inteiro, que pode ser calculada, que pode ser aleatória, que pode ser perguntada ao jogador...
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Tem que saber diferenciar a VARIÁVEL alarm[] dos EVENTOS alarm . São coisas diferentes.
E você deve *sempre* otimizar seu código. Essa coisa de "Ah, mas só um if no step não faz diferença". E ai você vai fazendo isso de novo e de novo e de novo e quando percebe, você tem trolhões de ifs que "não fazem diferença".
Sem contar que se você um dia for programar para web ou para dispositivos celulares, otimização de código é OBRIGATÓRIO. Tenta pegar um código mal-programado, exportar em HTML5 e rodar num Tablet Genesis pra ver como fica.....
E você deve *sempre* otimizar seu código. Essa coisa de "Ah, mas só um if no step não faz diferença". E ai você vai fazendo isso de novo e de novo e de novo e quando percebe, você tem trolhões de ifs que "não fazem diferença".
Sem contar que se você um dia for programar para web ou para dispositivos celulares, otimização de código é OBRIGATÓRIO. Tenta pegar um código mal-programado, exportar em HTML5 e rodar num Tablet Genesis pra ver como fica.....
Tópicos semelhantes
» [RESOLVIDO]Como criar uma barra com tempo, moedas e vidas?
» Zoom infinito
» Mundo "infinito"
» Mundo infinito?
» Caminhar infinito
» Zoom infinito
» Mundo "infinito"
» Mundo infinito?
» Caminhar infinito
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|