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como fazer um obj só colodir de um lado?

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como fazer um obj só colodir de um lado? Empty como fazer um obj só colodir de um lado?

Mensagem por jogio Qui 29 Nov 2012, 14:51

Me ajudem??
É só uma coisa como determinar uma ação para um obj fora dele.
por ex.
para velocidade sei que
Código:
obj.speed = 'velocidade'
mas como por exemplo
Código:
obj....instance_destroy():?
e como por exemplo igual o jogo do mario,a tartaruga ser morta só quando colidir por cima??
e como fazer o obj ñ gruda na parede?
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Mensagem por theguitarmester Qui 29 Nov 2012, 14:55


obj....instance_destroy()
Já tive essa dúvida, é que Instance_Destroy não é uma variavel e sim uma função. para fazer o que queres coloque assim:
with obg instance_destroy() ;


tem de checar o y, algo como se o y do mario é maior que o da tartaruga, a tartaruga morre.
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Mensagem por jogio Qui 29 Nov 2012, 15:15

hunnn.tendi,mais uma coisa como fazer o obj_player não grudar no obj_parede?
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Mensagem por theguitarmester Qui 29 Nov 2012, 15:42

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Mensagem por jogio Qui 29 Nov 2012, 17:36

Já,li mais mesmo assim continuo com dificuldade
na colisão do obj_player com obj_parede coloquei isso
Código:

move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
no_chao = true
na_parede = false
if ( keyboard_check(vk_left)) { hspeed = 0  na_parede = true }
if ( keyboard_check(vk_right)) { hspeed = 0 na_parede = true }
achando que as teclas direita e esquerda fossem apertadas em contato com a parede,o player caissem,mais ñ ele nem se move,pode me ajudar com o defeito do script?
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 30 Nov 2012, 08:24

É claro que ele não se move, você definio hspeed=0!!!
Você deve colocar algo assim:
if keyboard_check(vk_lefth) && place_free(x-5,y)
{x-=5}else move_contact_solid(180,10)

e o mesmo para o lado oposto. só que x+5 e 0 graus em move_contact
Dica: Você pode colocar para o player, subi um pouquinho, por exemplo numa escada bem leve onde a diferenca é dois ou três pixeis por degrau.
Use:

if keyboard_check(vk_lefth) && place_free(x-5,y)
{x-=5}
else
if keyboard_check(vk_lefth) && place_free(x-5,y-3)
{x-=5;y-=3}
else
move_contact_solid(180,10)
e o mesmo para direita só que x+5 e 0 graus em move_contact(y continua igual)
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Mensagem por jogio Dom 02 Dez 2012, 14:38

pessoal,nenhum desses code me ajudou mais vlw.
descobri um meio de resolver.
criando um script de movimento e de não-grudar:
ficou assim;
nome do meu script co_move
Código:
//direções horizontais
if keyboard_check (vk_left) {hspeed=-argument0}
else{
if keyboard_check (vk_right) {hspeed=argument0}
else{hspeed = 0}
}

if !place_free(x,y+3) and keyboard_check(vk_up) and no_chao=true{vspeed=-10}
if !place_free(x+3,y) and keyboard_check(vk_right) and no_chao=true{hspeed=0;vspeed=+4}
if !place_free(x-3,y) and keyboard_check(vk_left) and no_chao=true{hspeed=0;vspeed=+4}
Espero ajudar quem esteja com duvida
jogio
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