Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
+3
PedroX
Super Maker
gabrielsch
7 participantes
Página 1 de 1
Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Olá pessoal!
Venho hoje com uma pergunta que muitos respondem que é verdade e outros respondem que é mentira, a pergunta é no Game Maker é melhor multiplicar ou dividir?
Vejo muitas pessoas da GMC dizerem que o Game Maker tem mais facilidade em multiplicar números do que dividi-los, isso se aplica geralmente aos eventos Step e Draw, dizem que o desempenho e rapidez em multiplicar é melhor, por exemplo:
Utilizo o seguinte código para fazer uma câmera suave:
Nesse caso eu divido o resultado por 2 para ter uma câmera suave, mas dizem que é melhor fazer desse jeito:
Fazer a multiplicação por 0.5 que da o mesmo resultado, então é verdade ou mentira?
-
Acho que a longo prazo dividir muita coisa nesses eventos pode causar lentidão no jogo mesmo.
Flw!
Venho hoje com uma pergunta que muitos respondem que é verdade e outros respondem que é mentira, a pergunta é no Game Maker é melhor multiplicar ou dividir?
Vejo muitas pessoas da GMC dizerem que o Game Maker tem mais facilidade em multiplicar números do que dividi-los, isso se aplica geralmente aos eventos Step e Draw, dizem que o desempenho e rapidez em multiplicar é melhor, por exemplo:
Utilizo o seguinte código para fazer uma câmera suave:
- Código:
if global.camera_hangle_fk < global.camera_hangle
{global.camera_hangle_fk += max(0,(global.camera_hangle-global.camera_hangle_fk)/2)}
if global.camera_hangle_fk > global.camera_hangle
{global.camera_hangle_fk -= max(0,(global.camera_hangle_fk-global.camera_hangle)/2)}
if global.camera_vangle_fk < global.camera_vangle
{global.camera_vangle_fk += max(0,(global.camera_vangle-global.camera_vangle_fk)/2)}
if global.camera_vangle_fk > global.camera_vangle
{global.camera_vangle_fk -= max(0,(global.camera_vangle_fk-global.camera_vangle)/2)}
Nesse caso eu divido o resultado por 2 para ter uma câmera suave, mas dizem que é melhor fazer desse jeito:
- Código:
if global.camera_hangle_fk < global.camera_hangle
{global.camera_hangle_fk += max(0,(global.camera_hangle-global.camera_hangle_fk)*0.5)}
if global.camera_hangle_fk > global.camera_hangle
{global.camera_hangle_fk -= max(0,(global.camera_hangle_fk-global.camera_hangle)*0.5)}
if global.camera_vangle_fk < global.camera_vangle
{global.camera_vangle_fk += max(0,(global.camera_vangle-global.camera_vangle_fk)*0.5)}
if global.camera_vangle_fk > global.camera_vangle
{global.camera_vangle_fk -= max(0,(global.camera_vangle_fk-global.camera_vangle)*0.5)}
Fazer a multiplicação por 0.5 que da o mesmo resultado, então é verdade ou mentira?
-
Acho que a longo prazo dividir muita coisa nesses eventos pode causar lentidão no jogo mesmo.
Flw!
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Ambos são porcessados com o mesmo tempo, sendo que existem programadores que não ligam se as variáveis irão ter ou não um controle de fluxo pra valores absurdamente altos. E não padronizam um limite a elas.
Isso pode torna a aplicação lenta.
Da até pra brincar com esses dois operadores pra ter total certesa.
Fiquei pensando agora em fazer dois personagens maratonistas, que correm na mesma direção, mas com sistemas diferêntes pra tal função.
E quando encostassem na faixa de chegada parasse a contagem.
O que acha do tira teima?
Isso pode torna a aplicação lenta.
Da até pra brincar com esses dois operadores pra ter total certesa.
Fiquei pensando agora em fazer dois personagens maratonistas, que correm na mesma direção, mas com sistemas diferêntes pra tal função.
E quando encostassem na faixa de chegada parasse a contagem.
O que acha do tira teima?
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Já fiz testes (efetuar as operações milhares de vezes seguidas, várias vezes para garantir) e a multiplicação é mais rápida. Não é diferente dos humanos. Numa divisão temos que achar os restos, depois dividir os restos, e assim vai.
Até mais!
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Depende do processador.
Existem processadores que são capazes de resolver operações matematicas em apenas um ciclo. Independente da operação.
Existem processadores que são capazes de resolver operações matematicas em apenas um ciclo. Independente da operação.
Última edição por Super Maker em Dom 25 Nov 2012, 15:47, editado 1 vez(es)
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Fiz igual ao PedroX, fiz 40.000.000 de operações usando divisão e 40.000.000 de operações usando multiplicação, e o resultado foi que a multiplicação resolve os cálculos mais rapidamente do que a divisão.
Bem, não foi lá aquelas diferenças enormes, mas que foi mais rápido foi.
Bem, não foi lá aquelas diferenças enormes, mas que foi mais rápido foi.
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
No GMS 1.1 para Windows 50.000.000 operações com 10/2 é 100 milésimos mais rápido que 10*0.5.
Todos as operações que fiz dividir é mais rápido que multiplicar. Com 5.000.000 operações é sempre menos que 30 milésimos de diferença e o loop não dura nem 800 milésimos para fazer a operação em um Intel Core 2 Duo já velho...
Provou que é o contrário.
Meu teste:
Todos as operações que fiz dividir é mais rápido que multiplicar. Com 5.000.000 operações é sempre menos que 30 milésimos de diferença e o loop não dura nem 800 milésimos para fazer a operação em um Intel Core 2 Duo já velho...
Provou que é o contrário.
Meu teste:
- Código:
time = current_time;
repeat (5000000) {
s = 10*0.5;
}
mult_time = current_time-time;
time = current_time;
repeat (5000000) {
s = 10/2;
}
div_time = current_time-time;
show_message('Multiplicação: '+string(mult_time)+'#Divisão: '+string(div_time)+'#Diferença mult-div: '+string(mult_time-div_time));
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Fiz os Testes de Kabeção(coloquei no key Space o botão de reiniciar para não ter de fechar e abrir o jogo sempre), e No Princípio Realmente Confirmou que Multiplicação é mais rápido que divisão.
Mas depois de Um Tempo(agora a pouco) sem mecher nele, Voltei a Fazer os Testes, e deu o Contrário, o Mais Rápido foi a Divisão, e continuando a fazer os testes, as vezes Dividir mais rápido outras vezes Multiplicar.
Então concluo sem certeza que o que importa para um ser mais rápido que o Outro, não é somente os Códigos, importa tambem Que outros processos Acontecem No Computador.
Então: Multiplicar é melhor que dividir? MITO
Mas depois de Um Tempo(agora a pouco) sem mecher nele, Voltei a Fazer os Testes, e deu o Contrário, o Mais Rápido foi a Divisão, e continuando a fazer os testes, as vezes Dividir mais rápido outras vezes Multiplicar.
Então concluo sem certeza que o que importa para um ser mais rápido que o Outro, não é somente os Códigos, importa tambem Que outros processos Acontecem No Computador.
Então: Multiplicar é melhor que dividir? MITO
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Depende das cirscunstâncias. Se o Kabeção invertesse a ordem no código, talvez a multiplicação seria mais rápida. Existem várias situações diferentes em que um pode ser mais rápido que o outro. Só nesse tópico citaram mais de 3. Com um teste aprimorado, poderemos definir se é um mito ou não.
Até mais!
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Amigo, se o Game Maker é mais lento pra dividir do que multiplicar, eu realmente não sei dizer, mas a meu ver isso não faz sentido, já que, de uma forma ou de outra, o código tem que ser "convertido" pra linguagem de máquina, independentemente de quantas conversões sejam feitas até acontecer a operação. É uma opinião pessoal, então, não leve muito em consideração, pois nunca pesquisei sobre isso...
Mas em qualquer linguagem, um operador de alternância lógica faz esse tipo de trabalho usando qualquer número múltiplo de 2 mais rápido que um operador aritmético (porque é uma operação muito mais simples). Por exemplo (onde a var "numero" guarda um valor inteiro):
- Código:
numero = numero >> 1 // mover um bit à direita equivale a dividir por 2
numero = numero << 1 // mover um bit à esquerda equivale a multiplicar por 2
Se o valor do operador fosse 2, a variável "numero" seria dividida (ou multiplicada) por 4. Se fosse 3, por 8 e assim por diante, pois cada posição de um bit, incrementa a potência de 2. Dentro de um loop alto, esse operador de alternância lógica é uma maneira a mais de ganhar velocidade.
Mas otimização de código nem sempre significa usar esse tipo de "artifício". Montar a seqüência de comandos de forma mais eficaz também é só mais uma delas... Um outro adendo é que esse tipo de teste num pc "normal", onde o trabalho do processador é dividido pra tudo, também vai sofrer influência dos outros processos que tão "rodando" junto do teu game. Então, a cada vez que testar, obviamente vai ter um resultado diferente.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Como dividir e multiplicar variáveis?
» somar,subtrair,dividir e multiplicar variáveis
» Qual a melhor forma de se dividir uma imagem em pedaços iguais?
» fazer um jogo de namoro de mentira
» multiplicar
» somar,subtrair,dividir e multiplicar variáveis
» Qual a melhor forma de se dividir uma imagem em pedaços iguais?
» fazer um jogo de namoro de mentira
» multiplicar
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos