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duvida com inteligencia artificial

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duvida com inteligencia artificial Empty duvida com inteligencia artificial

Mensagem por Esaucm98 Sex 09 Nov 2012, 03:04

Estou com uma duvida na I.A que preciso fazer
vejam a seguinte situação
duvida com inteligencia artificial R1UyL
Vamos supor que a bola amarela vai ser o objeto que deve executar a ia.
No momento em que essa bola encosta nos quadrados eles se tornam vermelhos, e se houver quadrados que não sejam vermelhos na room, a bola deve mover em direção a eles e colidir para que fiquem vermelhos. 1 por 1 entendem oq eu quero fazer?
Aqui esta um exemplo do q quero fazer:
duvida com inteligencia artificial Lx2xq
Spoiler:

vlw a tds
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duvida com inteligencia artificial Empty Re: duvida com inteligencia artificial

Mensagem por andrewsnycollas Sex 09 Nov 2012, 04:53

Simples:

Passo 1: Faça a bola amarela medir a distancia entra ela e cada um dos quadrados azuis.

Passo 2: Faça a bola amarela checar qual a menor distancia e então ir até esse objeto próximo.

Passo 3: Se houver um quadrado azul: Repita o Passo 1.

Funções que devem ser usadas:

Código:
point_distance(x1,y1,x2,y2)
Código:
move_towards_point(x,y,sp)

Espero que tenhas noção de GML, se o tiver será bem simples tendo em vista que a lógica eu já te dei. Smile



Última edição por andrewsnycollas em Sex 09 Nov 2012, 04:54, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro de digitação)
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Mensagem por theguitarmester Sex 09 Nov 2012, 09:57

andrewsnycollas escreveu:
Simples:

Passo 1: Faça a bola amarela medir a distancia entra ela e cada um dos quadrados azuis.

Passo 2: Faça a bola amarela checar qual a menor distancia e então ir até esse objeto próximo.

Passo 3: Se houver um quadrado azul: Repita o Passo 1.
e na Prática isso fica:
passo1 e 2: CREATE://mede a distância e slava inst mais oerto
Código:
seg=1 //seguindo
globalvar instperto instdist;instdist=-1

with 1 {image_speed=0
if instdist=-1 {instdist=point_distance(x,y,other.x,other.y) instperto=id}
else
if point_distance(x,y,other.x,other.y)<instdist {instperto=point_distance(x,y,other.x,other.y) instperto=id} 
;}

STEP //Ir até quadrado:
Código:
if seg=1 and  instperto>0
{
move_towards_point(instperto.x,instperto.y,6)
}

COLLISION BLOCO(obj 1)
Código:
other.image_index=1
instdist=-1

with 1 if image_index!=1{image_speed=0
if instdist=-1 {instdist=point_distance(x,y,other.x,other.y) instperto=id}
else
if point_distance(x,y,other.x,other.y)<instdist {instperto=point_distance(x,y,other.x,other.y) instperto=id} 
;}
if in
stdist=-1 {seg=0 speed=0}

Se quizer a Engine eu Posto aqui, é esses Codes aí com mais alguns outros.
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Mensagem por Esaucm98 Sáb 10 Nov 2012, 18:33

andrewsnycollas escreveu:Simples:

Passo 1: Faça a bola amarela medir a distancia entra ela e cada um dos quadrados azuis.

Passo 2: Faça a bola amarela checar qual a menor distancia e então ir até esse objeto próximo.

Passo 3: Se houver um quadrado azul: Repita o Passo 1.

Funções que devem ser usadas:

Código:
point_distance(x1,y1,x2,y2)
Código:
move_towards_point(x,y,sp)

Espero que tenhas noção de GML, se o tiver será bem simples tendo em vista que a lógica eu já te dei. Smile


não entendi essa "lógica" que vc me deu.
como eu disse é um objeto só então ela vai ir até um quadrado fazer ele ficar vermelho, checar qual é o quadrado mais proximo, vai ser este que ela acabou de colidir, e ela vai ficar colidindo com ele eternamente. Ela só deve colidir com os azuis para que estes tornem-se vermelhos, eu nao posso criar um obj_quadradoazul e um obj_quadradovermelho é so um com uma variavel.
Ela deveria checar qual é o mais proximo ignorando os vermelhos entende?
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Mensagem por andrewsnycollas Qua 28 Nov 2012, 03:01

Você mesmo respondeu sua pergunta:

Crie uma variável dizendo que o quadrado é azul ou vermelho, e faz ele além de testar a distancia testar se é da cor certa e só reagir se estiver de acordo.
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Mensagem por saim Qua 28 Nov 2012, 08:55

Faz assim, defina uma distância como um número absurdamente grande, tipo 999999999999999. Se existe um quadrado, verifique a cor. Se não for vermelha, ele é um dos que você quer. Se a distância dele for menor que a que está na variável que era inicialmente absurdamente grande, essa variável recebe o valor da distância e uma outra variável recebe a id do qudrado. Repita o processo pra todos os quadrados (use um "with(objQuadrado)"), no final você vai ter a menor distância possível armazenada numa variável e a id correspondente em outra. Vai firme em direção a essa id.

Código:
var dist, segue;
dist = 999999999;
segue = noone;
with(objQuadrado){ // pra todos os quadrados
if (cor != vermelha){ // se a cor não é vermelha
if (point_distance(x, y, other . x, other . y) < dist){ // se está mais próximo que o último verificado
dist = point_distance(x, y, other . x, other . y); // diminui a distância
segue = id;
}
}
}
// rodamos por todos os quadrados, hora de ver se achamos algum
if (segue != noone){ //se ao menos um não é vermelho
move_towards_point(segue . x, segue . y, velocidade); // é assim mesmo que usa essa função? Faz tempo...
}
else { // se não tem nenhum quadrado não-vermelho
// faz o que tem que fazer nessa hipótese. Pode ser nada.
}
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